OE'2021: Responder à crise exige uma “bazuca social”

20 de Outubro 2020

Numa reunião pública com ativistas e especialistas da área do trabalho, Catarina Martins afirmou que o Orçamento do Estado para 2021 tem de responder à vaga de despedimentos e proteger o emprego, o salário e todos os que perderam rendimento com a crise.

Passar para o lado de lá

António Costa disse que não gosta de ser autoritário. Assumo que isso seja verdade e levo-o a sério. Mas é precisamente por isso que a apresentação e a teimosa defesa da proposta de obrigatoriedade da aplicação informática stayaway covid é de uma gravidade especial.

 Foto de Paulo Novais/Lusa
Sociedade

Colégios perderam todos os processos contra o Estado

1 hora atrás

Na sequência da retirada dos contratos de associação com o Estado nas zonas onde há suficiente oferta pública, os colégios privados foram para os tribunais em defesa do seu negócio. Perderam todas as 55 ações judiciais.

"A Google tem um novo departamento de relações públicas", imagem de surrealpenguin/flickr
Internacional

Estados Unidos processam Google por monopólio ilegal

3 horas atrás

O Departamento de Justiça dos EUA acusa a Google de violar leis “anti-trust” através do monopólio ilegal de publicidade e de buscas na internet, prejudicial para consumidores e concorrentes. Este é o mais significativo processo antimonopólio contra uma gigante tecnológica nos últimos 20 anos.

O triunfo de Luis Arce na primeira volta surpreendeu até dentro das fileiras do MAS – foto de Correspondencia de Prensa
Internacional

Bolívia: O triunfo de Arce, nova etapa do MAS

20 de Outubro 2020

O triunfo de Luis Arce na primeira volta surpreendeu até as fileiras do MAS e confirmou o fracasso do "voto útil" contra ele. Porém, o seu governo não será nada fácil num cenário regional pós-progressista e com uma economia muito complicada. Por Pablo Stefanoni.

Manifestação dos Estudantes pelo Cinema Português, onde exigiam que as taxas do cinema fossem plenamente aplicadas às plataformas de streaming.
Cultura

Netflix e YouTube vão pagar parte das taxas para o cinema

20 de Outubro 2020

Apesar do chumbo das propostas do Bloco e PCP, a pressão pública sobre o governo forçou o PS a apresentar uma proposta de taxa para as plataformas de streaming que é, no entanto, mais recuada que a taxa aplicada às restantes operadoras.

Opiniões

A Marcha LGBTI+ de Viseu foi um ato de resistência!

Num ano atípico como este, sem marchas e manifestações pelos direitos humanos, e em plena pandemia, a Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+, ocorrida no passado dia 11 de outubro, foi um ato de resistência e de resiliência.

Mistérios caseiros

Portugal conseguiu um resultado impressionante: somos o quinto país europeu no que toca a subida dos preços do imobiliário durante a pandemia. Este resultado paradoxal encerra vários riscos poderosos.

E se o Interior explodir?

Os Centros de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo podem, até ao final do ano, sair de Mirandela, Viseu, Castelo Branco, Leiria e Beja para Lisboa, Porto e Faro. Falamos também de mais um serviço que abandona o Interior e a proximidade com as suas necessidades.

Quatro e Vinte

Nas Presidenciais dos EUA, a canábis vai a votos em cinco estados

20 Outubro

Este fim de semana a legalização da canábis foi a referendo na Nova Zelândia e no dia 3 é a vez dos eleitores de Nova Jérsia, Arizona, Dakota do Sul, Montana e Mississippi se pronunciarem. É o destaque desta edição do Quatro e Vinte.

Moisés Ferreira
Política

OE’2021: “Governo não se pode limitar ao enésimo anúncio das mesmas coisas que não cumpriu” na Saúde

17 de Outubro 2020

Em entrevista ao esquerda.net, Moisés Ferreira fala das medidas inscritas no último Orçamento como fundamentais e que não saíram do papel, como a contratação de profissionais para o SNS. Em tempo de pandemia, o país não pode aguentar mais um ano de anúncios sem concretização, defende o deputado bloquista.  

 

Alta Voz

Os ciganos, por José Luís Peixoto

19 Outubro

José Luís Peixoto regressa à sua infância e às experiências onde descobriu que na sua diferença os ciganos são iguais a nós, num artigo lido por Carlos Carujo.

Convocar a História

Revolução de Outubro

14 Outubro

A mais importante revolução do século XX é o tema que Fernando Rosas convoca para este programa. O convidado é o historiador Rui Bebiano, com a moderação de Andrea Peniche.

Sociedade

Estudantes da Universidade de Lisboa com covid-19 em condições “inadmissíveis”

19 de Outubro 2020

A Brigada Estudantil agendou para esta segunda-feira uma ação, pelas 17h na Cantina Velha, nos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, em protesto contra as condições de alojamento dos estudantes com covid-19 e a ausência crónica de espaço nas residências universitárias.

Os Cantos da Casa

Ningue Ningue n' Os Cantos da Casa

10 Outubro

Ningue Ningue ― Ningue Ningue, 2020.
B Fachada ― Rapazes e raposas, 2020.
Pedra d'Hera ― Suor da terra, 1984.
João Paulo Esteves da Silva ― Bela senão sem, 2013.
Mariana Root ― Água, 2019.

Edição nº 331, de 10 de outubro de  2020

Mais Esquerda

50 anos da crise académica

6 Outubro

Ouve aqui a conversa sobre a crise académica com Maria Manuela Cruzeiro e Miguel Cardina. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Eduardo Maragoto.
Cultura

Eduardo Maragoto: "A língua portuguesa tem de ser ensinada, ouvida e lida na Galiza"

11 de Outubro 2020

O reintegracionismo galego defende a convergência desta língua com o português, principalmente adotando a sua ortografia, por razões históricas e também para garantir o seu futuro. Entrevista a Eduardo Maragoto, presidente da Associação Galega da Língua.

Dossier

A paciência dos bielorrussos parece ter-se esgotado após a resposta irresponsável de Lukashenko à pandemia da covid-19 e a crise do modelo económico sustentado por Moscovo. A gota de água foram as eleições presidenciais  viciadas pelo regime, que prendeu os candidatos e em seguida, após a inédita mobilização da campanha da oposição, anunciou uma vitória retumbante. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais
Evo Morales
Internacional

Evo Morales: “Fiquei surpreendido por ver o dono da Tesla confessar que participou no golpe”

9 de Outubro 2020

Exilado na Argentina, o ex-presidente boliviano afirma nesta entrevista à revista Jacobin que na origem do golpe de estado da direita esteve o seu projeto de industrialização das reservas de lítio. “Eu disse: os Estados Unidos não entram aqui - e foi esse o nosso crime”, conclui Evo.

Agenda

21 Outubro

Conversa conduzida por Ana Aranha. Devido à pandemia, a lotação presencial é limitada. A entrada é gratuita, mediante inscrição obrigatória para: info@museudoaljube.pt.
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade - Rua de Augusto Rosa, 42, 16h.

Subscrever Newsletter