“Debate foi entre a resposta de mínimos do governo e a exigência da esquerda”

26 de Novembro 2020

Catarina Martins fechou o debate do OE’2021 afirmando que ele pertence a um tempo "em que era possível acreditar que ajudas mínimas aguentariam o emprego". E sublinhou que "ao falhar na saúde, o governo falha ao país". Leia aqui a intervenção na íntegra.

2553038558321158

visto na net

No Parlamento Europeu, Marisa Matias assinalou que o impasse em torno do Orçamento é o “resultado da sucessiva falta de coragem para uma resposta solidária na União Europeia”.

Parque do Douro Internacional - Miranda do Douro – Foto Yola76/wikipedia
Sociedade

Contrapartidas da exploração das Barragens do Douro Internacional ficam para os municípios

26 de Novembro 2020

O Parlamento aprovou a lei que afeta as receitas de venda e impostos sobre as barragens do Douro Internacional aos respetivos municípios. O Movimento Cultural da Terra de Miranda classifica esta aprovação como histórica. Artigo de Interior do Avesso.

Ambiente

Eurodeputados alertam para restrições às ONG na Amazónia

26 de Novembro 2020

Numa carta dirigida ao vice-presidente brasileiro e ao Conselho da Amazónia, Marisa Matias, José Gusmão e outros 66 eurodeputados transmitem a sua preocupação pela proposta daquele organismo que tem por objetivo controlar quais as ONG com acesso à região.

Carrinha da PSP. Foto de Paulete Matos.
Sociedade

Condenação de polícias da esquadra de Alfragide confirmada na Relação

26 de Novembro 2020

Oito polícias vão ter de pagar indemnizações às seis vítimas no total de 70 mil euros. Apenas num caso há prisão efetiva. Na Cova da Moura, os moradores denunciam postura mais agressiva da polícia.

Shinzo Abe em 2016. Foto de Anthony Quintano/Flickr.
Internacional

Japão: Shinzo Abe investigado por uso ilegal de fundos para festas privadas

26 de Novembro 2020

O ex-primeiro-ministro japonês é acusado de esconder financiamento. O seu sucessor, que era seu chefe de gabinete, também é atingido pelo caso.

Convocar a História

Engels e as origens da família, da propriedade privada e do Estado

25 Novembro

A 28 de novembro assinalam-se os 200 anos do nascimento de Friedrich Engels, autor e coautor, com Karl Marx, de diversas obras fundadoras do pensamento socialista. Neste Convocar a História abordaremos A origem da família, da propriedade privada e do Estado, por ela representar um empreendimento intelectual notável, nomeadamente para os estudos feministas contemporâneos.

Opiniões

A Câmara Municipal de Viseu é uma Causa perdida!

O dia pela eliminação da violência contra as mulheres foi este ano assinalado em Viseu, através da construção de um memorial em homenagem às trinta mulheres assassinadas até ao momento em 2020 em Portugal. Porém, funcionários da autarquia removeram o mesmo esta manhã.

Web Summit: cimeira virtual com 11 milhões de euros públicos bem reais

Todos os anos venho criticando Fernando Medina e António Costa por despejarem milhões de euros num evento de uma empresa milionária e na associação dos patrões, mas este ano o apoio à Web Summit é uma indignidade.

Pelos mínimos não vamos lá

As administrações do Hospital Beatriz Ângelo (PPP) e da Linha Saúde 24 estão a oferecer vales de compras do Pingo Doce para aliciar os seus trabalhadores a fazerem horas extra. Vales de compras!

Sociedade

Teletrabalho: a galinha dos ovos de ouro dos patrões

23 de Novembro 2020

O teletrabalho veio para ficar? Em que condições e com que garantias para os trabalhadores? Em busca de respostas, ouvimos especialistas em Direito do Trabalho, representantes dos trabalhadores e um inspetor do trabalho aposentado. Por Mariana Carneiro.

Alta Voz

As cinzas vivas do colonialismo português

23 Novembro

O lastro duradouro do lusotropicalismo e o peso da história colonial negada criam um caldo de imperiofilia que marca parte dos discursos sobre identidade nacional e história. É o que nos explica Miguel Cardina neste artigo lido por Carlos Carujo.

