A 19 de novembro, o candidato de extrema-direita venceu as eleições na Argentina, com mais de 11 pontos de avanço. Neste dossier, publicamos artigos e análises que abordam razões para este voto, origem desta viragem e consequências. Dossier organizado por Carlos Santos.

A vitória de Javier Milei constitui também uma vitória da extrema-direita internacional. Em a excecionalidade argentina afirma-se que kirchnerismo e macrismo, se esgotaram. Sete chaves para as eleições argentinas realça que o resultado só foi possível pelo apoio que recebeu de Macri. Em Murray Rothbard, mentor do candidato libertário Javier Milei são criticadas as suas teses como a mercantilização total da humanidade. Em é preciso compor uma nova canção” defende-se uma nova esquerda em toda a América Latina. No artigo Notas sobre a vitória de Javier Milei considera-se que é semelhante à de Bolsonaro.

Ler Mais

FNAM rejeita “mau acordo para os médicos”

2 horas 53 minutos atrás

Joana Bordalo e Sá considera que o Governo não mostrou “flexibilidade” face às reivindicações dos médicos e apresentou “um mau acordo” para os médicos e o SNS.

Notas sobre a crise política açoriana

As últimas semanas significaram que os Açores mergulharam num pântano político por responsabilidade total do governo regional de direita, do PSD, CDS e PPM e dos partidos que garantiram a sua existência e governação até aqui, CH e IL.

entrevistas

Joana Bordalo e Sá: afinal o que querem os médicos?

3 horas atrás

O que mudou no Serviço Nacional de Saúde, porque precisamos de mais médicos e como têm sido as negociações com o governo. Uma conversa sobre o acesso à saúde no olho do furacão.

Bandeira saharaui.
Internacional

ONU exige a Marrocos libertação imediata de ativistas saharauis

5 horas atrás

Grupo da ONU sobre Detenções Arbitrárias sinaliza as graves violações cometidas por Marrocos contra 13 ativistas presos em 2010, incluindo a negação do direito à defesa jurídica, as confissões obtidas sob a tortura e a falta de imparcialidade do tribunal que os julgou.

Isabel Pires no plenário da Assembleia da República.
Política

PS "dá a mão à direita" e recua no regime do residente não habitual

7 horas atrás

No debate orçamental, a deputada bloquista Isabel Pires afirmou que a crise da habitação “não foi uma fatalidade, foi resultado de políticas de vários anos, de um pacto que tem vindo a unir PS e a direita nas políticas de habitação”.

Destruição em Gaza.
Internacional

Guterres apela a "cessar-fogo humanitário definitivo" na Faixa de Gaza

9 horas atrás

Secretário-geral da ONU enfatizou urgência de pôr fim às violações do direito humanitário internacional e reiterou que um “futuro sustentável para a região” passa por uma solução de dois Estados. UNICEF descreve situação desesperadora das crianças e reforça apelo a um cessar-fogo.

Opiniões

Pela boca morre o peixe (e a maioria absoluta)

As maiorias absolutas nunca deixaram saudades, tal como a de António Costa. Não há estabilidade quando os salários e pensões que não chegam ao fim do mês. Do que nos valem contas certas e a aparência de estabilidade quando o nosso futuro e a nossa vida estão a ser roubadas?

Sara-nos

No Portugal dos anos 90, a Sara Tavares foi vanguarda contra a herança colonial e racista que pairava (e paira ainda) no ar do pós-25 de Abril, contra o machismo impregnado na nossa sociedade. Ninguém ficou indiferente ao impacto da Sara, musical e humano.

Se pensava que o horror tem limite

O primeiro-ministro israelita convoca a autoridade religiosa para justificar a morte ou expulsão do povo palestiniano, o que a selvajaria não alcançou nem em Guernica, nem em Mariupol, nem em Alepo.

Alta Voz

O futuro que Manuel Gusmão abriu

28 Novembro

Maria Leonor Figueiredo conta-nos como, em todas as dimensões da sua obra-ação, Manuel Gusmão militou pela ideia de futuro, combatendo ferozmente os arautos do fim da história. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Bandeirão pendurado num edifício onde se lê Palestina Vencerá.
Sociedade

O que podes fazer contra o genocídio na Palestina?

22 de Novembro 2023

O sentimento de impotência que todas e todos sentimos perante a barbárie de Israel na Faixa de Gaza pode e deve ser transformado em ação. Aqui está uma lista de iniciativas às quais te podes associar.

Mais Esquerda

Em que ponto está a luta pelos direitos dos animais?

26 Novembro

Sessão realizada no Fórum Socialismo 2023 com Hugo Evangelista.

Quatro e Vinte

Canábis legal volta à estaca zero com a dissolução do Parlamento

20 Novembro

O efeito da crise política em Portugal, o adiamento do debate parlamentar alemão e o estudo que olha para a eficácia do CBD como analgésico para a dor de dentes estão em destaque nesta edição do podcast.

 

Os Cantos da Casa

Ana Lua Caiano n' Os Cantos da Casa

18 Novembro

Ana Lua Caiano ― Se dançar é só depois, 2023.

Kumpania Algazarra ― Histórias e raízes, 2023.

Sérgio Godinho ― Os amigos do Gaspar, 1988.

Helder Bruno ― A presença, serena e terna, 2018.

Frankie Chavez ― Alcântara, 2023.

Edição nº 409, de 18 de novembro de 2023

Fotogaleria

Dossier

Além de ter morto milhares de crianças e civis palestinianos na resposta aos ataques mortíferos do Hamas, Israel violou o direito humanitário e levou ao colapso da vida da população da Faixa de Gaza. Reunimos aqui algumas análises de autores israelitas e palestinianos sobre as consequências imediatas e futuras do conflito. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

28 Novembro

Mais informações.
Évora, Largo de Camões, 19h.

Barreiro, Cooperativa Mula - Largo Santo André 3, 21h30.

Porto, em frente à Câmara Municipal do Porto, 22h.

Na manhã do dia 25 de Abril de 1974, Ana Hatherly contrariou as recomendações para que “os habitantes de Lisboa se conservassem nas suas casas” e, como tantas pessoas, saiu à rua e fotografou o pulsar, a surpresa, a alegria, a celebração da liberdade. Parceria: Museu do Aljube Resistência e Liberdade / Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico.
Lisboa, Piso 0 do Museu do Aljube Resistência e Liberdade Rua de Augusto Rosa, 42.

Subscrever Newsletter