Pedro Soares critica “falta de atitude política” do governo perante minas de urânio

21 de Fevereiro 2018

Após o licenciamento da exploração de uma mina de urânio em Retortillo, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, sem consultar o Estado português, Pedro Soares critica a inércia do governo português numa situação de “dumping ambiental”.

Para alguns, a medalha, para outros, o reverso

Segundo documentos antigos recentemente encontrados, não foi o Capitão inglês James Cook quem descobriu a Austrália em 1770, mas sim o navegador português Cristóvão de Mendonça, em 1522.

Internacional

Catalunha: Ex-deputada refugia-se na Suíça

21 de Fevereiro 2018

A ex-deputada da CUP Anna Gabriel está em Genebra e não compareceu esta quarta-feira no Tribunal Supremo espanhol para responder pelo crime de rebelião.

Imagem do comunicado de convocação da Manifestação de 21 de fevereiro de 1968 contra a guerra do Vietname, disponível no site Ephemera, biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira
Cultura

Há 50 anos em Lisboa: Manifestação contra a guerra do Vietname

21 de Fevereiro 2018

No dia 21 de fevereiro de 1968, realizou-se em Lisboa uma manifestação contra a Guerra do Vietname. Naquele tempo, participar numa manifestação em Portugal podia significar a prisão, bárbaras agressões e/ou longas torturas. Por Carlos Santos.

Fotografia de Paulete Matos
Internacional

Marisa: a presidência do Eurogrupo “tem constrangimentos na abordagem dos problemas”

21 de Fevereiro 2018

Na opinião da eurodeputada do Bloco, o desempenho da presidência do Eurogrupo “limita a atuação de Mário Centeno, mais do que libertá-lo”.

Breves

Audição sobre a precariedade na advocacia

21 de Fevereiro 2018
A audição contará com especialistas em Direito e decorrerá na quinta-feira, dia 22 de fevereiro, na Assembleia da República, Centro de Acolhimento ao Cidadão (CAC), às 17h30.

Opiniões

Punir os mais fracos

Enquanto cuidarmos de punir, esquecendo os deveres de prevenir, estaremos ocupados a construir cadeias em vez de outros equipamentos sociais bem mais importantes.

É difícil despedir em Portugal?

Recentemente a Comissão Europeia apontou a alegada excessiva proteção dos contratos permanentes em Portugal. Esta visão é a de quem só se contenta com um regime em que a proteção no trabalho é nula ou próxima disso.

Wall Street tropeçou nos próprios pés

O que importa é que nada mudou em Wall Street, e que os bancos centrais criaram a sua própria armadilha ao viciarem os mercados em dinheiro barato que serviu para alimentar bolhas que podem rebentar à menor ameaça de mudança de política.

Quatro e Vinte

Canábis: descriminalização na lei, condenações nos tribunais

20 Fevereiro

O podcast Quatro e Vinte passa em revista o relatório do SICAD sobre o estado do país em matéria de droga e toxicodependências.

Cultura

A linguagem inclusiva, esse "perigo público"

11 de Fevereiro 2018

No mesmo mundo onde o plural e o universal se conjugam no masculino, o poder político e económico também o fazem. Visibilizar mulheres e homens na linguagem responde ao questionamento desse desequilíbrio tão refinadamente naturalizado. Artigo de Sarah Babiker.

esquerda.radio

Fernando Tordo n' Os Cantos da Casa

21 Fevereiro

Fernando TordoOutro canto, 2016.
M-PexPhado, 2007.
Luís CíliaMarginal, 1981.
Joly Braga SantosDivertimento No. 1, 2004.
Benjamim & Barnaby Keen 1986, 2017.
Edição nº 273, de 21 de fevereiro de 2018

Cultura

RAProduções de Memória: Apontar origens, influências e contradições (I)

10 de Fevereiro 2018

Quais os nomes e papéis da cultura hip-hop nos EUA que se destacaram e que caminhos percorreu o RAP no seu arranque? Artigo de Soraia Simões.

Alta Voz

"O sinaleiro" de Charles Dickens

18 Setembro

Neste Podcast do Alta Voz, André Soares lê o conto "O sinaleiro" de Charles Dickens. O conto foi retirado do livro Os Contos Fantásticos do Século XIX, organização de Italo Calvino, Companhia das Letras, São Paulo. Título Original: "The Signal Man", 1986. Tradução de Ricardo Lísias.

Dossier

The Post - cartaz

O último filme de Steven Spielberg, “The Post”, aborda uma das mais importantes fugas de informação da história dos EUA, Os Documentos do Pentágono, a que dedicamos mais um dossier do Esquerda.net, organizado por Luis Leiria.

Intervenção de Teresa Pizarro Beleza na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Agenda

22 Fevereiro

Exposição temporária: Alípio de Freitas – muitas vidas numa só
Realização da Associação José Afonso.
Lisboa, Espaço de Exposições Temporárias do Museu do Aljube – antigo parlatório da cadeia.

Com Vasco Barata – Jurista, José João Abrantes - Professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Guilherme Figueiredo - Bastonário da Ordem dos Advogados, Joana Neto - Advogada, José Manuel Pureza e José Soeiro - Deputados do Bloco de Esquerda. Ver cartaz.
Lisboa, Assembleia da República, Centro de Acolhimento ao Cidadão (CAC), 17h30.

Organização: Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação, da Comissão de Assuntos Constitucionais , Direitos, Liberdades e Garantias. Ver convite.
Lisboa, Auditório António de Almeida Santos, 18h.

Com Agustin Cocola-Gant (CEG-ULisboa) e Ana Gago (IGOT-Ulisboa). Ver evento de facebook.
Lisboa, Habita - Rua dos Anjos 12 F, 18h30.

Subscrever Newsletter