Pressionado, Bolsonaro não demite ministro da Saúde

7 de Abril 2020

Pressões de Legislativo, da Justiça e de ministros militares reverteram uma decisão cujo cenário já estava montado. Mas o fecho do comércio, das escolas e o distanciamento social que o presidente da República combate permanecem ameaçados, bem como o próprio ministro. Por Luis Leiria.

microfone
Sociedade

Sindicato dos Jornalistas alerta para a necessidade de apoiar o jornalismo regional

7 de Abril 2020

Jornais locais atravessam dificuldades de financiamento e muitos jornalistas estão a ser despedidos, enquanto administradores se mantêm com salários elevados. Sindicato reivindica o cumprimento da lei da publicidade institucional.

Catarina Martins anunciou também o projeto de lei do Bloco para a “proteção dos agregados com elevadas quebras de rendimentos no acesso a serviços essenciais”, que será debatido esta quarta-feira no parlamento
Política

Água, energia e comunicações: Catarina quer medidas que garantam às famílias os consumos essenciais

7 de Abril 2020

À saída de uma reunião no Infarmed, Catarina Martins afirmou que as medidas de contenção da pandemia estão a dar resultado mas têm de ser prolongadas, pelo que são necessárias medidas económicas e sociais mais fortes.

Comunidade cigana expulsa do centro de Miercurea Ciuc e levada a viver perto de uma estação de tratamento de esgotos. Roménia, maio de 2013. Foto de Andreea Tanase, publicada pelo EEB.
Internacional

Racismo ambiental: como os ciganos são “empurrados” para terrenos poluídos na Europa

7 de Abril 2020

Relatório do Departamento Ambiental Europeu alerta para exposição desproporcional ao risco ambiental das comunidades ciganas no centro e leste europeu. A segregação coloca-as junto a lixeiras, terrenos propícios a cheias e deslizamentos de terras.

Política

Plataforma despedimentos.pt recebeu 800 denúncias em 10 dias

7 de Abril 2020

José Soeiro apresentou o relatório com o balanço e retrato crítico de denúncias no site despedimentos.pt. O documento revela o mapeamento dos despedimentos e dos abusos e as estratégias que têm vindo a ser utilizadas pelas empresas.

Opiniões

Garantir o emprego faz parte da emergência

Há empresários que anunciam que vão entrar na falência, embora tenham previsto milhões de lucro para as suas empresas. O caso mais ridículo será o da conhecida “Padaria Portuguesa” que se apresentou como o alfa e o ômega do “empreendedorismo”...

As pessoas com deficiência necessitam de apoios diferenciados

Mesmo em situação de crise, as pessoas com deficiência e, especialmente, as mais severas necessitam de apoio mais amplo e efetivo. Apelo à urgência de criação de uma estratégia de apoio diferenciado para esta população na sua proteção durante a Pandemia do Covid19.

Como garantir uma Escola Pública inclusiva e igualitária neste 3º período?

As Escolas podem - e devem - continuar a fornecer material de estudo e fichas de trabalho. Tal como os pais podem - e devem - continuar a acompanhar os trabalhos dos filhos. Mas faltam recursos, instrumentos e meios que só o Governo tem capacidade para colmatar.

Quatro e Vinte

E quando a droga acabar?

4 Abril

Nesta edição do podcast canábico, destacamos os efeitos da pandemia na população consumidora de drogas. Ricardo Fuertes, da Câmara Municipal de Lisboa, fala dos riscos acrescidos com o consumo de substâncias ainda mais perigosas.

Covid-19: Mariana Mortágua apresenta as propostas do Bloco em relação à banca.
Política

“Não podemos permitir que a banca venha agora vampirizar a economia”

3 de Abril 2020

Mariana Mortágua apresentou esta sexta-feira as propostas do Bloco para evitar que os bancos ajudados pelos contribuintes na última década possam agora abusar da fragilidade das famílias e das empresas. E conta com o voto de Rui Rio para acabar com a distribuição de dividendos aos acionistas da banca

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 28 de março]

David Harvey em 2017.
Internacional

David Harvey: A política anticapitalista na era do Covid-19

4 de Abril 2020

Apesar da retórica de que “estamos todos juntos nisto”, o progresso da Covid-19 tem todas as características de uma pandemia classista, genderizada e racializada. A classe trabalhadora dos Estados Unidos está perante a escolha terrível de contaminação a trabalhar ou do desemprego sem benefícios. Por David Harvey.

Alta Voz

O software livre e a esquerda

6 Abril

 A esquerda dever promover a adopção de software livre. É o que defende Pedro Celestino neste Alta Voz que pode ser ouvido aqui.

esquerda.radio

Marta Hugon n' Os Cantos da Casa

14 Março

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

639103026820938

País ligado | 6 Abril

Os sócio-gerentes das microempresas também são trabalhadores

Casas sim, despejos não!
Sociedade

Guia para #FicarComCasa - moratórias ao crédito à habitação, rendas, despejos

28 de Março 2020

Há mudanças relevantes e outras em preparação. Encontra aqui resposta às tuas dúvidas. O que está a mudar para garantir o direito à habitação na crise que chegou? Quem fica mais protegido e quem continua em apuros? As medidas são suficientes? [Artigo atualizado a 4 de abril]

Agenda

8 Abril

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

A peça é transmitida aqui a partir das 16h.

Com os médicos João Goulão, Bruno Maia, Ricardo Batista Leite, Maria Augusta Vieira Coelho e Rosa Gonçalves. A iniciativa decorre online pelas 19h. Mais informação.

Dossier

"Em cada esquina um amigo"

A pandemia do coronavirus provocou o colapso do turismo e a paralisação de muitos setores da economia. Para já, o importante é travar os despejos e assim evitar que as pessoas fiquem sem teto. Mas o regresso da crise global exige uma resposta que passa pela defesa do direito à habitação e pelo controlo dos preços especulativos. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter