Manifestações em defesa da Amazónia em todo o Brasil

9 horas 35 minutos atrás

Sondagem mostra que 96% dos brasileiros querem que o governo federal aumente a fiscalização para impedir o desmatamento ilegal na Amazónia. Mas Bolsonaro faz precisamente o contrário. Por Luis Leiria.

Não é Kafka. É a Ryanair

O governo tem de acabar com os serviços mínimos imediatamente. A Ryanair não pode ter um estatuto de impunidade.

Política

Bloco formaliza a sua candidatura por Setúbal

1 hora atrás

O Bloco formalizou esta sexta-feira no Tribunal de Setúbal a entrega da lista de candidatos pelo círculo eleitoral do distrito à Assembleia da República. O partido tem um programa de mais investimento nos serviços públicos na região.

Nita Clímaco: a proibição de “O adolescente”

2 horas atrás

As orelhas da capa do livro faziam propaganda a dois livros proibidos. Assim, a PIDE proibiu também a circulação deste romance. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Fotografia de Paulete Matos
Sociedade

Proteção Civil ainda com 600 trabalhadores precários

2 horas atrás

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) continua a ter cerca de 600 trabalhadores precários. A denúncia é da Associação e do Sindicato Nacionais de Bombeiros Profissionais, que se dizem “preocupados com o impasse que vivem actualmente esses funcionários precários”.

Edifício da GE em Schenectady, Nova Iorque, maio de 2009. Foto:  Chuck Miller/Flickr.

General Electric acusada de escandalosa fraude financeira

3 horas atrás

Um analista financeiro acusou a General Electric, gigante industrial norte-americano, de mascarar prejuízos de 38 mil milhões de dólares. A confirmar-se, seria dos maiores escândalos financeiros na história do país. Caso está a gerar volatilidade nos mercados.

Opiniões

Resgatar o SNS (II)

As unidades hospitalares do SNS estão hoje reféns de 2 limitações que as tolhe de qualquer projeto de desenvolvimento ou modernização. Sem autonomia para adquirir equipamentos ou definir os seus quadros de pessoal, gerir um hospital público torna-se um mero exercício de mercearia.

A refundação da direita e os caminhos da esquerda

As eleições de outubro poderão ditar um novo mapa partidário e eleitoral português. As mais expressivas modificações aparecerão à Direita, e há muita gente apostada em que isso aconteça.

A Amazónia e o Dia que virou Noite

Pelas 15h de segunda-feira, o dia virou noite em São Paulo. Não, não é um conto de ficção científica, nem uma realidade alternativa: as cinzas dos incêndios na Amazónia pintaram o céu de negro e, com isso, lançaram um alerta para todo o mundo.

Luis Galrito
esquerda.radio

Luís Galrito n' Os Cantos da Casa

22 Agosto

Luís Galrito ― Menino do sonho pintado, 2018.

Flávio Torres ― Canalha, 2014.

Carlos do Carmo ― Um homem no país, 1983.

Vozes Alfonsinas ― Antologia de música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, 2008.

Presença de Coimbra ― Memória, 2016.

Edição nº 310, de 22 de agosto de 2019

Cena a bordo do Ocean Viking. Foto: Avra Fialas/SOS Mediterranée/EPA/Lusa

Ocean Viking desembarca em Malta

4 horas 36 minutos atrás

Regras anti-especulação caem nos EUA

7 horas 36 minutos atrás
Política

O futuro das próximas gerações está totalmente dependente da transição energética

17 de Agosto 2019

Em entrevista ao esquerda.net, Ricardo Vicente, engenheiro agrónomo, ativista do Movimento Peniche Livre de Petróleo e cabeça de lista do Bloco por Leiria às próximas legislativas sublinhou a urgência de responder às alterações climáticas e a necessidade de uma mudança estrutural na gestão do território para combater os incêndios.

Entrevista

"O SNS tem de ser suficiente para oferecer cuidados universais e gratuitos a toda a população"

11 de Agosto 2019

O privado tornou-se num enorme monstro que onera e pesa sobre o serviço público, sendo preciso blindar o SNS a essa predação, afirma Bruno Maia. Em entrevista ao Esquerda.net, o candidato do Bloco pelo Porto reflete sobre as urgências do SNS.

Alta Voz

Euro 20 anos

5 Agosto

Ouça aqui o artigo "Euro 20 anos", de Ricardo Cabral, lido por Hugo Evangelista.

Quatro e Vinte

Jorge Sampaio: “Conseguimos derrubar o mito de que a proibição funciona”

4 Julho

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Mais Esquerda

Freya van Dien no micro-fórum do rio Dão

19 Agosto

O micro-fórum do rio Dão realizou-se no dia 6 de julho de 2019, na Associação Venha a nós a Boa Morte, em Viseu. Ouça aqui a intervenção de Freya van Dien.

Fotogaleria

Fotografia de Ana Mendes
Este sábado, centenas de pessoas manifestaram-se em Lisboa contra o fascismo. O objetivo era "impedir a normalização do ódio".

Ciclista de um serviço de entregas.

A uberização é a precariedade acima de todos, o desfazer dos vínculos contratuais e a anulação dos direitos dos trabalhadores. Analisamos o novo modelo de organização do trabalho imposto a quem é empregado nas plataformas de serviços online para transporte individual ou distribuição de bens e serviços. Dossier organizado por Carlos Carujo.

23 Agosto

Com Ana Isabel Silva, Fernando Barbosa e Pedro Filipe Soares. Ver evento de facebook.
Santo Tirso, Lg Coronel Baptista Coelho, 21h30.

Organização: Eco Roots. Ver evento de facebook.
Lisboa, Pça dos Restauradores, 22h.

Subscrever Newsletter

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.