Cidades europeias voltaram a ser palco de manifestações pelo clima

5 horas 58 minutos atrás

Em Londres, os manifestantes paralisaram as principais artérias da capital inglesa. Já em Paris, os protestos deixaram encerradas algumas das maiores empresas de França. Greta Thunberg deixou um alerta em Roma: “Temos que estar preparados para lutar muito tempo”.

Violência doméstica é o crime contra as pessoas que mais mata em Portugal

Apresentação de dois projetos de lei, um que possibilita a aplicação de imposição de condutas, quando há indícios da prática do crime de perseguição, e de outro que protege as crianças que testemunhem crimes de violência doméstica.

Sociedade

Marinha disponibiliza para consulta milhares de documentos da Guerra Colonial

1 hora atrás

A Marinha Portuguesa desclassificou documentos referentes a “operações militares nas antigas colónias, ações de combate e planeamento assim como correspondência trocada entre unidades militares, relatórios de comandantes e interação entre as ex-colónias e a metrópole da altura”.

Política

Celebrar 40 anos do Serviço Nacional de Saúde com nova Lei de Bases

2 horas atrás

No dia 23 de abril, próxima terça-feira, o Bloco celebra os 40 anos do SNS com uma sessão pública sobre a nova Lei de Bases da Saúde. A iniciativa terá início às 21h, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Sociedade

Juíza condenou vítima de violência doméstica por pedir ajuda

2 horas atrás

Uma mulher vítima de violência doméstica foi condenada pelo Tribunal de Loures a 800 euros de multa ou 26 dias de prisão pelo crime de abuso e simulação de sinais de perigo por acionar a teleassistência ao sentir-se ameaçada pelo ex-marido. Tribunal da Relação de Lisboa anulou a condenação.

Cultura

A lição do 17 de Abril

7 horas atrás

Os grevistas de 1969, na sua esmagadora maioria, sentem que o figurino do ritual comemorativo, baseado em valores como o consenso ou mesmo a unanimidade, sacrifica a riqueza e a variedade de uma experiência única na história da contestação estudantil. Por Maria Manuela Cruzeiro.

Opiniões

Notre-Dame

Notre-Dame é nossa como o são os Budas de Bamyan, e por isso queremos preservar todos esses sinais do tempo. Notre-Dame não é bela por ser prova de alguma superioridade europeia, é-o por ser uma glória do engenho e da cultura mundiais.

Código de Trabalho: o que propõe o Bloco?

Acabou na sexta-feira passada, dia 12, o prazo para entrega das propostas de alteração ao Código de Trabalho. Elas somam-se aos projetos que já estavam em discussão sobre questões laborais.

Restaurar a Casa do Douro é dar voz e força a quem produz

A restauração da Casa do Douro devolve representação, dignidade e esperança a quem grangeia as vinhas com o seu suor. Aguarda-se que o Presidente da República promulgue o diploma aprovado na AR.

Marcello Musto
Cultura

“Marx continua a ser imprescindível para pensar uma alternativa ao capitalismo”

16 de Abril 2019

Em entrevista ao Esquerda.net, Marcello Musto fala de um Marx diferente do esquematismo dogmático. Um Marx literal, descoberto nos últimos escritos que mostram um pensador que está para além da caricatura economicista e eurocêntrica. Esta quinta-feira, às 21  horas, apresenta em Lisboa o seu livro “O velho Marx”.

ABC do Socialismo - Capa.
Política

Faz sentido falar em socialismo hoje?

14 de Abril 2019

O socialismo é contra a natureza humana? Acaba sempre em ditadura? É possível na União Europeia? Eis algumas das questões abordadas no livro ABC do Socialismo, cuja introdução pode ler no esquerda.net.

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.

esquerda.radio

Sílvia Ribeiro Ferreira n' Os cantos da Casa

4 Abril

António Zambujo ― Do avesso, 2018.

Sílvia Ribeiro Ferreira ― Luziades, 2018.

António Variações ― Anjo da guarda, 1983.

Luís de Freitas Branco ― Suite Alentejana n.º 2, 1927.

José Peixoto & Sofia Vitória ― Belo manto, 2017.

Edição nº 301, de 5 de abril de 2019

Quatro e Vinte

Falta justiça para as vítimas da guerra às drogas na legalização nos EUA

4 Abril

Ouça neste Quatro e Vinte como o tema entrou na pré-campanha presidencial e já impediu a aprovação da legalização da canábis em Nova Iorque e Nova Jérsia. Comunidades afetadas pela guerra às drogas estão a ser afastadas do negócio pelos fundos financeiros de Wall Street.

Alta Voz

Pão de Açúcar, Afonso Reis Cabral

25 Fevereiro

Ouve aqui o podcast de um excerto de "Pão de Açúcar", de Afonso Reis Cabral, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Dossier

A comissão parlamentar de inquérito às rendas da energia procurou descortinar os meandros de mais de uma década de negociações e legislação produzida na área da energia, que se revelaram ruinosas para o Estado e continuam a pesar na fatura paga pelos consumidores. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Fotogaleria

Imagens da VII Conferência Nacional de Jovens do Bloco, que se realizou a 13 e 14 de abril na Escola Básica e Secundária Gil Vicente, em Lisboa. Fotos de Marta Fonseca.
Conceição Cardeira e Fernando Mariano Cardeira em Estocolmo, 1971.
Sociedade

Mulheres de Abril: Testemunho de Conceição Cardeira

11 de Abril 2019

Se tivesse ficado em Portugal, não teria vivido esta experiência, ser operária, por exemplo. Teria tido uma vida completamente diferente: teria iniciado a minha carreira de professora, teria casado com um engenheiro, teria tido uma empregada para cuidar dos filhos e da casa, como aliás era comum nas famílias da nossa classe social. Por Conceição Cardeira.

Intervenção de José Castro no II Encontro do Trabalho Local do Bloco de Esquerda

Subscrever Newsletter