Decorridos mais de 130 anos de colonização francesa, e após uma longa guerra de libertação, a Argélia conquistou a independência a 5 de julho de 1962. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Neste dossier, reunimos um conjunto de contributos de Benjamim Stora, Toufik Hadjadji, Alain Krivine, Frantz Fanon, Fabetz, Robert Masey, Rui Pedro Silva, Sylvie Thénault, Mariana Carneiro e de Nils Andersson sobre as resistências à guerra e, concretamente, sobre os artistas insurgentes, artigos essenciais para o resgate da memória da Revolução Argelina e das barbaridades da ocupação francesa.

Ler Mais

"PSD tem exatamente a mesma resposta do PS face à crise"

3 de Julho 2022

Após a reunião da Mesa Nacional do Bloco, Catarina Martins afirmou que o discurso do novo líder do PSD revelou "a grande fragilidade da direita neste momento", ao ser incapaz de se distinguir do PS na resposta ao aumento da inflação e perda de poder de compra dos salários e pensões.

Lado a Lado: Podcast - Ep.55

visto na net

Nesta edição do podcast Lado a Lado, Marisa Matias e José Gusmão discutem a decisão do Supremo Tribunal dos EUA de reverter o direito ao aborto, a tragédia de Melilla e a cimeira da Nato em Madrid.

Internacional

É o petróleo, estúpido: EUA e França agora querem a Venezuela

2 horas atrás

Depois da aproximação de Biden, foi Macron a pedir o regresso da Venezuela ao mercado petrolífero. Mas a Casa Branca quer que a mudança apareça como fazendo parte das negociações de Maduro com a oposição. Artigo de Álvaro Verzi Rangel.

Sociedade

6.700 milhões saíram de Portugal para paraísos fiscais em 2021

3 horas atrás

Suíça, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Singapura foram os destinos preferidos dos clientes de bancos portugueses. Mas a lista do Banco de Portugal não inclui paraísos fiscais relevantes, como o Luxemburgo ou os Países Baixos.

Gustavo Petro e Francia Márquez, presidente e vice-presidente eleitos da Colômbia com apoiantes, Colômbia, 19 de Carlos Ortega/Epa/Lusa
Internacional

Petro-Márquez, uma grande vitória eleitoral, mas ainda falta controlar o poder

3 de Julho 2022

A vitória eleitoral da fórmula presidencial Petro-Márquez nas recentes eleições presidenciais colombianas é um marco histórico, inimaginável até há pouco... mas a batalha ainda não está ganha. Artigo de Roberto Montoya

Sociedade

Novas marchas LGBTI+: "Para o ano cá estaremos!"

3 de Julho 2022

Este ano, as marchas LGBTI+ estenderam-se a mais cidades portuguesas. O Esquerda.net foi ouvir ativistas da Covilhã e Caldas da Rainha sobre a primeira edição. E também de Bragança, onde a marcha regressou após um interregno causado pela pandemia.

Opiniões

O SNS não se salva com ilusões

A questão para quem tem terçado pelo SNS como a prova da democracia é que deixa de ser viável apresentar este sacrificado serviço como um modelo, ou fingir que não está a ser degradado de forma eficiente.

O "incancelável" empresário Milhão

A ideologia patriarcal do empresário português tem no “politicamente correto” o inimigo declarado. É curioso como os ultraconservadores gostam de usar o poder do Estado para criminalizar decisões pessoais, como o aborto, por serem contrárias à sua visão do mundo.

S.O.S. Bayingyis de Myanmar!

Desde dezembro do ano passado que as forças da Junta Militar que governa Myanmar a ferro e fogo têm vindo a atacar as aldeias dos bayingyis, afetando dezenas de milhares de pessoas. Os bayingyis de Myanmar são considerados lusodescendentes e pedem ajuda a Portugal.

Alta Voz

O 17 de fevereiro de 1934: A morte do operário conserveiro Fernando Pedro Gil

28 Junho

O salazarismo impôs o defeso nas indústrias conserveiras mas atrasou-se no pagamento do subsídio respetivo aos operários, causando fome. Milhares protestaram e em Setúbal um operário foi morto pela polícia. Uma história contada por Diogo Ferreira e lida por Carlos Carujo.

