Catarina critica diminuição de testagem porque “não são anúncios que controlam a pandemia”

1 hora 16 minutos atrás

Na apresentação da candidatura bloquista a Salvaterra de Magos, Catarina Martins salientou que “a pandemia não está ainda ultrapassada” defendendo que toda a gente tem direito à vacina e criticando a diminuição dos números da testagem em Portugal.

Dar o dito por não dito

Em agosto de 2019, um parecer da TERAMB, que gere a incineradora da Terceira, considerava que a incineradora projetada para a ilha de São Miguel estava sobredimensionada. Meses mais tarde, a TERAMB aponta o contrário. Afinal o que mudou desde então?

Sociedade

CTT exigem 67 milhões de euros ao Estado

11 horas atrás

A empresa iniciou um processo de arbitragem, reclamando 44 milhões de euros pela decisão unilateral de prorrogação do contrato de concessão, a que acrescem mais 23 milhões de euros em compensações pelos impactos da pandemia de covid-19.

Cultura

Proposta de Estatuto do Profissional da Cultura promove precariedade, acusa sindicato

2 horas atrás

Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos – CENA-STE acusa o governo de pretender “instituir por muitos anos a manutenção, naturalização e legalização da precariedade, da instabilidade e da insegurança no trabalho artístico e cultural”.

Ajuda de emergência da Unicef à população do Tigray. Fevereiro de 2021. Foto de UNICEF Ethiopia/Flickr.
Internacional

Centenas de milhares de pessoas passam fome no Tigray

3 horas atrás

A província da Etiópia continua a ser fustigada pelos conflitos. Mais de 90% da população necessita de ajuda alimentar internacional, 350.000 passam mesmo fome, um número que continua a crescer, e há dois milhões de deslocados. As equipas de trabalhadores humanitários queixam-se de falta de acesso à região e de vários abusos.

Internacional

Cabo Delgado: “As mulheres são totalmente despojadas da sua dignidade”

5 horas atrás

Conceição Osório, responsável pela área de investigação na WLSA Moçambique, fala sobre as consequências da radicalização religiosa na vida das mulheres e explica por que é que o impacto da exploração dos recursos naturais as atinge de forma mais gravosa. Por Mariana Carneiro.

Opiniões

A fraude da eficiência das PPP

Ao selecionarem doentes ou afastarem aqueles cujo tratamento é mais caro, as empresas privadas melhoram os lucros. Só que não respeitam a igualdade de tratamento no SNS.

O regresso de Schäuble

Se a desonestidade de Schäuble é importante de notar e desmontar, pois será disciplinadamente papagueada pelos austeritários nacionais, a sua preocupação com as desigualdades só pode ser entendida como uma piada de mau gosto.

Filha da Guerra

A melhor forma de evocar o meu pai e de lidar com os meus estilhaços, é combater uma das mais flagrantes heranças coloniais: o racismo estrutural. E é desconstruir a narrativa da extrema-direita em todos os espaços da nossa vida. Esta é a urgência a que eu devo, a que devemos saber responder.

Convocar a História

Bento de Jesus Caraça

9 Junho

Nascido há 120 anos, a 18 de abril de 1901, em Vila Viçosa, Bento de Jesus Caraça deixou-nos uma obra invulgar, marcada por um profundo empenho cultural e político. No episódio do podcast desta semana, Fernando Rosas e Mariana Carneiro conversam com a professora universitária e investigadora Helena Neves sobre este homem ímpar da nossa História. Conversa com Helena Neves, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro. 

Alta Voz

Como o desconfinamento do povo de Lisboa deu início à revolução

7 Junho

Apesar dos apelos do MFA, o povo saiu à rua no dia de 25 de Abril de 1974 e isso foi fundamental para a vitória da revolução. É o que defende António Louçã neste artigo lido por Carlos Carujo.

Quatro e Vinte

“É tempo de dar um passo em frente na política de drogas”

4 Junho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz a antevisão do debate parlamentar da próxima semana sobre a legalização da canábis para uso pessoal.

Gilbert Achcar. Foto: esquerdaonline.com.br.
Internacional

Reflexões de um anti-imperialista depois de dez anos de debate

5 de Junho 2021

O que significa ser anti-imperialista neste novo ambiente internacional? É a questão que se coloca o investigador Gilbert Achcar nesta entrevista em que fala da sua posição sobre os conflitos na Líbia e na Síria e rebate as críticas dos que chama "neo-campistas".

Os Cantos da Casa

Retrospetiva de 1985 n' Os Cantos da Casa

29 Maio

“Águas Passadas Que Movem Moinhos”

Retrospetiva de 1985.

