Bloco apresenta propostas para reforçar direitos das pessoas com deficiência

12 de Dezembro 2019

Entre as propostas está a isenção do pagamento de propinas nos três ciclos do ensino superior e a fixação de um prazo para o acesso a produtos de apoio, como próteses, cadeiras de rodas ou fraldas.

Sexo frágil

Basta ouvirmos a expressão “sexo frágil” para imediatamente pensarmos numa mulher ou num conjunto de mulheres. Acontece automaticamente. E nesta expressão subjaz, implícita, a ideia de que o outro sexo será o forte.

Fotografia: www.wyomingpublicmedia.org

Venda global de armas: empresas norte-americanas reforçam domínio

9 minutos atrás

Em 2018, os Estados Unidos viram aumentado o seu domínio no comércio global de armas, tendo as vendas chegado aos 222,3 mil milhões de euros. A informação é de um relatório do Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo, que não inclui dados da China.

Dirigentes da Frente Comum em conferência de imprensa. Outubro de 2019.
Sociedade

Frente Comum abandona negociações com governo porque proposta do governo “é um insulto”

58 minutos atrás

A proposta de aumentos para a Função Pública “é um insulto”, considerou Ana Avoila, dirigente da Frente Comum. Os sindicalistas saíram por isso da reunião com o governo.

Boris Johnson no seu círculo eleitoral. Dezembro de 2019. Foto de Lusa/EPA/WILL OLIVER

Maioria absoluta para Boris Johnson avançar com Brexit

1 hora atrás

Os conservadores britânicos alcançaram maioria absoluta nas eleições desta quinta-feira. A indefinição trabalhista quanto ao Brexit foi decisiva para o pior resultado do pós-guerra. Agora a saída do Reino Unido da União Europeia é “irrefutável” diz Johnson. Corbyn foi desafiado a deixar o lugar para o partido virar ao centro.

Salam Aldeen numa operação de resgate em 2016.

Polícia grega volta a deter fundador de ONG que apoia migrantes

12 de Dezembro 2019

O fundador da ONG dinamarquesa Team Humanity, que ajuda no resgate e apoio aos migrantes e refugiados na ilha de Lesbos, foi detido e pode vir a ser deportado do país.

Entrevista na RTP3
Política

Descida do preço da luz “não pode ser simbólica”

12 de Dezembro 2019

Em entrevista à RTP, Catarina Martins falou das negociações para o próximo Orçamento e criticou a proposta do governo para os salários da função pública: “0.3% não é aumento, não se vê, não existe”, afirmou a coordenadora do Bloco.

Opiniões

Mais aviões em Lisboa, não – Portela+Montijo não é solução

A luta contra o alargamento do aeroporto da Portela, em Lisboa, e a construção de um aeroporto civil sobre a actual base aérea do Montijo começa a ganhar novos contornos.

A crise climática é uma crise política

Entre acreditar em alterações climáticas e defender acções concretas que permitam resolvê-las há ainda muita diferença. A crise climática é uma crise política e não estamos todos do mesmo lado.

Há pessoas que são estrangeiras no seu próprio país

Muitos filhos e filhas de imigrantes, apesar de aqui terem nascido, continuam sem aceder à nacionalidade portuguesa, vendo-se assim privados de direitos fundamentais de cidadania.

Entrevista

“É estranho que um turista pague 6% de IVA num hotel e quem cá vive pague 23% pela sua eletricidade”

7 de Dezembro 2019

Em entrevista ao esquerda.net, Mariana Mortágua fala das propostas do Bloco para o próximo Orçamento do Estado.

Sydney Possuelo: 42 anos a viver no mato.

Os povos indígenas são fundamentais na defesa da Amazónia

8 de Dezembro 2019

Em entrevista ao Esquerda.net, o antropólogo e indigenista Sydney Possuelo afirma que os índios passam por uma situação muito difícil no Brasil devido à política nefasta de Bolsonaro, que esvaziou a Funai para lhe retirar a possibilidade de agir contra as invasões dos territórios indígenas. Por Luis Leiria.

Quatro e Vinte

Governo da Nova Zelândia já tem proposta para legalizar canábis em 2020

4 Dezembro

Esta edição do podcast Quatro e Vinte traz as principais notícias da atualidade canábica internacional.

esquerda.radio

A morte de José Mário Branco

29 Novembro

Edição nº 316, de 29 de novembro de 2019

Alta Voz

"O fracasso histórico do capital", Alejandro Nadal

9 Dezembro

Ouça aqui o texto "O fracasso histórico do capital", de Alejandro Nadal, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

“Mais aviões não”: sábado há concentração no aeroporto de Lisboa

12 de Dezembro 2019

Um grupo de associações convocam para este sábado às 15h uma concentração de protesto contra a intenção do governo de quase duplicar o número de movimentos de aviões na região de Lisboa.

Dossier

Nas últimas semanas, estivemos a olhar para a história da censura literária em Portugal, focando-nos nas obras das autoras que a PIDE censurou. Neste dossier, podemos ver análises de todas essas obras - um total de 21, escritas por 9 autoras. Dossier organizado por Ana Bárbara Pedrosa.

Agenda

Ouve aqui o podcast da comunicação “Colonialismo e anti-colonialismo no Estado Novo: mitologias persistentes”, de Fernando Rosas.

Subscrever Newsletter