O feminismo é tomado, por vezes, por um discurso vitimista, muito devido à centralidade da violência doméstica e de género. Que efeitos produz essa agenda? Que mulheres resultam de um movimento que as projeta quase exclusivamente como vítimas? Que sexualidade e corpos sobrevivem à narrativa de medo e dor?

Neste dossier questionamo-nos sobre quem controla e define os corpos femininos. Falamos sobre a perspetiva patriarcal que domina o SNS e analisamos em concreto o exemplo da endometriose. A binariedade patriarcal presente nas decisões sobre corpos intersexo e o impacto que as construções sociais patriarcais têm nas decisões sobre o nosso corpo, levam-nos a uma reflexão sobre literacia do corpo, o impacto que estas opressões têm no acesso ao prazer e a presença de corpos femininos no espaço público. Por fim, concluímos com um questionamento sobre o que mobiliza os movimentos políticos feministas. Dossier organizado por Ana Catarina Marques.

Ler Mais

Protestos contra assassinato de Floyd não param

3 horas 12 minutos atrás

Várias mortes, milhares de prisões e cidades a ferro e fogo. Nos Estados Unidos, centenas de milhares de pessoas estão nas ruas, dispostas a não deixar esquecer o que aconteceu a George Floyd e outros afro-americanos. Trump ameaça reprimi-las com o envio de tropas.

Porque não se testaram os jardins de infância?

Por que razão testaram os 19 mil profissionais das creches, mas não se aplicou o mesmo critério aos profissionais dos jardins de infância?

Cultura

Cultura está em "blackout" contra o racismo

1 hora atrás

O pontapé de saída foi dado pelo setor da música, mas rapidamente se estendeu a outras áreas. Vários artistas e entidades culturais publicaram esta terça-feira nas suas redes sociais uma imagem a negro com as hashtags #theshowmustbepaused e #blackouttuesday.

Política

"Oncologia e recursos do SNS devem voltar ao hospital São Sebastião”

1 hora atrás

Transferência de serviços foi justificada com resposta temporária à covid-19. Mas essa resposta já foi desativada e a clínica privada Lenitudes continua a assumir-se como responsável pela quimioterapia. Bloco defende devolução do serviço de oncologia ao SNS.

Política

Modelo de emprego precário "provou ser um dos maiores problemas do país”

6 horas atrás

Catarina Martins apresentou esta terça-feira as medidas que o Bloco já entregou ao Governo para erradicar o trabalho informal, combater a precariedade e garantir que as medidas sociais chegam a todos os trabalhadores.

Internacional

Conselho da Europa alerta para aumento da islamofobia na Áustria

3 horas atrás

“O discurso político assumiu posições de clivagem e hostis, visando principalmente muçulmanos e refugiados" na Áustria, diz o sexto relatório da Comissão do Conselho da Europa Contra o Racismo e Intolerância.

Opiniões

Políticas públicas ou negócios privados?

Numa altura em que urge a tomada de medidas excecionais que impeçam um maior empobrecimento dos cidadãos, na autarquia de Matosinhos parece premente investir o dinheiro dos contribuintes na aquisição de um único fogo à Petrogal.

O fundo perdido?

Se falha na quantidade, a qualidade deste fundo também deixa muito a desejar. A Comissão Europeia propõe um plano dilatado no tempo, refém da burocracia de Bruxelas.

Tarifa social da água: se não agora, quando?

À crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19 segue-se uma crise económica que agravará as desigualdades sociais e económicas. Ao Estado e aos poderes públicos cabe mobilizar todos os meios e recursos para não deixar ninguém para trás na resposta à crise.

Política

Garantir salários "não será mais caro que salvar bancos”

25 de Maio 2020

Entrevistada esta segunda-feira à noite na TVI, Catarina Martins elencou como prioridades para o país a garantia do pagamento dos salários a 100% e a proteção dos trabalhadores precários. Sobre o Novo Banco, disse existir “uma divergência absoluta entre o Bloco de Esquerda e o Governo”. 

Alta Voz

Israel: o olhar imperialista de Fauda

1 Junho

A série israelita Fauda dramatiza o ponto de vista colonialista sobre a Palestina. Claire Scurob descontrói aqui os seus esquemas narrativos num artigo lido por Carlos Carujo.

Numa parede em Havana, Cuba. Foto de Mariana Carneiro.
Internacional

O cerco de Trump a Cuba: Testemunho de um bloqueio criminoso

24 de Maio 2020

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Mais Esquerda

A crise e o cinema

1 Junho

Ouve aqui o debate "A crise e o cinema" com Beatriz Gomes Dias (deputada Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda), João Salaviza (realizador), Cíntia Gil (programadora) e Miguel Moraes Cabral (realizador e diretor de som). 

Quatro e Vinte
Quatro e Vinte

Canábis em Portugal: do estigma ao “paradoxo do louro prensado”

20 Maio

Nesta edição, o podcast Quatro e Vinte destaca o debate canábico online promovido este mês pela Kosmicare com a participação do músico Manuel Cruz, os ativistas Dinis Dias, Ana Barbosa e Helena Valente, a psicóloga Purificação Anjos e o jurista João Taborda da Gama.

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 13 de maio]

Dossier

Dossier 316: Crise global, vai ficar tudo bem?

A pandemia trouxe grandes mudanças à situação global política, social, económica, ambiental, cultural. A crise sanitária evolui para uma profunda crise económica, cujos traços importa analisar.

Ler mais
Bloco lança escolapublica.pt
Política

Bloco lança plataforma escolapublica.pt

25 de Maio 2020

O novo site vai recolher e partilhar testemunhos de professores e alunos sobre o que está a ser feito na Escola Pública.

Política

Covid-19: Guias atualizados sobre proteção laboral e social

10 de Maio 2020

Com o fim do estado de emergência, o governo produziu legislação que altera vários mecanismos de proteção aprovados em março e abril. Veja aqui o que mudou.

Fotogaleria

Imagens do 1º de Maio de 1974. Compilação de Mariana Carneiro.

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Subscrever Newsletter