Nas últimas semanas, estivemos a olhar para a história da censura literária em Portugal, focando-nos nas obras das autoras que a PIDE censurou. Neste dossier, podemos ver análises de todas essas obras - um total de 21, escritas por 9 autoras.

O Esquerda.net quis fazer um estudo sobre as escritoras portuguesas que foram censuradas pelo Estado Novo. Não houve uma relação hierárquica entre as obras, e por isso a análise foi indiferente ao cânone. O objetivo era analisar as condições de produção e de receção das obras. Em 21 obras de apenas 9 autoras, encontramos peças como A Magrizela (Maria da Glória), Novas Cartas Portuguesas (três Marias), O encoberto (Natália Correia), Pigalle (Nita Clímaco), Auto da Família (Fiama Hasse Pais Brandão), Casa sem pão (Maria Archer), ou Famintos (Carmen Figueiredo).
Dossier organizado por Ana Bárbara Pedrosa.

Ler Mais

Os povos indígenas são fundamentais na defesa da Amazónia

3 horas 3 minutos atrás

Em entrevista ao Esquerda.net, o antropólogo e indigenista Sydney Possuelo afirma que os índios passam por uma situação muito difícil no Brasil devido à política nefasta de Bolsonaro, que esvaziou a Funai para lhe retirar a possibilidade de agir contra as invasões dos territórios indígenas. Por Luis Leiria.

1299976760204271

visto na net

Vídeo da intervenção da ativista sueca no encerramento da marcha pelo clima em Madrid.

Protesto contra as portagens na A22
Sociedade

Movimento contra as portagens no Algarve alerta para aumento da sinistralidade na EN125

1 hora atrás

Numa ação de protesto este domingo, o Movimento contra as portagens na Via do Infante denunciou que 2019 foi mais um ano a ultrapassar os dez mil acidentes rodoviários na Estrada Nacional 125.

Internacional

Evo Morales: a história o absolverá

2 horas atrás

Tal como antes Benito Juárez, Evo Morales foi um índio fora do lugar. A aprendizagem começou com eles e não termina com eles. Pelo contrário, é apenas um começo. Por Boaventura de Sousa Santos.

Manifestação em Hong Kong
Internacional

Hong Kong: Centenas de milhares assinalaram seis meses de protesto

3 horas atrás

Os organizadores falam de 800 mil pessoas na manifestação deste domingo no centro de Hong Kong. Reforçados pela recente eleição, os manifestantes não recuam nas cinco exigências ao governo.

Catarina Martins na Feira do Relógio
Política

Próximo Orçamento tem de acabar com “os regimes de privilégio que aumentam os preços das casas”

7 horas atrás

Catarina Martins foi este domingo à Feira do Relógio, em Lisboa, e falou das prioridades do Bloco nas negociações para o Orçamento do Estado, com especial destaque para medidas que respondam à crise da habitação.

Opiniões

Thunberg em Lavos

Os cínicos de sempre desdenham de Greta Thunberg. Compreende-se. São cínicos e é com cinismo que disfarçam a sua estratégia de nada mexer de essencial para combater as alterações climáticas.

Uma questão de justiça

Esvaziados os argumentos, resta a escolha a tomar: defender as nossas famílias e as PME e baixar o IVA da energia. Essa é a decisão positiva para o país.

Mais do mesmo

Por muito que se esforce, Luís Montenegro não conseguirá ser mais feroz no ataque a Rui Rio do que foi durante quase dois anos de oposição à liderança interna.

Política

“É estranho que um turista pague 6% de IVA num hotel e quem cá vive pague 23% pela sua eletricidade”

7 de Dezembro 2019

Em entrevista ao esquerda.net, Mariana Mortágua fala das propostas do Bloco para o próximo Orçamento do Estado. A descida da taxa máxima do IVA sobre a eletricidade e o investimento nos serviços públicos são as prioridades nas negociações com o governo.

Internacional

Uruguai no século XXI: Nada nos é estranho

5 de Dezembro 2019

O sociólogo uruguaio Julio Calzada descreve neste artigo para o esquerda.net a ascensão e queda do ciclo político progressista no seu país. E tira algumas lições da derrota do candidato da esquerda nas eleições do mês passado.

Quatro e Vinte

Governo da Nova Zelândia já tem proposta para legalizar canábis em 2020

4 Dezembro

Esta edição do podcast Quatro e Vinte traz as principais notícias da atualidade canábica internacional.

esquerda.radio

A morte de José Mário Branco

29 Novembro

Edição nº 316, de 29 de novembro de 2019

Alta Voz

Minha senhora

3 Dezembro

Ouça aqui o podcast do conto "Minha senhora", de Afonso Reis Cabral, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Dossier

Neste dossier ouvimos ambientalistas, divulgamos o manifesto da contracimeira e promovemos o debate sobre alternativas. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

8 Dezembro

Depois da exibição do documentário haverá um debate com Elsa Sertório. Organização: CULTRA e transform! europe Ver evento de facebook.
Lisboa, cinema Ideal (Rua do Loreto, 15-17), 21h15.

Ouve aqui o podcast do comentário que José Manuel Pureza fez ao filme "Gaza", de Andrew McConnell e Garry Keane.

 

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.