Catarina: “Habitação tem de ser uma prioridade nas autarquias”

24 de Setembro 2021

Catarina Martins afirmou que “chega desta política velha em que as autarquias nas últimas décadas encolheram os ombros e não quiseram saber das condições concretas da vida” das populações. E frisou que o Bloco é a força política “que garante que o investimento prometido é em nome das pessoas”.

O lamaçal que veio para ficar

Vários episódios recentes ilustram como este lamaçal mobiliza sentimentos nascidos na direita (direito individual de recusar as regras da saúde pública) e na esquerda (desconfiança em relação à Big Pharma).

Sociedade

Trabalhadores reclamam intervenção do Governo contra “crime económico e social” na Saint-Gobain

51 minutos atrás

Cerca de uma centena de trabalhadores da Saint-Gobain manifestaram-se este sábado, em Lisboa, contra o despedimento coletivo de 130 pessoas. Lamentando que António Costa não os tenha recebido, deixaram uma conclusão: “Este Governo fala, mas quando é hora de aparecer não está presente”.

A dirigente da CGTP, Isabel Camarinha, esteve esta sexta-feira no centro de distribuição dos CTT de Santarém no horário da paralisação parcial. Foto CGTP.
Sociedade

Carteiros de Santarém marcam três dias de greve em outubro

2 horas atrás

Há mais de uma centena de milhar de cartas e encomendas em atraso. Faltam doze trabalhadores e há povoações onde o carteiro não passa há 15 dias. Os carteiros queixam-se também da falta de condições de trabalho no novo centro de distribuição para onde se mudaram em agosto.

Soldado britânico no Afeganistão. Foto de Defense Images/Flickr.
Internacional

Exército britânico matou mais de 200 civis na guerra do Afeganistão

5 horas atrás

Os dados das “compensações” pagas a familiares das vítimas pelo Ministério da Defesa britânico mostra o baixo valor atribuído às vítimas afegãs e a inconsistência dos pagamentos. Muitas vezes a vida humana valeu menos que a propriedade. Investigadores recusaram responsabilizar-se por outras 881 mortes atribuídas aos britânicos.

Na Madeira, o Palácio de São Lourenço promove visitas comentadas e, ao final do dia, acolhe uma atuação da Orquestra de Cordas do Conservatório.
Cultura

Jornadas do Património em 150 concelhos do país até 3 de outubro

6 horas atrás

Com 900 atividades presenciais e online programadas, as Jornadas Europeias do Património irão estar presentes em 150 concelhos a partir desta sexta-feira.

Opiniões

Se é tão evidente, não seria de resolver o assunto?

O Governo encheu o peito e garantiu que vai arrasar com as suas 64 propostas de mexidas nas leis laborais. Entretanto, a ministra exibiu dados sobre a precariedade, confirmando que metade dos jovens não tem contrato permanente. É uma tragédia geracional.

A vida em risco

Há mais de uma década que é do conhecimento público a contaminação de aquíferos, solos e subsolos com hidrocarbonetos, resultante da presença militar norte americana, na Base das Lajes, no concelho de Praia da Vitória.

Autárquicas e o Futuro

No dia 26, o que se decide é se queremos habitação a preço acessível, transportes que servem as pessoas, apoio social que responda às necessidades de quem precisa, uma aposta a sério e não meramente propagandística na qualidade ambiental e no ordenamento do território.

Mais Esquerda

O que está a acontecer em Cabo Delgado?

25 Setembro

Sessão com Mariana Carneiro subordinada ao tema "O que está a acontecer em Cabo Delgado?", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Política

“Governo quer manter herança da troika nas leis laborais”

22 de Setembro 2021

O deputado José Soeiro conversou com o Esquerda.net sobre as propostas do Governo relativamente aos despedimentos, combate à precariedade, período experimental, trabalho em plataformas digitais e teletrabalho e explicou que debates ainda estão por fazer. Por Mariana Carneiro.

Convocar a História

A terra

22 Setembro

A terra-solo, a terra-natureza, terra e tecnologia, a Política Agrícola Comum (PAC), o capital financeiro e os novos modelos de produção ou a luta pela terra são alguns dos temas abordados nesta conversa com Fernando Oliveira Baptista sobre a terra, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro.   

Alta Voz

A Internacional faz 150 anos

20 Setembro

O poema que se tornou símbolo universal das lutas dos trabalhadores foi escrito em 1871 por Eugène Pottier, participante destacado na Comuna de Paris. A música, da autoria de Pierre Degeyter, só foi criada em 1888. E a primeira tradução portuguesa é de 1909 feita pelo anarcosindicalista Neno Vasco. Uma história contada por Álvaro Arranja e lida por Carlos Carujo.

Os Cantos da Casa

Ricardo Ribeiro n'Os Cantos da Casa

11 Setembro

Ricardo Ribeiro ― Respeitosa mente, 2019.

Bárbara Tinoco ― Desalinhados, 2021.

Luís Cília ― Sinais de Sena, 1985.

Athmos Sphere ― Athmos Sphere, 2017.

Roberto Leão & Breno Ruiz ― Alegria, 2020.

Edição nº 353, de 10 de setembro de 2021

Karole e Ernst Bloch em Korčula. Foto do arquivo da Praxis.
Cultura

Marx na praia: A história esquecida da escola rebelde comunista da Jugoslávia

18 de Setembro 2021

A escola de verão da Praxis, na costa de Korčula, defendia o marxismo e avisava contra uma emergente “burguesia comunista” de burocratas partidários. Durante alguns verões de liberdade escaldante foi um lugar de encontro para o pensamento esquerdista europeu. Até que as autoridades jugoslavas o fecharam. Por Jonathan Bousfield.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Parlamento: E agora?

20 Junho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz o balanço do debate parlamentar e explica quais os próximos passos para se poder chegar à aprovação da legalização da canábis em Portugal.

Dossier

A retirada das tropas ocupantes coincide com o aniversário das duas décadas do atentado que lhe serviu de pretexto. Neste dossier, olhamos para a situação do país que assiste ao regresso dos talibãs e para o que mudou ou ficou na mesma durante 20 anos de mais uma guerra fracassada dos EUA. Dossier organizado por Luís Branco.

 

Ler mais

Agenda

25 Setembro

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Organização do Centro Português de Fotografia. Terça a sexta entre as 10h00 e as 18h00; sábados, domingos e feriados entre as 15h00 e as 19h00. Mais informações
Porto, Antiga Cadeia da Relação, à Cordoaria. 

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

25ª edição do Festival Internacional de Cinema Queer. Mais informações
Lisboa, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa.

17ª edição do Festival de Curtas-Metragens de Évora. Mais informações
Évora

De Sérgio Tréfaut (Brasil, 2021). Mais informações.
Lisboa, Cinema Ideal, às 15h00 e 19h00.

A Revolutionary Association of the Women of Afghanistan (RAWA), articulada com companheiras turcas e curdas, lançou um apelo internacional que convoca todas as pessoas a manifestar a sua solidariedade para com as mulheres e o povo do Afeganistão.
Lisboa, Largo Camões, 18h00.
Porto, na Prç. D. João I, 18h00.
Vila Real, Avenida Carvalho Araújo, 16h00

Subscrever Newsletter