O conceito não se tornou viral como a pandemia mas esteve nas bocas do mundo. A desinformação a que se refere espalhou-se tanto que foi chamada de infodemia. Olhamos para negócios, alguns dos protagonismos e formas como se dissemina. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Neste dossier, pegamos no tema do negacionismo da Covid com Luisa Martín Rojo e Ángela Delgado, Ernesto Perini Santos, Nicolas Guilhot e Caitlín Doherty. Luís Leiria faz a comparação com o negacionismo da SIDA e Alexandre Araújo Costa reflete sobre o das alterações climáticas que também são trazidas através das suas ligações com negacionistas da Covid. Olhamos ainda para o negocionismo, os interesses de negócios, as teorias do 5G e vacinas e as manifestações na Alemanha e Reino Unido.

Ler Mais

Lisboa e Porto manifestaram-se em solidariedade com a Palestina

17 de Maio 2021

Organização destacou a "grande mobilização" das manifestações desta segunda-feira. Em Lisboa, Catarina Martins manifestou apoio ao povo palestiniano e apelou a que Portugal e União Europeia apliquem sanções a Israel de forma a parar a "violência atroz".

Não há nada mais a fazer contra o trabalho escravo?

Foi há quase cinco anos que o Parlamento aprovou uma nova lei para “combater as formas modernas de trabalho forçado”. A Direita esteve contra esta lei e as quatro confederações patronais divulgaram um comunicado conjunto em que diziam “repudiar veementemente o conteúdo” do diploma.

Eleição este domingo no Chile.
Internacional

Chile: Oposição e independentes cantam vitória nas eleições constituintes

22 minutos atrás

Direita ficou longe de alcançar um terço da assembleia, que lhe daria poder de veto sobre as mudanças. Resultado dos candidatos independentes foi a grande surpresa. Nas municipais, a candidata comunista venceu na capital.

Gus Van Sant no Festival Internacional de Cinema Queer
Cultura

Gus Van Sant no Festival Internacional de Cinema Queer

2 horas atrás

O realizador norte-americano Gus Van Sant irá estar presente na edição deste ano do Festival Internacional de Cinema Queer. O festival decorre, em Lisboa, de 17 a 25 de setembro, e no Porto, entre 12 e 16 de outubro. 
 

Política

Salgueiro Maia - Das guerras em África à Revolução dos Cravos

3 horas atrás

No cemitério de Castelo de Vide há um túmulo simples, bem iluminado pelo sol, de costas para o verde da Serra de S. Mamede: a sepultura do “Capitão de Abril” Fernando José Salgueiro Maia. Por Moisés Cayetano Rosado (Historiador).

Tem de haver regras sobre investimento europeu. "Já vimos fortes investimento públicos que criaram ricos e não criaram riqueza em Portugal”, sintetiza.
Política

"Tem de haver soluções para quem caiu abaixo do limiar da pobreza”

17 de Maio 2021

Em entrevista à Antena 1, Catarina defendeu "uma estratégia que crie emprego em Portugal” e um debate sobre que tipo de investimento público devemos ter face a esse objetivo em áreas como o parque habitacional, transição energética e mobilidade, e o setor social.

Opiniões

A vergonhosa posição do Governo português sobre a aniquilação na Palestina

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português lançou uma mensagem nas redes sociais que nos deve envergonhar a todos, condenando apenas “o lançamento indiscriminado de mísseis a partir da Faixa de Gaza contra civis israelitas”.

A reforma do Bloco Central nas Forças Armadas

Não deixa de ser preocupante quando Vasco Lourenço, sublinha que o projeto foi “previamente cozinhado com um partido da oposição, que aqui conseguiu capturar o partido do Governo e fazer valer um projeto que o seu inefável homem forte da área da Defesa Nacional construiu há muito”.

O clima como liberdade

O Tribunal Constitucional alemão deliberou que a lei sobre a transição climática viola os direitos dos cidadãos, em particular dos mais jovens.

Alta Voz

Há 150 anos, a Comuna de Paris

17 Maio

O povo parisiense levantou-se para resistir a um golpe e acabou a auto-governar-se. O que se passou nesses 72 dias antes do movimento ser esmagado de forma sangrenta ainda hoje inspira os movimentos emancipatórios em todo o mundo. Uma história contada e lida por Carlos Carujo.

