Plenário de trabalhadores da RTP aprova greves setoriais

12 de Dezembro 2018

A lutam é pela atualização salarial dos trabalhadores do quadro e pela regularização dos precários. No mês passado, um plenário juntou trabalhadores efetivos e precários e aprovou um caderno reivindicativo, mas a administração não respondeu positivamente.

O amor aos procedimentos

Se estas vacinas já foram aprovadas pelo Infarmed há vários anos, se já estão em utilização em tantos países, se já são prescritas pelos Pediatras a nível individual, que estudos está a DGS a fazer para as incluir no Plano?

Política

Regresso do Hospital de Braga à esfera pública "é o único caminho a seguir"

12 de Dezembro 2018

De acordo com o Bloco, o fim da Parceria Público Privada (PPP) entre o Estado e o Grupo Mello Saúde “é a única forma de garantir os critérios de qualidade na prestação de cuidados de saúde".

Sociedade

Trabalhadores dos supermercados avançam para greve a 24 de dezembro

12 de Dezembro 2018

Trabalhadores do Setor dos Supermercados, Hipermercados, Armazéns, Logísticas e lojas especializadas da Grande Distribuição marcaram uma paralisação para a véspera de Natal contra os salários de miséria e os atentados aos seus direitos.

Internacional

Theresa May vê aprovada moção de confiança

12 de Dezembro 2018

A Câmara dos Comuns aprovou esta quarta-feira, com 200 votos a favor e 117 contra, a moção de confiança à líder conservadora e primeira-ministra, Theresa May. Em atualização.

Joana Mortágua, acompanhada por outros deputados do Bloco de Esquerda e por autarcas do partido, esteve no cais do Seixal, para falar sobre a situação do transporte fluvial entre a Margem Sul e Lisboa
Política

Bloco exige investimento no transporte fluvial do Tejo

12 de Dezembro 2018

No Seixal, Joana Mortágua criticou as supressões de carreiras fluviais, denunciou o desinvestimento ao longo de anos neste transporte, lembrou que a atual maioria impediu a privatização da Transtejo e Soflusa e exigiu “investimento para que haja barcos com qualidade e sem atrasos”.

Política

“Défice zero não é sustentável nem responsável”

11 de Dezembro 2018

Catarina Martins exorta António Costa a “resolver problemas, em vez de os adiar” e alerta para os “défices do país”, que são mais importantes do que a “corrida do défice com Bruxelas”.

Mais Esquerda

Trabalho sexual: como assegurar direitos e proteção social

12 Dezembro

Podcast da sessão no 4º Encontro Feminista "Insubmissas", com intervenções de Carla Fernandes, Alexandra Oliveira, Melina Antunes e a moderação de José Soeiro.

Opiniões

Resgatar saltimbancos da exploração laboral

A petição pública “Pela maior regulação e fiscalização da atividade do artista de circo e promoção de políticas públicas culturais que promovam o circo tradicional” é um ato de coragem.

A primeira salva da campanha eleitoral: vacinas

Há dias em que o respeito pelos doentes vale mais do que o parecer do Ministério das Finanças, a única razão técnica que manda em Portugal.

Ryanair - o fascínio pelo abismo

Há um fascínio entre políticos regionais pela Ryanair, como se esta fosse a solução para os nossos problemas de mobilidade aérea, nota-se uma disputa entre PS, PSD e CDS para ver quem é o maior fã.

Alta Voz

A China dissidente

10 Dezembro

Ouve aqui o artigo "A China dissidente" de Carlos Carujo.

Internacional

COP24: o nosso planeta não é uma mercadoria

6 de Dezembro 2018

A conferência das Nações Unidas sobre o clima está a decorrer na Polónia. Neste artigo, Marisa Matias, Jens Holm, Søren Søndergaard, Xabier Benito e Younous Omarjee alertam que a arquitetura europeia permite que lobistas imponham as suas preferências antiambientais.

Quatro e Vinte

Bloco vai insistir com proposta de legalização da canábis

4 Dezembro

O Luxemburgo será o primeiro país da UE a legalizar a canábis para uso recreativo. Em Portugal, o Bloco organiza uma audição pública no próximo dia 18 para discutir um modelo de legalização para Portugal. Ouça isto e muito mais nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Entrevista

A China dissidente - parte 1

4 de Dezembro 2018

Jovens comunistas, a minoria muçulmana, novos pobres urbanos, LGBTQ+, feministas, grevistas e sindicalistas. São uma China diferente, tão longe das imagens orientalistas ocidentais quanto dos discursos oficiais.

Dead Combo nos Cantos da Casa
esquerda.radio

Dead Combo n' Os Cantos da Casa

29 Novembro

Vozes da Rádio ― Canções do homem comum ― Vol. II, 2018.

Dead Combo ― Odeon Hotel, 2018.

Luís Cília ― Cancioneiro, 1982.

Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras ― Sérgio Azevedo, 2015.

Señoritas ― As saudades que eu não tenho, 2018.

Edição nº 292, de 29 de novembro de 2018

Dossier

Jair Bolsonaro. Foto de Marcelo Camargo - Agência Brasil

A menos de um mês da posse do ultradireitista Jair Bolsonaro na Presidência da República do Brasil, oferecemos neste dossier do Esquerda.net um painel que procura refletir o que se diz na esquerda brasileira sobre o resultado até certo ponto inesperado das eleições presidenciais. Dossier organizado por Luis Leiria.

Ler mais

Agenda

13 Dezembro

Ver evento de facebook.
Setúbal, Teatro Estúdio Fontenova - Rua Dr. Sousa Gomes nº11 (4ª às 19h | 5ª e 6ª às 21h | Sáb. às 16h e às 21h).

Iniciativa do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina e da Editora Flâneur. Apresentação por Júlio de Magalhães, antigo dirigente do MPPM, investigador de assuntos árabes e islâmicos e profundo conhecedor da obra de Darwich. Ver convite.
Lisboa, Assembleia da República – Biblioteca Passos Manuel (A entrada faz-se pela recepção lateral do Palácio de São Bento), 17h30.

Com a presença de Júlio Machado Vaz. Organização: Grupo + 60 do Bloco de Esquerda. Entrada livre. Ver evento de facebook.
Porto, Fórum Mira, Rua Miraflor, 55, 18h.

Rui Viana Pereira vai lançar o debate apresentando as suas reflexões críticas sobre as opções de financiamento e fiscais tomadas no OE 2019. Coordenação Simone Tulumello (ICS-Ulisboa). Ver evento de facebook.
Lisboa, Habita - Rua dos Anjos 12 F, 18h20.

Ver evento de facebook.
Lisboa, Espaço Nimas, 18h, 20h, 22h.

Melhor Disco de Fado 2017: "Camané canta Marceneiro". Entrada livre, sujeita à lotação da sala. Reservas: comunicacao@museudofado.pt ou 21 882 34 70. 
Lisboa, Museu do Fado - Auditório, 19h.

Pelo Tranvía Teatro (Saragoça, Espanha). Espectáculo falado em castelhano. Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30.

Com Maria Manuela Rola (deputada do Bloco), Bruno Martins, eleito do Bloco na Assembleia Municipal de Évora) e Alexandra Moreira (Advogada e Presidente da Associação de Direito Animal EMPTY CAGES). Moderação de Graciano Leitão (ativista local). Ver cartaz.
Évora, sede do Bloco de Esquerda – Alcárcova de Baixo, 45, 21h30.

Subscrever Newsletter