Nas últimas semanas, estivemos a olhar para a história da censura literária em Portugal, focando-nos nas obras das autoras que a PIDE censurou. Neste dossier, podemos ver análises de todas essas obras - um total de 21, escritas por 9 autoras.

O Esquerda.net quis fazer um estudo sobre as escritoras portuguesas que foram censuradas pelo Estado Novo. Não houve uma relação hierárquica entre as obras, e por isso a análise foi indiferente ao cânone. O objetivo era analisar as condições de produção e de receção das obras. Em 21 obras de apenas 9 autoras, encontramos peças como A Magrizela (Maria da Glória), Novas Cartas Portuguesas (três Marias), O encoberto (Natália Correia), Pigalle (Nita Clímaco), Auto da Família (Fiama Hasse Pais Brandão), Casa sem pão (Maria Archer), ou Famintos (Carmen Figueiredo).
Dossier organizado por Ana Bárbara Pedrosa.

Ler Mais

"Existirem pessoas que são estrangeiras no seu próprio país é um absurdo"

9 de Dezembro 2019

Em visita à Escola Básica 1 do Castelo, em Lisboa, Catarina Martins lembrou que muitas das crianças desta escola, que nasceram em Portugal e não conhecem outro país, são consideradas estrangeiras. Quarta-feira vai ser discutida alteração à Lei da Nacionalidade.

Cultura

Pátria: personagens que, abarcando o mundo à volta, quase o sonegam

9 de Dezembro 2019

O conflito não passa para segundo plano, porque é inerente ao eixo central da acção, mas o leitor perde-se nas vidas das personagens, montadas enquanto gente, não enquanto engrenagem da narrativa. As feridas que as décadas foram largando pelos anos vão aparecendo aos poucos, atando as pontas, construindo uma constelação em cada personagem. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Ambiente

Associações europeias dizem que UE falhou na proteção contra poluição química

9 de Dezembro 2019

Associações europeias afirmam que há uma poluição química “séria e crescente” e temem que Ursula von der Leyen não assuma o compromisso público com uma meta de “poluição zero”.

Sociedade

Autoridade da Concorrência quer mudanças nas fidelizações de contratos de telecomunicações

9 de Dezembro 2019

A AdC recomenda oito alterações nas fidelizações dos contratos de telecomunicações que tornem os consumidores mais livres na sua escolha. Em causa está, nomeadamente, permitir que a mudança de morada seja justificação para cancelar o contrato sem qualquer penalização.

Internacional

Turquia: Carga policial contra mulheres que cantavam “Um violador no teu caminho”

9 de Dezembro 2019

Centenas de mulheres concentraram-se em Istambul para cantar a música do grupo feminista chileno LasTesis. A polícia turca carregou várias vezes para dispersar as manifestantes e deteve seis mulheres, argumentando que a letra da canção, que denuncia a violência patriarcal, é “inaceitável”.

Opiniões

Monte dos Burgos, 116 - Igualdade, Justiça e Solidariedade Social

O Lar Monte dos Burgos é a nível nacional a única Estrutura Residencial para Idosos pública e dispõe de Apoio Domiciliário durante os sete dias da semana.

Vergonha

Há quase dez anos, entrei pela primeira vez em Gaza. O bloqueio persistia e, depois de muitas horas de espera, do outro lado fomos recebidos com cravos vermelhos. Foi a primeira vez que me confrontei com vidas fechadas em prisão e suspensas por uma ameaça constante.

Em Lisboa, um encontro sinistro

Portugal, um pequeno país com posições decentes contra a ocupação israelita, teve uma oportunidade de mostrar a sua grandeza. O que exibiu foi sobretudo siêncio — e os servis apertos de mão com os criminosos.

Política

“É estranho que um turista pague 6% de IVA num hotel e quem cá vive pague 23% pela sua eletricidade”

7 de Dezembro 2019

Em entrevista ao esquerda.net, Mariana Mortágua fala das propostas do Bloco para o próximo Orçamento do Estado. A descida da taxa máxima do IVA sobre a eletricidade e o investimento nos serviços públicos são as prioridades nas negociações com o governo.

Internacional

Uruguai no século XXI: Nada nos é estranho

5 de Dezembro 2019

O sociólogo uruguaio Julio Calzada descreve neste artigo para o esquerda.net a ascensão e queda do ciclo político progressista no seu país. E tira algumas lições da derrota do candidato da esquerda nas eleições do mês passado.

Quatro e Vinte

Governo da Nova Zelândia já tem proposta para legalizar canábis em 2020

4 Dezembro

Esta edição do podcast Quatro e Vinte traz as principais notícias da atualidade canábica internacional.

esquerda.radio

A morte de José Mário Branco

29 Novembro

Edição nº 316, de 29 de novembro de 2019

Alta Voz

"O fracasso histórico do capital", Alejandro Nadal

9 Dezembro

Ouça aqui o texto "O fracasso histórico do capital", de Alejandro Nadal, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Dossier

Neste dossier ouvimos ambientalistas, divulgamos o manifesto da contracimeira e promovemos o debate sobre alternativas. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

10 Dezembro

Organização: Plataforma Cultura em Luta. Iniciativas em Lisboa e Porto. Ver evento de facebook.

Com a presença de Marta Bronzin (Chefe de Missão da Organização Internacional para a Migração em Portugal), Manuel Grilo (Vereador dos Direitos Socais da Câmara Municipal de Lisboa), André Costa Jorge (Director-geral do JRS e coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados) e Joana Simões Piedade ( Jornalista e mediadora cultural). A moderação ficará a cargo da jornalista Ana Luísa Rodrigues. A entrada é livre. Organização: CEI-IUL em parceria com a Associação Europeia ‘Young Educators’ e o European Institute for Active Citizenship. Ver evento de facebook.
Lisboa, Aud. J.J. Laginha (Ed. Sedas Nunes, ISCTE-IUL), 17h30.

Com a participação do Grupo Poético de Aveiro e do Adelino Sobral. Organização: Núcleo Região de Aveiro da Associação José Afonso, em parceria com a Civitas Aveiro. Mais informações.
Aveiro, Auditório Mestre Hélder Castanheira – Livraria da Universidade de Aveiro, 18h.

Convidada: Miguel Duarte (HuBB – Humans Before Borders). Moderação: João Labrincha (Academia Cidadã). Mais informação. Organização: Academia Cidadã.
Lisboa, Com Calma – Espaço Cultural (Benfica), 21h30.

Depois da exibição do documentário haverá um debate com Alda Sousa. Organização: CULTRA e transform! europe Ver evento de facebook.
Porto, cinema Trindade (Rua do Almada, 412), 21h30

Ouve aqui o podcast do comentário que José Manuel Pureza fez ao filme "Gaza", de Andrew McConnell e Garry Keane.

 

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.