A Cimeira da NATO está marcada para os próximos dias 29 e 30 de junho, em Madrid. A par da resposta à guerra na Ucrânia, discutir-se-á o alargamento da Aliança, a extensão do seu papel e da sua área de influência e intervenção, nomeadamente no que respeita ao Indo-Pacífico. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Neste dossier, José Gusmão, Gilbert Achcar, Luís Fazenda, Étienne Balibar, Silvia Federici, Michael Löwy e Marcello Musto, Anuradha Chenoy, José Manuel Pureza, Michael Klare, Vijay Prashad e Daniele Ganser traçam-nos um retrato do que é a NATO, explicam-nos o que estará em cima da mesa na Cimeira dos próximos dias 29 e 30 de junho e alertam-nos para os perigos que o mundo enfrenta mediante o reforço do poder e da presença da Aliança Atlântica.

Ler Mais

“As casas têm que ser para as pessoas morarem nelas”

1 hora 1 minuto atrás

Catarina Martins esteve em Alfama, em Lisboa, onde 60% das casas estão em alojamento local. E reafirmou a urgência de alterar a lei para evitar a corrida às licenças de alojamento local na sequência da decisão do Supremo Tribunal de Justiça. 

Ambiente

Marcha Azul pelo Clima vai exigir medidas para proteger oceanos

26 de Junho 2022

Enquanto decorre em Lisboa a Conferência do Oceano das Nações Unidas, o Parque das Nações será palco de ações de denúncia toda a semana. O ponto alto é a Marcha Azul pelo Clima no dia 29 de junho.

Sociedade

Centeno e Lagarde alinhados: restrição salarial é para manter no próximo ano

3 horas atrás

A julgar pelas declarações recentes dos líderes do Banco de Portugal e Banco Central Europeu, o foco deve ser um: manter a restrição dos salários neste ano e no próximo.

Ambiente

Greve climática convoca vigília junto à Conferência do Oceano

2 horas atrás

A "vigília azul pelo clima" realiza-se a partir das 18h30 desta terça-feira. Jovens vão protestar contra a inação climática dos governantes. Quarta-feira há ação de protesto matinal e Marcha Azul pelo Clima às 18h com partida da Gare do Oriente.

Internacional

ONU pede investigação à morte de dezenas de migrantes em Melilla

4 horas atrás

Comité das Nações Unidas sobre Trabalhadores Migrantes quer que Marrocos e Espanha façam uma investigação rápida e completa sobre o massacre na tentativa de cruzar a fronteira.

Política

Porto com 730 pessoas em situação de sem-abrigo

6 horas atrás

Em dezembro de 2021, havia 730 pessoas em situação de sem-abrigo na cidade do Porto. “Este é um problema de direitos humanos” afirma o vereador independente eleito pelo Bloco de Esquerda, Sérgio Aires, que defende “uma estratégia integrada municipal de combate a pobreza” que inclua estas pessoas.

Opiniões

O nosso orgulho não se vende

Se há algo que nós sabemos é que o Pride é sobre libertação. O nosso orgulho não foi conquistado por empresas, não foi conquistado para que países que constantemente violam a lei internacional nos utilizem para o seu branqueamento e não foi conquistado de modo individual.

Uma primeira vez na Colômbia

Pela primeira vez na História do país, a Colômbia elege um presidente de Esquerda, Gustavo Petro. E o sinal pode ser farol: "Estamos a escrever História neste momento, uma História nova para a Colômbia, para a América Latina e para o Mundo".

É tempo de vir para a rua marchar!

As Marchas LGBTI+ são um momento de celebração da forma como se ama e como se é, mas também um momento de luta pela igualdade e inclusão, em combate à intolerância e à discriminação.

Os Cantos da Casa

Cristina Branco n'Os Cantos da Casa

25 Junho

Cristina Branco ― Amoras numa tarde de Outono, 2022.

Cantigas de Maio ― Cantigas de Maio, 2022.

GNR ― Psicopátria, 1986.

Filipe Raposo ― Øbsidiana, 2022.

Orblua ― Finisterra, 2021.

Edição nº 373,de 24 de junho de 2022

Alta Voz

O 17 de fevereiro de 1934: A morte do operário conserveiro Fernando Pedro Gil

28 Junho

O salazarismo impôs o defeso nas indústrias conserveiras mas atrasou-se no pagamento do subsídio respetivo aos operários, causando fome. Milhares protestaram e em Setúbal um operário foi morto pela polícia. Uma história contada por Diogo Ferreira e lida por Carlos Carujo.

