60 figuras lançam carta aberta pela regulação da canábis

16 de Setembro 2021

Quatro antigos ministros da Justiça e dois da Saúde estão entre a lista de subscritores do apelo a que a Assembleia da República aprove a regulação da canábis para “para defender a saúde e combater a criminalidade”.

Igualdade de género e autárquicas

Só haverá igualdade de género na política local quando vivermos em concelhos que permitam às mulheres a igual oportunidade de participação política, com creches públicas, com um sistema de transportes seguro, com mecanismos de fiscalização capazes de quebrar com o clientelismo municipal.

Alexandra Vieira
Política

Braga: Alexandra Vieira quer mais habitação pública para baixar rendas

16 de Setembro 2021

Com o preço das rendas de casa a disparar para “valores exorbitantes” nos últimos anos, a candidata bloquista quer “tornar a habitação uma prioridade” do município. E defende a construção de duas novas residências universitárias na cidade.

Moisés Ferreira defendeu que "Sem SNS não havia saída para a pandemia" - foto de Tiago Peting/Lusa
Política

"Sem SNS não havia saída para a pandemia"

16 de Setembro 2021

No final da reunião no Infarmed, Moisés Ferreira defendeu o levantamento de restrições, dada a elevada imunização da população. Sublinhou ainda que é preciso que as vacinas cheguem a todo o mundo e defendeu o investimento no SNS.

Também o mercado regulado de eletricidade irá sofrer uma subida de 3 em outubro. Foto via Flickr.
Sociedade

Galp sobe os preços do gás acima do aumento do mercado regulado

16 de Setembro 2021

A segunda maior comercializadora do mercado livre informou os seus clientes de que os preços do gás natural seriam atualizados a partir de 1 de outubro, com aumentos que podem chegar a dez vezes os verificados no mercado regulado. Eletricidade irá igualmente subir.

Das seis candidaturas à Câmara Municipal de Odemira, apenas a do Bloco de Esquerda “se opõe inequivocamente ao aumento para o triplo da área de agricultura intensiva em pleno parque natural”, relembra Pedro Gonçalves, na imagem à esquerda de Catarina Martins. Foto esquerda.net.
Política

Odemira: Catarina garante luta contra trabalho forçado no “mar de plástico” das estufas

16 de Setembro 2021

A coordenadora do Bloco de Esquerda acusou o Governo de, com a cumplicidade da autarquia de Odemira, ter criado um “Simplex para licenciar mais plástico” das estufas e criar “cidades de contentores” para os trabalhadores migrantes.

Convocar a História

O Sahara Ocidental, última colónia de África

15 Setembro

O Sahara Ocidental, onde o povo saharaui continua a lutar pelo seu direito à autodeterminação e independência, é a última colónia de África, e está tão perto de nós, geograficamente falando. Mas continua longe do nosso pensamento, porque a nossa ignorância é imensa. Conversa com Luísa Teotónio Pereira, conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

Opiniões

O Porto, cidade com caráter

O Porto perdeu população, mais de 5500 pessoas nos últimos dez anos, a maior percentagem entre as grandes cidades. O preço das casas disparou, sem que os salários o consigam acompanhar. Habitação pública, nem vê-la. O Porto ganharia com mais pluralidade na Câmara.

O “dever de solidariedade”, 20 anos depois do 11 de setembro

Quis também o destino que a despedida de Jorge Sampaio coincidisse com os 20 anos do 11 de setembro de 2001, esse acontecimento catalisador, momento de transição que inaugurou uma outra era, talvez o início do século.

Um presente a ganhar

Estes dois anos de desespero, insegurança, medo e instabilidade marcaram o mundo que conhecemos e a forma como conhecemos o mundo. O COVID-19 deixou a nu as engrenagens do capitalismo.

