O conceito não se tornou viral como a pandemia mas esteve nas bocas do mundo. A desinformação a que se refere espalhou-se tanto que foi chamada de infodemia. Olhamos para negócios, alguns dos protagonismos e formas como se dissemina. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Neste dossier, pegamos no tema do negacionismo da Covid com Luisa Martín Rojo e Ángela Delgado, Ernesto Perini Santos, Nicolas Guilhot e Caitlín Doherty. Luís Leiria faz a comparação com o negacionismo da SIDA e Alexandre Araújo Costa reflete sobre o das alterações climáticas que também são trazidas através das suas ligações com negacionistas da Covid. Olhamos ainda para o negocionismo, os interesses de negócios, as teorias do 5G e vacinas e as manifestações na Alemanha e Reino Unido.

Ler Mais

Lisboa e Porto manifestaram-se em solidariedade com a Palestina

17 de Maio 2021

Organização destacou a "grande mobilização" das manifestações desta segunda-feira. Em Lisboa, Catarina Martins manifestou apoio ao povo palestiniano e apelou a que Portugal e União Europeia apliquem sanções a Israel de forma a parar a "violência atroz".

A vergonhosa posição do Governo português sobre a aniquilação na Palestina

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português lançou uma mensagem nas redes sociais que nos deve envergonhar a todos, condenando apenas “o lançamento indiscriminado de mísseis a partir da Faixa de Gaza contra civis israelitas”.

Gus Van Sant no Festival Internacional de Cinema Queer
Cultura

Gus Van Sant no Festival Internacional de Cinema Queer

54 minutos atrás

O realizador norte-americano Gus Van Sant irá estar presente na edição deste ano do Festival Internacional de Cinema Queer. O festival decorre, em Lisboa, de 17 a 25 de setembro, e no Porto, entre 12 e 16 de outubro. 
 

Política

Salgueiro Maia - Das guerras em África à Revolução dos Cravos

2 horas atrás

No cemitério de Castelo de Vide há um túmulo simples, bem iluminado pelo sol, de costas para o verde da Serra de S. Mamede: a sepultura do “Capitão de Abril” Fernando José Salgueiro Maia. Por Moisés Cayetano Rosado (Historiador).

Tem de haver regras sobre investimento europeu. "Já vimos fortes investimento públicos que criaram ricos e não criaram riqueza em Portugal”, sintetiza.
Política

"Tem de haver soluções para quem caiu abaixo do limiar da pobreza”

17 de Maio 2021

Em entrevista à Antena 1, Catarina defendeu "uma estratégia que crie emprego em Portugal” e um debate sobre que tipo de investimento público devemos ter face a esse objetivo em áreas como o parque habitacional, transição energética e mobilidade, e o setor social.

Política

Extrema-direita: A História repete-se?

17 de Maio 2021

Um Colóquio e um debate promovido pelo Observatório da Extrema Direita e pela CULTRA, no passado dia 14. Entre os participantes, um elo comum: a preocupação perante a crise de representação dos sistemas democráticos atuais. Por Luís Farinha.

Opiniões

A reforma do Bloco Central nas Forças Armadas

Não deixa de ser preocupante quando Vasco Lourenço, sublinha que o projeto foi “previamente cozinhado com um partido da oposição, que aqui conseguiu capturar o partido do Governo e fazer valer um projeto que o seu inefável homem forte da área da Defesa Nacional construiu há muito”.

O clima como liberdade

O Tribunal Constitucional alemão deliberou que a lei sobre a transição climática viola os direitos dos cidadãos, em particular dos mais jovens.

De não saber o seu fim

Se António Costa considera que tem um excelente ministro da Administração Interna, conviria que nos apresentasse. É difícil encontrar um ministro que acumule, em tão pouco espaço de tempo, uma tão grave sucessão de desastres.

Alta Voz

Há 150 anos, a Comuna de Paris

17 Maio

O povo parisiense levantou-se para resistir a um golpe e acabou a auto-governar-se. O que se passou nesses 72 dias antes do movimento ser esmagado de forma sangrenta ainda hoje inspira os movimentos emancipatórios em todo o mundo. Uma história contada e lida por Carlos Carujo.

