Argélia: “O ‘Hirak’ precisa construir um bloco social maioritário alternativo no país”

25 de Fevereiro 2020

Os argelinos comemoraram no sábado, 22 de fevereiro, o primeiro aniversário do Hirak, o movimento popular de contestação ao regime autoritário que governa o país. Durante este ano, muito foi conseguido, mas o essencial ainda está por conquistar. Para fazer um balanço da situação, o Esquerda.net entrevistou o jornalista e ativista político argelino Hocine Belalloufi. Por Luis Leiria.

Embuste no Banco Central

Não sei se Mário Centeno não quer formar um governo-sombra na Rua do Ouro, em nome da tal independência do Banco de Portugal.

Manifestação a favor do Serviço Nacional de Saúde britânico. Março de 2017. Foto de Radarsmum67/Flickr.
Internacional

No Reino Unido a austeridade mata, diz estudo de referência

25 de Fevereiro 2020

O estudo do ex-presidente da Associação Médica Mundial, Michael Marmot, demonstra que uma década de políticas de austeridade fez com que a esperança de vida estagnasse e a taxa de mortalidade subisse para os mais pobres no Reino Unido. É a primeira vez num século que acontece, sublinha o especialista que fala em “década perdida”.

Carnaval em Aalst
Internacional

Carnaval antissemita volta a indignar a Bélgica

25 de Fevereiro 2020

O Carnaval de Aalst contou com nova representação antissemita dos judeus ortodoxos no cortejo deste ano. A UNESCO tinha retirado em dezembro o evento da sua lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade

 

Sociedade

Mais de metade dos pacientes do IPO de Lisboa são operados fora de prazo

25 de Fevereiro 2020

As listas de espera do IPO aumentaram 24% entre 2019 e 2018. Os tempos médios de espera que eram em 2017 de 105 dias, foram de 149 no ano passado. Mas, ainda assim, apenas um número residual de pacientes aceita os vales-cirurgia para serem operados no privado.

Águia-imperial Ibérica.
Ambiente

Nesta altura, aumenta o número de animais selvagens envenenados

25 de Fevereiro 2020

Segundo a Liga para a Proteção da Natureza, o envenenamento de animais selvagens aumenta nesta época do ano. Entre 2013 e 2019, onze águia-imperiais-ibéricas foram encontradas mortas, muitas delas no Baixo Alentejo.

Opiniões

Com o respeito por cada um, ganhamos todos

A aprovação, na generalidade, dos cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia, foi um passo de enorme importância na ampliação do respeito e da tolerância para com as diferentes mundivisões e formas de encarar a vida e a morte.

Voando sobre um ninho de cidadãos

Em tempos, António Costa sonhou e prometeu: Lisboa iria deixar de ter um aeroporto encravado em plena cidade e os terrenos da Portela seriam convertidos num novo parque urbano. Mas, no papel de primeiro-ministro, quais são efetivamente as preocupações de António Costa?

Aeroplano II

Não há economia nem empregos no colapso climático e a nossa prioridade é salvar as condições que permitam um futuro. Não vamos ficar a rir-nos enquanto constroem a nossa tragédia colectiva.

Vitalino Canas comenta os resultados das eleições europeias de 2009.
Política

Mariana Mortágua critica nomeação de Vitalino Canas, o “provedor da precariedade”

25 de Fevereiro 2020

Em artigo de opinião publicado no Jornal de Notícias, Mariana Mortágua lembra o percurso do ex-governante do PS e os seus interesses no mundo dos negócios. A deputada critica assim a sua nomeação para o Tribunal Constitucional já que era o “provedor da precariedade”, nomeado pelas empresas de trabalho temporário.

Internacional

A viragem à esquerda da Irlanda

25 de Fevereiro 2020

A Irlanda contrariou a tendência europeia com os seus eleitores a virarem profundamente à esquerda. O Sinn Féin foi o principal beneficiário, mas o partido tem grandes escolhas para fazer nos próximos meses se quiser capitalizar este avanço.

Quatro e Vinte

Tribunal suíço acaba com imposto sobre a “canábis light”

20 Fevereiro

Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica internacional — EUA, Canadá, Nepal e não só — nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

 

Bernie Sanders
Internacional

"Bernie é a verdadeira escolha feminista"

16 de Fevereiro 2020

Somos feministas e vamos votar em Bernie Sanders. Na verdade, apoiamos Sanders precisamente porque somos feministas. Por Nancy Fraser e Lisa Featherstone.

Ocre Filipe Raposo
esquerda.radio

Filipe Raposo n' Os Cantos da Casa

7 Fevereiro

Companhia do Canto Popular ― Rebento, 2019.

Stereossauro ― Bairro da Ponte, 2019.

José Afonso ― Como se fora seu filho, 1983.

Filipe Raposo ― Ocre, 2019.

Rui David ― Contraluz, 2019.

Edição nº 320, de 7 de fevereiro de 2020

Alta Voz

"Traição", José Luís Peixoto

20 Janeiro

Ouve aqui o podcast do conto "Traição", de José Luís Peixoto, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Fotogaleria

Fotos de Ana Feijão e Mariana Jesus.
André Ventura, líder do CHEGA, acumula o salário de deputado com os vencimentos de consultor da Finpartner e de comentador da Cofina. Foto de José Sena Goulão, Lusa.
Política

André Ventura mentiu ao Polígrafo

22 de Fevereiro 2020

Dossier

Manifestação anti-fascista em Londres. Dezembro de 2018.

A nova vaga de partidos de extrema-direita tem aspeto e política económica diferentes das anteriores. Agora, grande parte, é descomplexadamente liberal no seu programa, servindo dessa forma os interesses dos mais poderosos economicamente. Como o prova o Chega em Portugal. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Ouve aqui o podcast do debate "Os refugiados estão a invadir-nos?", com Miguel Duarte (Hubb - Humans Before Borders), realizado a 10 de dezembro de 2019 no Com Calma - Espaço Cultural, Lisboa.

Subscrever Newsletter