Atentados ambientais em Setúbal lembram que “o clima é a luta das nossas vidas”

1 hora 12 minutos atrás

Na apresentação da candidatura bloquista em Setúbal, Catarina Martins trouxe os exemplos das lutas ambientais do concelho. Pedreiras, cimenteira e dragagens do Tejo serviram para realçar que o “pior inimigo” é o “modelo do negócio dos milhões rápido para alguns à conta de todos”.

O Algoritmo dos despedimentos

Na TAP, é preciso que a visão dos trabalhadores prevaleça no processo de decisão estratégica da empresa, afastando “o algoritmo dos despedimentos” e do corte de direitos, enveredando-se por uma rota que crie inovação, valor e emprego.

Estádio de Leiria. Foto de Hugo Cadavez/Flickr.
Sociedade

Câmaras ainda devem 55 milhões por causa do Euro 2004

12 minutos atrás

Das nove Câmaras apenas duas já saldaram todas as dívidas contraídas para fazer obras ou construir de raiz estádios. Há dívidas que vão até 2030, data em que Portugal se candidatou a organizar um mundial de futebol em conjunto com Espanha.

Fotografia de grupo dos líderes do G7. Foto de NEIL HALL/EPA/Lusa.
Internacional

Biden convence G7 a apoiar iniciativa rival à Nova Rota da Seda da China

3 horas atrás

A nova administração dos EUA pretende marcar posição aumentando a tensão política e fomentando a “competição estratégica” com a China. Promete mobilizar 40 mil milhões de dólares de fundos privados para infraestruturas em países de baixo e médio rendimento.

Internacional

Cabo Verde e Portugal avançam com candidatura do Tarrafal a Património da Humanidade

5 horas atrás

A 5 de julho, os dois países irão assinar um memorando de entendimento que será o primeiro passo para o processo de candidatura do “Campo da Morte Lenta”, como ficou conhecido o antigo campo de concentração, a Património da Humanidade.

Luís Gomes, candidato do Bloco à Câmara de Salvaterra de Magos. Foto de ANTÓNIO COTRIM/LUSA.
Política

“Precisamos de ar fresco e esperança para Salvaterra de Magos”

12 de Junho 2021

Luís Gomes, cabeça de lista bloquista à autarquia assumiu a herança da governação bloquista que “tirou do marasmo” um concelho em que “faltava quase tudo” e apontou para o futuro defendendo habitação pública, criação de emprego, participação, promoção de espaços ribeirinhos, turismo com base ecológica e transportes públicos.

Opiniões

Regime de delação

É mais do que provável que o regime de Putin não precisasse da ajuda da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para saber os dados pessoais dos três dissidentes que quiseram organizar uma manifestação contra a detenção de Alexei Navalny, opositor ao regime russo.

Dar o dito por não dito

Em agosto de 2019, um parecer da TERAMB, que gere a incineradora da Terceira, considerava que a incineradora projetada para a ilha de São Miguel estava sobredimensionada. Meses mais tarde, a TERAMB aponta o contrário. Afinal o que mudou desde então?

A fraude da eficiência das PPP

Ao selecionarem doentes ou afastarem aqueles cujo tratamento é mais caro, as empresas privadas melhoram os lucros. Só que não respeitam a igualdade de tratamento no SNS.

Convocar a História

Bento de Jesus Caraça

9 Junho

Nascido há 120 anos, a 18 de abril de 1901, em Vila Viçosa, Bento de Jesus Caraça deixou-nos uma obra invulgar, marcada por um profundo empenho cultural e político. No episódio do podcast desta semana, Fernando Rosas e Mariana Carneiro conversam com a professora universitária e investigadora Helena Neves sobre este homem ímpar da nossa História. Conversa com Helena Neves, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro. 

Alta Voz

Como o desconfinamento do povo de Lisboa deu início à revolução

7 Junho

Apesar dos apelos do MFA, o povo saiu à rua no dia de 25 de Abril de 1974 e isso foi fundamental para a vitória da revolução. É o que defende António Louçã neste artigo lido por Carlos Carujo.

Quatro e Vinte

“É tempo de dar um passo em frente na política de drogas”

4 Junho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz a antevisão do debate parlamentar da próxima semana sobre a legalização da canábis para uso pessoal.

Gilbert Achcar. Foto: esquerdaonline.com.br.
Internacional

Reflexões de um anti-imperialista depois de dez anos de debate

5 de Junho 2021

O que significa ser anti-imperialista neste novo ambiente internacional? É a questão que se coloca o investigador Gilbert Achcar nesta entrevista em que fala da sua posição sobre os conflitos na Líbia e na Síria e rebate as críticas dos que chama "neo-campistas".

Os Cantos da Casa

Retrospetiva de 1985 n' Os Cantos da Casa

29 Maio

“Águas Passadas Que Movem Moinhos”

Retrospetiva de 1985.

Edição nº 346, de 29 de maio de 2021

Entrevista

Cabo Delgado: "É preciso parar a guerra"

28 de Maio 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, o historiador Yussuf Adam diz que, “naturalmente, a situação em Cabo Delgado tem a ver com o imperialismo e com o capitalismo”. E alerta que, independentemente das discussões ideológicas, "se não pararmos a guerra, não teremos nenhum sucesso”. Por Mariana Carneiro.

Ilustração de Sara Wong em Outras Palavras.
Sociedade

O vírus capitalista do cansaço incessante

30 de Maio 2021

A sociedade neoliberal é a sociedade do cansaço fundamental. A Covid-19 aprofunda as suas falhas sociais patológicas. O coronavírus podia ser chamado de vírus do cansaço. Mas também pode ser visto como um apelo a mudar de vida, mudando radicalmente a sociedade. Por Byung-Chul Han.

Dossier

Num contexto em que as Plataformas Digitais de Trabalho se apresentam como os novos balões de ensaio para a precarização extrema do trabalho, afigura-se inadiável o debate sobre a regulação e regulamentação do setor e os desafios no que respeita à organização coletiva dos trabalhadores. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

Fotogaleria

Bandeira do SPD alemão. Foto de SPD-Bundestagsfraktion/Flickr.
Internacional

Para onde foi a social-democracia?

29 de Maio 2021

O abraço da social-democracia ao social-liberalismo é em última instância reflexo da transição do capitalismo fordista para o capitalismo neoliberal. Ao encarregar-se de políticas de orientação neoliberal, a social-democracia destruiu gradualmente a sua pretensão de representar uma alternativa. Por Michel Husson.

Judith Butler. Foto de Andrew Rusk/Flickr.
Internacional

Butler: O futuro da pandemia num mundo desigual

26 de Maio 2021

Nestes tempos pandémicos, ar, água, teto, roupas e o acesso à saúde são focos de angústia coletiva. Todos eles já estavam ameaçados pelas alterações climáticas. O facto de alguém viver ou não uma vida vivível não é uma mera questão existencial privada, mas uma questão económica urgente. Por Judith Butler.

Agenda

13 Junho

Organização: Ephemera e CIES – ISCTE. Ver cartaz.
Lisboa, ISCTE – Sala de Exposições, Edifício II, 10h00 às 18h00.

Fábulas de Luandino Vieira. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade (Rua de Augsto Rosa, 42), 11h00

Com Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco de Esquerda), Fernando Pinho (cabeça de lista à Câmara Municipal de Setúbal), Vítor Rosa (cabeça de lista à Assembleia Municipal de Setúbal) e Francisco Sousa (cabeça de lista à Junta de Freguesia de São Sebastião). Mais informações
Setúbal, Miradouro de São Domingos, 11h00.

Pela companhia de teatro Marionetas do Porto. Mais informações
Porto, Teatro de Belomonte (Rua de Belomonte, 61), 16h00 e 17h00

Criação Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema. Ver evento de Facebook.
Lisboa, Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II (Praça D. Pedro IV). Quarta a sábado às 19h30; domingo às 16h30. 

Pelo grupo de acção teatral "A Barraca". Texto de Anton Tchekov, encenação e dramaturgia de Maria do Céu Guerra,  música de Maestro António Vitorino de Almeida e interpretação de Rúben Garcia, Maria do Céu Guerra, João Maria Pinto, Adérito Lopes, Rita Soares, Sergio Moras, Samuel Moura, Teresa Mello Sampayo, Susana Alves Costa e João Teixeira. Mais informações
Lisboa, Teatro "A Barraca" (Largo de Santos, 2), 17h00.

Subscrever Newsletter