“Só com os CTT na esfera pública teremos serviços de qualidade”

26 de Maio 2020

O núcleo do Bloco do Grupo CTT opõe-se ao pagamento do subsídio de refeição através de cartão refeição, denuncia o incumprimento dos padrões de entrega, a gestão desastrosa da empresa e a delapidação de património e pessoal. E apela à adesão à greve de 29 de maio.

O combate ao abandono escolar no Ensino Superior é agora

A pandemia da Covid-19 veio trazer uma sensação de novidade e receio a todos os estudantes universitários que viram a sua vida académica sujeita a grandes mudanças. Passados quase três meses, desde o início do ensino à distância, a incerteza face ao futuro académico é agora quotidiana.

O historiador Sergio Grez. Foto de convergenciamedios.cl.
Internacional

Chile: a rebelião popular deve procurar uma base mais sólida de unidade política

26 de Maio 2020

Numa longa entrevista à “Revista de Frente”, o historiador Sergio Grez reflete sobre a "rebelião popular" chilena iniciada em outubro de 2019 e a sua "adaptação" às condições da pandemia.

Witzel em conferência de imprensa esta terça-feira. Foto de Carlos Magno/Fotos Públicas.
Internacional

Polícia faz buscas na casa do governador do Rio de Janeiro

26 de Maio 2020

O ex-aliado que se tornou crítico de Bolsonaro é acusado de desviar dinheiro destinado ao combate à covid-19. Witzel responde que as buscas “oficializam” a instrumentalização da Polícia Federal que está sob averiguação na justiça.

Internacional

Costa Rica assiste online ao primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo

26 de Maio 2020

Ao fim de quase dois anos, terminou o prazo dado pelo Tribunal Constitucional costa-riquenho para o país garantir a igualdade no casamento. Logo a seguir à meia-noite, as primeiras noivas viraram uma página na história do país.

Política

Bloco critica desvalorização do Aeroporto do Porto por parte da TAP

26 de Maio 2020

A TAP está a concentrar as suas operações em Lisboa, desvalorizando assim o Aeroporto do Porto, tornando-o numa "espécie de apeadeiro ao serviço do Aeroporto de Lisboa", alerta o deputado bloquista José Soeiro.

Opiniões

#FicaEmCasa

Ter pessoas a viver num hostel em camaratas, num contentor agrícola ou em barracas de madeira durante meses ou anos deveria ser uma situação que envergonha o Estado Português. Não obstante, essa é a resposta que este Governo tem dado.

Regresso dos mortos-vivos

No dia em que morria cerca de um brasileiro por minuto pela acção do coronavírus, o presidente do Brasil mostrava a sua boa-disposição, gargalhando nas redes sociais sobre a diferença de tomas entre a Direita e a Esquerda brasileira.

Globalização infectada

A covid-19 infectou a globalização que já dava muitos sinais de doença. Os desafios são mais do que muitos, desde a retoma do multilateralismo, ao reforço das solidariedades e da democracia, à desmercantilização das relações sociais.

Política

Garantir salários "não será mais caro que salvar bancos”

25 de Maio 2020

Entrevistada esta segunda-feira à noite na TVI, Catarina Martins elencou como prioridades para o país a garantia do pagamento dos salários a 100% e a proteção dos trabalhadores precários. Sobre o Novo Banco, disse existir “uma divergência absoluta entre o Bloco de Esquerda e o Governo”. 

Alta Voz

Governança e conflito social em tempos de pandemia

25 Maio

Apesar de tudo, o tempo de confinamento foi de lutas, solidariedade e auto-organização. Um caminho que tem de continuar se quisermos que vá "ficar tudo bem". É o que dizem Cinzia Arruzza e Felice Mometti neste artigo lido por Carlos Carujo.

Numa parede em Havana, Cuba. Foto de Mariana Carneiro.
Internacional

O cerco de Trump a Cuba: Testemunho de um bloqueio criminoso

24 de Maio 2020

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Quatro e Vinte
Quatro e Vinte

Canábis em Portugal: do estigma ao “paradoxo do louro prensado”

20 Maio

Nesta edição, o podcast Quatro e Vinte destaca o debate canábico online promovido este mês pela Kosmicare com a participação do músico Manuel Cruz, os ativistas Dinis Dias, Ana Barbosa e Helena Valente, a psicóloga Purificação Anjos e o jurista João Taborda da Gama.

Mais Esquerda

Ao encontro: Que proteção e cuidados para os +60?

26 Maio

Ouve aqui o debate "Que proteção e cuidados para os +60?" com Berta Alves, do Grupo +60 do Bloco de Esquerda, Julio Machado Vaz, médico psiquiatra, e Maria Isaura Ribeiro, diretora de uma estrutura residencial para idosos. Esta conversa teve lugar no âmbito do "Ao Encontro", um ciclo de debates em direto na página de facebook do esquerda.net. 

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 13 de maio]

Dossier

Dossier 316: Crise global, vai ficar tudo bem?

A pandemia trouxe grandes mudanças à situação global política, social, económica, ambiental, cultural. A crise sanitária evolui para uma profunda crise económica, cujos traços importa analisar.

Ler mais
Política

Covid-19: Guias atualizados sobre proteção laboral e social

10 de Maio 2020

Com o fim do estado de emergência, o governo produziu legislação que altera vários mecanismos de proteção aprovados em março e abril. Veja aqui o que mudou.

Agenda

27 Maio

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

A Fundação José Saramago associa-se à plataforma Maple – Live. Transmissão do concerto aqui (https://www.crowdcast.io/e/maple20200527-joaopaulo) pelas 18h.

Fotogaleria

Imagens do 1º de Maio de 1974. Compilação de Mariana Carneiro.

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Subscrever Newsletter