Lisboa: Bloco quer impedir maioria absoluta para avançar onde o Partido Socialista travou

4 horas 53 minutos atrás

No comício do distrito de Lisboa, Catarina Martins lembrou que foi a decisão da cidade de não dar maioria absoluta ao PS que permitiu manuais escolares gratuitos, baixar preços dos passes, soluções de habitação para centenas de pessoas em situação de sem abrigo.

Parlamento norueguês. Oslo. Foto de Dmitry Valberg/Flickr.
Comunidade

Eleições na Noruega: a esquerda ganhou. E agora?

18 minutos atrás

Depois de oito anos de governos da direita, a esquerda venceu as eleições. Mas fica por saber se a viragem se vai traduzir tanto na formação de um novo executivo como na sua prática. Por Jorge Martins.

Monumento a Karl Marx. Foto de Jacobinlat.com.
Política

A democracia está em crise e Marx pode ajudar

1 hora atrás

Marx era um democrata convicto e os seus pontos de vista sobre a democracia popular merecem maior atenção. Uma das suas mais importantes intuições políticas é de que a transformação económica radical deve ser acompanhada de uma transformação política radical. E desconsiderar esta, mina aquela. Por Bruno Leipold.

Catarina Martins em Miranda do Corvo - foto de Andreia Quartau
Política

“Opções de investimento devem ter em conta as questões ambientais”

3 horas atrás

Na visita a uma associação de baldios em Miranda do Corvo, Catarina Martins defendeu que é preciso apostar no desenvolvimento rural, numa floresta mais resiliente e salientou que os financiamentos nesta área devem ter em conta os postos de trabalho que são criados.

Karole e Ernst Bloch em Korčula. Foto do arquivo da Praxis.
Cultura

Marx na praia: A história esquecida da escola rebelde comunista da Jugoslávia

6 horas atrás

A escola de verão da Praxis, na costa de Korčula, defendia o marxismo e avisava contra uma emergente “burguesia comunista” de burocratas partidários. Durante alguns verões de liberdade escaldante foi um lugar de encontro para o pensamento esquerdista europeu. Até que as autoridades jugoslavas o fecharam. Por Jonathan Bousfield.

Convocar a História

O Sahara Ocidental, última colónia de África

15 Setembro

O Sahara Ocidental, onde o povo saharaui continua a lutar pelo seu direito à autodeterminação e independência, é a última colónia de África, e está tão perto de nós, geograficamente falando. Mas continua longe do nosso pensamento, porque a nossa ignorância é imensa. Conversa com Luísa Teotónio Pereira, conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

Opiniões

O mercado funcionou na pandemia?

A lista de multimilionários do mundo abrilhantou-se com nove novas entradas: cinco executivos da Moderna, um da BioNtech, que tem parceria com a Pfizer, e três da chinesa CanSino Biologics.

Igualdade de género e autárquicas

Só haverá igualdade de género na política local quando vivermos em concelhos que permitam às mulheres a igual oportunidade de participação política, com creches públicas, com um sistema de transportes seguro, com mecanismos de fiscalização capazes de quebrar com o clientelismo municipal.

O Porto, cidade com caráter

O Porto perdeu população, mais de 5500 pessoas nos últimos dez anos, a maior percentagem entre as grandes cidades. O preço das casas disparou, sem que os salários o consigam acompanhar. Habitação pública, nem vê-la. O Porto ganharia com mais pluralidade na Câmara.

Mais Esquerda

Empoderar a escola e desconstruir a municipalização

16 Setembro

Sessão com Manuel Grilo e Deolinda Martin subordinada ao tema "Empoderar a escola e desconstruir a municipalização", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Alta Voz

Mbembe, necropolítica e crise da democracia

14 Setembro

Desde o início da pandemia, a ideia de necropolítica anda nas bocas do mundo pelas piores razões. Almir Felitte explica como o pensador camaronês a criou para críticar como as democracias liberais são marcadas por relações raciais, de classe, de trabalho, de produção e de inimizades tipicamente coloniais. Um artigo lido por Cristina Gentil Ferreira.

Os Cantos da Casa

Ricardo Ribeiro n'Os Cantos da Casa

11 Setembro

Ricardo Ribeiro ― Respeitosa mente, 2019.

Bárbara Tinoco ― Desalinhados, 2021.

Luís Cília ― Sinais de Sena, 1985.

Athmos Sphere ― Athmos Sphere, 2017.

Roberto Leão & Breno Ruiz ― Alegria, 2020.

Edição nº 353, de 10 de setembro de 2021

Primeira publicação da letra e música da Internacional. Imagem: wikimedia commons.
Cultura

A Internacional faz 150 anos

12 de Setembro 2021

A Internacional é um poema escrito em 1871 por Eugène Pottier, operário e poeta, participante destacado na Comuna de Paris. Só em 1888, Pierre Degeyter compõe a música do hino que se tornará símbolo universal das lutas dos trabalhadores. Em Portugal foi traduzido em 1909, pelo anarcosindicalista Neno Vasco. Por Álvaro Arranja.

Internacional

Grécia: Quando a ocupação das praças abriu uma brecha

11 de Setembro 2021

Dez anos depois da ocupação das praças gregas que abriu caminho ao fim da bipolarização política e ao braço de ferro do país com Bruxelas, Stathis Kouvelakis reflete sobre o movimento, a sua estratégia e as razões da sua derrota.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Parlamento: E agora?

20 Junho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz o balanço do debate parlamentar e explica quais os próximos passos para se poder chegar à aprovação da legalização da canábis em Portugal.

Dossier

A retirada das tropas ocupantes coincide com o aniversário das duas décadas do atentado que lhe serviu de pretexto. Neste dossier, olhamos para a situação do país que assiste ao regresso dos talibãs e para o que mudou ou ficou na mesma durante 20 anos de mais uma guerra fracassada dos EUA. Dossier organizado por Luís Branco.

 

Ler mais

587323465962711

visto na net

Com Catarina Martins, Beatriz Gomes Dias, Mariana Mortágua, Deolinda Martin, Carlos Patrão e Manuel Grilo. Momento musical com ÉME + MOXILA.

Agenda

18 Setembro

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Organização do Centro Português de Fotografia. Terça a sexta entre as 10h00 e as 18h00; sábados, domingos e feriados entre as 15h00 e as 19h00. Mais informações
Porto, Antiga Cadeia da Relação, à Cordoaria. 

Com Marisa Matias, Maria Manuel Rola e as candidaturas do Bloco de Esquerda da Maia, Matosinhos, Valongo e Santo Tirso. Mais informações
Leça do Balio, Parque das Varas, 10h00

Marcha pelos direitos das mulheres, com Sílvia Agra (candidata à Assembleia Municipal de Vila do Conde) e Filipa Afonseca (candidata à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Mais informações
Vila do Conde, Forte de S. João Batista, 10h30
 

Com José Gusmão (eurodeputado) e Sérgio Aires (candidato à Câmara Municipal do Porto).
Porto, ponto de encontro em frente à CGD dos Aliados, 11h00

Com José Gusmão (eurodeputado), Sérgio Aires (candidato à Câmara Municipal), Rafael Victório - DJ Farofa (candidato à Câmara Municipal) e moderação de Adriana Negreiros (jornalista e escritora brasileira a viver no Porto). Mais informações
Porto, Jardim Paulo Vallada, 13h00

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

25ª edição do Festival Internacional de Cinema Queer. Mais informações
Lisboa, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa.

Mais informações
Coimbra, vários locais e horários. 

Subscrever Newsletter