1656060067900058

Direto: Comício virtual de Marisa Matias no Porto

49 minutos 9 segundos atrás

Comício virtual com a participação de: António Capelo, Miguel Guedes e Catarina Martins. Abertura musical de Rui David.

Três razões

Começou a eleição do próximo presidente da República. Para quem, à esquerda, ainda não decidiu ou pensa votar Marcelo Rebelo de Sousa no dia 24, deixo três notas.

Câmara de Vigilância – foto de Frédéric Bisson/flickr
Sociedade

Diretores de órgãos de comunicação condenam investigação a jornalistas

1 hora atrás

Num texto conjunto, diretores de 20 órgãos de comunicação afirmam que “não é admissível o Ministério Público investigar fora das regras constitucionais e legais”. O Bloco de Esquerda já chamou a Procuradora Geral ao parlamento.

 O CA foi irredutível reafirmando a defesa dos estatutos da empresa, o que para a CT não faz sentido uma vez que os estatutos da CT mas, sobretudo, a Constituição da República consagram a eleição de um representante dos trabalhadores".
Sociedade

Administração da RTP tenta impedir eleição de representante de trabalhadores

1 hora atrás

Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores da RTP e vários sindicatos criticam a administração cessante por não permitir o processo eleitoral e o Conselho Geral Independente por contratar uma empresa externa para escolher os próximos administradores.

Uniforme do UÇK no Museu Militar de Belgrado. Foto de Adam Jones/Flickr.
Internacional

Kosovo: segunda testemunha de crimes de guerra morta num ano

2 horas atrás

Dois homens foram encontrados mortos a 15 de janeiro no Kosovo com um ano de diferença. Outro facto os une: foram testemunhas dos crimes de guerra do UÇK que levaram o presidente kosovar a ser acusado no tribunal internacional de Haia. Há anos que desaparecem testemunhas desse passado sombrio.

“Desde 2015 que há várias opções da gestão privada que foram deixando dúvidas e merecem esclarecimento”, sustenta Isabel Pires.
Política

PS, PSD, CDS e IL impedem auditoria à gestão privada da TAP

4 horas atrás

A iniciativa do Bloco de Esquerda que “recomenda ao Governo que seja elaborada uma auditoria à gestão privada da TAP” foi chumbada pela maioria à direita com o PS.

Opiniões

Eu voto Marisa Matias. Porquê?

Dar voz às pessoas, responder a cada problema sentido. Por um Portugal em que valores como a igualdade, a fraternidade e a solidariedade possam ser sempre os do nosso país. Por isso, no dia 24 de janeiro, eu voto Marisa Matias.

Você que está zangado com o sistema escute

Portugal não é o melhor país do mundo para viver, é um facto. Há ainda muito por fazer passados 46 anos da implantação da democracia, é verdade. Mas, pense um pouco antes de fazer uma asneira de que pode vir a arrepender-se amargamente.

Precaução determinada

Num momento em que os hospitais do SNS estão em dramático sobre-esforço, e em que o combate à pandemia é uma ingente causa nacional, o temor em operar a requisição civil dos equipamentos privados e sociais é a expressão maior de um preconceito ideológico que tolhe o que não podia tolher.

Mais Esquerda

Como virar o interior ao contrário?

19 Janeiro

Ouve aqui a conversa sobre serviços públicos no interior do país com Rui Lino e Bárbara Xavier. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Lábios pintados com batom vermelho, um foto publicada por Mísia.
Política

Vermelho em Belém, o batom continua a ser uma arma

16 de Janeiro 2021

Nas redes sociais, a onda de pessoas que pintam os lábios contra a misoginia continua. Veja aqui mais algumas das figuras públicas que não tiveram medo de dar os lábios à luta e leia o que têm a dizer.

Alta Voz

9 de dezembro de 1985: Maria de Lourdes Pintasilgo formaliza candidatura presidencial

18 Janeiro

Engenheira química, dirigente eclesial, primeira mulher a ser ministra em Portugal e única mulher a ser primeira-ministra, Pintasilgo protagonizou uma candidatura presidencial histórica. Conheça aqui a sua história de vida contada e lida por Mariana Carneiro.

Vacina da Moderna a ser preparada. Foto de Commander, U.S. Naval Forces Europe-Africa/U.S.A./Flickr
Sociedade

Guia para desmontar 24 mentiras sobre a vacina da Covid-19

13 de Janeiro 2021

Das teorias da conspiração sobre 5G e chips implantados nas vacinas às dúvidas mais sensatas sobre a rapidez com que foram criadas e a sua eficácia em diferentes estirpes do coronavírus, um conjunto de cientistas dá aqui respostas sobre as vacinas.

Os Cantos da Casa

Na morte de Carlos do Carmo

16 Janeiro

Carlos do Carmo ― Um homem na cidade, 1977.

Carlos do Carmo ― Um homem no país, 1983.

Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti, 2010.

Maria João Pires e Carlos do Carmo, 2012.

Emissão nº 338, de 16 de janeiro de 2021

Agenda

21 Janeiro

Com António Capelo, Miguel Guedes e Catarina Martins. Abertura musical de Rui David. Ver cartaz.
Em direto, a partir do Porto, no facebook de Marisa Matias a partir das 21h.

Dossier

O mundo em 2020 além da pandemia

Reunimos aqui alguns dos principais acontecimentos do ano a nível internacional, à margem do tema omnipresente na atualidade informativa em 2020. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

As oposições ao regime – comunistas, socialistas, republicanos – acreditam na queda do regime fascista com o fim da Guerra, como acontece um pouco por todo o mundo. No entanto, blindado pelo apoio dos Aliados, Salazar não só venceu todos os embates como saiu reforçado do período da Guerra. Mas esta não deixou de ser, para as oposições, uma das mais ricas experiências culturais e políticas de todo o período fascista.

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para a retirada da canábis da tabela de substâncias mais perigosas e sem valor medicinal na Convenção Internacional que rege o controlo de estupefacientes.

Subscrever Newsletter