Os Cantos da Casa

Cristina Branco n'Os Cantos da Casa

25 Junho

Cristina Branco ― Amoras numa tarde de Outono, 2022.

Cantigas de Maio ― Cantigas de Maio, 2022.

GNR ― Psicopátria, 1986.

Filipe Raposo ― Øbsidiana, 2022.

Orblua ― Finisterra, 2021.

Edição nº 373,de 24 de junho de 2022

Sociedade

"Lutas LGBTI+ são vacinas poderosas contra retrocessos civilizacionais"

27 de Junho 2022

A ativista e ex-deputada bloquista Fabíola Cardoso falou ao Esquerda.net sobre as mobilizações LGBTI+ que têm enchido as ruas de muitas cidades portuguesas. E destaca as mudanças trazidas pela nova geração que "alarga a sigla e amplifica a luta".

Condecoração com Medalha de Ouro do concelho de Palmela
Sociedade

Carlos Guinote: Uma vida plena de lutas

23 de Junho 2022

Representante dos operários químicos no sindicato e na Câmara Corporativa, antes do 25 de Abril; cooperativista e dirigente de agricultores nos anos 1980 e 1990; Carlos Guinote destaca-se como lutador pelos direitos de quem trabalha. Uma vida cheia com outros aspetos que merecem ser conhecidos. Entrevista de Carlos Santos

Internacional

Esquerda europeia apresenta "Proposta de Paz e Justiça para a Ucrânia, Rússia e Europa"

23 de Junho 2022

Vários partidos da esquerda europeia apresentaram esta quarta-feira em Bruxelas uma carta aberta dirigida à ONU, OSCE e ao Alto Representante da UE para a Política Externa com 18 propostas para um roteiro para a paz.

Quatro e Vinte

Consumo juvenil de canábis continua a baixar no Colorado

20 Junho

Os números oficiais do estado norte-americano que vende canábis em lojas desde 2014 continuam a desmentir os argumentos dos proibicionistas. Para ouvir esta e outras noticias no podcast Quatro e Vinte.

Espécies polares como este bacalhau do Ártico são mais sensíveis às mudanças de temperatura e disponibilidade de oxigênio. Crédito: Shawn Harper, Universidade do Alasca Fairbanks/NOAA
Ambiente

Aquecimento dos oceanos pode causar extinção em massa de espécies marinhas

25 de Junho 2022

Investigações recentes descobriram que, num cenário de emissões de "business as usual", os ecossistemas marinhos provavelmente sofrerão “extinções em massa a par das grandes extinções do passado”. A razão? Aquecimento do oceano e níveis esgotados de oxigénio dissolvido. Por Rishika Pardikar, EOS

Dossier

A Cimeira da NATO está marcada para os próximos dias 29 e 30 de junho, em Madrid. A par da resposta à guerra na Ucrânia, discutir-se-á o alargamento da Aliança, a extensão do seu papel e da sua área de influência e intervenção, nomeadamente no que respeita ao Indo-Pacífico. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

Agenda

4 Julho

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Fotografias de Duarte Belo, Egídio Santos, jaime António e Virgílio Ferreira. Mais informações
Vila Nova de Gaia, Armazém Nicolau de Almeida.
 

Sociedade

#EmBomRigor: Temos funcionários públicos a mais?

23 de Junho 2022

Neste quarto gráfico da série #EmBomRigor, mostramos como o argumento de patrões e partidos da direita sobre o peso dos funcionários públicos no total da população empregada não resiste ao teste da realidade.

Sociedade

#EmBomRigor: Face à média europeia, temos pouco Estado na economia

9 de Junho 2022

No terceiro gráfico da série #EmBomRigor mostramos que ao contrário do que argumenta a direita, em Portugal o Estado gasta menos do que a média da Zona Euro em quase todas as categorias de despesa apresentadas, à exceção das operações da dívida pública.

Subscrever Newsletter

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.