Condecoração com Medalha de Ouro do concelho de Palmela
Sociedade

Carlos Guinote: Uma vida plena de lutas

23 de Junho 2022

Representante dos operários químicos no sindicato e na Câmara Corporativa, antes do 25 de Abril; cooperativista e dirigente de agricultores nos anos 1980 e 1990; Carlos Guinote destaca-se como lutador pelos direitos de quem trabalha. Uma vida cheia com outros aspetos que merecem ser conhecidos. Entrevista de Carlos Santos

Quatro e Vinte

Consumo juvenil de canábis continua a baixar no Colorado

20 Junho

Os números oficiais do estado norte-americano que vende canábis em lojas desde 2014 continuam a desmentir os argumentos dos proibicionistas. Para ouvir esta e outras noticias no podcast Quatro e Vinte.

Internacional

Esquerda europeia apresenta "Proposta de Paz e Justiça para a Ucrânia, Rússia e Europa"

23 de Junho 2022

Vários partidos da esquerda europeia apresentaram esta quarta-feira em Bruxelas uma carta aberta dirigida à ONU, OSCE e ao Alto Representante da UE para a Política Externa com 18 propostas para um roteiro para a paz.

Saúde

É preciso um "choque de investimento" para fixar profissionais no SNS

14 de Junho 2022

Em entrevista à RTP2, a coordenadora do Bloco defendeu que falta vontade política para resolver a falta de médicos. "O que o Governo tem feito é incentivar os médicos a sair do SNS", aponta Catarina Martins.

Espécies polares como este bacalhau do Ártico são mais sensíveis às mudanças de temperatura e disponibilidade de oxigênio. Crédito: Shawn Harper, Universidade do Alasca Fairbanks/NOAA
Ambiente

Aquecimento dos oceanos pode causar extinção em massa de espécies marinhas

25 de Junho 2022

Investigações recentes descobriram que, num cenário de emissões de "business as usual", os ecossistemas marinhos provavelmente sofrerão “extinções em massa a par das grandes extinções do passado”. A razão? Aquecimento do oceano e níveis esgotados de oxigénio dissolvido. Por Rishika Pardikar, EOS

Ambiente

Roteiro pela Justiça Climática arranca este sábado

24 de Junho 2022

Iniciativa do Bloco vai percorrer todo o país nos próximos meses para denunciar crimes ambientais e apresentar propostas para combater a crise climática. Primeira etapa é em Lisboa.

Sociedade

#EmBomRigor: Temos funcionários públicos a mais?

23 de Junho 2022

Neste quarto gráfico da série #EmBomRigor, mostramos como o argumento de patrões e partidos da direita sobre o peso dos funcionários públicos no total da população empregada não resiste ao teste da realidade.

1093199684614276

parlamentos

Pedro Filipe Soares apresentou a iniciativa do Bloco de Esquerda que pretende alterar a Lei da Nacionalidade. Para o partido é de "injustiça inaceitável" que haja muitos filhos de imigrantes que, apesar de aqui terem nascido, continuam sem aceder à nacionalidade portuguesa.

Agenda

28 Junho

Mais informações.
Viseu, Biblioteca Municipal, 08h30-19h00.

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Pelos Artistas Unidos. Encenação Jorge Silva Melo, com André Loubet, Diogo Freitas, Simon Frankel, Pedro Caeiro e Pedro Lacerda. Mais informações
Lisboa, Teatro da Politécnica, 19h00

"O Espelho" (1975) e "O Sacrifício" (1986). Mais informações
Porto, Rivoli, 19h00 e 21h30

Dossier

A coligação de esquerda e o seu projeto de rutura com o liberalismo esteve no centro das legislativas francesas. Do outro lado, Macron promete um liberalismo ainda mais feroz em nome da estabilidade e Marine Le Pen perdeu protagonismo mas a extrema-direita continua à espreita de oportunidades. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais
Sociedade

#EmBomRigor: Face à média europeia, temos pouco Estado na economia

9 de Junho 2022

No terceiro gráfico da série #EmBomRigor mostramos que ao contrário do que argumenta a direita, em Portugal o Estado gasta menos do que a média da Zona Euro em quase todas as categorias de despesa apresentadas, à exceção das operações da dívida pública.

Subscrever Newsletter

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.