Mais Esquerda

Empoderar a escola e desconstruir a municipalização

16 Setembro

Sessão com Manuel Grilo e Deolinda Martin subordinada ao tema "Empoderar a escola e desconstruir a municipalização", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Alta Voz

Mbembe, necropolítica e crise da democracia

14 Setembro

Desde o início da pandemia, a ideia de necropolítica anda nas bocas do mundo pelas piores razões. Almir Felitte explica como o pensador camaronês a criou para críticar como as democracias liberais são marcadas por relações raciais, de classe, de trabalho, de produção e de inimizades tipicamente coloniais. Um artigo lido por Cristina Gentil Ferreira.

Os Cantos da Casa

Ricardo Ribeiro n'Os Cantos da Casa

11 Setembro

Ricardo Ribeiro ― Respeitosa mente, 2019.

Bárbara Tinoco ― Desalinhados, 2021.

Luís Cília ― Sinais de Sena, 1985.

Athmos Sphere ― Athmos Sphere, 2017.

Roberto Leão & Breno Ruiz ― Alegria, 2020.

Edição nº 353, de 10 de setembro de 2021

Primeira publicação da letra e música da Internacional. Imagem: wikimedia commons.
Cultura

A Internacional faz 150 anos

12 de Setembro 2021

A Internacional é um poema escrito em 1871 por Eugène Pottier, operário e poeta, participante destacado na Comuna de Paris. Só em 1888, Pierre Degeyter compõe a música do hino que se tornará símbolo universal das lutas dos trabalhadores. Em Portugal foi traduzido em 1909, pelo anarcosindicalista Neno Vasco. Por Álvaro Arranja.

Internacional

Grécia: Quando a ocupação das praças abriu uma brecha

11 de Setembro 2021

Dez anos depois da ocupação das praças gregas que abriu caminho ao fim da bipolarização política e ao braço de ferro do país com Bruxelas, Stathis Kouvelakis reflete sobre o movimento, a sua estratégia e as razões da sua derrota.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Parlamento: E agora?

20 Junho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz o balanço do debate parlamentar e explica quais os próximos passos para se poder chegar à aprovação da legalização da canábis em Portugal.

Dossier

A retirada das tropas ocupantes coincide com o aniversário das duas décadas do atentado que lhe serviu de pretexto. Neste dossier, olhamos para a situação do país que assiste ao regresso dos talibãs e para o que mudou ou ficou na mesma durante 20 anos de mais uma guerra fracassada dos EUA. Dossier organizado por Luís Branco.

 

Ler mais

Fotogaleria

4588662867859993

visto na net

Beatriz Gomes Dias explica quais foram as escolhas políticas que conduziram ao aumento do preço das rendas de casa e o que podemos fazer nestas eleições para inverter este processo de expulsão dos habitantes da cidade de Lisboa.

Agenda

17 Setembro

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Organização do Centro Português de Fotografia. Terça a sexta entre as 10h00 e as 18h00; sábados, domingos e feriados entre as 15h00 e as 19h00. Mais informações
Porto, Antiga Cadeia da Relação, à Cordoaria. 

Mais informações
Lisboa, Hub Criativo do Beato, a partir das 10h00

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

25ª edição do Festival Internacional de Cinema Queer. Mais informações
Lisboa, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa.

Mais informações
Coimbra, vários locais e horários. 

Intérpretação de Francisca Cortesão (voz, guitarra, baixo), Sérgio Nascimento (bateria e percussão, voz), Afonso Cabral (voz, guitarra, teclados), Inês Sousa (voz, percussões) e Isabel Minhós Martins (comentários). Para crianças a partir dos oito anos. Mais informações
Lisboa, Luca - Teatro Luís de Camões na Calçada da Ajuda, 80, 18h30

De La Ribot, Mathilde Monnier e Tiago Rodrigues. Entrada gratuita. Mais informações
Guimarães, Centro Cultural Vila Flor, 19h30

Com Marisa Matias, Nuno Leite, Fernando Morais, Palmira Mendes e Ricardo Silva. Mais informações
Marco de Canaveses, Praça Dr. Crispiano da Fonseca, 21h00

Com Catarina Martins, Nelson Peralta, Rita Baptista e Moisés Ferreira. Mais informações
Aveiro, Praça da República, 21h00

Subscrever Newsletter