O caso BES é um espelho da economia portuguesa, sintetiza Mariana Mortágua

6 horas 22 minutos atrás

No Jornal da Uma da TVI, Mariana Mortágua diz que “o caso BES não é o problema de um administrador ou de uma empresa. São as maiores empresas do país. Isto é o regime”.

ESQUERDA.NET | Off-shores, Pinochet e Espírito Santo

visto na net

Este vídeo divulgado em 2009 pelo esquerda.net mostrava a reação do ex-banqueiro às denúncias dos negócios obscuros das offshores do Banco Espírito Santo.

TAP é “a única companhia que mantém a maioria dos seus tripulantes em regime de lay-off”, diz o SNPVAC – Foto de Manuel de Almeida/Lusa
Sociedade

Tripulantes da TAP reclamam saída urgente do lay-off

29 minutos atrás

Sindicato diz que a TAP é a “única companhia” que mantém maioria dos tripulantes em lay-off. Primeiros 250 milhões de euros devem chegar à empresa na próxima semana. Tribunal do Trabalho condena transportadora a contar período de licenças parentais para progressão na carreira.

Bloco denuncia "aumento exponencial" do preço da água no Interior Norte
Política

Bloco denuncia "aumento exponencial" do preço da água no Interior Norte

1 hora atrás

O Bloco de Esquerda avançou com uma pergunta ao governo devido ao “aumento exponencial” do preço da água depois da criação da empresa intermunicipal Águas do Interior Norte. Os concelhos abrangidos são Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real.

 
Muro israelita em Belém. Foto de Montecruz Foto/Flickr
Internacional

Solidariedade com Palestina critica “política hipócrita” do governo português

2 horas atrás

Comité de solidariedade condena o estreitamento de relações diplomáticas e económicas, num momento em que o governo israelita “se prepara para anexar grande parte do território palestiniano ocupado”. Bloco de Esquerda questiona o ministro da Ciência.

Foto de Paulete Matos.
Sociedade

Trabalhadores da Barraqueiro sujeitos a mais 9 meses de lay-off

3 horas atrás

A empresa de transportes de Humberto Pedrosa quer prolongar o lay-off que termina em julho por mais nove meses. Sindicato denuncia a medida como ilegal e alerta que a medida impede a transportadora de garantir transporte com segurança face à Covid-19. 

Opiniões

A grande borla aos poluidores e as mudanças por fazer

Num momento em que a produção e, em parte, a nossa vida coletiva teve que ser reorganizada para responder à saúde pública, na resposta climática a visão dominante continua a ser a do “negócio habitual” com as pequenas mudanças para que tudo se mantenha.

Traumas do Império

Na sequência da morte de George Lloyd nos Estados Unidos geraram-se movimentos de massa que com alguma violência protestavam contra a sua morte. Nessa altura começaram ataques a estátuas e foi posta em causa a memória de algumas personagens.

Até quando podemos viver sem transportes?

Ao contrário da economia e dos trabalhadores que a sustentam, os transportes públicos parecem estar ainda em quarentena.

Convocar a História

O longo percurso dos feminismos em Portugal

11 Julho

Vários são os mitos sobre as mulheres e o movimento feminista. Neste episódio, Virgínia Baptista é a convidada de Fernando Rosas para uma conversa moderada por Andrea Peniche sobre dois desses mitos, na perspetiva de esclarecer aquilo que o senso comum e a preguiça intelectual insistem em reproduzir.

Foto de Paula Nunes, esquerda.net.
Política

Bloco define prioridades para o OE2021: reconstrução do emprego e direitos do trabalho

11 de Julho 2020

Em conferência de imprensa no final da reunião online da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins destacou as condições do trabalho e os serviços públicos como o centro da “resposta que a esquerda deve dar à crise”.

Política

Endometriose: o fim da normalização das dores menstruais

10 de Julho 2020

Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda sobre diagnóstico e tratamento de endometriose foi aprovado esta sexta-feira na Assembleia da República.

Alta Voz

A resposta climática só existe com uma transição justa

13 Julho

Uma transição energética e ecológica justa, não responde só à crise climática. Elimina fontes de poluição e causas de problemas na saúde pública; cria emprego e soluções de igualdade, nomeadamente mais transportes públicos e erradicação da pobreza energética. É o que defende Nelson Peralta neste artigo lido por Carlos Carujo.

Plutão. Imagem construída a partir dos dados recolhidos pela New Horizon. Foto de sparxastronomy/Flickr.
Cultura

Há vida dentro de Plutão?

7 de Julho 2020

O nascimento quente deste planeta anão pode ter criado um oceano interno. Haverá vida nele? Por David Rothery.

Os Cantos da Casa

Retrospetiva de 1984 (2ª parte) n' Os Cantos da Casa

3 Julho

Retrospetiva de 1984 (2ª parte)

Lopes Graça, Lena d'Água, GNR, Rão Kyao e outros.

Edição nº 324, de 1 de julho de 2020

Mais Esquerda

Como combater as novas formas de precariedade?

14 Julho

Ouve aqui o debate sobre como combater as novas formas de precariedade com Nelson Silva, do sindicato STT, e Adriano Campos, da associação Precários Inflexíveis. A conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Dossier

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

15 Julho

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade, no âmbito do ciclo Intelectuais e Artistas da Resistência, associa-se às comemorações do centenário do nascimento de Bernardo Santareno, com uma mostra Biobibliográfica, que poderá ser vista, presencialmente, no 4.º piso do Museu do Aljube até 2 de agosto, ou online, no Facebook do Museu.

Num formato ao ar livre nos Jardins da Quinta da Caverneira. Acesso gratuito mediante marcação prévia. Seguindo as regras e orientações determinadas pela Direção-Geral da Saúde e pelo Município da Maia. Teatro Art'Imagem - Quinta da Caverneira (Avenida Pastor Joaquim Eduardo Machado, Águas Santas, Maia t. 22 208 40 14 | 91 76 91 753  | 91 08 18 719).

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes (Lisboa), Tiago Resende e Carlos Couto (Viseu), Carolina Gomes (Coimbra), Adriano Campos (Porto) e Rui Antunes (Braga).

Subscrever Newsletter

Um vazio legal deixou os produtores de cânhamo sem forma de certificar as suas plantações em Portugal. Ao fim de duas colheitas perdidas, continuam à espera que o governo publique a nova regulamentação. O Quatro e Vinte falou com João Costa, da associação Cannacasa, sobre o impasse e as perspetivas do setor.