TAP: “Os trabalhadores e a democracia merecem explicações e toda a informação”

2 horas 16 minutos atrás

A deputada Isabel Pires critica a “imposição” de despedimentos sem alternativa e apresentou um requerimento potestativo para que o Ministro das Infraestruturas apresente na Assembleia da República o Plano de Reestruturação que continua sem ser público.

Um Orçamento que falha ao país e ao distrito de Santarém

Se o momento é difícil maior deve ser a coragem na resposta. Sem mudanças profundas a crise atual resultará de novo em desvalorização salarial, precarização e degradação dos serviços públicos, no distrito e por todo o país.

O problema, segundo os sindicatos, é que a colocação de médicos aposentados impede a abretura de vagas nos centros de saúde ou hospitais onde eles são colocados.
Sociedade

Apenas um quarto dos médicos regressados ao SNS ficam a tempo inteiro

1 hora atrás

Dos 216 especialistas que regressaram ao ativo, apenas 28% está a tempo inteiro. Sindicatos alertam que regime excecional para médicos aposentados é uma “falsa solução” e um obstáculo à entrada de novos especialistas.

A NOWO foi dispensada do pagamento de multa uma vez que o processo teve origem num pedido de clemência da NOWO.
Sociedade

Regulador aplica coima de 84 milhões à MEO

3 horas atrás

A MEO terá celebrado um “cartel” com a NOWO para aumentar os preços e reduzir a qualidade nas ofertas em pacote de serviços fixos e móveis.

Política

“Necessidades do país exigem acordo para salvar SNS”

2 de Dezembro 2020

Catarina Martins afirmou que o Bloco assume o compromisso de trabalhar para esse acordo, com vista à regulamentação da Lei de Bases da Saúde, à criação do estatuto do SNS e à garantia de que temos mais médicos e de que todos os profissionais de saúde de que o país precisa são vinculados.

A Associação considera “imperativo que se regulamente e desenvolva a Rede Nacional de Teatros e Cine-teatros e que se financie o seu funcionamento já a partir do próximo ano".
Cultura

Apoios às artes: Plateia critica “baixíssima taxa” de financiamento das candidaturas

4 horas atrás

Os resultados do concurso de Apoio a Projetos Criação e Edição, da Direção-Geral das Artes, deixaram sem apoio cerca de 80% das candidaturas. Ficam assim excluídas “centenas de candidaturas elegíveis”, alerta a associação.

Boulos e Erundina. Montagem publicado por Boulos no Twitter.
Internacional

Brasil: derrota de Boulos tem gosto de vitória

30 de Novembro 2020

Candidato do PSOL chega aos 40%, insuficientes para vencer a prefeitura mas que confirmam novas relações de força na esquerda. Bolsonaristas tiveram mais derrotas, e a grande vencedora é a direita mais tradicional. Por Luis Leiria.

Opiniões

O fim e a permanência

O tempo que está aí exige muito mais do que rotinas ou intervenções na margem. Exige recusa da auto-contenção na preparação do tempo em que a Europa nos vai querer de novo encostar ao espartilho orçamental. E a esses desafios a esquerda não falta.

A violência doméstica em confinamento

A resposta a esta pandemia tem de passar pela proteção de mulheres e crianças expostas a todo o tipo de violências, todas e todos nós temos um papel importante para que não morra nem mais uma.

Trabalhadores defendem a lei que defende o país

A lei é clara: quando uma empresa ganha um concurso para prestar serviços ao Estado tem de assumir os trabalhadores que já desempenhavam essas funções. Foi essa lei que a empresa de vigilância privada Comansegur se recusou a aceitar.

Restam ainda cerca de 1000 milhões por utilizar pela Lone Star. Poucas pessoas acreditam que a Lone Star não esgotará a garantia.
Política

Novo Banco: perguntas e respostas

27 de Novembro 2020

Com a decisão do parlamento, o governo é obrigado a esperar os resultados da auditoria à gestão do Novo Banco para poder autorizar uma nova injeção de capital. António Costa procura dramatizar a situação. Leia aqui algumas perguntas e respostas sobre as razões e as consequências da aprovação da proposta do Bloco de Esquerda.

Convocar a História

As cheias de 1967

2 Dezembro

Na noite de 25 de novembro de 1967, chuvas intensas abateram-se sobre o país, provocando centenas de mortos e milhares de desalojados, sobretudo na região da Grande Lisboa e no Ribatejo. A tragédia punha em evidência o desordenamento territorial e a pobreza de imensas camadas da população.

Sociedade

Teletrabalho: a galinha dos ovos de ouro dos patrões

23 de Novembro 2020

O teletrabalho veio para ficar? Em que condições e com que garantias para os trabalhadores? Em busca de respostas, ouvimos especialistas em Direito do Trabalho, representantes dos trabalhadores e um inspetor do trabalho aposentado. Por Mariana Carneiro.

Alta Voz

Ecossocialismo e/ou decrescimento

30 Novembro

Serão incompatíveis estas duas correntes da ecologia? Que pontos e caminhos em comum poderão existir? Michael Löwy responde neste artigo lido por Carlos Carujo.

Os Cantos da Casa

Pedro Barroso n'Os Cantos da Casa

28 Novembro

Anfiguri ― Anfiguri, 2020.

Pedro Barroso ― Novembro... Que rumos, 2020.

Carlos Mendes ― Chão do vento, 1984.

Manuel Guimarães & Carlos Zíngaro ― Sendin, 2020.

Gambuzinos ― Discussões com jograis, 2020

Edição nº 335, de 3 de dezembro de 2020

Mais Esquerda

Lares e Apoio Domiciliário

24 Novembro

Ouve aqui o debate sobre lares e apoio domiciliário orientado por Maria Deolinda Martin, vereadora da Câmara Municipal da Amadora, e com a presença do deputado José Soeiro e da assistente social Teresa Salselas.

Quatro e Vinte

Albert Tió é o primeiro preso político canábico em Espanha

20 Novembro

Esgotados os vários recursos e sem resposta ao pedido de indulto, o ativista pró-legalização e um dos impulsionadores da lei de regulação dos clubes sociais na Catalunha entrou esta semana na cadeia para cumprir uma pena de cinco anos de prisão. Ouça esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Dossier

Portugal é um dos países europeus com maior prevalência de doenças psiquiátricas. Ainda assim, contamos com uma fraca resposta pública nesta área. Com a covid-19 e o agudizar da crise socioeconómica, urge garantir os recursos necessários para dar resposta à população. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

706837863593716

parlamentos

A pandemia deixou ainda mais evidente as discriminações e as violações dos direitos das pessoas com deficiência. A European Network on Independent Living - ENIL fez um estudo sobre a forma como os fundos europeus são utilizados para institucionalizar em vez de proteger e garantir o direito à vida independente. Vejam aqui o resumo.

Internacional

O “modelo BlackRock”: como os bancos estão a ajudar a destruir o planeta

25 de Novembro 2020

Um relatório do Corporate Europe Observatory e Change Finance destaca o papel do fundo financeiro que se tem batido contra a agenda sustentável e ao mesmo tempo foi contratado pela UE para dar conselhos sobre o assunto.

Ilustração publicada na página do A L`Encontre.
Internacional

A originalidade absoluta da crise sanitária e económica mundial

21 de Novembro 2020

A crise atual não é comparável com a dos anos trinta porque um choque exógeno ao processo de acumulação de capital e às suas contradições causou o Grande Confinamento, que se aplicou a todo o mundo com efeitos imediatos e simultâneos. Por François Chesnais.

Agenda

3 Dezembro

Pel’A Escola da Noite. informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 /geral@aescoladanoite.pt. Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, quintas, sextas e sábados, 19h; domingos, 16h.

 

Com a participação de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica de Lisboa e investigadora no campo dos Estudos de Cultura, Bernhard Pörksen, professor de Estudos dos Media na Universidade de Tübingen e autor de livros sobre a matéria e João Vieira Pereira, diretor do semanário Expresso, e terá como moderadora Luísa Meireles, Diretora da agência de notícias LUSA. Organizado por Goethe-Institut Portugal. O debate será realizado numa plataforma de streaming online, acessível através do site do Goethe-Institut em: https://www.goethe.de/ins/pt/). A iniciativa tem início às 18h30. Ver evento de facebook.

A exposição faz parte do projecto (un)common ground, que está a organizar diversas exposições e actividades artísticas sobre a Palestina/Israel entre o final de 2020 e 2021. Ver cartaz.
Lisboa, Arquivo Municipal de Lisboa Fotográfico.

Subscrever Newsletter