Renúncia de Sérgio Figueiredo foi "desfecho inevitável de uma situação insustentável"

17 de Agosto 2022

O antigo diretor de informação da TVI anunciou que já não será consultor de Fernando Medina. Líder parlamentar do Bloco diz que o desfecho "não absolve Medina de um processo reprovável, nem António Costa de uma desresponsabilização inaceitável".

Sines, a todo o gás para um péssimo negócio

Esta oportunidade anunciada de afirmar Sines e Portugal na Europa, mais parece uma oportunidade histórica para António Costa poder nadar na piscina dos grandes, uma oportunidade com custos desastrosos.

Internacional

Candidatos religiosos declararam património milionário nas eleições brasileiras

17 de Agosto 2022

Apresentam-se às eleições com a designação de bispos, pastores, missionários, apóstolos, padres, pais e mães de santo. São pelo menos 640 candidatos e candidatas com títulos religiosos. Os 36 que declararam património ao tribunal eleitoral somam 15 milhões de euros. Reportagem da Agência Pública.

Internacional

Advogados e jornalistas "apanhados" na vigilância a Assange processam CIA

17 de Agosto 2022

O processo visa o ex-diretor da agência de espionagem dos EUA que espiou as visitas ao fundador da Wikileaks quando estava refugiado na embaixada do Equador em Londres. Assange aguarda pela decisão do seu recurso contra a extradição para os EUA.

Sociedade

Jerónimo Martins volta a enfrentar acusação de enganar clientes na Polónia

17 de Agosto 2022

A autoridade polaca de proteção do consumidor acusa os supermercados Biedronka de usarem campanhas que induzem os clientes em erro. E ameaça com multa de 1.500 milhões de euros.

Internacional

Em Itália é assassinada uma mulher a cada três dias

17 de Agosto 2022

Dados publicados pelo Ministério do Interior italiano esta segunda-feira revelam que 125 mulheres foram vítimas de femicídio entre 1 de agosto de 2021 e 31 de julho de 2022, sendo a grande maioria morta em contexto familiar.

Opiniões

Do bom domingo de Rui Moreira ao benemérito Conde de Ferreira que esqueceram ser negreiro

Nesta altura dos 200 anos da independência do Brasil não podemos correr o risco de deixar a História pela metade.

O "timing" da paciência chinesa

Os académicos chineses que antes eram chamados e ouvidos pelo Governo chinês sobre como replicar o sucesso económico americano, são hoje auscultados sobre como evitar os falhanços, desastres e as crises financeiras que assolaram os EUA e os seus aliados europeus.

Baudelaire tem direito a falar de Lesbos?

Tem sentido considerar que o poeta não tinha “lugar de fala” acerca de amor lésbico, pois não era mulher e não o viveu? Ou que, ao louvar esse amor, dele se estava a apropriar? Pela minha parte, curvo-me perante Baudelaire, que mudou a poesia e se atreveu a desafiar o interdito.

Alta Voz

Há 180 anos, os trabalhadores britânicos faziam a primeira greve geral

16 Agosto

A onda grevista das primeiras duas semanas de agosto de 1842 envolveu cerca de meio milhão de trabalhadores e as mulheres estiveram no coração da luta. A repressão que se seguiu não teve precedentes no século XIX. Uma história contada por Judy Cox e lida por Carlos Carujo.

Política

Inflação, guerra na Ucrânia ou saúde são alguns dos temas em debate na rentrée do Bloco

31 de Julho 2022

Embaixador Francisco Seixas da Costa e secretário-geral da JS e deputado do PS, Miguel Costa Matos, figuram entre os convidados do Fórum Socialismo.

Noam Chomsky, 5 de maio de 2022 - screenshot pressenza.com
Internacional

Medo da ascensão da China molda política externa dos EUA, diz Chomsky

10 de Agosto 2022

A crescente influência da China nos assuntos internacionais é uma ameaça para a ordem mundial? Os Estados Unidos acreditam que sim, assim como a Grã-Bretanha, seu aliado mais próximo. Entrevista de Noam Chomsky a C. J. Polychroniou, publicada em Truthout.

Os Cantos da Casa

Aníbal Zola n' Os Cantos da Casa

6 Agosto

Aníbal Zola ― Quem sai aos seus, 2022.

Sopa de Pedra ― Do claro ao breu, 2022.

Trovante ― Sepes, 1986.

Bernardo Sassetti ― Culturgest 2007, 2022.

Madalena Gamalho ― Invento, 2022.

Edição nº 376, de 6 de agosto de 2022

Movimento Socialista Russo. Foto do Twitter.
Internacional

A esquerda e a resistência na retaguarda de Putin

31 de Julho 2022

O Movimento Socialista Russo diz que o regime de Putin está num processo de “fascização” e explica o que é militar na esquerda anti-guerra atualmente neste país numa entrevista feita por João Woyzeck.

Internacional

Por um mundo sem fronteiras

11 de Julho 2022

A crise de que padecemos não é uma crise migratória, mas sim uma crise de fronteiras e de direitos. O massacre de Melilla, com mais de trinta imigrantes mortos, e aqueles que o antecederam, são consequência de um projeto político sanguinário: a Europa Fortaleza. Por Mariana Carneiro.

Quatro e Vinte

Consumo juvenil de canábis continua a baixar no Colorado

20 Junho

Os números oficiais do estado norte-americano que vende canábis em lojas desde 2014 continuam a desmentir os argumentos dos proibicionistas. Para ouvir esta e outras noticias no podcast Quatro e Vinte.

Ilustração da Commons.
Internacional

Dez terríveis argumentos de esquerda contra a resistência ucraniana

14 de Agosto 2022

Sei que internacionalismo e solidariedade não se desfazem pela primeira vez. Mas não se pode abordar a sua reconstrução ignorando o que está por trás: ilusões idealistas, estruturas de desigualdade, correntes reacionárias que permitem que se ignore o imperialismo russo e a luta ucraniana pela autodeterminação. Por Oksana Dutchak.

Dossier

No próximo domingo, 7 de agosto de 2022, tomam posse Gustavo Petro e Francia Márquez, presidente e vice-presidente da Colômbia. A sua vitória constitui uma importante mudança no país de Gabriel Garcia Márquez. Dossier organizado por Carlos Santos.

Ler mais

Agenda

18 Agosto

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Curadoria de Rita Rato e Joana Alves. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, 10h00-18h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Em parceria com o Grupo Musical de Miragaia. Mais informações.
Vila Nova de Gaia, Escadinhas do Caminho Novo 11, 18h00

Entrada livre. Mais informações
Braga, GNRation, 21h30

Sociedade

#EmBomRigor: Temos funcionários públicos a mais?

23 de Junho 2022

Neste quarto gráfico da série #EmBomRigor, mostramos como o argumento de patrões e partidos da direita sobre o peso dos funcionários públicos no total da população empregada não resiste ao teste da realidade.

Sociedade

#EmBomRigor: Face à média europeia, temos pouco Estado na economia

9 de Junho 2022

No terceiro gráfico da série #EmBomRigor mostramos que ao contrário do que argumenta a direita, em Portugal o Estado gasta menos do que a média da Zona Euro em quase todas as categorias de despesa apresentadas, à exceção das operações da dívida pública.

Subscrever Newsletter

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.