Jovens, precários e mal pagos são as vítimas da destruição de emprego

4 horas 1 minuto atrás

Desapareceram 184 mil trabalhadores nos três escalões salariais mais baixos. Destes, 85%, ou 156 mil, ganhavam 600 euros líquidos ou menos. Já o número de pessoas a auferir salários mais elevados cresceu no segundo trimestre deste ano face ao mesmo período de 2019. O escalão salarial dos que ganham 3000 euros líquidos mensais ou mais registou o maior aumento homólogo, de 14%.

Estamos mesmo de consciência tranquila?

No fim-de-semana de 18 de julho, um incêndio afetou um canil ilegal que albergava centenas de animais, na serra da Agrela, em Santo Tirso. É incompreensível que Presidente da Câmara, vereador e veterinário municipal nada tenham feito para evitar a morte e sofrimento destes animais.

Foto de Paulete Matos.
Cultura

Trabalhadores da cultura ponderam processar Segurança Social

38 minutos atrás

Os indeferimentos sem enquadramento legal aos pedidos de apoio extraordinário para trabalhadores independentes, denunciados pela Provedoria esta semana, poderão levar o setor a processar a Segurança Social.  

Cabo Delgado. Foto de F. Mira/Flickr.
Internacional

Moçambique: Daesh captura porto estratégico

1 hora atrás

O auto-designado “Estado Islâmico” ocupou o porto de Mocímboa da Praia em Cabo Delgado no que é um golpe importante para o exército moçambicano e para os mercenários que o apoiam neste conflito. Um conflito no qual também entram os interesses da Total que explora o mega-projeto de exploração de gás nas proximidades.

Loja do Minipreço em Mujães, Viana do Castelo, está a obrigar trabalhadores e trabalhadoras a cumprirem diariamente mais hora e meia de trabalho
Sociedade

Minipreço em Viana do Castelo força trabalho suplementar gratuito e despede precários

2 horas atrás

A loja do Minipreço em Mujães, concelho de Viana do Castelo, está a obrigar trabalhadores e trabalhadoras a cumprirem diariamente mais hora e meia de trabalho, sob chantagem e sem remuneração. A denúncia é do site despedimentos.pt.

Neonazis, que se auto-intitulam nacionalistas, querem que dirigentes antifascistas e antirracistas “abandonem a atividade política e deixem o território português”
Sociedade

PJ investiga ameaças de neonazis a ativistas e deputadas

12 de Agosto 2020

Um grupo neonazi ameaça dirigentes antifascistas e antirracistas, exigindo que abandonem a atividade política e deixem o território português. Entre as pessoas ameaçadas estão as deputadas bloquistas Mariana Mortágua e Beatriz Gomes Dias.

Opiniões

Quando a extrema-direita governa: ao cuidado de Rui Rio

A crise de 2008 expôs ao Mundo o falhanço do modelo económico neoliberal, seja na sua versão mais radical (nos EUA) ou mais "social" (na Europa). Doze anos depois, nada mudou a esse respeito.

Super quarteirões sem carros para salvar as cidades

Reduzindo o número de carros em 15% permite manter a cidade a funcionar sem problemas e aumentar o espaço público em mais de 70%.

A invenção do verão

Tempo de liberdade e de disponibilidade para si – as férias finalmente. Mas não para todos. Enquanto tempo para nós, o verão é uma invenção e uma conquista do movimento operário, das greves e dos sindicatos.

Os Cantos da Casa

A Garota não n' Os Cantos da Casa

13 Agosto

(13 Ago. 2020)

A Garota Não ― Rua das Marimbas n. 7, 2019.

Paulo Bastos ― Bach2Cage, 2004.

Ronda dos Quatro Caminhos ― Ronda dos Quatro Caminhos, 1984.

Alexandre Coelho ― Idiosyncrasies, 2017.

Daniel Bernardes ― O rondó da carpideira, 2016.

Edição nº 327, de 13 de agosto de 2020

Mais Esquerda

Será com o setor energético privado que vamos reduzir as emissões?

11 Agosto

Ouve aqui a conversa entre Miguel Heleno, engenheiro eletrotécnico e investigador em sistemas de energia, e Jorge Costa, deputado e relator da comissão de inquérito parlamentar sobre as rendas da energia. Esta apresentação teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo. 

Franco, Juan Carlos de Borbón e Filipe Borbón. Montagem do Viento Sur.
Internacional

Do fim do “juancarlismo” ao debate constituinte

11 horas 7 minutos atrás

As tentativas falhadas de desvincular Filipe VI da figura do seu pai não evitaram que a sombra da corrupção emerja sobre um reinado sem relato próprio. É fundamental erguer um movimento democrático que possa organizar um referendo popular que devolva a palavra à cidadania. Por Teresa Rodríguez e Miguel Urbán.

Convocar a História

A banalidade do mal

9 Agosto

Sem a cumplicidade de pessoas comuns que se limitaram a cumprir ordens ou a olhar para o lado, diz-nos Hannah Arendt, os episódios mais negros da história não teriam sido possíveis. Num tempo em que o debate sobre a «banalidade do mal» ganha renovada urgência, convidamos Viriato Soromenho Marques para uma conversa a partir de Eichmann em Jerusalém, obra em que Arendt desenvolve a questão.

Alta Voz

Curso rápido para diretor de campanha de José Luís Peixoto

10 Agosto

Quer ser um populista e não sabe como? Polarizar entre “nós” e “eles”, simplificar e provocar são algumas das manhas do ofício como explica José Luís Peixoto neste artigo lido por Carlos Carujo.

Uma multidão encheu o largo de São Domingos em homenagem a Bruno Candé. Foto de Miguel A. Lopes/Lusa.
Sociedade

Candé Presente!

31 de Julho 2020

Entre palmas e palavras de ordem anti-racistas, uma multidão encheu o Largo de São Domingos em Lisboa, homenageando o ator Bruno Candé. Uma concentração na qual a deputada Beatriz Dias disse que “o racismo continua a matar e nós não podemos continuar a negá-lo como uma dimensão que estrutura as relações da nossa sociedade”. Mais notícias: Racismo Mata

621568048563989

visto na net

Republicamos no esquerda.net o vídeo do “Brasil de Fato” no dia em que o país atinge os 100 mil mortos, menos de 5 meses após a primeira morte registada pela covid-19.

A PSG – Segurança Privada não está a pagar os salários atempadamente, havendo trabalhadores que a 5 de agosto, ainda não receberam o salário de julho
Sociedade

Empresa de segurança privada com contratos com o Estado não paga salários atempadamente

5 de Agosto 2020

Há trabalhadores da empresa PSG que nesta quarta-feira, 5 de agosto, ainda não receberam o salário de julho. Sindicato STAD e trabalhadores exigem o pagamento até ao último dia útil de cada mês, como estipula o Código de Trabalho.

Dossier

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

13 Agosto

Com curadoria de Clara Brito e Gu Zhenqing, é a nova exposição organizada pela Saco Azul e pelo Maus Hábitos. Mais informações.
Lisboa, Maus Hábitos, com horário de visita das 12h às 23h de terça à sábado e das 12h às 16h ao domingo.

Subscrever Newsletter

Um vazio legal deixou os produtores de cânhamo sem forma de certificar as suas plantações em Portugal. Ao fim de duas colheitas perdidas, continuam à espera que o governo publique a nova regulamentação. O Quatro e Vinte falou com João Costa, da associação Cannacasa, sobre o impasse e as perspetivas do setor.