“Precisamos de um Orçamento que seja capaz de responder ao país”

26 de Outubro 2020

Em entrevista à TVI, Catarina Martins sublinhou que o Bloco não quer nenhuma crise política. E prometeu continuar a lutar por um orçamento que dê condições ao SNS para responder às necessidades da população e que garanta o apoio a quem perdeu tudo com a crise.

Farto de ouvir falar de médicos

O governo anda aos papéis com a contratação dos médicos. Antes da pandemia prometeu mais de 8.000 profissionais da saúde em 2020. Chegamos a Novembro e temos menos médicos no SNS.

Sarmento de Beires
Sociedade

A sublevação de Bragança

8 minutos atrás

O movimento que estava programado sair em Braga, Chaves e Bragança, sai em Bragança em 26 e 27 de outubro de 1933, sem comando e condenado ao fracasso. Por Luís Farinha.

Caramulo - Foto Interior do Avesso
Ambiente

Caramulo: ICNF abate 105 pinheiros bravos no Guardão

26 de Outubro 2020

No início do mês, a população de Guardão, no concelho de Tondela, em plena Serra do Caramulo, denunciou o abate indiscriminado de árvores. A autarquia reclamou e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas confirmou-o. Artigo do Interior do Avesso.

Blogosfera

Ajuda e lucro

26 de Outubro 2020

A direcção do jornal [Expresso] - como, aliás, a do jornal Público - parece alinhar com a agenda de Marcelo Rebelo de Sousa: imiscuir-se nos assuntos governamentais e dar azo a uma intervenção musculada em véspera eleitoral. Postado por João Ramos de Almeida em Ladrões de Bicicletas

Bloquistas na Marcha Animal em frente à Praça de Touros do Campo Pequeno.
Política

Parlamento europeu rejeita financiamento das touradas

26 de Outubro 2020

Os eurodeputados bloquistas juntaram o seu voto à maioria que quer impedir que a Política Agrícola Comum financie gado para touradas. Direita e PCP votaram no sentido contrário.

Opiniões

Sem Teto e Sem Chão... Sem Opção

Bastam 5 minutos na página da Câmara Municipal de Matosinhos para compreender a estratégia montada pela autarquia para a população em situação de sem-abrigo. Simplesmente, não existe.

A espinha dorsal do SNS

Quando levamos às conversas com o governo a necessidade de pensar de forma mais abrangente a saúde, foi com a consciência que a espinha dorsal do SNS são os seus profissionais.

Deve a esquerda aceitar que proteger o trabalho seja tabu?

Após meses de impasse, o Governo não cedeu um milímetro na legislação do trabalho, que continua essencialmente como Passos a deixou. Nem muito nem pouco. Zero. Pode haver uma política de esquerda que não proteja o trabalho?

Reunião entre Governo e Bloco
Política

Veja aqui as cedências e as intransigências da negociação entre Bloco e Governo

24 de Outubro 2020

Durante a negociação orçamental, falou-se muito em linhas vermelhas. Das 35 propostas que o Bloco colocou em cima da mesa, manteve 12 e recuou em 19. O governo só acolheu parcialmente três e apenas a uma não colocou reservas.

Alta Voz

O que diz Rossanda

26 Outubro

Rossana Rossanda, a histórica militante comunista italiana e fundadora do jornal Il Manifesto deixou-nos em Setembro. Neste artigo de Salvatore Cannavò, lido por Carlos Carujo, reflete-se sobre o seu legado.

Política

O Bloco de Esquerda face à proposta de Orçamento de Estado para 2021

25 de Outubro 2020

Leia aqui o documento aprovado pela Mesa Nacional com o balanço das negociações e a explicação do voto do Bloco no Orçamento de Estado para 2021.

Os Cantos da Casa

Maria Monda n' Os Cantos da Casa

23 Outubro

Maria Monda ― Maria Monda, 2020.

Carlos Alberto Moniz ― O amor virá mais tarde, 2020.

Rão Kyao ― Estrada da Luz, 1984.

Maria João ― A poesia de Aldir Blanc, 2017.

Benjamim ― Vias de extinção, 2020.

Edição nº 332, de 22 de outubro de 2020

Convocar a História

Biénio Rosso em Itália

21 Outubro

Fernando Rosas e Manuel Loff conversam sobre o biénio de lutas e greves em Itália em 1919 e 1920, uma revolução que não chegou a concretizar-se.

Quatro e Vinte

Nas Presidenciais dos EUA, a canábis vai a votos em cinco estados

20 Outubro

Este fim de semana a legalização da canábis foi a referendo na Nova Zelândia e no dia 3 é a vez dos eleitores de Nova Jérsia, Arizona, Dakota do Sul, Montana e Mississippi se pronunciarem. É o destaque desta edição do Quatro e Vinte.

Maria Teresa Horta
Sociedade

“Escrever as Novas Cartas Portuguesas foi uma das coisas mais importantes da minha vida”

25 de Outubro 2020

A 25 de outubro de 1973 teve início o julgamento das “Três Marias”, autoras do livro Novas Cartas Portuguesas. Em entrevista ao Esquerda.net, Maria Teresa Horta falou sobre o processo de criação literária, a perseguição de que foram alvo e o movimento de solidariedade que atemorizou o regime fascista. Por Mariana Carneiro.

Donald Trump e Mark Zuckerberg na Casa Branca
Internacional

Facebook “afinou” o algoritmo para tirar visibilidade a publicações de esquerda

21 de Outubro 2020

Uma reportagem do Wall Street Journal diz que foi o próprio Mark Zuckerberg a dar instruções para a mudança, cedendo assim às críticas dos meios conservadores norte-americanos que acusavam a plataforma de parcialidade.

Agenda

Dossier

A paciência dos bielorrussos parece ter-se esgotado após a resposta irresponsável de Lukashenko à pandemia da covid-19 e a crise do modelo económico sustentado por Moscovo. A gota de água foram as eleições presidenciais  viciadas pelo regime, que prendeu os candidatos e em seguida, após a inédita mobilização da campanha da oposição, anunciou uma vitória retumbante. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter

Ouve aqui a conversa sobre a crise académica com Maria Manuela Cruzeiro e Miguel Cardina. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.