O ecossocialismo não é só uma negação do capitalismo, é uma proposta para mudar tudo aqui e agora. Este dossier apresenta abordagens de vários pensadores importantes para a construção do ecossocialismo, abrindo caminho para discussões mais profundas sobre o tema. O Bloco de Esquerda organiza um encontro ecossocialista no dia 22 de março. Dossier organizado por Daniel Moura Borges.
Nuno Wahnon Martins é há quase duas décadas uma ponte do lóbi sionista para influenciar os eurodeputados. Trabalhou para o oligarca russo Moshe Kantor e casou-se com a ex-CFO do ramo suíço do seu grupo de fertilizantes. Em Portugal tem uma consultora que se apresenta na área da proteção de dados.
No contexto de um Estado totalmente fundido com o partido há cinquenta anos, um partido autoritário disposto a tudo para se manter no poder, quando um Presidente diz publicamente “vamos derramar sangue”, já não precisa de dar ordens para matar aos níveis intermédios e locais das suas forças de repressão.
Entrevista com Joel Kovel, que teve um destacado papel em várias edições do Fórum Social Mundial (FSM) e que afirma que o movimento deve ter por base uma prática e uma lógica anticapitalistas.
Mahmoud Khalil foi uma das vozes entre os estudantes da Universidade de Columbia contra o genocídio em Gaza. Preso há dias e sem acusação de qualquer crime, pode ser deportado com base numa lei feita em 1952 por um senador antissemita para travar a entrada de comunistas e judeus nos EUA.
Intervenções de Maria José Alves e Ana Campos, médicas obstetras e ativistas dos Médicos pela Escolha, e moderação de Sofia Craveiro neste painel da Conferência “As Mulheres são Revolução: 25 de Abril e feminismo”, organizada pela Abril é Agora em Lisboa a 8 de fevereiro.