Marisa Matias afirmou que “é muito importante esta decisão da Provedora de Justiça, que apesar de todos os esforços da Comissão para contornar as regras, deixa claro que estamos perante um conflito de interesses".
Internacional

Caso BlackRock: Provedora de Justiça Europeia dá razão a Marisa Matias e José Gusmão

25 de Novembro 2020

Em abril, a Comissão Europeia contratou o fundo com participações na indústria de combustíveis fósseis para a realização de um estudo sobre sustentabilidade ambiental. A Provedora confirmou existir conflito de interesses, tal como alegava a queixa entregue pelos eurodeputados.

Mais Esquerda

Lares e Apoio Domiciliário

24 Novembro

Ouve aqui o debate sobre lares e apoio domiciliário orientado por Maria Deolinda Martin, vereadora da Câmara Municipal da Amadora, e com a presença do deputado José Soeiro e da assistente social Teresa Salselas.

Quatro e Vinte

Albert Tió é o primeiro preso político canábico em Espanha

20 Novembro

Esgotados os vários recursos e sem resposta ao pedido de indulto, o ativista pró-legalização e um dos impulsionadores da lei de regulação dos clubes sociais na Catalunha entrou esta semana na cadeia para cumprir uma pena de cinco anos de prisão. Ouça esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Os Cantos da Casa

DiscDiz n' Os Cantos da Casa

19 Novembro

Madalena Palmeirim ― Right as rain, 2019.

DiscDiz ― Do outro lado do monte, 2019.

Sétima Legião ― A um Deus desconhecido, 1984.

Anne Victorino d' Almeida ― Sombra dos sentidos, 2019.

S. Pedro ― Mais um, 2019.

Edição nº 334, de 19 de novembro de 2020

Internacional

O “modelo BlackRock”: como os bancos estão a ajudar a destruir o planeta

25 de Novembro 2020

Um relatório do Corporate Europe Observatory e Change Finance destaca o papel do fundo financeiro que se tem batido contra a agenda sustentável e ao mesmo tempo foi contratado pela UE para dar conselhos sobre o assunto.

Ilustração publicada na página do A L`Encontre.
Internacional

A originalidade absoluta da crise sanitária e económica mundial

21 de Novembro 2020

A crise atual não é comparável com a dos anos trinta porque um choque exógeno ao processo de acumulação de capital e às suas contradições causou o Grande Confinamento, que se aplicou a todo o mundo com efeitos imediatos e simultâneos. Por François Chesnais.

Agenda

27 Novembro

Dança, teatro, performance, conversas e debates constituem a programação da edição de 2020 do Festival Internacional de Artes Performativas, que em novembro inaugura um ciclo anual e reúne em Lisboa duas dezenas de artistas de várias proveniências disciplinares e culturais.O programa detalhado do Alkantara Festival 2020 pode ser consultado em alkantara.pt.
Lisboa, Centro Cultural de Belém · Culturgest · São Luiz Teatro Municipal · TBA no Lux · Teatro Nacional D. Maria II.

Organizado pelo Caminhos do Cinema Português, em parceria com a Universidade Aberta (UAb), contando ainda como parceiros a Universidade de Coimbra (UC) e o LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra. Mais informações, inclusive sobre o Call for Papers.

A edição deste ano do Fórum Europeu vai decorrer online entre 8 e 28 de novembro para discutir alternativas para a crise que a Europa enfrenta. Programa completo e artigo do Esquerda.net sobre o evento. Inscrições aqui.

Exposição audiovisual que exibe pela primeira vez ao público os registos recolhidos no âmbito dos projetos de investigação AFRO-PORT - AFRODESCENDÊNCIA EM PORTUGAL (Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento/ISEG) e DISCURSOS MEMORIALISTAS DA HISTÓRIA (Centro de Estudos Comparatistas/FLUL), além das fotografias de Herberto Smith da Festa de São Miguel Arcanjo do Bairro do Casal da Mira. Entrada Livre. Ver evento de facebook (link is external).
Lisboa, Espaço CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde, Rua São Bento, 640 2ªf a 6ªf, 10h às 17h.

Pel’A Escola da Noite. informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 /geral@aescoladanoite.pt. Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, quintas, 19h; sextas e sábados, 21h30; domingos, 16h.

Subscrever Newsletter