Brasil: a urna eletrónica está viva e recomenda-se

4 horas 18 minutos atrás

Ao contrário do que dizem as fake news espalhadas por Bolsonaro, o sistema de votação digital no Brasil garantiu a agilidade da contagem, a transparência do processo e a extinção das fraudes nas eleições desde 1996. Por Luís Leiria.

Internacional

Sob investigação, Trump recusa responder a perguntas sobre os seus negócios

1 hora atrás

Ex-presidente invoca a quinta emenda da Constituição para fugir a perguntas da Procuradoria-Geral de Nova Iorque. Há dois dias, o FBI invadiu a casa do ex-presidente na Flórida à procura de documentos confidenciais retirados da Casa Branca.

Internacional

Uber Eats desafia governo e desobedece a Lei Rider no Estado Espanhol

5 horas atrás

Plataforma digital, que, em março, denunciou a sua concorrente Glovo por não cumprir a lei, anuncia agora que os seus antigos estafetas poderão voltar a “realizar entregas como autónomos”. Ministério do Trabalho espanhol garante que defenderá a Lei Rider com “todos os instrumentos” disponíveis.

Ambiente

Proibir jatos particulares para combater emissões obscenas dos mais ricos

7 horas atrás

Estudo revela que, desde janeiro, 21 celebridades emitiram uma média de 3.376,64 toneladas de emissões de CO2 com os seus jatos particulares. Ativista do Labour for a Green Deal escreve que jatos privados “são símbolos grotescos de riqueza plutocrática e grandes impulsionadores da crise climática” e defende a sua proibição.

Internacional

Gigante da energia reclama 8,34 mil milhões de euros de indemnização ao Estado francês

9 horas atrás

Para conter o aumento das tarifas reguladas de eletricidade, o governo obrigou a EDF a subir em 20% a quota anual de eletricidade vendida a preço reduzido aos seus concorrentes. Agora, a empresa pretende ser compensada pelos efeitos do “escudo tarifário”.

Opiniões

E se a força laboral, da COFACO, fosse masculina?

Foi trazido a público que as mulheres que trabalham nesta empresa, em Rabo de Peixe, não têm possibilidade de progressão na carreira profissional de manipuladora. Isto, claramente, significa a desvalorização profissional.

Blockchain: alternativa ou entretenimento?

Será a blockchain uma tecnologia com reais vantagens para as nossas vidas materiais ou um conjunto de novas dinâmicas sociais e económicas de bolha?

As estrelas também se apagam

Um qualquer aluno saído de uma escola de jornalismo, a iniciar carreira, terá (infelizmente) de fazer algumas cedências no actual quadro e enquadramento laboral, mas alguém com um passado deste, não devia, nem podia, ceder ao momento.

Alta Voz

A caminho de uma nova guerra mundial permanente?

9 Agosto

O novo conceito estratégico da NATO aumenta e agrava as múltiplas crises que já enfrentávamos antes da injustificável e inaceitável guerra de ocupação da Ucrânia pela Rússia através de uma ameaça crescente do uso da força militar contra uma lista indefinida de inimigos e ameaças. É o que defende Jaime Pastor neste artigo lido por Carlos Carujo.

Política

Plataformas digitais: Não podemos aceitar que trabalhadores sejam “novos escravos virtuais”

8 de Julho 2022

Audição parlamentar promovida pelo Bloco contou com intervenções de Marcel Borges, dos Estafetas em Luta, do dirigente sindical Fernando Fidalgo, de Núria Soto, da plataforma Riders X Derechos, da eurodeputada Elisabetta Gualmini, e da co-coordenadora científica do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, Teresa Coelho Moreira.

Sociedade

Oito sindicatos da CGTP demarcam-se de posição oficial da intersindical sobre Ucrânia

9 de Julho 2022

Em posição conjunta é assinalado que a posição da CGTP representa um "desvio da linha histórica" e que "todas as ações imperialistas, independentemente do Estado que as realize, são condenáveis e combatidas sem tibiezas e a solidariedade com o Estado e com o Povo agredido assumida com clareza".

Os Cantos da Casa

Aníbal Zola n' Os Cantos da Casa

6 Agosto

Aníbal Zola ― Quem sai aos seus, 2022.

Sopa de Pedra ― Do claro ao breu, 2022.

Trovante ― Sepes, 1986.

Bernardo Sassetti ― Culturgest 2007, 2022.

Madalena Gamalho ― Invento, 2022.

Edição nº 376, de 6 de agosto de 2022

Artigos dossier

Perfil: José Eduardo dos Santos, o déspota discreto

8 de Julho 2022

Falecido esta sexta-feira, Eduardo dos Santos chegou ao poder porque era, dos presidenciáveis, o mais fraco. Nos primeiros anos, não “mexeu uma palha”. Mas demonstrou a capacidade de adaptação suficiente para sobreviver à queda do Muro de Berlim, abraçar o capitalismo mais selvagem e ainda enriquecer-se e à sua família. Artigo de Luís Leiria, publicado em dezembro de 2015 no dossier Angola: a ditadura que o mundo não quer ver.

Internacional

O espetáculo do acolhimento: sobre o deslocamento ucraniano e a empatia seletiva nas fronteiras da Europa

3 de Julho 2022

É importante ir além das avaliações moralizantes da atual resposta europeia à deslocação ucraniana, e refletir sobre a forma como os Estados interpelam as pessoas que se deslocam através das fronteiras relativamente a economias morais e políticas específicas. Artigo de Céline Cantat.

Quatro e Vinte

Consumo juvenil de canábis continua a baixar no Colorado

20 Junho

Os números oficiais do estado norte-americano que vende canábis em lojas desde 2014 continuam a desmentir os argumentos dos proibicionistas. Para ouvir esta e outras noticias no podcast Quatro e Vinte.

Mapa de 2014 que ilustrava a maioria de falantes por região da Ucrânia.
Internacional

O mapa da identidade ucraniana em tempo de guerra

2 de Julho 2022

Denys Gorbach convida-nos a ir além da narrativa das “duas Ucrânias” que nasceu politicamente na Revolução Laranja e que dava às elites oligárquicas uma ferramenta fácil para mobilizar a base eleitoral e que a invasão russa desfez.

Dossier

No próximo domingo, 7 de agosto de 2022, tomam posse Gustavo Petro e Francia Márquez, presidente e vice-presidente da Colômbia. A sua vitória constitui uma importante mudança no país de Gabriel Garcia Márquez. Dossier organizado por Carlos Santos.

Ler mais

Agenda

11 Agosto

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Curadoria de Rita Rato e Joana Alves. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, 10h00-18h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Em parceria com o Grupo Musical de Miragaia. Mais informações.
Vila Nova de Gaia, Escadinhas do Caminho Novo 11, 18h00

Entrada livre. Mais informações
Braga, GNRation, 21h30

Sociedade

#EmBomRigor: Temos funcionários públicos a mais?

23 de Junho 2022

Neste quarto gráfico da série #EmBomRigor, mostramos como o argumento de patrões e partidos da direita sobre o peso dos funcionários públicos no total da população empregada não resiste ao teste da realidade.

Sociedade

#EmBomRigor: Face à média europeia, temos pouco Estado na economia

9 de Junho 2022

No terceiro gráfico da série #EmBomRigor mostramos que ao contrário do que argumenta a direita, em Portugal o Estado gasta menos do que a média da Zona Euro em quase todas as categorias de despesa apresentadas, à exceção das operações da dívida pública.

Subscrever Newsletter

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.