Medidas de emergência para pagar os salários em março e abril de 2020

6 horas 2 minutos atrás

Neste artigo, os economistas Ricardo Cabral e Francisco Louçã analisam a primeira resposta dos governos à crise e defendem a necessidade de desenhar medidas de política económica que permitam ganhar tempo.

497572494455333

visto na net
Internacional

Abandono dos lares de idosos, o foco do coronavírus

17 minutos atrás

A jornalista Nerea Fulgado passou anos a visitar lares de idosos na região de Madrid. Encontrou más condições, poucos funcionários e um modelo de negócio que coloca o lucro acima da vida das pessoas. A propósito do surto de coronavírus, afirma que “o sistema abandonou os mais débeis para que alguns enriqueçam”.

India em lockdown. Foto: Kinshuk/Flickr
Internacional

A pandemia já está a afetar os países em desenvolvimento?

1 hora atrás

A dificuldade de estabelecer medidas de distanciamento social eficazes e a fuga de capitais para o exterior colocam problemas sérios à capacidade de combater a pandemia nos países em desenvolvimento.

Estudiosos na biblioteca Abbasi, por Yahya ibn Mahmud al-Wasiti, Bagdade, 1237.
Cultura

O legado islâmico na Europa: mais intercâmbio do que conflito religioso

2 horas atrás

A ideia de que a relação entre cristianismo e islamismo se reduziu a conquista e conflito religioso estrutura ainda hoje as reações políticas no debate sobre migrações na Europa. Mas a investigação histórica mostra-nos um quadro muito diferente. Por Antonio Urguízar Herrera e Borja Franco Llopis.

Com os debates do ciclo AO ENCONTRO, o Bloco pretende promover a troca de informações e a procura de soluções em tempos de pandemia. 
Política

“Que soluções para a economia?”: Debate online esta terça-feira

30 de Março 2020

Mariana Mortágua, Ricardo Paes Mamede e Ricardo Cabral são os participantes do segundo debate do ciclo AO ENCONTRO. Com transmissão em direto a partir das 21h30 e aberto a perguntas do público na caixa de comentários do facebook do Esquerda Net.

Opiniões

O vírus que virou o mundo!

O que é exigido de nós? Saber viver com a realidade, manter a sanidade mental e a frieza racional. Responsabilidade individual em nome de uma segurança coletiva, com solidariedade e interajuda para que ninguém fique para trás.

Os idosos contra o vírus III: a quem se deve telefonar?

Os noticiários tornaram-se um pesadelo. Não é possível ignorá-los mas ouvi-los acelera terríveis pensamentos, convoca-nos a todos para outra dimensão.

É sensato e realista proibir despedimentos?

Para além das experiências de outros países e do debate económico e jurídico, há uma urgência social. Portugal está já a viver uma vaga de dezenas de milhares de despedimentos e de cessações de contratos precários (como se pode ver neste site), que estão a causar um imenso desespero.

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 28 de março]

Entrevista

Bloco lança plataforma despedimentos.pt

25 de Março 2020

Trata-se de um instrumento para realizar o mapeamento dos abusos laborais em tempos de pandemia, fornecer instrumentos de denúncia às trabalhadoras e aos trabalhadores afetados e reunir informação relevante que permita a proteção dos empregos.

Alta Voz

Dormir, dormir

22 Março

Uma canção de embalar é o mote para este conto pouco tranquilizador de Anton Tchékhov lido por António Capelo e que pode ser escutado aqui.

Quatro e Vinte

Dispensários de canábis declarados “serviços essenciais” na quarentena

20 Março

À semelhança das farmácias e dos supermercados, as lojas que vendem a canábis para uso medicinal em Nova Iorque, São Francisco e noutras cidades norte-americanas continuarão abertas durante a quarentena. Saiba mais no Quatro e Vinte, o podcast quinzenal da atualidade canábica em português.

esquerda.radio

Marta Hugon n' Os Cantos da Casa

14 Março

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Casas sim, despejos não!
Sociedade

Guia para #FicarComCasa - moratórias ao crédito à habitação, rendas, despejos

28 de Março 2020

Há mudanças relevantes e outras em preparação. Encontra aqui resposta às tuas dúvidas. O que está a mudar para garantir o direito à habitação na crise que chegou? Quem fica mais protegido e quem continua em apuros? As medidas são suficientes? [Artigo em permanente atualização]

Agenda

31 Março

O link do filme ficará disponível das 12h de terça (31/03) às 12h de quinta (02/04) na Página de Facebook

De segunda a sexta-feira, sempre às 13h, Jorge Rodrigues conduz um programa de cerca de 30 minutos que narra algumas das estórias e da história do Teatro São Carlos. Muitos pretextos para ouvir a melhor música e saber mais sobre os quase 227 anos de vida de São Carlos.

Ver informações sobre a peça. Transmissão pelo Teatro Aberto entre as 16h e as 0h aqui

Com Mariana Mortágua, deputada do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, Ricardo Paes Mamede, economista, e Ricardo Cabral, economista. Ver evento de facebook
Às 21h30, em direto no facebook do Esquerda Net.

Dossier

"Em cada esquina um amigo"

A pandemia do coronavirus provocou o colapso do turismo e a paralisação de muitos setores da economia. Para já, o importante é travar os despejos e assim evitar que as pessoas fiquem sem teto. Mas o regresso da crise global exige uma resposta que passa pela defesa do direito à habitação e pelo controlo dos preços especulativos. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter