Parlamento aprova nova Lei de Bases da Saúde

19 de Julho 2019

Esta sexta-feira, o parlamento aprovou uma nova Lei de Bases da Saúde. “Está dado um passo essencial para salvar o SNS”, considera Catarina Martins.

Não desistiremos das crianças vítimas de Violência Doméstica

Perdeu-se uma oportunidade para se cumprir o superior interesse da criança e para lhes garantir a proteção devida. Perdeu-se também mais uma oportunidade para se cumprir a Convenção de Istambul.

Trabalhadores da Lusa alertam que decisão governamental “levará a uma brutal perda da qualidade do serviço da agência e a despedimentos de trabalhadores jornalistas”
Sociedade

Governo corta 462 mil euros no orçamento da Lusa

19 de Julho 2019

Trabalhadores da Lusa alertam que decisão governamental “levará a uma brutal perda da qualidade do serviço da agência e a despedimentos de trabalhadores jornalistas”. O Bloco já alertara que cortes destes porão em causa a “qualidade de serviço” da Lusa.

Política

PS, CDS e PCP chumbam estatuto de vítima de violência doméstica para as crianças

19 de Julho 2019

Esta sexta-feira, PS, CDS e PCP chumbaram a proposta do Bloco para conferir o estatuto de vítima às crianças testemunhas de violência doméstica.

Dirigentes sandinistas: Atrás, de pé, Daniel Ortega e Tomás Borge. À frente, de cócoras, Dora María Téllez e Omar Cabezas.
Internacional

Nicarágua: A 40 anos da revolução sandinista, Ortega destrói o seu legado

19 de Julho 2019

A Frente Sandinista de Libertação Nacional derrotou a ditadura de Anastasio Somoza em 19 de julho de 1979. O atual presidente, um dos líderes do movimento, foi o primeiro mandatário democraticamente eleito em 1985. Mas hoje enfrenta denúncias de violações dos direitos humanos. Por Darío Mizrahi, Infobae

Política

PS, PSD e CDS chumbam propostas para reforçar direitos dos trabalhadores

19 de Julho 2019

Esta sexta-feira, PS, PSD e CDS chumbaram várias medidas que permitiriam reforçar os direitos dos trabalhadores, como a proteção dos contratos coletivos e o combate ao falso trabalho temporário. Chumbaram ainda várias medidas que permitiriam melhorar as condições laborais dos trabalhadores por turnos.

Entrevista

Bloco quer aumentar financiamento para cultura, ciência e ensino superior

18 de Julho 2019

Esta quinta-feira, em Coimbra, Catarina Martins e José Manuel Pureza apresentam o programa para a cultura, o ensino superior e a ciência. O partido quer inscrever no Orçamento de Estado 1% do PIB para a Cultura, integrar todos os precários dos organismos públicos, investir 3% do PIB em ciência e investigação e chegar à propina zero.

Opiniões

Orçamento Participativo da Região: Governo 'cumprimenta com chapéu alheio'

Congratulamo-nos com a implementação do Orçamento Participativo da Região Autónoma da Madeira.

A ocasião faz o ladrão, o segredo protege-o

Em Portugal, como em tantos outros países, o segredo bancário tem sido a alma dos piores negócios.

Um medo alemão

O caso é que a exposição real do Deutsche Bank a ativos de risco será pelo menos de €288 mil milhões. Muita gente lembra-se do Lehman Brothers.

Política

“Os negros que nascem em Portugal são estrangeiros no seu próprio país”

16 de Julho 2019

Beatriz Dias ocupa o 3.º lugar na lista do Bloco de candidatos e candidatas por Lisboa às eleições legislativas. A ser eleita, a ativista priorizará a agenda anti-racista que “é muito ampla”, existindo “tantas mudanças para concretizar”.

Política

Combater a emergência climática com uma economia que responde a toda a gente

7 de Julho 2019

Catarina Martins apresentou este domingo no Teatro Thalia o programa do Bloco para as próximas legislativas, destacando dois dos eixos programáticos centrais do Bloco.

Mais Esquerda

Velhas e novas extremas-direitas

15 Julho
Ouça aqui o debate "Velhas e novas extremas-direitas", da Cultra, ocorrido a 9 de maio de 2019, com Cecília Honório, Fernando Rosas, Manuel Loff e Giuseppe Cugnata.
Alta Voz

Vazio estratégico: o governo como objetivo

9 Julho

Ouve aqui o podcast do artigo "Vazio estratégico: o governo como objetivo", de Manolo Monereo, lido por Fábio Salgado.

capa do álbum
esquerda.radio

Susana Travassos n' Os Cantos da Casa

7 Julho

Susana Travassos ― Pássaro palavra, 2019.

Sebastião Antunes & Quadrilha ― Perguntei ao tempo, 2019.

Jafu'Mega ― Recados, 1983.

Courtney Miller & Minji Kwon ― Portuguese perspectives, 2019.

Corte ― Trinta e nove, 2018.

Edição nº 307, de 8 de Julho de 2019

Quatro e Vinte

Jorge Sampaio: “Conseguimos derrubar o mito de que a proibição funciona”

4 Julho

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

381249299195547

programas

O primeiro tempo de antena do Bloco é dedicado às nossas propostas sobre o Ambiente. Não queremos remediar, queremos prevenir: não há Planeta B.

Vídeo

411088809504686

Homenagem a João Semedo

Vídeo com as intervenções de Constantino Sakellarides, Maria Augusta Sousa, Cipriano Justo, Teresa Gago, António Miguel Arnaut, Manuel Alegre e Catarina Martins no jantar de homenagem a João Semedo.

Fotogaleria

Dossier

Ciclista de um serviço de entregas.

A uberização é a precariedade acima de todos, o desfazer dos vínculos contratuais e a anulação dos direitos dos trabalhadores. Analisamos o novo modelo de organização do trabalho imposto a quem é empregado nas plataformas de serviços online para transporte individual ou distribuição de bens e serviços. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Agenda

20 Julho

Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30.

Sociedade

Mulheres de Abril: Testemunho de Ana Rosenheim

23 de Maio 2019

Para nós, filhos de uma certa burguesia, passar por uma fábrica é descobrir como a maioria das pessoas vivem no mundo industrial. E toda a hierarquia, toda a alienação que isso pressupõe. Por Ana Rosenheim.

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.