Bloco apresenta medidas para recuperar aprendizagens dos alunos

8 horas 28 minutos atrás

A coordenadora do Bloco de Esquerda apresentou esta segunda-feira um plano de nove medidas para recuperar aprendizagens. Os três eixos da proposta são mais profissionais nas escolas, programa de férias e adaptação dos programas no próximo ano letivo.

A Política Científica em Portugal é uma mão cheia de fait divers e o Ministro é o mestre do disfarce

Costumamos dizer que não há Ciência sem cientistas. Eu acrescento: não há Ciência contra os cientistas. O ministro do apparatchik foi à TV dizer que vai ficar tudo bem. É preciso mudar de canal.

Alfa Pendular Lisboa-Porto em Vila Franca de Xira, 15 de abril de 2019 – Foto Peter Boere/flickr
Sociedade

120 postos de trabalho estão em perigo nos serviços do Alfa Pendular e Intercidades

14 minutos atrás

A prestação de serviços de refeições nos comboios Alfa Pendular e Intercidades cessa no dia 31 de julho, quatro meses antes do previsto. A federação sindical FESAHT alerta que ainda não se conhece novo concurso. Artigo do Interior do Avesso

Bloco apresenta projeto de lei para reverter medidas lesivas para caravanistas
Política

Bloco quer reverter medidas lesivas para caravanistas

1 hora atrás

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou um Projeto de Lei para alterar a proibição da pernoita e do aparcamento de autocaravanas em todos os locais a nível nacional que não sejam expressamente autorizados para o efeito. 
 

Luís Fazenda.
Política

“O 'caso Sócrates’ veio demonstrar que continua a faltar legislação fundamental”

3 horas atrás

De acordo com Luís Fazenda, o Estado “podia ter abreviado em muitos anos a investigação ao ex-primeiro ministro José Sócrates se a legislação penal portuguesa tivesse acolhido a existência do crime de enriquecimento ilícito”, tal como o Bloco vem propondo desde 2009.

Guillermo Lasso e os seus apoiantes comemoraram a vitória, com o lema “Juntos conseguimos” - Foto de Santiago Fernandez/Epa/Lusa
Internacional

Equador: Candidato da direita ganha as eleições presidenciais

5 horas atrás

Na segunda volta das eleições presidenciais, Guillermo Lasso, candidato da direita, vence as eleições com 52,5% dos votos. O candidato da esquerda, Andrés Arauz, que era apoiado pelo antigo presidente Rafael Correa, obteve 47,48%.

Entrevista

“Cabo Delgado é hoje um negócio de guerra”

11 de Abril 2021

Quitéria Guirengane explicou ao Esquerda.net que “não há interesse que a guerra termine nos próximos anos” e que a extração de gás é uma “maldição” para o povo moçambicano. A presidente da Rede de Mulheres Jovens Líderes descreveu ainda as atrocidades que estão a ser cometidas contra as mulheres de Cabo Delgado. Por Mariana Carneiro.

Opiniões

A Política Científica em Portugal é uma mão cheia de fait divers e o Ministro é o mestre do disfarce

Costumamos dizer que não há Ciência sem cientistas. Eu acrescento: não há Ciência contra os cientistas. O ministro do apparatchik foi à TV dizer que vai ficar tudo bem. É preciso mudar de canal.

Se restam autarquias ao PSD que PSD resta das autárquicas?

Dizer que as opiniões de Suzana Garcia a habilitam para candidata autárquica, mas não para candidata a deputada, candidata-se a anedota política do ano.

A Cheguização do PSD

O desespero do PSD passou ao vale tudo eleitoral. Rui Rio prometeu um banho de ética, mas deitou fora a ética com a água do banho.

Os Cantos da Casa

Rogério Charraz n' Os Cantos da Casa

9 Abril

Rogério Charraz ― Coreto, 2021.

Cataventos ― Perfeito desconhecido, 2020.

Trovante ― Trovante 84, 1984.

Carlos Guedes & Orquestra Jazz de Matosinhos ― Unsolvable problems, 2019.

Mísia ― Pura vida (Banda sonora), 2019.

Edição nº 344, de 9 de abril de 2021

Convocar a História

Revolta das Ilhas Atlânticas em 1931

7 Abril

Entre 1926 e 1940, republicanos, socialistas e outros democratas (civis e militares) opuseram-se aos ditadores pela força das armas, numa guerra civil larvar e intermitente, dificultando-lhe a sua instalação. A Revolta da Madeira – que se estendeu aos Açores e tentou alargar-se ao Continente foi um desses momentos de afrontamento, iniciado em 4 de abril de 1931. Conversa com Célia Reis, conduzida por Fernando Rosas e Luís Farinha. 

