Relatório Mueller: Trump reclama vitória apesar de revelações incómodas

18 de Abril 2019

Relatório Mueller sobre atos ilícitos de Trump foi divulgado ao fim de dois anos. Apesar de revelações incómodas, não formula acusação formal contra Trump, que cantou vitória. O caso deverá continuar a alimentar disputas no Congresso.

José Soeiro na manifestação de apoio aos trabalahadores do Miradouro Ignez, 13 de abril de 2019. Foto Henrique Borges/Facebook.
Política

Bloco pede esclarecimento ao governo sobre despedimentos em restaurante no Porto

22 minutos atrás

Trabalhadores de restaurante no Porto sofreram situações de abuso, e após greve manobras de intimidação e despedimentos ilícitos. Bloco perguntou ao governo que medidas estão a ser tomadas. SOS Racismo também se pronunciou sobre o caso.

Ilustração da nebulosa NGC 7027, com moléculas de hidro-hélio ampliadas. Imagem NASA/SOFIA/Proudfit/Rutter.
Sociedade

Molécula mais antiga do universo detetada no espaço

2 horas atrás

Cientistas detetaram pela primeira vez no espaço hidro-hélio, molécula constituída por um átomo de hidrogénio e outro de hélio. Supunha-se há décadas que esta foi a primeira molécula a surgir no universo, mas a sua ausência dos telecóspios até agora era um enigma.

Estudantes decidiram pôr entre parêntesis os seus cursos para “melhor acompanhar o movimento popular”.
Internacional

Argélia: um movimento estudantil determinado face à aprendizagem da politização

18 de Abril 2019

A maioria das universidades e das escolas superiores do país está paralisada pela greve. Estudantes estruturam os campus através da eleição de delegados e ambicionam ter “terem muito peso” na transição democrática. Por Mohamed Kebci.

Protesto junto ao Ministério da Agricultura, 18 de abril de 2019. Foto Climáximo.
Ambiente

Extinction Rebellion: mais ações no Ministério da Agricultura e refinaria de Matosinhos

18 de Abril 2019

Grupo ambientalista Climáximo realizou mais ações de protesto associadas à semana de iniciativas por todo o mundo convocada pelo movimento Extinction Rebellion. Ministério da Agricultura e refinaria de Matosinhos foram os alvos mais recentes.

 

Opiniões

Código de Trabalho: o que propõe o Bloco?

Acabou na sexta-feira passada, dia 12, o prazo para entrega das propostas de alteração ao Código de Trabalho. Elas somam-se aos projetos que já estavam em discussão sobre questões laborais.

Restaurar a Casa do Douro é dar voz e força a quem produz

A restauração da Casa do Douro devolve representação, dignidade e esperança a quem grangeia as vinhas com o seu suor. Aguarda-se que o Presidente da República promulgue o diploma aprovado na AR.

Barragem do Alvito: A nossa independência acaba quando começa a dos outros

Não há qualquer necessidade de investir na construção de mais barragens no país, a insistência na ideia de que são necessárias carece de sustentação credível, para além de ignorar completamente as consequências das alterações climáticas.

Marcello Musto
Cultura

“Marx continua a ser imprescindível para pensar uma alternativa ao capitalismo”

16 de Abril 2019

Em entrevista ao Esquerda.net, Marcello Musto fala de um Marx diferente do esquematismo dogmático. Um Marx literal, descoberto nos últimos escritos que mostram um pensador que está para além da caricatura economicista e eurocêntrica. Esta quinta-feira, às 21  horas, apresenta em Lisboa o seu livro “O velho Marx”.

ABC do Socialismo - Capa.
Política

Faz sentido falar em socialismo hoje?

14 de Abril 2019

O socialismo é contra a natureza humana? Acaba sempre em ditadura? É possível na União Europeia? Eis algumas das questões abordadas no livro ABC do Socialismo, cuja introdução pode ler no esquerda.net.

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.

esquerda.radio

Sílvia Ribeiro Ferreira n' Os cantos da Casa

4 Abril

António Zambujo ― Do avesso, 2018.

Sílvia Ribeiro Ferreira ― Luziades, 2018.

António Variações ― Anjo da guarda, 1983.

Luís de Freitas Branco ― Suite Alentejana n.º 2, 1927.

José Peixoto & Sofia Vitória ― Belo manto, 2017.

Edição nº 301, de 5 de abril de 2019

Quatro e Vinte

Falta justiça para as vítimas da guerra às drogas na legalização nos EUA

4 Abril

Ouça neste Quatro e Vinte como o tema entrou na pré-campanha presidencial e já impediu a aprovação da legalização da canábis em Nova Iorque e Nova Jérsia. Comunidades afetadas pela guerra às drogas estão a ser afastadas do negócio pelos fundos financeiros de Wall Street.

Alta Voz

Pão de Açúcar, Afonso Reis Cabral

25 Fevereiro

Ouve aqui o podcast de um excerto de "Pão de Açúcar", de Afonso Reis Cabral, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Dossier

A comissão parlamentar de inquérito às rendas da energia procurou descortinar os meandros de mais de uma década de negociações e legislação produzida na área da energia, que se revelaram ruinosas para o Estado e continuam a pesar na fatura paga pelos consumidores. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Fotogaleria

Imagens da VII Conferência Nacional de Jovens do Bloco, que se realizou a 13 e 14 de abril na Escola Básica e Secundária Gil Vicente, em Lisboa. Fotos de Marta Fonseca.
Conceição Cardeira e Fernando Mariano Cardeira em Estocolmo, 1971.
Sociedade

Mulheres de Abril: Testemunho de Conceição Cardeira

11 de Abril 2019

Se tivesse ficado em Portugal, não teria vivido esta experiência, ser operária, por exemplo. Teria tido uma vida completamente diferente: teria iniciado a minha carreira de professora, teria casado com um engenheiro, teria tido uma empregada para cuidar dos filhos e da casa, como aliás era comum nas famílias da nossa classe social. Por Conceição Cardeira.

Intervenção de José Castro no II Encontro do Trabalho Local do Bloco de Esquerda

Subscrever Newsletter