Os “Luanda Leaks” vieram expor a forma como Isabel dos Santos e Sindika Dokolo construíram o seu império financeiro, em boa parte graças ao financiamento público resultante da influência política de José Eduardo dos Santos. Os negócios, ruinosos para o Estado angolano, serviram para criar a primeira bilionária africana. Dossier organizado por Luís Branco.

Neste dossier, mostramos a origem dos Luanda Leaks, o papel das maiores auditoras mundiais na legitimação dos negócios de Isabel dos Santos, os laços da filha do ex-presidente com a elite económica portuguesa e a galeria de políticos portugueses envolvidos nos negócios angolanos. Recordamos a biografia do ex-presidente Eduardo dos Santos e publicamos a opinião de Mariana Mortágua.

Ler Mais

Luanda leaks: “Justiça e governo portugueses devem agir rapidamente”

27 de Janeiro 2020

Em entrevista ao Porto Canal, Catarina Martins alertou para a urgência de o governo português agir face às participações de Isabel dos Santos em empresas estratégicas portuguesas, defendendo que solução devia ser negociada com governo angolano e que essas empresas ganhavam em ter controle público.

468633037142839

entrevistas

Fernando Rosas considera importante "lembrar a memória do Holocausto e o que se passou em Auschwitz" para combater as "novas expressões desse passado".

Centro Português de Fotografia‎ na antiga Cadeia da Relação, onde estão parte das obras de arte da coleção estatal SEC.
Cultura

O Estado não conhece o paradeiro de cerca de cem obras de arte suas

27 de Janeiro 2020

Mais de 90 obras de arte contemporânea pertencentes ao Estado estão em paradeiro incerto segundo a Direção Geral do Património Cultural. Muitas desde 1992. A ministra da Cultura diz que desde os anos 2000 foram criadas “comissões e grupos de trabalho para fazer o inventário da coleção do Estado.”

Bloco de Esquerda quer que o Conselho Regulador da ERC preste esclarecimentos com urgência sobre o registo de sites de desinformação como órgãos de comunicação social fidedignos
Política

Bloco quer esclarecimentos sobre registo de sites de desinformação

27 de Janeiro 2020

O Bloco de Esquerda entregou um requerimento no parlamento para que o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) preste esclarecimentos com urgência sobre o registo de sites de desinformação como órgãos de comunicação social fidedignos.

Sociedade

Grupo Trofa Saúde controla idas às casas de banho diz sindicato

27 de Janeiro 2020

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte acusa o Grupo Trofa Saúde de controlar as idas à casa de banho dos trabalhadores do seu call center. Foi até afixado um quadro com o tempo que cada um gastou nas suas pausas.

Internacional

Independentistas catalães dividem-se sobre retirada do mandato a Quim Torra

27 de Janeiro 2020

Os dois partidos que formam o governo da Catalunha não se entendem sobre a retirada do mandato de deputado ao presidente do governo. Sessão parlamentar foi atribulada e teve de ser suspensa.

Opiniões

Agradecimento a quem fala com voz grossa em Angola

Isabel dos Santos é hoje investigada em Angola a propósito da cruel realidade de “uma acumulação primitiva de capital” por uma oligarquia.

Ainda o caso de Cláudia Simões e a autoridade da polícia

Já quase tudo foi dito e ainda assim vale a pena insistir. O caso de Cláudia Simões obriga-nos a olhar de frente para muitos problemas graves por resolver no nosso país.

Não se façam de mortos

Há um novo desporto em Portugal que, sendo praticado por boa parte das elites do poder financeiro português, corre o risco de se transformar em competição olímpica.

Miguel Relvas, Paulo Portas, Carlos César e Jerónimo de Sousa. Em fundo: José Eduardo dos Santos
Artigos dossier

Que diziam os partidos sobre a cleptocracia instalada em Angola?

25 de Janeiro 2020

No final da guerra civil, Angola tornou-se uma terra de grandes oportunidades para alguns. Nessa altura, as críticas da direita e do PS ao regime do MPLA foram substituídas pelos convites ao investimento da elite económica angolana. O PCP manteve-se fiel ao MPLA e só o Bloco apontou sempre o dedo aos cleptocratas do regime. Artigo de Luís Branco.

Mário Tomé no Fórum Socialismo 2020 - Foto de Paula Nunes
Sociedade

Mário Tomé, “o grande resistente”

25 de Janeiro 2020

Pedimos o título de empréstimo, pois era assim que o escritor Baptista Bastos chamava a Mário Tomé. O militar de Abril e dirigente político é homenageado este sábado em Lisboa, a propósito dos 40 anos da sua primeira eleição como deputado. Por Carlos Santos

Aldina Duarte
esquerda.radio

Aldina Duarte n' Os Cantos da Casa

26 Janeiro

Aldina Duarte ― Roubados, 2019.

Xave ― Finalmente, 2019.

Vitorino ― Flor de la mar, 1983.

Fernando Lopes-Graça ― Integral da obra para guitarra, 2004.

Caio ― Mundo incerto, 2018.

Edição nº 319, de 24 de janeiro de 2020

Quatro e Vinte

Bernie Sanders promete legalizar canábis nos primeiros 100 dias do mandato

20 Janeiro

O candidato à nomeação democrata para as presidenciais norte-americanas apresentou o seu plano para regular a canábis a nível federal. Saiba mais nesta edição do Quatro e Vinte.

Alta Voz

"Traição", José Luís Peixoto

20 Janeiro

Ouve aqui o podcast do conto "Traição", de José Luís Peixoto, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Dossier

Garantir o direito a um envelhecimento com qualidade e emancipado exige o combate à estigmatização da velhice e políticas públicas em conformidade em áreas como a saúde, a habitação, os rendimentos e o trabalho. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais
Apresentação do livro Sinais de Vida - Cartas da Guerra 1961-1974, de Joana Pontes. Foto de Mariana Carneiro.
Artigos dossier

“A Guerra Colonial através da correspondência de quem a viveu”

26 de Janeiro 2020

Na passada terça-feira, o Museu do Aljube foi palco da apresentação do livro Sinais de Vida - Cartas da Guerra 1961-1974, de Joana Pontes, que deu corpo a uma das mais recentes investigações sobre a Guerra Colonial. Este trabalho tem como base milhares de cartas que militares enviaram ou receberam durante o conflito. Por Mariana Carneiro.

Ouve aqui o podcast do debate "Os refugiados estão a invadir-nos?", com Miguel Duarte (Hubb - Humans Before Borders), realizado a 10 de dezembro de 2019 no Com Calma - Espaço Cultural, Lisboa.

Subscrever Newsletter