Remunerações abusivas: Mexia ganhou 2,19 milhões em 2018

1 hora 21 minutos atrás

Pelo quarto ano consecutivo, o presidente executivo da EDP recebeu mais de 2 milhões de euros. O conselho de administração executivo recebeu 11,3 milhões em 2018, enquanto os lucros da empresa desceram 53%, mas os dividendos aos acionistas serão mantidos.

O PSD vai de carrinho

Os passes dos transportes públicos nas áreas metropolitanas vão passar a custar no máximo 40€ por utente. Ao contrário do que Rui Rio afirmou, esta medida não é “avulsa”.

Professores manifestam-se este sábado a partir das 15h em Lisboa - Foto esquerda.net

Professores manifestam-se hoje em Lisboa

12 horas atrás

Docentes exigem neste sábado em Lisboa a contagem integral do tempo de serviço, os 9A4M2D. O protesto é convocado por dez organizações sindicais de professores, tem início no Marquês de Pombal às 15h e vai dirigir-se para a Praça do Comércio.

Dirigente de movimento contra barragens assassinada no Brasil

22 de Março 2019

Dilma Ferreira Silva, coordenadora regional do Movimento dos Atingidos por Barragens foi assassinada em Tucuruí junto com outros militantes, segundo informou o movimento. O MAB organiza as pessoas atingidas ou ameaçadas por barragens que lutam pelos seus direitos no Brasil.

As seis cadeias de supermercados e três fornecedores de bebidas concertaram preços em prejuízo dos consumidores – Foto de Paulete Matos
Sociedade

Concorrência acusa seis grupos de supermercados de “práticas equivalentes a cartel”

22 de Março 2019

Segundo a Autoridade da Concorrência (AdC), as cadeias de supermercados Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan, Intermarché, Lidl e E. Leclerc e os fornecedores de bebidas Sociedade Central de Cervejas, Super Bock e PrimeDrinks concertaram preços em prejuízo dos consumidores.

Política

“Vinculação de amas da Segurança Social é uma vitória”

22 de Março 2019

“Falta agora o resto”, avançou Catarina Martins, afirmando que, “para o Bloco, cada trabalhadora e cada trabalhador que vir o seu vínculo laboral reconhecido é uma vitória. Cada um que faltar, é uma luta por fazer”. A lei da regularização de precários do Estado “foi bem feita no Parlamento, cabe agora ao Governo executá-la bem também”, frisou a coordenadora bloquista.

Quatro e Vinte

ONU: Comissão de Drogas adia reclassificação da canábis

20 Março

A sessão da Comissão de Drogas da ONU, que decorre em Viena, está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Opiniões

O PSD vai de carrinho

Arroja, tira as mãos do SNS!

Em 2015, Passos Coelho lançou a primeira pedra da nova ala pediátrica do hospital de S. João, apadrinhando um projeto onde o Estado delegava em associações e construtoras uma função social fundamental para a sociedade.

Anticapitalista porque não acredito em magia

Sou anticapitalista porque não acredito em magia. Mas há condições para resolver a crise climática.

Roger Waters escreve carta a Conan Osíris a apelar a boicote à Eurovisão

17 de Março 2019

O músico, e antigo membro dos Pink Floyd, publicou uma carta dirigida a Conan Osíris e aos outros finalistas da Eurovisão apelando a que prestem “solidariedade aos 189 manifestantes desarmados mortos pelos atiradores de Israel em Gaza no ano passado, incluindo pelo menos 35 crianças”.

Revista Esquerda já nas bancas

10 de Março 2019

Há mais de uma centena de razões para folhear a nossa revista. A revista Esquerda é feita de 148 páginas de crónicas, análises políticas, entrevistas, reportagens, fotografias, ilustrações, bandas desenhadas e contos. E há também uma cronologia dos 20 anos do Bloco para revisitarmos o passado.

Quiné Teles foto
esquerda.radio

Quiné Teles n' Os Cantos da Casa

21 Março

Quiné Teles ― No sótão da velha, 2018.

Vila Navio ― Outra margem, 2019.

Pedro Caldeira Cabral ― A guitarra portuguesa nos salões do século XVIII, 1983.

Madeira Jazz Collective ― Zeroum, 2017.

Yemadas ― Landscape, 2018.

Edição nº 300, de 21 de março de 2019

Sociedade

Greve feminista encheu as ruas do país

8 de Março 2019

No dia da greve feminista internacional, milhares de manifestantes saíram às ruas. Só em Lisboa foram 20 mil. Marisa Matias diz que “é preciso continuar a lutar que possa haver mais igualdade.”

Alta Voz

Pão de Açúcar, Afonso Reis Cabral

25 Fevereiro

Ouve aqui o podcast de um excerto de "Pão de Açúcar", de Afonso Reis Cabral, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Intervenções de Francisco Louçã e de João Rodrigues na conferência "RBI, Emprego e Segurança Social".

Dossier

A revolução alemã faz cem anos. E com ela o assassinato de Rosa Luxemburgo, de Karl Liebknecht e de tantas e tantos outros. Ocasião para revisitar a vida e obra de Rosa Luxemburgo. Dossier organizado por Carlos Carujo.

23 Março

Por Catrapum Catrapeia. Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 11h.

Com Pedro Soares, deputado do Bloco, Ana Rute Marcelino, candidata do Bloco às eleições europeias, Ivo Ferreira, AMAS - Associação de Mergulho e Atividades Subaquáticas de Vizela, Pedro Teiga, Engenho e Rio, Maria Manuel Rola, deputada do Bloco, e Lara Castro, AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia. Entrada livre. Ver cartaz/programa.
Famalicão, Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - Avenida do Brasil, 14h.

Com Heitor de Sousa (deputado do Bloco), Fernando Nunes da Silva (IST) , Miguel Pombeiro (secretário executivo da CIMT), António Torres (primeiro secretário da CIMLT) e Carlos Matias (deputado do Bloco). Ver evento de facebook.
Entroncamento, Auditório da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, 15h.

Contará com a participação destas profissionais e do investigador Manuel Abrantes. Entrada livre. Uma iniciativa do projecto "Memória e Feminismos: Múltiplas Discriminações II" da UMAR com o apoio da pequena subvenção da CIG. Ver evento de facebook.
Lisboa, UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, 15h.

Ver evento de facebook.
Vila Real, Jardim Da Carreira, 15h30.

Ver evento de facebook. Organizado por LGBTI VISEU.
Viseu, Núcleo Sporting Clube de Portugal de Viseu - Avenida António José de Almeida 257, 16h.

Ver evento de facebook e cartaz. Inscrições aqui.
Lisboa, Auditório Alto dos Moinhos, 10h.

Participação especial de: Catarina Guerreiro, Sandra Celas, Cabuenha Janguinda Moniz Cabuenha. Música de: Grupo Cultural Batucadeiras Bandeirinhas, João Paulo Santos – Guitarra, Ilya Kushner – Saxofone e Chandi Oliveira. Momento de Debate: O que é Casa? Projeção de vídeos. Ver evento de facebook.
Lisboa, Com Calma - Espaço Cultural - Rua República da Bolívia 5 C, 19h.

Informações e reservas: 266 703 112 / geral@cendrev.com. Mais informações.
Évora, Teatro Garcia de Resende, 21h30.

Subscrever Newsletter