Ambientalistas contra conversão da Central do Pego para biomassa

21 de Junho 2021

Mais de 60 organizações ambientalistas escreveram carta aberta ao Governo e à Comissão Europeia. Querem que estes não atribuam fundos públicos para um uso que dizem ter “enormes implicações para as florestas, comunidades e o clima”.

Mário Centeno não tem razão

O Código do Trabalho que temos é um problema e a pandemia veio comprová-lo de forma reforçada. O apego de Centeno e de Costa à herança da direita é insustentável.

Protesto dos ambientalistas na Repsol em Madrid - Foto Climaximo
Ambiente

Ambientalistas bloqueiam entrada de centro de investigação da Repsol em Madrid

21 de Junho 2021

A polícia deteve trinta ativistas, incluindo cinco do coletivo Climáximo. A ação da plataforma Rebelión por el Clima teve como lema "Repsol, liderando o caminho para fritar o planeta".

LinkedIn. Foto de Nan Palmero/Flickr.
Internacional

LinkedIn bloqueia conteúdos considerados sensíveis pela China

21 de Junho 2021

Autores com livros ou artigos com referência ao massacre de Tiananmen, por exemplo, são bloqueados na China. A empresa pertencente à Microsoft, uma das poucas redes sociais ocidentais que opera no país, diz apenas estar comprometida com a lei local.

Coimbra: motorista assedia passageira em autocarro
Sociedade

Coimbra: motorista assedia passageira em autocarro

21 de Junho 2021

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um motorista a assediar uma passageira. A vítima apresentou queixa à PSP e o funcionário foi suspenso. José Manuel Pureza considera que este é "um ato de violencia sexista inaceitável em qualquer circunstância, mais ainda num serviço público". 

Manifestação da CGTP no Porto. Junho de 2021. Foto da CGTP.
Sociedade

CGTP inicia Jornada de Ação e Luta

21 de Junho 2021

Durante quatro semanas, “em todos os setores, em todo o país”, a central sindical organiza plenários, ações de rua e greves. Isabel Camarinha diz que “os trabalhadores estão muito descontentes e mobilizados para lutar por melhores condições de vida e de trabalho”.

Alta Voz

O futuro da pandemia num mundo desigual

21 Junho

Judith Butler, a propósito da pandemia, reflete sobre desigualdade, individualismo, catástrofe climática, num artigo lido por Carlos Carujo.

Opiniões

O milagre da economia sem política

Na sequência da polémica suscitada em torno da intervenção de Nuno Palma na reunião do Movimento Europa Liberdade (MEL), o historiador Fernando Rosas rebate as teses do professor da Universidade de Manchester na área da História Económica.

Golpe popular em Lisboa

É profundamente injusto tirar conclusões precipitadas, culpabilizando a Iniciativa Liberal (IL) pelos números de casos covid que começam, novamente, a crescer assustadoramente na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Ecovia do Tejo: um caminho de esperança

A ONU instituiu o dia 3 de junho como Dia Mundial da Bicicleta. Foi este o dia escolhido pelo Bloco de Esquerda para divulgar a proposta legislativa que defende a criação da Grande Ecovia do Tejo: um percurso ciclável e pedestre, de Espanha a Lisboa, junto ao rio Tejo.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Parlamento: E agora?

20 Junho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz o balanço do debate parlamentar e explica quais os próximos passos para se poder chegar à aprovação da legalização da canábis em Portugal.

Convocar a História

A deserção na guerra colonial

16 Junho

A história da guerra é também feita daqueles que a recusaram fazer. Fernando Cardeira conversará connosco sobre o seu percurso de deserção e sobre a importância do fenómeno no desgaste da legitimidade da guerra e da ditadura que a conduzia. Conversa com Fernando Cardeira, conduzida por Fernando Rosas e Miguel Cardina. 

Entrevista

“Fantasmas do Império é um contributo para trabalharmos a nossa memória”

16 de Junho 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, a realizadora Ariel de Bigault explica que o documentário luso-francês “Fantasmas do Império”, atualmente em exibição, é “um filme sobre as imagens produzidas pelo cinema no que respeita à história colonial”. Por Mariana Carneiro.

Sociedade

Dicionário da Invisibilidade: “Uma disputa para a memória”

13 de Junho 2021

O Esquerda.net falou com Ana Sofia Palma, José Falcão, Mamadou Ba e Txema Abaigar, que coordenam o livro lançado pela SOS Racismo, e com André Carrilho, responsável pela capa e ilustrações. Por Mariana Carneiro.

Os Cantos da Casa

Zeca Medeiros n'Os cantos da Casa

15 Junho

Zeca Medeiros ― A dúvida soberana, 2021.

Bugalhos ― Alvorário, 2021.

Raízes ― Diabo do belho!…, 1985.

João Mortágua ― Mirrors, 2017.

João Garcia Barreto ― Refúgio, 2014.

Edição nº 347, de 11 de junho de 2021

Internacional

Cabo Delgado: “As mulheres são totalmente despojadas da sua dignidade”

12 de Junho 2021

Conceição Osório, responsável pela área de investigação na WLSA Moçambique, fala sobre as consequências da radicalização religiosa na vida das mulheres e explica por que é que o impacto da exploração dos recursos naturais as atinge de forma mais gravosa. Por Mariana Carneiro.

Fabian Figueiredo entrevista Manuel Monereo

entrevistas

Fabian Figueiredo, dirigente do Bloco de Esquerda, entrevista Manuel Monereo, resistente antifascista, ex-deputado de Unidas Podemos, politólogo e advogado, sobre a situação política no Estado Espanhol.

Dossier

Num contexto em que as Plataformas Digitais de Trabalho se apresentam como os novos balões de ensaio para a precarização extrema do trabalho, afigura-se inadiável o debate sobre a regulação e regulamentação do setor e os desafios no que respeita à organização coletiva dos trabalhadores. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

Fotogaleria

Agenda

22 Junho

Organização: Ephemera e CIES – ISCTE. Ver cartaz.
Lisboa, ISCTE – Sala de Exposições, Edifício II, 10h00 às 18h00.

Este festival integra a rede internacional do Fringe, que ocorre todos os anos, em Edimburgo, na Escócia. Ao longo do mês de junho as nove ilhas dos Açores contam com diversas iniciativas no âmbito do Fringe, entre as quais exposições, música, artesanato, filmes ou dança. Mais informações

Com Manuel Abrantes (CESIS), Teresa Martinho (ICS-UL) e Uma Rani (OIT). Moderação: Tânia Leão (IS-UP). Organização: Inês Barbosa, Sofia Cruz, José Soeiro e Tânia Leão. Cartaz do Ciclo.
Em direto, entre as 17h30 e as 19h, via zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89602534339

Pelo Teatro do Vestido. Bilhetes à venda no Teatro São Luiz. Mais informações
Lisboa, LuxFrágil (Avenida Infante Dom Henrique, a Santa Apolónia), 20h00

Com Beatriz Gomes Dias (candidata à Câamara Municipal), Marco Marques (candidato à Junta de Freguesia de São Vicente) e Joana Grilo (candidata à Junta de Freguesia da Penha de França). Mais informações
Lisboa, Rua Natália Correia (junto a Sapadores), 18h30.

Concerto de Mari Kalkun, da Estónia, e dos franceses San Salvador. Mais informações
Évora, Jardim Público de Évora, 21h00.

Organizado pelo Swing da Porta Aberta. Mais informações
Braga, Praça do Município, 21h30

Subscrever Newsletter