Edição nº 346, de 29 de maio de 2021

Entrevista

Cabo Delgado: "É preciso parar a guerra"

28 de Maio 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, o historiador Yussuf Adam diz que, “naturalmente, a situação em Cabo Delgado tem a ver com o imperialismo e com o capitalismo”. E alerta que, independentemente das discussões ideológicas, "se não pararmos a guerra, não teremos nenhum sucesso”. Por Mariana Carneiro.

Ilustração de Sara Wong em Outras Palavras.
Sociedade

O vírus capitalista do cansaço incessante

30 de Maio 2021

A sociedade neoliberal é a sociedade do cansaço fundamental. A Covid-19 aprofunda as suas falhas sociais patológicas. O coronavírus podia ser chamado de vírus do cansaço. Mas também pode ser visto como um apelo a mudar de vida, mudando radicalmente a sociedade. Por Byung-Chul Han.

Dossier

Num contexto em que as Plataformas Digitais de Trabalho se apresentam como os novos balões de ensaio para a precarização extrema do trabalho, afigura-se inadiável o debate sobre a regulação e regulamentação do setor e os desafios no que respeita à organização coletiva dos trabalhadores. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

Fotogaleria

Bandeira do SPD alemão. Foto de SPD-Bundestagsfraktion/Flickr.
Internacional

Para onde foi a social-democracia?

29 de Maio 2021

O abraço da social-democracia ao social-liberalismo é em última instância reflexo da transição do capitalismo fordista para o capitalismo neoliberal. Ao encarregar-se de políticas de orientação neoliberal, a social-democracia destruiu gradualmente a sua pretensão de representar uma alternativa. Por Michel Husson.

Judith Butler. Foto de Andrew Rusk/Flickr.
Internacional

Butler: O futuro da pandemia num mundo desigual

26 de Maio 2021

Nestes tempos pandémicos, ar, água, teto, roupas e o acesso à saúde são focos de angústia coletiva. Todos eles já estavam ameaçados pelas alterações climáticas. O facto de alguém viver ou não uma vida vivível não é uma mera questão existencial privada, mas uma questão económica urgente. Por Judith Butler.

Agenda

12 Junho

Organização: Ephemera e CIES – ISCTE. Ver cartaz.
Lisboa, ISCTE – Sala de Exposições, Edifício II, 10h00 às 18h00.

Por José Gil, da companhia S.A. Marionetas. Teatro e oficina de manipulação de robertos, para crianças com mais de seis anos. Sessão gratuita com inscrição obrigatória. Mais informações
Vila Nova de Gaia, Largo Fonte da Colher (Rua de Miragaia, 131-137), 10h00 e 14h00.

"IXÉ YGARA VOLTANDO PRA ' Y'KÛÁ" (sou canoa voltando pra enseada do rio), de Ellen Lima, pela Editora Urutau e "Pra que roam os cães nessa hecatombe", de Manuella Bezerra de Melo, pela Macabéa Edições. Mais informações
Braga, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Rua de São Paulo, 1), 11h00

"IXÉ YGARA VOLTANDO PRA ' Y'KÛÁ" (sou canoa voltando pra enseada do rio), de Ellen Lima, pela Editora Urutau e "Pra que roam os cães nessa hecatombe", de Manuella Bezerra de Melo, pela Macabéa Edições. Mais informações
Braga, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Rua de São Paulo, 1), 11h00

Pela companhia de teatro Marionetas do Porto. Mais informações
Porto, Teatro de Belomonte (Rua de Belomonte, 61), 16h00 e 17h00

Criação Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema. Ver evento de Facebook.
Lisboa, Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II (Praça D. Pedro IV). Quarta a sábado às 19h30; domingo às 16h30. 

Com Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda. Mais  informações
Salvaterra de Magos, Jardim da Praça da República, 17h30

Pelo grupo de acção teatral "A Barraca". Texto de Anton Tchekov, encenação e dramaturgia de Maria do Céu Guerra,  música de Maestro António Vitorino de Almeida e interpretação de Rúben Garcia, Maria do Céu Guerra, João Maria Pinto, Adérito Lopes, Rita Soares, Sergio Moras, Samuel Moura, Teresa Mello Sampayo, Susana Alves Costa e João Teixeira. Mais informações
Lisboa, Teatro "A Barraca" (Largo de Santos, 2), 19h30.

De Cláudia Andrade com participantes de Campanhã. Mais informações.
Porto, Associação Nun'Álvares de Campanhã (Travessa Corujeira de Baixo, 140), 21h00
 

Com Le Tresor des Iles Chiennes. Mais informações
Guimarães, Instituto de Design (Rua da Ramada 52), 21h30.

Subscrever Newsletter