Nas últimas semanas, estivemos a olhar para a história da censura literária em Portugal, focando-nos nas obras das autoras que a PIDE censurou. Neste dossier, podemos ver análises de todas essas obras - um total de 21, escritas por 9 autoras.

O Esquerda.net quis fazer um estudo sobre as escritoras portuguesas que foram censuradas pelo Estado Novo. Não houve uma relação hierárquica entre as obras, e por isso a análise foi indiferente ao cânone. O objetivo era analisar as condições de produção e de receção das obras. Em 21 obras de apenas 9 autoras, encontramos peças como A Magrizela (Maria da Glória), Novas Cartas Portuguesas (três Marias), O encoberto (Natália Correia), Pigalle (Nita Clímaco), Auto da Família (Fiama Hasse Pais Brandão), Casa sem pão (Maria Archer), ou Famintos (Carmen Figueiredo).
Dossier organizado por Ana Bárbara Pedrosa.

Ler Mais

“Governo troca objetivos de valorização de rendimentos pelo superávit”

10 de Dezembro 2019

Este terça-feira, no debate quinzenal, Catarina Martins reafirmou os pontos principais do Bloco para o Orçamento do Estado e as medidas que defende para combater a corrupção, relembrou a contestação às dragagens de Setúbal e o subfinanciamento da cultura.

Vigília pelo Sado, iniciativa promovida pela SOS Sado contra as dragagens, Setúbal 8 de dezembro de 2019 – Foto de Rui Minderico
Ambiente

Tribunal suspende provisoriamente dragagens no Sado

10 de Dezembro 2019

Tribunal de Almada não decretou providência cautelar apresentada pela SOS Sado, mas suspendeu provisoriamente o início das dragagens no Sado. Administração do porto de Setúbal vai contestar. Bloco de Esquerda quer suspender o processo.

Isabel Lourenço, ativista dos direitos humanos, expulsa por autoridades marroquinas - Foto retirada do jornal Tornado
Política

Marrocos expulsa ativista portuguesa dos direitos humanos

10 de Dezembro 2019

Isabel Lourenço é também repórter do jornal Tornado e foi expulsa dos territórios ocupados do Sahara Ocidental pelas autoridades de Marrocos. Ao esquerda.net, José Manuel Pureza declara que expulsão “é um ato grave, que merece a mais firme reprovação”. Bloco questiona Governo.

Revolta na Praça Tahrir, no Egito, 2012.
Internacional

Vivemos uma crise do modelo patrimonialista e neoliberal do mundo árabe

10 de Dezembro 2019

Nesta primeira parte da entrevista de Gilbert Achcar à Marxist Left Review, o autor mostra a especificidade do neoliberalismo autoritário árabe e reflete sobre o caráter estrutural da crise que acontece nesta região do mundo. “As revoluções sobreviventes no Médio Oriente e Norte de África (parte um)”.

Ativistas indígenas à porta da COP25
Ambiente

Ativistas em protesto à porta da COP25

10 de Dezembro 2019

A denúncia da presença do lóbi dos combustíveis fósseis nas negociações da cimeira e a resposta ao assassinato de dois líderes indígenas brasileiros deram o mote a vários protestos à margem da cimeira do clima em Madrid.

Opiniões

Redução Tarifária nos Transportes Públicos - o caminho que falta percorrer

Em 2019 operou-se uma revolução no sistema tarifário de transporte público em Portugal, com o Programa de Apoio à Redução Tarifária. Ao mesmo tempo apontamos o que, já na altura, considerámos que poderiam ser obstáculos ou problemas por resolve.

Regionalização I: adiar (outra vez) ou avançar?

O Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses colocou o tema da Regionalização na agenda política e “obrigou” António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa a assumirem posições.

Monte dos Burgos, 116 - Igualdade, Justiça e Solidariedade Social

O Lar Monte dos Burgos é a nível nacional a única Estrutura Residencial para Idosos pública e dispõe de Apoio Domiciliário durante os sete dias da semana.

Política

“É estranho que um turista pague 6% de IVA num hotel e quem cá vive pague 23% pela sua eletricidade”

7 de Dezembro 2019

Em entrevista ao esquerda.net, Mariana Mortágua fala das propostas do Bloco para o próximo Orçamento do Estado. A descida da taxa máxima do IVA sobre a eletricidade e o investimento nos serviços públicos são as prioridades nas negociações com o governo.

Internacional

Uruguai no século XXI: Nada nos é estranho

5 de Dezembro 2019

O sociólogo uruguaio Julio Calzada descreve neste artigo para o esquerda.net a ascensão e queda do ciclo político progressista no seu país. E tira algumas lições da derrota do candidato da esquerda nas eleições do mês passado.

Quatro e Vinte

Governo da Nova Zelândia já tem proposta para legalizar canábis em 2020

4 Dezembro

Esta edição do podcast Quatro e Vinte traz as principais notícias da atualidade canábica internacional.

esquerda.radio

A morte de José Mário Branco

29 Novembro

Edição nº 316, de 29 de novembro de 2019

Alta Voz

"O fracasso histórico do capital", Alejandro Nadal

9 Dezembro

Ouça aqui o texto "O fracasso histórico do capital", de Alejandro Nadal, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Dossier

Neste dossier ouvimos ambientalistas, divulgamos o manifesto da contracimeira e promovemos o debate sobre alternativas. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

11 Dezembro

Com a participação de Inês Maria Meneses (Radar / Expresso / Antena 1). Ver evento de facebook.
Lisboa, Tigre de Papel - Rua de Arroios, nº 25, 18h30.

Ouve aqui o podcast do comentário que José Manuel Pureza fez ao filme "Gaza", de Andrew McConnell e Garry Keane.

 

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.