Alta Voz

1905: Ensaio geral para um século de revoluções

12 Abril

Em janeiro de 1905, milhares de trabalhadores russos fizeram greve. Quando foram levar as suas exigências pacificamente ao Palácio de Inverno foram recebidos a tiro. Esse “Domingo Sangrento" faz alastrar a revolta. A história desse ensaio geral para a revolução de Outubro é-nos contada por António Louçã e lida por Joana Louçã.

Quatro e Vinte

Médicos já podem receitar canábis em Portugal

4 Abril

Desde o início de abril que a canábis medicinal já pode ser receitada e aviada nas farmácias portuguesas. Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica nesta edição do Quatro e Vinte.

Casas sim, despejos não!
Sociedade

Guia para #FicarComCasa - moratórias ao crédito à habitação, rendas, despejos

28 de Março 2020

[Artigo atualizado a 7 de abril de 2021]

Sergio Chichava
Internacional

Cabo Delgado: “O Al Shabaab aproveita-se de jovens em situação de desespero”

7 de Abril 2021

O Esquerda.net falou com Sergio Chichava, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Económicos de Moçambique, sobre a situação em Cabo Delgado, o surgimento do grupo terrorista no país, as suas motivações e fontes de recrutamento e as soluções para o conflito. Por Mariana Carneiro.

Protesto pela Síria em Bruxelas. Foto de Gwenael Piaser/Flickr.
Internacional

O “anti-imperialismo” dos imbecis: fazer desaparecer o povo sírio através da desinformação

31 de Março 2021

Quem se opôs ao regime de Assad, pagando um preço muito pesado, não o fez por causa de uma conspiração imperialista ocidental, mas porque décadas de sevícias, de brutalidade e de corrupção eram e continuam a ser intoleráveis, escrevem em carta aberta dezenas de militantes sírios.

Mais Esquerda

Gentrificação das cidades

16 Fevereiro

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Política

"Contamos convosco para transformar Lisboa"

10 de Abril 2021

Beatriz Gomes Dias apresentou os eixos para "uma nova Lisboa”.

Dossier

Dossier 328: 45 anos do assassinato do Padre Max e de Maria de Lurdes

No dia 2 de abril de 2021 passaram 45 anos da aprovação da Constituição de Abril e também do único crime político cometido pela extrema-direita do MDLP no pós 25 de Abril. Este conjunto de documentos procura lembrar e homenagear Max e Lurdes. Dossier organizado por Carlos Santos

Ler mais

465286618017971

parlamentos

O deputado bloquista José Maria Cardoso voltou a criticar as propostas do PS e PSD, aprovadas com abstenção de PCP e PAN, que limitam a participação das listas de cidadãos nas eleições autárquicas.

"O triunfo da morte" de Pieter Bruegel, o Velho, um quadro sobre a peste bubónica.
Internacional

Em centenas de anos, as pandemias remodelaram a forma como trabalhamos

2 de Abril 2021

Os resultados dos conflitos de classe ao longo da história foram influenciados pela forma como trabalhadores e governantes reagiram às pandemias. À medida que emergimos desta pandemia, a luta pela preservação da natureza e por regimes de trabalho mais justos é a nossa principal tarefa militante. Por Freg J. Stokes.

Silvia Federici. Foto de Despieces Blog/Flickr.
Sociedade

Silvia Federici: "Espero que o momento impulsione os movimentos feministas"

28 de Março 2021

Em entrevista à Agência Pública, a filósofa italiana fala sobre a acumulação de trabalho para as mulheres durante a pandemia e o novo feminismo que vê nascer.

Dr. Tiago Fleming Outeiro
Sociedade

Doxiciclina, uma nova esperança para os doentes de Parkinson

24 de Março 2021

Um medicamento existente há mais de 60 anos revelou, em testes laboratoriais, a capacidade de deter o progresso da Doença de Parkinson. O Esquerda.net ouviu um dos coordenadores deste estudo, o cientista português Tiago Fleming Outeiro, do Centro de Investigação sobre Doenças Neurodegenerativas da Universidade de Goettingen. Entrevista conduzida por Luis Leiria.

Política

Cinco moções candidatas à XII Convenção do Bloco

5 de Março 2021

Foram divulgadas as moções de orientação que estarão em debate no processo preparatório da próxima Convenção do Bloco, agendada para o fim de semana de 22 e 23 de maio no distrito do Porto.

Agenda

12 Abril

Com Daniel Carapau (Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis), Maria João Araújo e Rita Duarte (Movimento dos Trabalhadores em Arquitetura), Amarilis Felizes (Plateia - Associação de Profissionais das Artes Cénicas), António Fernandes (Sindicato dos Motoristas TVDE Portugal) e Teresa Summavielle - investigadora e dirigente sindical. Organização: Coordenadora Nacional do Trabalho do Bloco de Esquerda.
A sessão será feira em sessão zoom a partir das 21h. Inscrições em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwriox-qbCtxmvsNcOrk3w9fNCd-_Nla1CKRCi97K-pJeSAQ/viewform

Subscrever Newsletter