Pensamento e ação de um combatente da liberdade

No centenário de Amílcar Cabral, lembramos o percurso, o pensamento e o legado de uma das principais figuras do movimento pela libertação e contra o colonialismo português. Do pensamento sobre a resistência cultural, aos avanços táticos da luta pela libertação, reunimos textos que aprofundem o conhecimento sobre o revolucionário guineense. Dossier organizado por Daniel Moura Borges.

Anti-racismo

Nas ruas de Lisboa, exigiu-se justiça para as vítimas de violência policial

A marcha “E se fosse contigo?” reclamou a reparação da injustiça cometida pelo sistema judicial contra Cláudia Simões que promete “lutar até ao fim”. Também se invocou o terceiro aniversário das mortes de Danijoy Pontes e Daniel Rodrigues no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

Argélia
porGilbert Achcar

A fraca participação eleitoral mostrou a posição dos argelinos face ao regime. Das duas ondas de revoltas a que a região assistiu, os regimes apenas aprenderam lições repressivas para reforçar o seu controlo sobre as sociedades.

A proposta foi apresentada pelo Bloco. Rita Sarrico, deputada municipal do partido, defende que “há muito tempo que este problema se vem arrastando e tem sido agravado pelo aumento desenfreado do turismo na capital, pelo que este é o momento de fazer cumprir a lei e dar descanso a quem é afetado pela poluição sonora dos aviões”.

Cinema
porPaulo Portugal

Ao adaptar o realismo da palavra de Raul Brandão, Rodrigo Areias conferiu também a medida certa do seu cinema em A Pedra Sonha dar Flor.

Cultura
porOwen Hatherley
Mais Esquerda

Sessão apresentada no Fórum Socialismo 2024 pelo historiador guineense Julião Soares Sousa, autor do livro "Amílcar Cabral (1924-1973). Vida e morte de um Revolucionário Africano”.

Os Cantos da Casa
Os Cantos da Casa
Os Cantos da Casa
Andreia Galvão
Andreia Galvão
Mário André Macedo
Rafael Pereira
Rafael Pereira
Maria Luísa Cabral
Maria Luísa Cabral
Sino

Subscreve a newsletter!

Subscreve aqui a newsletter e recebe diariamente as notícias principais do Esquerda.net.

Ou segue-nos nas redes sociais