Que SNS queremos e como lá chegar

22 de Maio 2022

Este sábado realizou-se um Encontro Nacional sobre Saúde promovido pelo Bloco de Esquerda. A iniciativa, que teve lugar na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, contou com uma sala cheia de profissionais de saúde.

Metadados – o que importa reter do debate?

A decisão, hoje, em cima da mesa é sobre a Lei 32/2008 e essa não tem a ver com as secretas. Sobre estas, aliás, o Bloco de Esquerda esteve contra a lei, levamo-la ao Tribunal Constitucional e foi declarada a sua inconstitucionalidade.

Manifestação contra a guerra em Londres. Foto de Guy Smallman/Socialist Worker.
Internacional

Como a polícia britânica infiltrou a esquerda e os movimentos sociais durante décadas

22 de Maio 2022

Um novo relatório mostra a dimensão da infiltração num pequeno partido de esquerda, o SWP. Mas o caso envolve mais de mil organizações. Roubo de identidades de crianças mortas, manipulação de relações íntimas durante anos, tudo valeu para a espionagem político-policial. Por Carlos Carujo.

Ambiente

Indicadores da crise climática bateram recordes em 2021

22 de Maio 2022

A Organização Meteorológica Mundial lançou o seu relatório sobre o Estado Global do Clima em 2021 e destaca o impacto dos fenómenos extremos como as secas, ondas de calor e cheias.

Granizo. Foto de Tricia/Flickr.
Política

Estragos provocados por granizo em Carrazeda de Ansiães: Bloco questiona governo

22 de Maio 2022

O fenómeno climatérico comprometeu a produção agrícola deste ano na zona. O Bloco defende medidas de fundo que lidem com alterações climáticas que vão aumentar eventos meteorológicos extremos em Portugal e quer saber o que está a ser feito em concreto para ajudar os agricultores afetados pelo que aconteceu na semana passada.

Catarina Martins este sábado no Encontro Nacional de Saúde do Bloco de Esquerda. Foto de ANTÓNIO PEDRO SANTOS/Lusa.
Política

Perante recuo do governo, Catarina insiste no acesso universal a médico de família

21 de Maio 2022

No Encontro Nacional de Saúde a coordenadora bloquista elencou vários recuos da maioria absoluta. Centrou-se na defesa de quem “se sente abandonado à porta do centro de saúde” e de quem se sente frustrado pela ausência de carreiras, exigiu planeamento e explicou que a suborçamentação “é um frete aos grandes grupos económicos”.

Opiniões

Guerra regional com risco mundial!

Exige-se à ONU o empenho na realização de uma Conferência de Paz que trave a agressão russa e restabeleça duradouramente a integridade da Ucrânia. A guerra tem de ser travada antes que o conflito fronteiriço regional tome dimensão de risco mundial.

E o D de Descolonizar?

Está na hora de aprofundar o D da Descolonização, se a ocupação dos países africanos já terminou há quase meio século, é este o momento de descolonizar a nossa sociedade, a nossa história e as nossas mentes.

EDA, afinal vamos mesmo falar

O parlamento dos Açores considerou por unanimidade que o governo regional deveria mesmo negociar com a EDA a taxa de juro aplicada a dívidas da região por atrasos de pagamento.

Sociedade

Mulheres juristas repudiam escolha de jurista antiaborto para o TC

17 de Maio 2022

Face às notícias que dão conta da possível escolha de um catedrático que justificou a sua posição antiaborto com experiências feitas em campos de concentração nazis, a associação alerta que o seu perfil não é "compatível com a defesa dos valores em que assenta a República".

Quatro e Vinte

Lisboa acolhe primeira exposição internacional da canábis e cânhamo

20 Maio

Depois do sucesso dos últimos anos da Cannadouro no Porto, Lisboa acolhe a CannaPortugal 2022 a 18 e 19 de junho. Para ouvir esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Alta Voz

Transnístria, a história da república separatista apoiada pela Rússia

17 Maio

A Rússia usou a república separatista para forçar a Moldávia a ficar na sua órbita, através do controlo sobre centrais elétricas, gasodutos, da fraude eleitoral recorrente a favor dos candidatos pró-russos, da constante pressão militar e do crime organizado explica Vlad Iaviță num artigo lido por Carlos Carujo.

Taras Bilous numa manifestação com um cartaz a exigir o desmantelamento do Batalhão Azov. Foto do Twitter.
Internacional

Autodeterminação e a Guerra na Ucrânia

14 de Maio 2022

Não podemos saber o destino da Ucrânia após a guerra. Mas as consequências serão terríveis se a Rússia vencer. Por Taras Bilous, Dissent.

Os Cantos da Casa

Dulce Pontes n' Os Cantos da Casa

14 Maio

Dulce Pontes ― Perfil, 2022.

Azeitonas ― Acústico, 2021.

Fernando Tordo ― A ilha do canto, 1986.

Tiago Matias ― Cifras de viola, 2021.

Elisa ― No meu canto, 2021.

Edição nº 370, de 14 de maio de 2022

Convocar a História

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974

13 Abril

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Sociedade

#EmBomRigor: Portugal cada vez mais desigual

19 de Maio 2022

No primeiro de uma série de gráficos na rubrica #EmBomRigor, destacamos a evolução da desigualdade na distribuição dos rendimentos em Portugal.

Dossier

No momento em que a inflação bate recordes das últimas décadas e o Governo se recusa a atualizar salários para evitar a perda do poder de compra, divulgamos aqui os conteúdos do relatório "Inflação: uma crítica de esquerda aos argumentos e medidas do Governo", apresentado pelo Bloco de Esquerda a 6 de maio de 2022.

Ler mais

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes.

Agenda

23 Maio

Mais informações
Trofa, Auditório Tomé Carvalho, 09h00 às 18h00

Mais informações
Loulé, Convento de Santo António, terça a sexta 09h30-17h30 e sábado 09h30-16h00

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

De Carlos Santos Pereira. Com intervenções de Isabel Ferreira Nunes, Major Carlos Branco, Manuela Barreto e André Santos Pereira. Mais informações
Lisboa, Instituto de Defesa Nacional, 18h00

Incluído no ciclo "Sem casas não há ruas". Mais informações
Lisboa, Centro Mário Dionísio - Casa da Achada, 20h30

Subscrever Newsletter

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.