Para ficar em casa é preciso ter casa: Esta sexta à noite há debate online sobre habitação

9 de Abril 2020

Maria Manuel Rola, deputada do Bloco, Vasco Barata, ativista da Rés do Chão - Associação pelo Direito à Habitação, e Simone Tulumello, investigador do ICS, juntam-se nesta iniciativa, transmitida em direto, a partir das 21h30, no facebook do Esquerda Net e com intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

Sem-abrigo: a resposta solidária e as necessidades numa crise prolongada
Sociedade

Sem-abrigo: a resposta solidária e as necessidades numa crise prolongada

23 minutos atrás

Beatriz Farelo e Hugo Evangelista são voluntários no apoio aos centros de acolhimento aos sem-abrigo em Lisboa. Apresentam aqui a sua experiência e as escolhas políticas feitas e por fazer nesta vertente da crise sanitária e social.

Cartaz Pandemia Artivista
Cultura

Ativistas pelo clima espalham Pandemia Artivista

1 hora atrás

Pandemia Artivista promove conversas com artistas em directo no instagram, todas as quartas e sextas-feiras às 22h. Hoje é a vez de Luca Argel. 

A aquisição de computadores aprovada pela CML dirige-se aos alunos do primeiro ciclo mais carenciados – foto de Paulete Matos
Política

Lisboa vai comprar computadores para alunos carenciados do 1º ciclo

10 horas atrás

A proposta foi feita pelo vereador do Bloco de Esquerda, Manuel Grilo, e representa um investimento de um milhão e meio de euros. Executivo municipal aprovou também o lançamento de um concurso para obras de manutenção em 55 escolas, no valor máximo de 30 milhões.

Casa da Arquitetura. Fotografia de José Coelho, Agência Lusa
Cultura

Visita virtual à exposição de Souto de Moura

9 de Abril 2020

A exposição sobre Souto de Moura está ainda patente na Casa da Arquitetura para ser visitada virtualmente. A instituição disponibiliza também dez entrevistas com arquitetos brasileiros. 

Opiniões

Ensino à distância pede sensatez

Tentar impor aulas por computador pode deitar a perder o terceiro período. Para o fazer o melhor possível vai ser necessária sensatez. A sensatez que falta a muitos diretores escolares e que o governo deve garantir com regras claras.

Os idosos contra o vírus IV. Onde estiver um lar, está um calcanhar de Aquiles

Mesmo que o número de óbitos nos lares do sector social em Portugal não atinja proporções catastróficas, qualquer resultado será sempre de lamentar. A responsabilidade é repartida e resta saber se depois da pandemia teremos coragem e competência para corrigir tudo.

A segunda vaga já chegou

Vemos ajustes de contas em muitas empresas, milhares de despedimentos, chantagem sobre trabalhadores precários, cortes de salários, falências anunciadas.

Política

Responder à crise: as propostas do Bloco

6 de Abril 2020

Conhece as respostas de emergência que o Bloco de Esquerda apresenta ao Governo e propõe na Assembleia da República.

Quatro e Vinte

E quando a droga acabar?

4 Abril

Nesta edição do podcast canábico, destacamos os efeitos da pandemia na população consumidora de drogas. Ricardo Fuertes, da Câmara Municipal de Lisboa, fala dos riscos acrescidos com o consumo de substâncias ainda mais perigosas.

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 28 de março]

mulher negra a limpar comboio
Internacional

EUA: a Covid-19 tem marca de “raça” e de classe?

8 de Abril 2020

Afro-americanos são 30 por cento da população de Chicago, mas representam 55 por cento dos infetados e 68 por cento dos mortos por Covid-19. Latinos são 29,1 por cento da população e 45,8 por cento dos infetados em Nova Iorque. Políticos e epidemiologistas apontam para impacto desproporcionado da pandemia nas comunidades pobres.

Alta Voz

O software livre e a esquerda

6 Abril

 A esquerda dever promover a adopção de software livre. É o que defende Pedro Celestino neste Alta Voz que pode ser ouvido aqui.

esquerda.radio

Marta Hugon n' Os Cantos da Casa

14 Março

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

154876972525040

País ligado | 9 Abril

Avanços, insuficiências e um erro que sairá caro ao país

As votações de ontem deram sinais preocupantes: despedimentos não foram proibidos, emprego continua desprotegido, foi chumbada requisição de meios privados de saúde, a proibição de entrega de lucros a acionistas e apoios mais fortes a micro e pequenas empresas.

Casas sim, despejos não!
Sociedade

Guia para #FicarComCasa - moratórias ao crédito à habitação, rendas, despejos

28 de Março 2020

Há mudanças relevantes e outras em preparação. Encontra aqui resposta às tuas dúvidas. O que está a mudar para garantir o direito à habitação na crise que chegou? Quem fica mais protegido e quem continua em apuros? As medidas são suficientes? [Artigo atualizado a 9 de abril]

Agenda

10 Abril

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

Conforme é referido no site do Teatro Viriato, as marcações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, entre as 13h e as 19h para a “bilheteira em isolamento preventivo”: 924 454 409.

A peça é transmitida aqui a partir das 16h.

Com Maria Manuel Rola, deputada do Bloco, Vasco Barata, ativista da Rés do Chão - Associação pelo Direito à Habitação, e Simone Tulumello, investigador do ICS. Ver evento de facebook.
Iniciativa transmitida em direto, a partir das 21h30, no facebook do esquerda.net e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Pandemia Artivista é uma iniciativa lançada pela Greve Climática Estudantil em parceria com 2degreesClimáximo e Linha Vermelha, sob o objetivo de promover conversas com artistas em directo no instagram, todas as quartas e sextas-feiras às 22h. 

Todas as semanas a Medeia disponibiliza gratuitamente três filmes: terça, quinta e sábado, sempre às 12h. Neste cinema online só há uma sala, pelo que cada filme fica em exibição apenas até à exibição do filme seguinte. Os links para visualização são revelados no próprio dia nas páginas de facebook e instagram da Medeia. 

Dossier

"Em cada esquina um amigo"

A pandemia do coronavirus provocou o colapso do turismo e a paralisação de muitos setores da economia. Para já, o importante é travar os despejos e assim evitar que as pessoas fiquem sem teto. Mas o regresso da crise global exige uma resposta que passa pela defesa do direito à habitação e pelo controlo dos preços especulativos. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter