Anacom: CTT subvaloriza despesas com banco e sobrevaloriza gastos com serviço postal

7 horas 57 minutos atrás

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) diz que nos CTT há uma desadequada repartição de despesas entre atividades bancárias e postal - a empresa estará a atribuir gastos com o banco à atividade postal.

Água que nos alaga!

O Bloco de Esquerda sempre defendeu a remunicipalização do serviço de abastecimento de água de Barcelos, sendo que esta situação passaria pelo resgate da concessão.

Blogosfera

Mudança de rumo na política industrial europeia?

1 hora atrás

O governo alemão apresentou recentemente a Estratégia Nacional para a Indústria 2030. (…) o plano de investimento público anunciado (...) [contraria] a ortodoxia económica, inscrita no funcionamento da UE. Postado por Vicente Ferreira em Ladrões de Bicicletas

Cultura

Al Berto ilustrado por 26 artistas

3 horas atrás

Foi inaugurada esta quinta-feira em Roma uma exposição de gravuras de 26 artistas portugueses. A partir de novembro, chegará ao Museu do Chiado. O desafio de que partiram era interpretar livremente poemas do último livro publicado em vida por Al Berto, Horto de Incêndio.

Pedro Soares, presidente da comissão parlamentar de Ambiente, fala aos jornalistas durante a visita à Siderurgia Nacional em Paio Pires, 15 de fevereiro de 2019 – Foto de Miguel A. Lopes/Lusa
Política

População de Paio Pires tem razão para se preocupar com qualidade do ar

5 horas atrás

Comissão parlamentar de Ambiente visitou a Siderurgia Nacional (SN) e concluiu que a população de Paio Pires, no concelho do Seixal, tem razão para estar preocupada com a poluição.

Estudantes fizeram greve climática na Grã-Bretanha nesta sexta-feira, 15 de fevereiro – Foto de Facundo Arrizabalaga/Epa/Lusa
Ambiente

Milhares de jovens manifestam-se na Grã-Bretanha contra as alterações climáticas

17 horas atrás

Em muitas escolas da Grã-Bretanha, nomeadamente em Londres, os estudantes fizeram greve às aulas e manifestaram-se na rua contra as alterações climáticas. Também em Berlim, na Alemanha, os estudantes saíram a rua e alertaram que “não há planeta B”.

Sérgio Moro apresentando as novas propostas de lei. Foto de Márcio Camargo, Agência Brasil
Internacional

Brasil: Indícios de execuções praticadas pela polícia no Rio de Janeiro

13 de Fevereiro 2019

Mais violenta operação da Polícia carioca desde 2007 terminou com a morte de 13 pessoas. Nova legislação proposta pelo ministro Sérgio Moro leva à desculpabilização de polícias que atirarem para matar. Por Luis Leiria.

Opiniões

Nem mais uma

Os números são por si só aterradores. Mas o horror adensa-se quando sabemos como estes números escondem vidas inteiras de violência e sofrimento.

Quando a direita tira as luvas

Como em Madrid, em Évora a direita imita os seus antepassados, já tirou as luvas e espera fazer mais seguidores. A questão não é, portanto, se o Aliança vai ter sucesso. Não vai. É demasiado Santana.

Greve pelo clima: onda pela justiça climática invade escolas

As alterações climáticas são a maior crise alguma vez enfrentada pela civilização humana. É um sinal de alarme total.

Política

“Administração da RTP deve demitir-se imediatamente”

12 de Fevereiro 2019

Empresa quer despedir trabalhadores precários a quem os tribunais reconheceram o vínculo laboral. Para o deputado bloquista José Soeiro, o governo deve impedir os despedimentos e demitir a administração.

diabo na cruz foto
esquerda.radio

Diabo na Cruz n' Os cantos da Casa

7 Fevereiro

Diabo na Cruz ― Lebre, 2018.

Ricardo Gordo ― Ricardo Gordo, 2017.

José Mário Branco ― Ser solidário, 1982.

Susana Santos Silva ― Impermanence, 2015.

Luís Pucarinho ― SaiArodada, 2018.

Edição º 297, de 7 de fevereiro de 2019

Quatro e Vinte

Condenações por consumo de drogas continuam a aumentar

4 Fevereiro

Nesta edição do Quatro e Vinte, passamos em revista os dados do relatório do SICAD sobre a situação das drogas e da toxicodependência em Portugal.

Alta Voz

Podcast: Gramsci na colónia penal de Ustica

11 Fevereiro

Ouve aqui o podcast do artigo "Gramsci na colónia penal de Ustica" de Carlos Carujo, lido por Luís Branco.

289972871687532

reportagens

Reportagem do esquerda.net da manifestação feminista. Este ano, 10 mulheres foram vítimas de femicídio.

Fotogaleria

Foto de Paula Nunes.
Centenas de pessoas concentraram-se em Lisboa, no Largo do Intendente, num protesto contra a escalada de violência doméstica. Fotos de Paula Nunes.

Intervenções de Francisco Louçã e de João Rodrigues na conferência "RBI, Emprego e Segurança Social".

Dossier

A revolução alemã faz cem anos. E com ela o assassinato de Rosa Luxemburgo, de Karl Liebknecht e de tantas e tantos outros. Ocasião para revisitar a vida e obra de Rosa Luxemburgo. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Agenda

16 Fevereiro

Ver cartaz.
Covilhã, sede do Bloco – Rua Fernão Penteado 2 2º, 15h.

O porquê da ascensão dos ultras e como combate-los são alguns dos temas desta conversa com o historiador Fernando Rosas. Ver evento de facebook.
Almada, Meia Volta de Úrano - Casa das Artes - Rua Cândido dos Reis nº 49, 17h30.

No sábado questionamos a praxe como forma única de integração no Ensino Superior. É a praxe democrática? Há praxes melhores que outras? Debateremos isto e mais com a Mariana Olho Azul, estudante do Ensino Superior e Bruno Cabral, realizador do filme "Praxis" e co-autor do livro "Desobecer à Praxe". Aparece, participa e fica para a festa! Organização: Jovens do Bloco. Ver evento de facebook.
Lisboa, Sede nacional do Bloco – Rua da Palma 268, 21h.

Subscrever Newsletter