França: Protesto dos “coletes amarelos” mobiliza muitos milhares de pessoas

1 hora 20 minutos atrás

Segundo o Governo, o protesto dos “coletes amarelos” mobilizou 124.000 pessoas em 2.000 barragens. A France Insoumise considera estes números uma “manipulação” e apela a que as pessoas divulguem imagens nas redes sociais, para provar que a mobilização foi muito maior.

José Soeiro entrevista Bruno Maia - Foto esquerda.net
Política

"O movimento LGBT tem de saber dar resposta às várias opressões que as pessoas sofrem"

4 horas 28 minutos atrás

José Soeiro entrevistou Bruno Maia no Socialismo 2018, sobre a história do movimento LGBTQI+.

Catarina Martins criticou o Governo devido à forma como está a ser feita a consolidação orçamental – Foto Hugo Delgado/Lusa
Política

“Um país que se leva a sério combate a impunidade”

8 horas atrás

Catarina Martins afirmou em Braga que “o rendimento disponível de quem vive do seu trabalho aumentou em cada ano mil milhões de euros”, na atual legislatura, e defendeu a necessidade da Autoridade Tributária (AT) ter acesso aos dados dos regimes especiais de regularização tributária (RERT).

Bloco propõe que todo o tempo de serviço dos professores e das carreiras especiais seja reconhecido e considerado no prazo de cinco anos – Foto esquerda.net
Política

Bloco propõe que todo o tempo de serviço dos professores seja reconhecido

16 de Novembro 2018

O Bloco propõe, no orçamento do Estado para 2019 na especialidade, que todo o tempo de serviço dos trabalhadores dos corpos e carreiras especiais da função pública , incluindo os professores, seja reconhecido e considerado de modo faseado até ao final de 2023.

Mariana Mortágua apresentou as propostas do Bloco para o OE 2019 - Foto de Paulete Matos
Política

Bloco apresenta propostas para o orçamento na especialidade

17 horas atrás

Mariana Mortágua apresentou as propostas para o Orçamento de 2019 na especialidade, dando nomeadamente relevo às propostas relativas aos impostos e à justiça fiscal. O Bloco de Esquerda entregou no total 195 propostas.

“Coletes amarelos” num ponto de bloqueio em Sedan, no Norte da França, 17 de novembro de 2018 – Foto de Julien Warnand/Epa/Lusa
Sociedade

“Coletes amarelos” em protesto por toda a França

6 horas atrás

Dezenas de milhares de pessoas manifestam-se em mais de mil pontos de bloqueio em toda a França, contra o aumento do preço dos combustíveis. Dois terços da população francesa apoia o protesto contra o governo e o presidente francês, “o Presidente dos ricos”.

Opiniões

Serviço Nacional de Saúde: o trabalho dá saúde?

O que aqui se visa é chamar a atenção para um domínio social que, para além de do SNS ser suporte, também muito solicita a sua missão, organização, profissionais de saúde e meios.

Serviço Nacional de Saúde: o trabalho dá saúde?

O que aqui se visa é chamar a atenção para um domínio social que, para além de do SNS ser suporte, também muito solicita a sua missão, organização, profissionais de saúde e meios.

Só cá faltava o Pétain

Porventura (...) por simples desejo gaullista, Macron assume a pose de um monarca, e daí esta reverência pela autoridade das figuras militares do passado, sejam quem forem.

João Berhan
esquerda.radio

João Berhan n' Os Cantos da Casa

16 Novembro

João Berhan ― Roupa nova, 2018.

Carlos Mendes ― A festa da vida, 2018.

Raízes ― Raízes, 1982.

Galliard Ensemble ― Light-distance, 2003.

Katia Guerreiro ― Sempre, 2018.

Edição nº 291, de 14 de novembro de 2018

Internacional

Criminalizar os movimentos sociais é destruir os pilares da democracia

15 de Novembro 2018

Incluir numa lei de combate ao terror famílias que se organizam pelo direito de viver sob um teto digno e de possuir um pedaço de terra para plantar é uma excrescência. Artigo de Guilherme Boulos.

