França: Protestos continuam com bloqueios de estradas

4 horas 16 minutos atrás

Depois da grande mobilização de sábado, o protesto contra a subida do preço dos combustíveis prossegue esta segunda-feira com mais de cem bloqueios em todo o país.

Requisito: o desejo de mudar o mundo, com baixo salário e muito trabalho

A forma de precarização, porventura mais sofisticada, contínua viva na legislação laboral, que não traz soluções concretas para os jovens, que procuram apenas uma vida (a sua vida).

Internacional

Agressões em manifestação pelos direitos trans em Kiev

1 hora atrás

Um grupo de manifestantes pelos direitos das pessoas transgénero foi alvo de agressões por elementos da extrema-direita este domingo em Kiev.

Internacional

Começou julgamento dos promotores da mobilização pró-democracia em Hong Kong

4 horas atrás

Quatro anos depois dos protestos conhecidos como Occupy Central ou “revolta dos guarda-chuvas”, em defesa de eleições diretas para o governador, os seus líderes podem ser condenados a sete anos de prisão.

Internacional

Angola admite “atentados aos Direitos Humanos” na repressão do 27 de maio

18 de Novembro 2018

Ministro da Justiça angolano reconheceu as “execuções e prisões arbitrárias” na repressão de 1977, que o país deve “lembrar para que não volte a acontecer”.

Internacional

Turquia: Centenas de jornalistas continuam presos ou exilados

18 de Novembro 2018

Um dirigente do sindicato de jornalistas da Turquia diz que “a situação está a piorar de dia para dia” e dá conta de assassinatos de jornalistas a mando do regime.

Opiniões

De flagelo a pessoa

A recente aprovação da estratégia municipal da intervenção sobre a prostituição pela Câmara Municipal de Lisboa corresponde a manter a velha lógica de pensamento abolicionista.

Rio, Moreira e o crime na Arrábida

É impossível não notar. Pegado à ponte da Arrábida – um monumento nacional que se tornou símbolo do Porto – há um estaleiro instalado e um monstro a nascer.

A cola social

A partir do próximo ano letivo a propina máxima na universidade passará de 1068€ para 856€. É a primeira vez na história da propina, iniciada em 1992, que o seu valor é reduzido.

Mariana Mortágua apresentou as propostas do Bloco para o OE 2019 - Foto de Paulete Matos
Política

Bloco apresenta propostas para o orçamento na especialidade

17 de Novembro 2018

Mariana Mortágua apresentou as propostas para o Orçamento de 2019 na especialidade, dando nomeadamente relevo às propostas relativas aos impostos e à justiça fiscal. O Bloco de Esquerda entregou no total 195 propostas.

João Berhan
esquerda.radio

João Berhan n' Os Cantos da Casa

16 Novembro

João Berhan ― Roupa nova, 2018.

Carlos Mendes ― A festa da vida, 2018.

Raízes ― Raízes, 1982.

Galliard Ensemble ― Light-distance, 2003.

Katia Guerreiro ― Sempre, 2018.

Edição nº 291, de 14 de novembro de 2018

Internacional

Criminalizar os movimentos sociais é destruir os pilares da democracia

15 de Novembro 2018

Incluir numa lei de combate ao terror famílias que se organizam pelo direito de viver sob um teto digno e de possuir um pedaço de terra para plantar é uma excrescência. Artigo de Guilherme Boulos.

Alta Voz

"A Morte", de Thomas Mann

19 Novembro

Ouve aqui o conto "A Morte", de Thomas Mann.

Quatro e Vinte

Lisboa e Porto acolhem iniciativas internacionais sobre a canábis

4 Novembro

Esta sexta-feira tem início a Conferência Internacional sobre Canábis Medicinal em Lisboa. No fim de semana de 17 e 18 de novembro é a vez do Porto  receber a segunda edição da Cannadouro, a Feira Internacional do Cânhamo. O Quatro e Vinte ouviu os organizadores destas iniciativas.

Vídeo

1935670113185299

"Em Angola vai haver um combate aos pobres, não à pobreza"

Entrevista do esquerda.net a Luís Fernandes do Nascimento do Bloco Democrático de Angola , sobre a situação política neste país, realizada durante a XI Convenção do Bloco.

Podcast da intervenção de Ana Gago e de Susana Constante Pereira no Fórum Socialismo 2018.

Agenda

19 Novembro

O Teatro de José Cardoso Pires: O render dos heróis. Reúne-se parte do elenco original da encenação de 1965 (de Fernando Gusmão para o Teatro Moderno), para uma conversa documentada com materiais da época. Com Ruy de Carvalho, Rui Mendes e Luís Alberto. Moderação de Ana Sousa Dias. Mais informações.
Lisboa, Biblioteca Palácio Galveias, 18h30.

Uma hora semanal de leitura colectiva de obras literárias referidas n’A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, com paragens para comentários e projecção de imagens.
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

It’s all true (1993), de Bill Krohn, Myrol Meisel, Orson Welles, Richard Wilson, Norman Foster. Os filmes são legendados em português e apresentados por um convidado.
Lisboa, Casa da Achada, 21h30.

Interpretação do economista Helder de Oliveira, o jurista Eurico Reis e a professora Isabel Soares, respetivamente. Reservas: 213965360. Ver convite.
Lisboa, Teatro a Barraca (Largo de Santos), 21h30.

Dossier

João Semedo (1951-2018) - Foto de Paulete Matos

Neste dossier, lembramos João Semedo, antigo coordenador do Bloco de Esquerda, através de artigos, opiniões, vídeos, fotogalerias que o esquerda.net publicou desde o seu falecimento, em 17 de julho passado.

Ler mais

Subscrever Newsletter