Os fundos da resposta europeia foram anunciados como uma "bazuca". Mas muitos países temem que ela venha a ter um efeito de ricochete, ao fazer regressar a austeridade como receita para controlar a dívida que irão acumular. Dossier organizado por Luís Branco.

Neste dossier divulgamos a contra-cimeira social do Porto a 6 e 7 de maio e entrevistamos o eurodeputado José Gusmão sobre os avanços e recuos da resposta europeia à crise. Do Estado espanhol, Joana Bregolat fala das condicionalidades dos apoios enquanto ameaça à reforma das leis laborais. Francisco Louçã diz que “o perigo para a Europa são os governantes europeus” e Michel Husson critica o plano de Macron em pleno ambiente pré-eleitoral que dificulta o debate das alternativas à esquerda.

Ler Mais

Catarina acusa Governo de travar apoios enquanto aceita esquema fraudulento da EDP

18 de Abril 2021

“O Governo aceitou o esquema fraudulento para a EDP não pagar impostos, aceita injetar dinheiro no Novo Banco, mas vai ao Tribunal Constitucional para tentar travar o reforço dos apoios sociais àqueles trabalhadores que perderam tudo com a pandemia”, acusa Catarina Martins.

Num mundo em chamas, o PS pode continuar a insistir em mais aeroportos?

Há que perguntar o que é mais perigoso: o negacionismo climático da extrema-direita ou o negacionismo prático do centrão que diz que há alterações climáticas mas age como se as mesmas não existissem?

Gato ao computador. Foto de Steve/Flick.
Cultura

Os artigos do investigador inexistente

18 de Abril 2021

Em França, Camille Noûs assinou recentemente 180 artigos em conhecidas revistas científicas. Só que não existe. É uma forma de protesto contra a avaliação da investigação através do número de publicações. Por Patrizia Caraveo.

Internacional

Salvini será julgado em Itália por bloqueio de migrantes em navio

18 de Abril 2021

Em 2019, enquanto ex-ministro do Interior, Salvini bloqueou o desembarque de refugiados a bordo do navio humanitário “Open Arms”. O julgamento terá início a 15 de setembro.

A aquisição da participação da Impresa na VASP terá sido condicionada à aquisição da participação na Lusa.
Cultura

Cofina e Grupo Bel confirmam aquisição da VASP à Autoridade da Concorrência

18 de Abril 2021

O Grupo Bel e a Cofina Media adquiriram a participação da Impresa, ficando ambas com 50% da distribuidora. Ambos os grupos procederam a despedimentos coletivos nos últimos meses.

Para o The Guardian, o processo italiano “parece mostrar que as autoridades de Roma sabiam que as autoridades líbias estavam ou pouco dispostas ou mesmo incapazes de lidar com os barcos com migrantes no mar".
Internacional

Gravações confirmam recusa de ajuda das autoridades a náufragos no mediterrâneo

18 de Abril 2021

Apesar de serem localizados e contactados pela guarda costeira italiana e líbia, gravações reveladas pelo The Guardian confirmam a recusa das autoridades em ajudar as embarcações em dificuldades, resultando em centenas de mortes confirmadas.

Opiniões

Combater a ocultação de riqueza

O país exige uma resposta qualificada no combate à corrupção, esse deve ser um desígnio nacional. Não podemos falhar.

Violação, crime público

Não podemos ignorar que o substrato deste crime é uma cultura de subjugação e objetificação sexual das mulheres e meninas provada pela tendência de reincidência dos agressores, protegidos pela estigmatização social e culpabilização das vítimas.

A criação de “zonas de liberdade LGBTIQ” – Um imperativo democrático e de respeitos pelos direitos humanos

Portugal tem sido um dos países do mundo mais hospitaleiros para a comunidade LGBTIQ. Mas isso não é suficiente, é preciso fazer de todos as cidades e municípios portugueses como “Zonas de Liberdade LGBTIQ”, um imperativo democrático e de claro respeito pelos direitos humanos.

Convocar a História

Portugal e Espanha em 1931 – uma antecâmara da Grande Guerra Civil Europeia

14 Abril

1931 é em Portugal o ano de todas as revoltas e também o ano decisivo da implantação da Ditadura Nacional, sob a chefia de Oliveira Salazar. Com a implantação da II República de Espanha (15 de abril de 1931) abre-se um contencioso entre os dois países ibéricos que não é mais que um dos marcos mais decisivos da divisão ideológica que vai marcar a Europa de uma forma irredutível e definitiva – até ao confronto da Grande Guerra Civil Europeia. Conversa com Luís Farinha, conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra.
 

Alta Voz

1905: Ensaio geral para um século de revoluções

12 Abril

Em janeiro de 1905, milhares de trabalhadores russos fizeram greve. Quando foram levar as suas exigências pacificamente ao Palácio de Inverno foram recebidos a tiro. Esse “Domingo Sangrento" faz alastrar a revolta. A história desse ensaio geral para a revolução de Outubro é-nos contada por António Louçã e lida por Joana Louçã.

Luís Fazenda.
Política

“O 'caso Sócrates’ veio demonstrar que continua a faltar legislação fundamental”

12 de Abril 2021

De acordo com Luís Fazenda, o Estado “podia ter abreviado em muitos anos a investigação ao ex-primeiro ministro José Sócrates se a legislação penal portuguesa tivesse acolhido a existência do crime de enriquecimento ilícito”, tal como o Bloco vem propondo desde 2009.