Entrevista

“Ser homossexual nos Açores é estar em isolamento”

16 de Maio 2021

Pedro Garcia criou, há dois anos, a plataforma “As Cores dos Açores”. O objetivo: combater a invisibilidade e o isolamento das pessoas LGBTI+. Na véspera do Dia Internacional Contra a Homofobia, o Esquerda.net falou com o jovem ativista micaelense. Por Mariana Carneiro.

Convocar a História

O que é hoje a classe operária

12 Maio

Para pensarmos o que é a classe que vive do trabalho é preciso atender às transformações na economia, nos regimes de acumulação capitalista e nos modos de regulação laboral. De que maneira nos interpelam estas transformações? E como organizar o mundo do trabalho na era da precariedade? São estas algumas das questões que atravessaram este episódio do “Convocar a história”. Conversa com José Soeiro, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro. 

Sociedade

Diniz de Almeida (1944-2021): O Capitão de Abril na linha da frente da Revolução

17 de Maio 2021

Eduardo Diniz de Almeida morreu aos 76 anos. O Esquerda.net falou com Mário Tomé, António Calvinho, António Louçã, Carlos Matos Gomes e Pezarat Correia sobre o militar de Abril que integrou, desde o primeiro momento, o Movimento dos Capitães e se manteve fiel à defesa da Revolução. Por Mariana Carneiro.

Os «objetivos de serviço público devem acompanhar os novos debates», nomeadamente a abordagem dos temas climáticas e da sustentabilidade, disse Catarina Martins.
Cultura

Bloco quer uma RTP “moderna em todas as plataformas, não apenas no digital”

13 de Maio 2021

Bloco apresenta propostas para melhorar o serviço público de rádio e televisão prestado pela RTP. Catarina Martins frisa que este deve garantir presença “em todas as plataformas, da onda curta ao digital”, ser “capaz de chegar a todas as gerações e ser referência de informação credível”.

Quatro e Vinte

Itália: “Absolvição histórica” relança debate sobre legalização da canábis medicinal

4 Maio

Este é um dos temas em destaque nesta edição do podcast quinzenal de notícias canábicas, que traz também novidades de Espanha, EUA, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

Internacional

Cabo Delgado: “A prioridade tem de ser o povo, não os investimentos”

11 de Maio 2021

Cídia Chissungo coordena a campanha nacional #CaboDelgado_também_é_Moçambique. A jovem ativista moçambicana falou ao Esquerda.net sobre esta iniciativa e sobre as expetativas dos jovens em relação à resolução do conflito e ao desenvolvimento económico e social do país. Por Mariana Carneiro.

Os Cantos da Casa

Cardo-Roxo n' Os Cantos da Casa

23 Abril

Cardo-Roxo ― No Monte das Oliveiras, 2019.

Grafonola Voadora & Napoleão Mira ― Lugar nenhum, 2020.

Vitorino ― Leitaria Garrett, 1984.

Open Mind Ensemble ― Open Mind, 2020.

Gohu ― Terra da faina, 2020.

Edição nº 345, de 23 de abril de 2021

217046283264759

visto na net

Transmissão em direto da sessão oganizada pela CULTRA e o Observatório da Extrema Direita, em colaboração com o Instituto de História Contemporânea e o Seminário Livre de História das Ideias.

Fotogaleria

Em Lisboa e no Porto saiu-se à rua contra as agressões do governo israelita à Palestina. Fotos de Ana Mendes (Lisboa) e de Helga Marques (Porto).

Dossier

Os fundos da resposta europeia foram anunciados como uma "bazuca". Mas muitos países temem que ela venha a ter um efeito de ricochete, ao fazer regressar a austeridade como receita para controlar a dívida que irão acumular. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais
Distribuidor da Uber Eats
Internacional

Espanha: Trabalhadores das plataformas de entregas conquistam vínculo laboral

12 de Maio 2021

A “lei Rider” resulta de um acordo entre sindicatos e patrões, contra a vontade das principais plataformas digitais, com o objetivo de acabar com a precariedade de quem trabalha nas entregas ao domicílio, garantindo um vínculo e direitos laborais.

Agenda

18 Maio

Organização: Ephemera e CIES – ISCTE. Ver cartaz.
Lisboa, ISCTE – Sala de Exposições, Edifício II, 10h às 18h.

Subscrever Newsletter