Internacional

Alexandria Ocasio-Cortez, latina e socialista: Quem é a deputada mais jovem da história dos EUA?

13 de Novembro 2018

Dez meses após deixar o seu emprego de empregada num restaurante mexicano, a socialista Alexandria Ocasio-Cortez tornou-se a congressista mais jovem da história dos EUA.

Alta Voz

O Medo, de Guy de Maupassant

5 Novembro

Ouve aqui o conto "O Medo", de Guy de Maupassant.

Quatro e Vinte

Lisboa e Porto acolhem iniciativas internacionais sobre a canábis

4 Novembro

Esta sexta-feira tem início a Conferência Internacional sobre Canábis Medicinal em Lisboa. No fim de semana de 17 e 18 de novembro é a vez do Porto  receber a segunda edição da Cannadouro, a Feira Internacional do Cânhamo. O Quatro e Vinte ouviu os organizadores destas iniciativas.

Vídeo

1800807480029855

Tempo de antena do Bloco

Mariana Mortágua apresenta o que foi conseguido nas negociações orçamentais e o que o Bloco quer ainda ver aprovado no debate na especialidade.

Podcast da intervenção de Ana Gago e de Susana Constante Pereira no Fórum Socialismo 2018.

Agenda

17 Novembro

Visitas guiadas: Lisboa de José Cardoso Pires. Duração da visita: 2h Visita gratuita, mediante inscrição prévia: lisboa.cultural@cm-lisboa.pt / 218 170 742. Mais informações.

Mais informações.
Porto, Centro de Congressos da Alfândega do Porto, das 11h às 20h.

Com Maria Manuel Rola (deputada do Bloco na Assembleia da República), Tita Rodrigues (ativista local), Associação GRUMAPA, SOS Nelas. Moderação: Diego Garcia (GT dos Direitos dos Animais Bloco Viseu). Ver cartaz.
Mangualde, Casa do Povo de Mangualde (Largo do Rossio, 74), 16h.

Com o deputado do Bloco José Soeiro. Ver cartaz.
Ermesinde, Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde – R Dom António Ferreira Gomes 365, 16h.

Conversas: Testemunhos vividos. Conversa informal onde personalidades de várias áreas vão partilhar memórias da convivência com o autor. Moderação de Ana Cardoso Pires. Mais informações.
Lisboa, Biblioteca Palácio Galveias, 16h.

Com Ana Ventura (autora), Alberto Faria (ilustrador) e Pedro Reisinho (Editora 0a8). Conversa informal sobre o livro com a participação de Dora Batalim (especialista do livro infantil), Iolanda Galinha (docente de Psicologia do Desenvolvimento) e Helena Almeida (psicóloga clinica especialista em Desenvolvimento Infantil).
Lisboa, Tigre de Papel – Livraria - Rua de Arroios 25, 16h.

A IVª edição dos Encontros Internacionais Ecossocialistas vai acontecer em Lisboa, na Escola Secundária de Camões, de 23 a 25 de novembro. Na preparação para os encontros o Bloco, uma das organizações que está envolvida no processo, vai fazer um jantar e festa ecossocialista, para mobilizar para este evento e apoiar a sua divulgação. Mais informações podem ser encontradas no facebook dos Encontros Internacionais Ecossocialistas e no site alterecosoc.org. Ver evento de facebook.
Lisboa, Rua da Palma 268, 20h.

Pel' A Escola da Noite / Cendrev. Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30.

Dossier

João Semedo (1951-2018) - Foto de Paulete Matos

Neste dossier, lembramos João Semedo, antigo coordenador do Bloco de Esquerda, através de artigos, opiniões, vídeos, fotogalerias que o esquerda.net publicou desde o seu falecimento, em 17 de julho passado.

Ler mais

Subscrever Newsletter