Entrevista

“Ser homossexual nos Açores é estar em isolamento”

16 de Maio 2021

Pedro Garcia criou, há dois anos, a plataforma “As Cores dos Açores”. O objetivo: combater a invisibilidade e o isolamento das pessoas LGBTI+. Na véspera do Dia Internacional Contra a Homofobia, o Esquerda.net falou com o jovem ativista micaelense. Por Mariana Carneiro.

Convocar a História

O que é hoje a classe operária

12 Maio

Para pensarmos o que é a classe que vive do trabalho é preciso atender às transformações na economia, nos regimes de acumulação capitalista e nos modos de regulação laboral. De que maneira nos interpelam estas transformações? E como organizar o mundo do trabalho na era da precariedade? São estas algumas das questões que atravessaram este episódio do “Convocar a história”. Conversa com José Soeiro, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro. 

Última foto de Marx. Tirada por E. Dutertre em Argel, 28 de abril de 1882.
Cultura

A atualidade do velho Marx

9 de Maio 2021

Os últimos anos de vida de Karl Marx são muitas vezes esquecidos e este período é considerado de declínio intelectual e físico. Mas o seu pensamento permaneceu vibrante até o fim da vida como nos explica Marcello Musto nesta entrevista.

Testagem à covid na Índia
Internacional

Índia: Porque fracassou a estratégia de saúde pública?

7 de Maio 2021

Esta crise na Índia lembra-nos como uma situação de saúde pública descontrolada e uma falha nas infra-estruturas de saúde pode levar a uma taxa de mortalidade muito mais elevada do que seria noutra circunstância. Por Ankur Mutreja.

Quatro e Vinte

Itália: “Absolvição histórica” relança debate sobre legalização da canábis medicinal

4 Maio

Este é um dos temas em destaque nesta edição do podcast quinzenal de notícias canábicas, que traz também novidades de Espanha, EUA, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

Internacional

Cabo Delgado: “A prioridade tem de ser o povo, não os investimentos”

11 de Maio 2021

Cídia Chissungo coordena a campanha nacional #CaboDelgado_também_é_Moçambique. A jovem ativista moçambicana falou ao Esquerda.net sobre esta iniciativa e sobre as expetativas dos jovens em relação à resolução do conflito e ao desenvolvimento económico e social do país. Por Mariana Carneiro.

Os Cantos da Casa

Cardo-Roxo n' Os Cantos da Casa

23 Abril

Cardo-Roxo ― No Monte das Oliveiras, 2019.

Grafonola Voadora & Napoleão Mira ― Lugar nenhum, 2020.

Vitorino ― Leitaria Garrett, 1984.

Open Mind Ensemble ― Open Mind, 2020.

Gohu ― Terra da faina, 2020.

Edição nº 345, de 23 de abril de 2021

217046283264759

visto na net

Transmissão em direto da sessão oganizada pela CULTRA e o Observatório da Extrema Direita, em colaboração com o Instituto de História Contemporânea e o Seminário Livre de História das Ideias.

Fotogaleria

Em Lisboa e no Porto saiu-se à rua contra as agressões do governo israelita à Palestina. Fotos de Ana Mendes (Lisboa) e de Helga Marques (Porto).

Dossier

Os fundos da resposta europeia foram anunciados como uma "bazuca". Mas muitos países temem que ela venha a ter um efeito de ricochete, ao fazer regressar a austeridade como receita para controlar a dívida que irão acumular. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais
Distribuidor da Uber Eats
Internacional

Espanha: Trabalhadores das plataformas de entregas conquistam vínculo laboral

12 de Maio 2021

A “lei Rider” resulta de um acordo entre sindicatos e patrões, contra a vontade das principais plataformas digitais, com o objetivo de acabar com a precariedade de quem trabalha nas entregas ao domicílio, garantindo um vínculo e direitos laborais.

Agenda

18 Maio

Organização: Ephemera e CIES – ISCTE. Ver cartaz.
Lisboa, ISCTE – Sala de Exposições, Edifício II, 10h às 18h.

Subscrever Newsletter