O que está em causa nesta guerra comercial movida pela administração Trump não é uma questão de espionagem, mas uma disputa pela hegemonia tecnológica em que a China, em diversas áreas, procura superar os Estados Unidos. Dossier coordenado por Luis Leiria.

A disputa atual foi provocada pelo avanço tecnológico da Huawei na corrida à Internet móvel de quinta geração (5G). Mas não é caso único: “A China domina”, reconhece a insuspeita revista de tecnologia do MIT. Mostramos como a ascensão de algumas empresas chinesas de Internet coloca sérios desafios às companhias dos EUA e como existe o risco de ocorrer uma divisão na Internet que conhecemos hoje. E discutimos duas perspetivas diferentes acerca da combinação de alta tecnologia e regime ditatorial na China: O que é o Sistema de Crédito Social na China? e Uma aterradora distopia em construção.

Ler Mais

José Soeiro: “Direito a uma pensão sem cortes para quem trabalhou toda uma vida”

“É preciso garantir justiça para quem tem uma vida inteira de trabalho”

26 de Junho 2019

Durante a interpelação do Bloco sobre "A sustentabilidade da Segurança Social e o respeito por uma vida de trabalho", José Soeiro pediu respostas ao Governo sobre a concretização do fim dos cortes nas longas carreiras contributivas.

Taxas moderadoras, novo passo em falso?

O propósito das taxas moderadoras nunca foi o de financiar o SNS ou instituir qualquer princípio de utilizador-pagador. Ambos os objetivos seriam incompatíveis com o preceito constitucional da universalidade e gratuitidade (ainda que tendencial) do SNS.

Faixa à porta do Coliseu de Lisboa a apelar ao boicote a Israel de Milton Nascimento.
Sociedade

Ativistas pro-Palestina pedem que Milton Nascimento boicote Israel

1 hora atrás

Esta quarta-feira Milton Nascimento atuou no Coliseu de Lisboa. À porta, os ativistas do movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções contra Israel manifestaram-se. Dizem-se decepcionados com o artista por este ter programado um concerto em Israel.

Sindicalistas do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte em manifestação.
Sociedade

Greve e concentração dos trabalhadores dos impostos por carreiras justas

1 hora atrás

Esta quinta-feira os trabalhadores dos impostos estão em greve e concentram-se em frente ao Ministério das Finanças. Exigem a negociação das carreiras especiais e acusam o governo de apresentar propostas que não cumprem a lei.

Marcha da extrema-direita  em direção a uma mesquita. Londres, 7 de setembro de 2013.
Internacional

Polícia londrina infiltra manifestação anti-fascista e acaba a pagar por detenções ilegais

2 horas atrás

A Polícia Metropolitana de Londres fez um acordo extra-judicial para não ir a julgamento acusada de detenções ilegais de manifestantes anti-fascistas. Vai pagar cerca de 800 mil euros. A Scotland Yard infiltrou agentes à paisana para vigiar os manifestantes.

 

Regiões geopolíticas da UE, a Europa Meridional
Comunidade

Regiões geopolíticas da UE, a Europa Meridional

3 horas atrás

O predomínio dos socialistas, apesar das perdas sofridas, e a presença de uma esquerda historicamente forte, muito acima da média da UE, resultam das desigualdades sociais que predominam nesta região do continente. Por Jorge Martins

Opiniões

Manuel Heitor: a arte de baralhar e voltar a dar

O Governo decide informar parte dos Centros de Investigação que obtiveram notas altas que não estão livres de cortes nos Orçamentos Plurianuais. I3S, IMM, ICS (apenas para dar alguns exemplos) vão sofrer uma quebra de financiamento na ordem dos 40% a 70%.

A vaga conservadora contra as mulheres

O integralismo tem crescido também em França e Itália. Mas, tanto nas Américas quanto na Europa, o movimento contra as mulheres teve a cooperação de políticos que se declaram progressistas, como na Nicarágua ou em Malta.

O caminho da saúde nos Açores

Recentemente o Governo Regional congratulou-se com a execução dos programas de incentivos ao investimento privado nos Açores. Ao abrigo do principal sistema de incentivos ao investimento privado, foram investidos mais de 504 milhões de euros.

