Portugal é um dos países europeus com maior prevalência de doenças psiquiátricas, mas a resposta pública nesta área é fraca. Com a covid-19 e o agudizar da crise socioeconómica, urge garantir os recursos necessários para dar resposta à população. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Neste dossier reunimos contributos de Ana Matos Pires, Moisés Ferreira e Ana Freitas sobre como minimizar o impacto da pandemia na Saúde Mental. Gustavo Sugahara fala-nos sobre a saúde mental na velhice. Damos ainda a conhecer o projeto Manicómio: a Arte no combate à estigmatização e o estudos da Universidade de Oxford sobre as implicações da covid-19 na saúde mental; da Ordem dos Psicólogos sobre o impacto socioeconómico e Saúde Mental e os custos económicos dos problemas de saúde mental; e da OMS, que revela que a pandemia suspendeu acesso a serviços de saúde mental em quase todos os países.

Ler Mais

Canábis saiu da lista de substâncias mais perigosas da Convenção da ONU

5 horas 1 minuto atrás

A Comissão de Drogas das Nações Unidas votou esta quarta-feira a retirada da canábis da tabela mais restritiva do controlo internacional aprovado na Convenção de 1961. Uma decisão histórica, tomada na sequência da recomendação da OMS.

Lisboa: um orçamento que dá respostas

Há críticas a apontar ao orçamento de Fernando Medina. Ainda assim, é um orçamento municipal que não esquece a crise social, que é fruto de um acordo entre o Bloco e o PS, e que assume a resposta à pandemia como prioridade.

Venda de Frutas. Foto de Left Hand Rotation/Flickr.
Sociedade

Despesas domésticas portuguesas estão acima da média europeia

6 minutos atrás

Segundo o Eurostat, Portugal foi em 2019 o quarto país com nível mais elevado de despesas domésticas como água, alimentação, eletricidade, gás e habitação.

József Szájer
Internacional

Eurodeputado do Fidesz demite-se após ser apanhado em orgia

52 minutos atrás

Sjázer foi apanhado a fugir de uma festa ilegal em Bruxelas, onde acontecia uma orgia com a participação de vários diplomatas. Eurodeputado é abertamente contra os direitos LGBT e fundador do partido ultraconservador Fidesz.

“Está na altura de introduzirmos no nosso ordenamento jurídico o reconhecimento do direito à água e de criarmos os mecanismos que o garantam”, propõe João Bau – Foto de Paulete Matos
Sociedade

Água, energia e telecomunicações: Que garantias de acesso em Portugal em 2020?

1 hora atrás

Neste artigo, João Bau defende que está na altura de introduzirmos no nosso ordenamento jurídico o reconhecimento do direito à água e aponta que o acesso à eletricidade e telecomunicações "é cada vez mais necessário ao usufruto da escola pública e do SNS”.

Artigos dossier

Covid-19 e a vaga de doença mental

29 de Novembro 2020

Se se ficar apenas pelas renovadas juras de prioridade sem nunca se concretizar nada, o futuro próximo será muito difícil. Teremos uma vaga de doença mental sem recursos para a enfrentar. Por Moisés Ferreira.

Boulos e Erundina. Montagem publicado por Boulos no Twitter.
Internacional

Brasil: derrota de Boulos tem gosto de vitória

30 de Novembro 2020

Candidato do PSOL chega aos 40%, insuficientes para vencer a prefeitura mas que confirmam novas relações de força na esquerda. Bolsonaristas tiveram mais derrotas, e a grande vencedora é a direita mais tradicional. Por Luis Leiria.

Opiniões

Contradições

Nos Açores, o cenário não é muito diferente. O ódio de Ventura recai sobre os pobres – beneficiários do RSI. Acerca das grandes empresas que fogem ao fisco, amealhando milhões em paraísos fiscais, nem uma palavra.

Os danos colaterais da Covid

Este ano, o problema das turmas em casa por períodos mais ou menos longos parece o elefante branco no meio da sala, de que ninguém quer falar.

Mudam-se os tempos, mantêm-se as vontades

Com o agudizar da atual crise económica e social, todas as anteriores problemáticas que assolavam docentes e investigadores por este país fora regressaram, e com uma emergência redobrada.

Restam ainda cerca de 1000 milhões por utilizar pela Lone Star. Poucas pessoas acreditam que a Lone Star não esgotará a garantia.
Política

Novo Banco: perguntas e respostas

27 de Novembro 2020

Com a decisão do parlamento, o governo é obrigado a esperar os resultados da auditoria à gestão do Novo Banco para poder autorizar uma nova injeção de capital. António Costa procura dramatizar a situação. Leia aqui algumas perguntas e respostas sobre as razões e as consequências da aprovação da proposta do Bloco de Esquerda.

Convocar a História

Engels e as origens da família, da propriedade privada e do Estado

25 Novembro

A 28 de novembro assinalam-se os 200 anos do nascimento de Friedrich Engels, autor e coautor, com Karl Marx, de diversas obras fundadoras do pensamento socialista. Neste Convocar a História abordaremos A origem da família, da propriedade privada e do Estado, por ela representar um empreendimento intelectual notável, nomeadamente para os estudos feministas contemporâneos.

Sociedade

Teletrabalho: a galinha dos ovos de ouro dos patrões

23 de Novembro 2020

O teletrabalho veio para ficar? Em que condições e com que garantias para os trabalhadores? Em busca de respostas, ouvimos especialistas em Direito do Trabalho, representantes dos trabalhadores e um inspetor do trabalho aposentado. Por Mariana Carneiro.

Alta Voz

Ecossocialismo e/ou decrescimento

30 Novembro

Serão incompatíveis estas duas correntes da ecologia? Que pontos e caminhos em comum poderão existir? Michael Löwy responde neste artigo lido por Carlos Carujo.

Mais Esquerda

Lares e Apoio Domiciliário

24 Novembro

Ouve aqui o debate sobre lares e apoio domiciliário orientado por Maria Deolinda Martin, vereadora da Câmara Municipal da Amadora, e com a presença do deputado José Soeiro e da assistente social Teresa Salselas.

Quatro e Vinte

Albert Tió é o primeiro preso político canábico em Espanha

20 Novembro

Esgotados os vários recursos e sem resposta ao pedido de indulto, o ativista pró-legalização e um dos impulsionadores da lei de regulação dos clubes sociais na Catalunha entrou esta semana na cadeia para cumprir uma pena de cinco anos de prisão. Ouça esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Os Cantos da Casa

Pedro Barroso n'Os Cantos da Casa

28 Novembro

Anfiguri ― Anfiguri, 2020.

Pedro Barroso ― Novembro... Que rumos, 2020.

Carlos Mendes ― Chão do vento, 1984.

Manuel Guimarães & Carlos Zíngaro ― Sendin, 2020.

Gambuzinos ― Discussões com jograis, 2020

Edição nº 335, de 3 de dezembro de 2020

412815183248797

visto na net

Um orçamento de continuidade não responde a uma situação excecional. Por isso mesmo, o Bloco de Esquerda votou contra a proposta de OE 2021 na generalidade.

Internacional

O “modelo BlackRock”: como os bancos estão a ajudar a destruir o planeta

25 de Novembro 2020

Um relatório do Corporate Europe Observatory e Change Finance destaca o papel do fundo financeiro que se tem batido contra a agenda sustentável e ao mesmo tempo foi contratado pela UE para dar conselhos sobre o assunto.

Ilustração publicada na página do A L`Encontre.
Internacional

A originalidade absoluta da crise sanitária e económica mundial

21 de Novembro 2020

A crise atual não é comparável com a dos anos trinta porque um choque exógeno ao processo de acumulação de capital e às suas contradições causou o Grande Confinamento, que se aplicou a todo o mundo com efeitos imediatos e simultâneos. Por François Chesnais.

Subscrever Newsletter