Beatriz Dias quer “derrotar possibilidade de maioria absoluta do PS”

9 horas 26 minutos atrás

Dez mil casas para habitação a custos controlados, o projeto Carris em cinco minutos e a proposta de gratuitidade nos transportes públicos, os mecanismos necessários para eliminar discriminações foram temas na entrevista da candidata bloquista à autarquia lisboeta à TSF.

Otelo merecia o luto nacional

Manchar a memória da revolução é o caminho para atacar a democracia e a liberdade. Também por isso Otelo merecia o luto nacional: o país não tem vergonha da revolução nem dos seus heróis.

Biden. Foto de Public Herald/Flickr.
Internacional

Biden: milagre ou miragem?

16 minutos atrás

A diferença entre os anúncios e a implementação dos planos de recuperação, o privilégio monetário norte-americano em que se apoiam, o seu “keyenianismo imperialista” e os entraves republicanos e patronais são abordados por Michel Husson no último artigo que publicou antes da sua morte.

Pintura mural da cara de Gramsci. Foto de  Riccardo Cuppini/Flickr.
Cultura

Gramsci: um marxismo singular, uma nova conceção do mundo

1 hora atrás

O projeto de juventude de um marxismo vivo, aberto e agente, largamente desenvolvido e profundamente reformulado, permanecerá o fio condutor das suas reflexões. A filosofia da praxis, a “nova conceção do mundo” desenvolvida nos Cadernos da Prisão opõe-se a uma compreensão esquemática e economicista do marxismo. Por Yohann Douet.

Continente. Foto da CGTP.
Sociedade

Um quarto do Continente foi vendido a um fundo de investimentos

2 horas atrás

A CVC Strategic Opportunities comprou 24,99% da Sonae MC por 528 milhões de euros. A empresa que o lidera detém participações em 73 outras empresas de todo o mundo, desde a que organiza os campeonatos de fórmula um, a Avast, conhecida pelos anti-vírus, ou o Cortefiel.

Trabalhadores judiciais numa ação de luta. Foto do Sindicato dos Funcionários Judiciais/Facebook.
Sociedade

Greve dos funcionários judiciais: sindicato contesta “serviços máximos”

3 horas atrás

Os trabalhadores do sistema judicial estão em greve segunda e terça-feira. O colégio arbitral incluiu nos serviços mínimos as diligências relativas à entrega de listas para as autárquicas. O Sindicato dos Funcionários Judiciais fala numa decisão “injusta, tendenciosa e sem respeito pelos direitos dos trabalhadores”.

Opiniões

Cabo Delgado: Santos Silva engoliu a cassete de Maputo

Augusto Santos Silva afirmou que não podia deixar passar em claro as declarações do Bloco sobre Cabo Delgado. O que não podemos deixar passar, senhor ministro, é os interesses económicos se sobreporem aos direitos humanos e a comunidade internacional continuar a assobiar para o lado.

Otelo

Por mim, não vou esquecer esta coisa miserável de negar a um símbolo, talvez o mais sincero da nossa memória, este agravo que lhe foi feito na hora da morte.

Não queremos portugueses de primeira e portugueses de segunda

Na Assembleia Legislativa da Região dos Açores, debateram-se duas iniciativas, do Bloco de Esquerda e do PSD, ambas com o mesmo teor: a eliminação do fator de sustentabilidade.

Convocar a História

Centenário Seara Nova

21 Julho

Mais do que a revista fundada em 1921, a Seara Nova foi uma corrente de pensamento, um movimento cultural e um espaço político. É sobre esta intervenção intelectual em tempos sombrios, as suas ambiguidades e contradições, que decorre a conversa com António Rafael Amaro, moderada por Fernando Rosas e Luís Trindade. 

Alta Voz

Cuba: um grito, por Leonardo Padura

26 Julho

O escritor cubano escreve sobre o que aconteceu em Cuba a 11 de julho de 2021 que considera ser "também o resultado do desespero de uma sociedade que atravessa não só uma longa crise económica e uma crise sanitária pontual mas também uma crise de confiança e uma perda de expectativas”. Um artigo lido por Belandina Vaz.

Podcast Cantos da Casa 350
Os Cantos da Casa

Rita Maria e Filipe Raposo n'Os Cantos da Casa

23 Julho

Homens do Sul ― Crónicas da flor da laranjeira, 2021.

Rita Maria & Filipe Raposo ― Live in Oslo, 2018.

Cantaril ― Por conta própria, 1985.

Paulo Tato Marinho ― Gaitas de fole em Portugal, 2017.

Cuca Roseta ― Meu, 2020.

Edição nº 350, de 23 de julho de 2021

Banco Santander Tota. Foto de Paulete Matos.
Entrevista

Despedimentos no Santander: depõem as vítimas de assédio laboral

11 de Julho 2021

O Santander Totta está a pressionar ilegitimamente e a assediar trabalhadores para impor o seu plano de despedimentos. Explicamos o que se passa e damos voz às vítimas deste processo.

Ricardo Vicente
Ambiente

“Nova PAC deve financiar transição ecológica para toda a produção agroflorestal”

11 de Julho 2021

Em plena discussão do Plano Estratégico nacional da Política Agrícola Comum, o deputado Ricardo Vicente diz ao Esquerda.net que o Governo quer continuar a política de privilégio aos grandes proprietários do sul em vez de mobilizar os fundos da PAC para desenvolver os territórios do interior com maior risco de incêndios.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Parlamento: E agora?

20 Junho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz o balanço do debate parlamentar e explica quais os próximos passos para se poder chegar à aprovação da legalização da canábis em Portugal.

Dossier

Dossier 333: Despedimentos na Altice

Na quarta-feira 21 de julho, os trabalhadores da Altice estiveram em greve contra o despedimento coletivo. A luta é pela sua dignidade e pelos seus direitos, e, no atual momento, é também a defesa dos direitos laborais e o combate à precariedade. É ainda uma batalha por uma empresa estratégica para o país.

Ler mais

O risco de giz: 7 días na Raia

visto na net

Divulgamos no esquerda.net um documentário sobre 7 dias de um lado e outro da fronteira entre a Galiza e Portugal. O canal de televisão galego Nos TV tem toda a sua programação em galego ou em português.

Agenda

31 Julho

Com Joana Mortágua (candidata à Câmara Municipal), José António Rocha (candidato à Assembleia Municipal), Luís Filipe Pereira (candidato à JF de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas), Fátima Marras (candidata à JF de Laranjeiro e Feijó), Fausto d'Alva (candidato à JF da Caparica e Trafaria), Joana Sales (candidata à JF da Costa da Caparica) e Hélio Girão (candidato à JF de Charneca da Caparica e Sobreda). Mais informações
Almada, junto à Praça São João Batista, 9h00

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Organização do Centro Português de Fotografia. Terça a sexta entre as 10h00 e as 18h00; sábados, domingos e feriados entre as 15h00 e as 19h00. Mais informações
Porto, Antiga Cadeia da Relação, à Cordoaria. 

Uma iniciativa organizada em parceria com a Associação Cultural LANDRA e a Associação Porta-Jazz, dedicada a música tradicional. Mais informações
Paredes de Coura, várias localizações e horários. 

Organização de Cão Danado, com Thamiris Carvalho. Mais informações.
Vila Nova de Famalicão, Anfiteatro do Parque da Devesa, 10h30

Mais informações
Lisboa, Museu Nacional do Traje, 10h30

Para crianças a partir dos seis anos. Participação gratuita com inscrição obrigatória. Mais informações.
Estremoz, Centro Ciência Viva, 10h30. 

Com Pedro Filipe Soares (deputado do Bloco de Esquerda), Tiago Grosso (candidato à Câmara Municipal) e Carlos Martins (candidato à Assembleia Municipal). Mais informações
Loulé, Parque Municipal, 11h00

Varazim Teatro pela Companhia Certa. Criação e encenação Gonçalo Guerreiro com interpretação Eduardo Faria, Joana Luna e Joana Soares. Mais informações
Maia, Quinta da Caverneira, 11h00

Com José Gusmão (eurodeputado do Bloco de Esquerda), José Maria Cardoso (deputado do Bloco de Esquerda) e Manuel Gomes Pereira (candidato à Assembleia Municipal). Mais informações
Esposende, Largo Fonseca Lima, 11h30

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Subscrever Newsletter