Bloco propõe alargamento da descida do IVA da eletricidade

18 de Outubro 2018

Bloquistas vão propor baixar o IVA do contador até, pelo menos, aos 6,9kW, que é a potência de referência para a tarifa social da electricidade. Catarina Martins espera que não existam retrocessos no que respeita à energia, e que a factura da luz baixe, pelo menos, 5% em 2019 e outro tanto em 2020.

Estas mulheres que incomodam tanto

Era difícil de imaginar que a voz das mulheres fosse escolhida como o bode expiatório dos fracassos da esquerda, da capitulação do centro e, sobretudo, do alinhamento da direita com um fascista no Brasil.

Lucky Dube foi um músico sul-africano e ativista anti-apartheid
Cultura

Memórias: Lucky Dube

18 de Outubro 2018

No dia 18 de outubro de 2007, morreu Lucky Dube. Foi um músico sul-africano e ativista anti-apartheid, tendo sido o artista da África do Sul que mais vendeu discos na história do Reggae. Por António José André.

Blogosfera

18.10.1936 - A primeira viagem para o Tarrafal

18 de Outubro 2018

É a primeira vez que se recorda esta data sem nenhum sobrevivente do primeiro grupo que construiu e viveu no campo de concentração do Tarrafal, já que Edmundo Pedro nos deixou no início deste ano. Postado por Joana Lopes em Entre as brumas da memória

Joana Mortágua, falando aos jornalistas, e Mário Nogueira, no final da reunião do Bloco de Esquerda com a Fenprof - Foto de Manuel de ALmeida/Lusa
Política

Bloco “não deixa os professores para trás”

18 de Outubro 2018

Fenprof entregou petição no parlamento, para que conte todo o tempo de serviço em que as carreiras estiveram congeladas. À comunicação social, Joana Mortágua criticou a decisão do governo e reafirmou compromisso de levantar de novo a questão na AR. Relação de Lisboa considera ilegais serviços mínimos na greve dos professores.

Política

PS, PSD e CDS rejeitaram proposta do Bloco para apoiar "senhorios pobres"

18 de Outubro 2018

A medida bloquista para que seja atribuído aos “senhorios pobres” um apoio ao rendimento foi sujeita a votação no âmbito do grupo de trabalho parlamentar da Habitação. PCP optou pela abstenção.

Mariana Mortágua anunciou que a propina máxima no ensino superior passará a ser de 856 eurooto de Paulete Matos
Política

Reformas aos 60 anos e 40 de descontos vão deixar de ter penalização do fator de sustentabilidade em 2019

13 de Outubro 2018

Mariana Mortágua divulgou resultados das negociações entre o Bloco e o Governo sobre o OE2019, salientando as alterações em 2019 em relação às reformas antecipadas, que deixarão de ter penalização do fator de sustentabilidade, mas também que a propina máxima no ensino superior passará a ser de 856 euros. Anunciou ainda medidas em relação ao IVA, da energia e dos espetáculos.

Opiniões

Enfrentar Macron e Salvini, defender uma Europa para as pessoas

Como forças progressistas emergentes, opomo-nos às soluções de uma União Europeia que sofre de uma grave falta de solidariedade e de respeito pelos direitos humanos.

Participação das pessoas com deficiência na atividade política é uma necessidade

As pessoas com deficiência, uma parte substancial da população, continuam a confrontar-se com inúmeros obstáculos sendo-lhes dificultado ou mesmo impedido o exercício de uma cidadania ativa.

O que precisa de saber sobre reformas antecipadas

Até ao início desta legislatura quem se quisesse reformar antecipadamente teria de suportar dois cortes na pensão. A alteração destas regras tem sido uma das maiores batalhas do Bloco de Esquerda nestes quatro anos.

Política

“A Europa de Merkel criou a Europa de Salvini”

14 de Outubro 2018

Catarina Martins interveio (leia a intervenção na íntegra) na Universidade de Outono do Podemos de Espanha e afirmou: “não há oposição real entre o programa neoliberal de austeridade e o programa da direita xenófoba”.

Mais Esquerda

Saúde: direito ou negócio? Lei de Bases para um SNS universal e gratuito

17 Outubro

Podcast da intervenção de Moisés Ferreira no Fórum Socialismo 2018.

Amélia Muge e Michales Loukovikas
esquerda.radio

Amélia Muge e Michales Loukovicas n' Os Cantos da Casa

11 Outubro

Amélia Muge ― ARCHiPELAGOS ― Passagens, 2017.
Azeitonas ― Banda sonora, 2018.
Pedro Caldeira Cabral ― Encontros, 1982.
João Paulo Rosado ― Sinopse, 2016.
Patinho Feio ― A verdade que convém, 2018.

Edição nº 289, de 11 de outubro de 2018

Alta Voz

"Uma grande família", trecho de "Os Donos de Portugal"

8 Outubro

Ouve aqui o texto "Uma grande família", do livro "Os Donos de Portugal - Cem anos de poder económico (1910-2010)", de Jorge Costa, Luís Fazenda, Cecília Honório, Francisco Louçã e Fernando Rosas.

Quatro e Vinte

Lisboa acolhe primeira conferência sobre canábis medicinal

4 Outubro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, pode ouvir as notícias da atualidade canábica em Portugal, Holanda, Estados Unidos e Uruguai.

Internacional

Eleições no Brasil (2): Uma história política conturbada

6 de Outubro 2018

Do período colonial à 6ª República, a segunda parte deste artigo descreve a evolução política do Brasil, marcada por uma estrutura social que se manteve quase intacta ao longo dos últimos 200 anos.

318362262309723

visto na net

Climáximo participou no Dia Internacional de Ação contra o Gás o Fracking (Global Gas Frackdown) com uma ação pelas ruas de Lisboa. “Sabemos que para manter o aumento de temperatura no planeta abaixo dos 1,5ºC, temos de cortar as emissões em mais de 40% até 2030”, alertam.

Fotogaleria

Mais de 500 pessoas protestaram contra a autorização do governo às dragagens que põem em causa a classificação ecológica do Estuário do Sado. Fotogaleria de Fernando Pinho.

Dossier

João Semedo (1951-2018) - Foto de Paulete Matos

Neste dossier, lembramos João Semedo, antigo coordenador do Bloco de Esquerda, através de artigos, opiniões, vídeos, fotogalerias que o esquerda.net publicou desde o seu falecimento, em 17 de julho passado.

Ler mais

Agenda

19 Outubro

Exposição de 241 fotografias do acervo pessoal de Frida Kahlo. Mais informação.
Porto, Centro Português de Fotografia, Largo Amor de Perdição, 10h-19h

Com Joana Mortágua – deputada do Bloco, Fátima Paulo – Contramão / Associação, Joaquim Colôa – professor de Educação Especial, Ana Simões – secretariado nacional da FENPROF e coordenadora Nacional para a Educação Especial, e Jorge Falcato – deputado independente do Bloco e moderador. Ver convite.
Lisboa, Assembleia da República, 14h30

Com José Soeiro e a Beatriz Farelo. Jantarada (inscrições aqui), conversa, convívio e festa. Convocatória: Jovens do Bloco. Ver evento de facebook.
Lisboa, Rua de São Bento 698, 19h30.

Lisboa, Casa do Coreto, em Carnide, 21h30.

Podcast de Jorge Costa sobre a comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas da energia.

 

Subscrever Newsletter