“Cuidemos da saúde cumprindo todas as indicações, cuidemos da democracia vindo votar”

6 horas 38 minutos atrás

Catarina Martins aderiu ao voto antecipado e deixou uma palavra de agradecimento pelas pessoas que estão a trabalhar nas mesas de voto, bem como aos profissionais de saúde que “estão a dar o seu melhor”. E fez um apelo: “todos devemos votar cumprindo as indicações. Todos somos responsáveis de cuidar pela saúde pública”.

A trabalhadora, com o apoio do sindicato, vai impugnar o despedimento no Tribunal do Trabalho.
Sociedade

Eurest usa PSP para expulsar trabalhadora que recusou contrato com empresa de trabalho temporário

1 hora atrás

A empresa concessionária do serviço de refeições das cantinas das escolas de Gondomar despediu uma trabalhadora com 14 anos de trabalho que se recusou a ser subcontratada através da Sotratel, uma empresa de trabalho temporário.

Política

Vaga de solidariedade internacional por Vermelho em Belém

3 horas atrás

Figuras públicas fora de Portugal, como as Ministras da Igualdade dos governos de Espanha e Luxemburgo, aderem nas redes sociais ao #VermelhoEmBelém, em resposta ao machismo de extrema-direita. 

Nicolas Sarkozy em maio de 2019. Foto de Jacques Paquier/Flickr.
Internacional

Sarkozy investigado por receber milhões de oligarcas russos

6 horas atrás

O ex-presidente francês tem um contrato de “conselheiro” com dois oligarcas russos mas as entidades fiscais suspeitam de lóbi ilegal e está acusado de tráfico de influência.

StayAway Covid. Foto do Esquerda.net.
Sociedade

Stayaway Covid, maioria desinstalou aplicação

9 horas atrás

O Inesc Tec, entidade que gere a aplicação de rastreamento da pandemia, culpa médicos e burocracia. A associação D3 diz que este “foi arrogante e precipitado ao não incluir fatores sociais elementares nos seus cálculos” e que é injusto culpar médicos.

Os Cantos da Casa

Na morte de Carlos do Carmo

16 Janeiro

Carlos do Carmo ― Um homem na cidade, 1977.

Carlos do Carmo ― Um homem no país, 1983.

Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti, 2010.

Maria João Pires e Carlos do Carmo, 2012.

Emissão nº 338, de 16 de janeiro de 2021

Opiniões

Eu é que decido em quem voto

Se não aceito que sejam comentadores ou sondagens a limitar a minha escolha, também não votarei em função da chantagem imposta pela extrema-direita ou na criação de bipolarizações artificiais.

#VermelhoemBelém

A onda de solidariedade com Marisa Matias que se tem levantado é mais do que merecida. Os lábios pintados, de mulheres e homens solidários de tantas opiniões, são muito mais que lábios pintados. São uma afirmação democrática e uma arma contra o ódio.

Lealdade e confiança

Para o novo governo regional dos Açores o que vale é a confiança política e a lealdade aos partidos do governo e essas são as principais características a valorizar nos gestores públicos e dirigentes.

Lábios pintados com batom vermelho, um foto publicada por Mísia.
Política

Vermelho em Belém, o batom continua a ser uma arma

16 de Janeiro 2021

Nas redes sociais, a onda de pessoas que pintam os lábios contra a misoginia continua. Veja aqui mais algumas das figuras públicas que não tiveram medo de dar os lábios à luta e leia o que têm a dizer.

Pormenor da capa do livro "Socialism Across the Iron Curtain" de Jan De Graaf (Cambridge University Press).
Internacional

Redescobrir a Revolução Perdida da Europa

16 de Janeiro 2021
Mesquita Qarawiyyin, Fez, imagem recortada para destacar a mesquita, Foto de xiquinhosilva de Cacau (recortada por Robert Prazeres)/wikimedia
Cultura

Segredos do passado

16 de Janeiro 2021
Vacina da Moderna a ser preparada. Foto de Commander, U.S. Naval Forces Europe-Africa/U.S.A./Flickr
Sociedade

Guia para desmontar 24 mentiras sobre a vacina da Covid-19

13 de Janeiro 2021

Das teorias da conspiração sobre 5G e chips implantados nas vacinas às dúvidas mais sensatas sobre a rapidez com que foram criadas e a sua eficácia em diferentes estirpes do coronavírus, um conjunto de cientistas dá aqui respostas sobre as vacinas.

Alta Voz

Goa, ou o princípio do fim

11 Janeiro

Fernando Rosas conta-nos a história da queda de Goa, Damão e Diu geralmente pressentida, com esperança ou temor, como o princípio do fim do último “império” colonial europeu. Um artigo lido por Mariana Carneiro.

Mais Esquerda

Uma nova era na forma de encarar o parto e os cuidados a ter

5 Janeiro

Ouve aqui a conversa sobre uma nova forma de encarar o parto com Luísa Sotto Mayor e Ana Campos. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Agenda

17 Janeiro

Mais informações aqui.
Maia, Quinta da Caverneira - Águas Santas – Maia, quarta a sábado às 19h, domingo às 16h.

Este espetáculo utiliza luz estroboscópica. Aconselhamos os espectadores a trazerem manta, dada a temperatura d'A Gráfica. Informações Bilheteira e Reservas: 925 436 516 e teatroestudiofontenova@gmail..
Setúbal, A Gráfica - Centro de Criação Artística (Ladeira da Ponte de São Sebastião). Referência: Museu do Trabalho, Estação de Comboios do Quebedo, 16h.

Dossier

O mundo em 2020 além da pandemia

Reunimos aqui alguns dos principais acontecimentos do ano a nível internacional, à margem do tema omnipresente na atualidade informativa em 2020. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

As oposições ao regime – comunistas, socialistas, republicanos – acreditam na queda do regime fascista com o fim da Guerra, como acontece um pouco por todo o mundo. No entanto, blindado pelo apoio dos Aliados, Salazar não só venceu todos os embates como saiu reforçado do período da Guerra. Mas esta não deixou de ser, para as oposições, uma das mais ricas experiências culturais e políticas de todo o período fascista.

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para a retirada da canábis da tabela de substâncias mais perigosas e sem valor medicinal na Convenção Internacional que rege o controlo de estupefacientes.

Subscrever Newsletter