Os Cantos da Casa

Rogério Charraz n' Os Cantos da Casa

9 Abril

Rogério Charraz ― Coreto, 2021.

Cataventos ― Perfeito desconhecido, 2020.

Trovante ― Trovante 84, 1984.

Carlos Guedes & Orquestra Jazz de Matosinhos ― Unsolvable problems, 2019.

Mísia ― Pura vida (Banda sonora), 2019.

Edição nº 344, de 9 de abril de 2021

Protesto pela Síria em Bruxelas. Foto de Gwenael Piaser/Flickr.
Internacional

O anti-imperialismo deles – e o nosso

11 de Abril 2021

O “campismo” mudou de uma lógica de “o inimigo do meu amigo (a URSS) é meu inimigo” para uma lógica de “o inimigo de meu inimigo (os EUA) é meu amigo”, que é uma receita para um cinismo vazio e leva ao apoio acrítico a regimes totalmente reacionários e antidemocráticos. Por Gilbert Achcar.

Entrevista

“Cabo Delgado é hoje um negócio de guerra”

11 de Abril 2021

Quitéria Guirengane explicou ao Esquerda.net que “não há interesse que a guerra termine nos próximos anos” e que a extração de gás é uma “maldição” para o povo moçambicano. A presidente da Rede de Mulheres Jovens Líderes descreveu ainda as atrocidades que estão a ser cometidas contra as mulheres de Cabo Delgado. Por Mariana Carneiro.

Cultura

Thó Simões: “A arte urbana revela e denuncia os monstros da alma humana”

11 de Abril 2021

Após apresentar em Luanda a exposição “Entre Homens e Monstros”, Thó Simões questiona a forma como a arte pode mudar as vivências de uma cidade e um país em crise económica e social e ainda com os estilhaços da guerra civil e a ocupação colonial. Entrevista de André Soares.

Quatro e Vinte

Médicos já podem receitar canábis em Portugal

4 Abril

Desde o início de abril que a canábis medicinal já pode ser receitada e aviada nas farmácias portuguesas. Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica nesta edição do Quatro e Vinte.

752326682141738

visto na net

Debate entre moções apresentadas à XIIª Convenção do Bloco de Esquerda. Com: Catarina Martins (moção A), Américo Campos (moção C), Ana Sofia Ligeiro (moção E), Pedro Pereira Neto (moção N) e Frederico Mira (moção Q). Moderação de Mariana Carneiro.

Dossier

Dossier 328: 45 anos do assassinato do Padre Max e de Maria de Lurdes

No dia 2 de abril de 2021 passaram 45 anos da aprovação da Constituição de Abril e também do único crime político cometido pela extrema-direita do MDLP no pós 25 de Abril. Este conjunto de documentos procura lembrar e homenagear Max e Lurdes. Dossier organizado por Carlos Santos

Ler mais
Manifestantes no Senegal. Foto NUSO.
Internacional

Porque é que há uma revolta no Senegal?

8 de Abril 2021

O país tem vindo a ser sacudido por uma onda de protestos. Cresce um discurso anticolonial e contra o sistema político, mas que se combina com dirigentes acusados de crimes graves. Por Julieta Bugacoff e Federico Muiña.

Sankofa.
Cultura

Sankofa: “Acredito que a poesia falada pode curar"

6 de Abril 2021

Artivista e feminista, Sankofa tem desenvolvido a recitação interventiva ou spoken word como arte para a reflexão crítica, ao mesmo tempo que dá apoio jurídico em defesa dos direitos laborais das trabalhadoras domésticas em Luanda. Entrevista de André  Soares.

Política

"Contamos convosco para transformar Lisboa"

10 de Abril 2021

Beatriz Gomes Dias apresentou os eixos para "uma nova Lisboa”.

Greve Climática Estudantil - O relógio está a contar, faixa na manifestação de 19 de março de 2021 – foto de greveclimaticaestudantil.pt
Ambiente

Greve Climática Estudantil volta a sair à rua a 23 de abril

12 de Abril 2021

No âmbito do Dia da Terra de 2021, o coletivo Greve Climática Estudantil está a convocar ações em diversas localidades para exigir mais investimento na ferrovia e o cancelamento do projeto do aeroporto do Montijo e da expansão do aeroporto da Portela.

Política

Cinco moções candidatas à XII Convenção do Bloco

5 de Março 2021

Foram divulgadas as moções de orientação que estarão em debate no processo preparatório da próxima Convenção do Bloco, agendada para o fim de semana de 22 e 23 de maio no distrito do Porto.

Agenda

19 Abril

13h30 - Prisão Maior (1960)
16h - O Criado (1963)
Lisboa, Cinema Medeia Nimas.

17h45; 20h15 - Prisão Maior (1960)
Porto, Teatro Campo Alegre.

Este espetáculo vai estar disponível para visualização diariamente, das 19h às 22h.
Inscrições através do link: https://form.jotform.com/211031927381348. Após preencher o formulário irá receber no seu e-mail os dados para aceder ao espetáculo. Programação do Museu do Aljube.

Joana Craveiro realiza em colaboração com a equipa multidisciplinar do Teatro do Vestido, um filme poético, apoiado em testemunhos e documentos, que reflecte sobre a visibilidade e invisibilidade das mulheres nos processos históricos e no seu registo. Disponível no Vimeo das 21h30 às 0h30.

Subscrever Newsletter

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.