Chega quis adiar votação da eutanásia, PS e PSD concordaram

30 de Novembro 2022

O PS apresentou alteração num detalhe de última hora que não mudaria o sentido de voto dos partidos e Chega aproveitou para empatar mais uma vez a sua aprovação. Só o Bloco votou contra o adiamento. Pedro Filipe Soares diz que é um golpe de teatro que adia direitos urgentes.

Seriedade acima de tudo

Tal como o Deus de Bolsonaro, a seriedade da Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais [dos Açores] tem servido de bandeira, populista e eleitoral. É uma muleta para as inverdades que se alegam e se atira a cultura ao abandono final.

“Torto Arado”, Itamar Vieira Júnior , 2018
Cultura

“Torto Arado” de Itamar Vieira Junior - um livro verdadeiramente excepcional

2 horas atrás

Um livro que me permitiu viver sentimentos muito fortes, como a raiva, respeito pela coragem das personagens e profunda admiração por um escritor que consegue de forma intensa e admirável assumir a pele de mulheres narradoras. Texto de Almerinda Bento

Gravidez. Foto de WeTheHappyPeople/Flickr.
Política

Contra opacidade do governo, Bloco requer entrega de estudo sobre urgências de obstetrícia

3 horas atrás

O governo guardou documento da Comissão de Acompanhamento a Urgências de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Parto “teimando em não informar sobre que medidas está a preparar” diz Catarina Martins. Entretanto não dá garantias sobre encerramento de maternidades ou possibilidade de cobrar taxas moderadoras às mulheres grávidas.

Sam Bankman-Fried, ilustração de Ricky Redor para FTX Bankruptcy: https://learn.bybit.com/investing/crypto-chapter-11-bankruptcies/
Internacional

Qual o impacto do colapso da corretora cripto FTX na regulação europeia sobre o setor?

6 horas atrás

A regulamentação europeia do Mercado em Ativos Cripto será votada em fevereiro mas revela insuficiências como deixar de fora os NFT e os DeFI. A falta de informação comercial credível e a falta de conhecimento da localização dos ativos, pela sua natureza offshore, são obstáculos.

 Foto de Sergio Marchi/Flickr.
Internacional

Alemanha vai taxar em 90% os lucros extraordinários da energia

30 de Novembro 2022

A receita estimada desta taxa poderá financiar outras medidas de resposta à crise, incluindo a limitação dos preços do gás.

Opiniões

Porque é que a mineração marinha não começa já amanhã?

É crucial começar esta discussão exatamente agora. Perguntarmo-nos se, em rigor, queremos investir nesse tipo de investigação e se queremos expor o mar dos Açores a uma tentação que tenderá a levar à voracidade.

Perante a irresponsabilidade, jovens de todo o mundo gritam: “deixem-nos viver!”

Contra esta irresponsabilidade dos líderes mundiais, previsível numa cimeira em que participaram mais de 600 lobistas (grupos de interesse) de combustíveis fósseis, os jovens mobilizaram-se e manifestaram-se em cidades por todo o mundo.

Um orçamento irresponsável

O orçamento [do governo regional dos Açores] falha em responder às consequências da pandemia, aos efeitos de uma guerra, à crise inflacionista e não tem em conta os alertas para o risco de recessão de todas as instituições internacionais.

Alta Voz

O que vai acontecer se houver uma fuga em massa do Twitter?

29 Novembro

Algumas pessoas perder-se-ão pelo caminho. Mas o Twitter é uma coleção de comunidades e algumas podem conseguir migrar de forma mais bem sucedida do que outras, explica Casey Fiesler, professora de Ciências da Informação, neste artigo lido por Carlos Carujo.

Os Cantos da Casa

Aníbal Raposo n' Os Cantos da Casa

26 Novembro

Aníbal Raposo ― Luz do tempo, 2022.

Catraia ― A vida é uma canção que não se ensaia, 2022.

Paulo de Carvalho ― Terras da Lua Cheia, 1987.

José Valente ― Águas paradas não movem moinhos, 2022.

Três Bairros ― Sempre a considerar, 2022.

Edição nº 384, de 26 de novembro de 2022

Ambiente

Parlamento Europeu defende saída do Tratado da Carta da Energia

24 de Novembro 2022

Com 303 votos a favor, 209 contra e 63 abstenções, os eurodeputados aprovaram a resolução em defesa de um plano coordenado dos países da UE para abandonarem o tratado que permite à indústria fóssil processar os países que adotem políticas a favor do clima.

Quatro e Vinte

Resultado eleitoral nos EUA vai adiar ou acelerar o fim da proibição?

20 Novembro

Nesta edição do podcast, destacamos as implicações da perda da maioria Democrata na Câmara dos Representantes no destino das propostas para pôr fim à proibição federal da canábis.

Mais Esquerda

Cuidadores Informais, Respostas Sociais e Direito ao Cuidado

5 Novembro

Audição pública realizada a 4 de novembro de 2022 na Assembleia da República. Com intervenções de Maria Anjos Catapirra (Associação Nacional de Cuidadores Informais), Tainara Machado (Colectiva e Precários Inflexíveis), Valentina Perrota (membro do Conselho Consultivo dos Cuidados no Uruguai) e José Gusmão (eurodeputado do Bloco/The Left).

Dossier

Um dos maiores espetáculos desportivos do mundo terá lugar num país onde os direitos humanos mais básicos são negados à esmagadora maioria da população. O regime bilionário tenta lavar a sua imagem com o apoio da FIFA num evento marcado desde o início por suspeitas de corrupção. Dossier organizado por Luís Branco.

 

Ler mais

Agenda

1 Dezembro

Curadoria de Rita Rato e Joana Alves. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, 10h00-18h00

Curadoria do Núcleo de Programação do Museu da Cidade com Helena Carvalhão Buescu. Mais informações
Porto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, segunda 14h00—18h00, terça a sábado 10h00—18h00.

Mais informações
Lisboa, Museu de Arte Contemporânea do Chiado, 10h-13h e 14h-18h. 

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Fundação Cupertino de Miranda, 10h00 às 12h30 e 14h00 às 18h00.

Com Mário Moutinho, Joana Cruz, Rui Nóvoa e Susana Constante Pereira. Mais informações
Porto, Sede Distrital do Bloco de Esquerda, 17h00

Com Isabel Muñoz Cardoso, Rita Durão, Pedro Carraca e Simon Frankel. Mais informações
Lisboa, Teatro da Politécnica, 19h00

Encenação de António Júlio e interpretação de Ângela Marques, Carolina Almeida, Catarina Borzyak, Filomena Gigante e Margarida Gonçalves. Mais informações
Porto, Palácio do Bolhão, 19h00

Subscrever Newsletter

Sociedade

Convocar a História: as conversas da primeira série do podcast

20 de Maio 2022

Colonialismo, I República ou luta contra a ditadura são alguns dos muitos temas abordados ao longo dos 70 programas que integram a primeira edição do Podcast “Convocar a História”. “Foi um trabalho exaustivo e mesmo assim tanto ficou por falar e debater. Teremos pois de recomeçar após este intervalo para balanço” afirma Fernando Rosas.