Sessão em Santiago do Cacém
Política

Recuo do PS no fim das taxas moderadoras “é surpreendente”

22 de Junho 2019

Catarina Martins criticou este sábado o recuo do PS quanto à proposta de acabar com as taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários. E defendeu salário mínimo igual no público e no privado já em janeiro.

bandeiras do Bloco
Política

Bloco propõe salário mínimo igual no público e no privado

22 de Junho 2019

A harmonização do valor do salário mínimo nacional é uma das propostas do programa eleitoral do Bloco de Esquerda às próximas eleições legislativas.

Susan Palma-Nidel
esquerda.radio

Susan Palma-Nidel n' Os Cantos da Casa

21 Junho

Susan Palma-Nidel ― Lisboa à solta, 2018.
Lena d'Água ― Desalmadamente, 2019.
Disto & Daquilo ― Disto & Daquilo, 1983.
Paulo Gomes ― Paulo Gomes free demo, 2012.
Salvador Sobral ― Paris, Lisboa, 2019.

Edição nº 306, 21 de junho de 2019

Fórmula Fernández-Fernández - Alberto Fernández candidata-se a Presidente da República da Argentina, tendo Cristina Fernández Kirchner como candidata a vice-presidente nas próximas eleições presidenciais da Argentina, 27 de outubro de 2019
Internacional

Argentina: o peronismo e a esquerda face ao ocaso de Macri

20 de Junho 2019

O enorme impacto da fórmula Fernández-Fernández ilustra a mudança no cenário político, que o fracasso económico de Macri gerou. Por Claudio Katz

Quatro e Vinte

França: Deputados de vários partidos juntam-se para propor legalização da canábis

20 Junho

A iniciativa dos deputados franceses pela legalização controlada pelo Estado, a publicidade enganosa dos produtos vendidos como “canábis” em Portugal e a regulação das bebidas e produtos comestíveis com canábis no Canadá são alguns dos temas em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Mais Esquerda

Margarida Grilo no II Encontro do Trabalho Local do Bloco de Esquerda

24 Abril

Intervenção de Margarida Grilo no II Encontro do Trabalho Local do Bloco de Esquerda

Alta Voz

Lírio da morte, Gabriela Ruivo Trindade

24 Junho

Ouça aqui o conto "Lírio da morte", de Gabriela Ruivo Trindade.

Dossier

Dossier A memória dos presos políticos e da resistência em Peniche

Há 45 anos, no dia 27 de abril de 1974, os presos políticos da Cadeia de Peniche foram finalmente libertados. Neste dossier pretendemos lembrar o que foi esta prisão política e a resistência e destacar a importância de preservar a memória. Dossier organizado por Carlos Santos

Ler mais

Agenda

27 Junho

8 peças para guitarra da autoria de Carlos Paredes e Eduardo Baltar Soares. 8 pinturas de João Marques de Lima inspiradas nas paisagens naturais e musicais de Portugal. Um concerto, uma exposição e uma conversa em torno da obra de Carlos Paredes. Ver evento de facebook.
Lisboa, livraria Tigre de Papel - Rua de Arroios, 25, 18h30.

Seguida de debate sobre a luta pela autodeterminação do povo catalão, com Elisenda Paluzie, presidente da Assemblea Nacional Catalana, Isabel Pires (deputada do Bloco de Esquerda) e Taiza Brito (jornalista brasileira e autora do livro). Ver evento de facebook.
Lisboa, Museu do Aljube - Rua de Augusto Rosa, 42, 19h.

Com Manuel Pedroso Marques, Cecília Honório e João Mineiro. Ver evento de facebook.
Lisboa, Núcleo AJA Lisboa - Associação José Afonso - Rua de São Bento, 170, 19h.

Sociedade

Mulheres de Abril: Testemunho de Ana Rosenheim

23 de Maio 2019

Para nós, filhos de uma certa burguesia, passar por uma fábrica é descobrir como a maioria das pessoas vivem no mundo industrial. E toda a hierarquia, toda a alienação que isso pressupõe. Por Ana Rosenheim.

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.