O conceito não se tornou viral como a pandemia mas esteve nas bocas do mundo. A desinformação a que se refere espalhou-se tanto que foi chamada de infodemia. Olhamos para negócios, alguns dos protagonismos e formas como se dissemina. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Neste dossier, pegamos no tema do negacionismo da Covid com Luisa Martín Rojo e Ángela Delgado, Ernesto Perini Santos, Nicolas Guilhot e Caitlín Doherty. Luís Leiria faz a comparação com o negacionismo da SIDA e Alexandre Araújo Costa reflete sobre o das alterações climáticas que também são trazidas através das suas ligações com negacionistas da Covid. Olhamos ainda para o negocionismo, os interesses de negócios, as teorias do 5G e vacinas e as manifestações na Alemanha e Reino Unido.

"Tem de haver soluções para quem caiu abaixo do limiar da pobreza”

3 horas 50 minutos atrás

Em entrevista à Antena 1, Catarina defendeu "uma estratégia que crie emprego em Portugal” e um debate sobre que tipo de investimento público devemos ter face a esse objetivo em áreas como o parque habitacional, transição energética e mobilidade, e o setor social.

Cartaz anti-confinamento de um grupo que se apropriou do nome "Rosa Branca", o movimento alemão de resistência anti-nazi. Foto de duncan c/Flickr
Artigos dossier

Desafios políticos do negacionismo

16 de Maio 2021

A capacidade do negacionismo se apresentar como um movimento anti-sistema sendo precisamente pró-sistema, aliado de conservadores e retrógrados, que utiliza a suspeita, a conspiração e a polarização da sociedade, explica em boa medida o seu êxito. Por Luisa Martín Rojo e Ángela Delgado.

Líder dos Verdes alemães alvo de ataques online, há suspeitas de origem russa

1 hora atrás

Annalena Baerbock foi alvo de uma campanha de difamação nas redes sociais depois de se ter mostrado contra o projeto Nord Stream 2, um segundo gasoduto russo-alemão, construído sob o mar Báltico.

Marisa Matias.
Política

Palestina: Marisa tem “pouca expetativa” quanto à reunião de emergência da diplomacia da UE

5 horas atrás

Em declarações ao Fórum TSF, a eurodeputada do Bloco diz que não há possibilidade de ter equidistância face ao massacre dos palestinianos pelos bombardeamentos israelitas.

Capa do estudo.

“O método Amazon”: Como a multinacional foge aos impostos

6 horas atrás

O grupo da Esquerda no Parlamento Europeu divulgou esta sexta-feira um novo estudo sobre a estratégia da Amazon para não pagar impostos com a ajuda das autoridades do Luxemburgo.

Opiniões

A vergonhosa posição do Governo português sobre a aniquilação na Palestina

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português lançou uma mensagem nas redes sociais que nos deve envergonhar a todos, condenando apenas “o lançamento indiscriminado de mísseis a partir da Faixa de Gaza contra civis israelitas”.

A reforma do Bloco Central nas Forças Armadas

Não deixa de ser preocupante quando Vasco Lourenço, sublinha que o projeto foi “previamente cozinhado com um partido da oposição, que aqui conseguiu capturar o partido do Governo e fazer valer um projeto que o seu inefável homem forte da área da Defesa Nacional construiu há muito”.

O clima como liberdade

O Tribunal Constitucional alemão deliberou que a lei sobre a transição climática viola os direitos dos cidadãos, em particular dos mais jovens.

Entrevista

“Ser homossexual nos Açores é estar em isolamento”

16 de Maio 2021

Pedro Garcia criou, há dois anos, a plataforma “As Cores dos Açores”. O objetivo: combater a invisibilidade e o isolamento das pessoas LGBTI+. Na véspera do Dia Internacional Contra a Homofobia, o Esquerda.net falou com o jovem ativista micaelense. Por Mariana Carneiro.

Convocar a História

O que é hoje a classe operária

12 Maio

Para pensarmos o que é a classe que vive do trabalho é preciso atender às transformações na economia, nos regimes de acumulação capitalista e nos modos de regulação laboral. De que maneira nos interpelam estas transformações? E como organizar o mundo do trabalho na era da precariedade? São estas algumas das questões que atravessaram este episódio do “Convocar a história”. Conversa com José Soeiro, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro.

Alta Voz

Marxismo em Portugal: o contributo de José Fernandes Alves

10 Maio

Luís Carvalho conta-nos a história deste redator de jornais operários e tradutor, a quem se deve a primeira edição de O Capital de Marx. Um militante que usou o marxismo como referência teórica na sua ação e que promoveu o feminismo. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Última foto de Marx. Tirada por E. Dutertre em Argel, 28 de abril de 1882.

A atualidade do velho Marx

9 de Maio 2021

Os últimos anos de vida de Karl Marx são muitas vezes esquecidos e este período é considerado de declínio intelectual e físico. Mas o seu pensamento permaneceu vibrante até o fim da vida como nos explica Marcello Musto nesta entrevista.

Testagem à covid na Índia

Índia: Porque fracassou a estratégia de saúde pública?

7 de Maio 2021

Esta crise na Índia lembra-nos como uma situação de saúde pública descontrolada e uma falha nas infra-estruturas de saúde pode levar a uma taxa de mortalidade muito mais elevada do que seria noutra circunstância. Por Ankur Mutreja.

Quatro e Vinte

Itália: “Absolvição histórica” relança debate sobre legalização da canábis medicinal

4 Maio

Este é um dos temas em destaque nesta edição do podcast quinzenal de notícias canábicas, que traz também novidades de Espanha, EUA, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

Cabo Delgado: “A prioridade tem de ser o povo, não os investimentos”

11 de Maio 2021

Cídia Chissungo coordena a campanha nacional #CaboDelgado_também_é_Moçambique. A jovem ativista moçambicana falou ao Esquerda.net sobre esta iniciativa e sobre as expetativas dos jovens em relação à resolução do conflito e ao desenvolvimento económico e social do país. Por Mariana Carneiro.

Os Cantos da Casa

Há 150 anos, a Comuna de Paris

17 Maio

O povo parisiense levantou-se para resistir a um golpe e acabou a auto-governar-se. O que se passou nesses 72 dias antes do movimento ser esmagado de forma sangrenta ainda hoje inspira os movimentos emancipatórios em todo o mundo. Uma história contada e lida por Carlos Carujo.

O Alta Voz é o podcast do Esquerda.net de leitura de artigos longos e contos. É publicado à segunda-feira.

Para não perderes nenhum programa, subscreve o Alta Voz via iTunesSpotify ou RSS.

Outros podcasts no Esquerda.net:

Acontecimentos históricos em debate com Fernando Rosas e convidados no Convocar a História: subscreve via iTunes, Spotify, Deezer, ou RSS

Música portuguesa n'Os Cantos da Casa: subcreve via iTunes, Spotify, Deezer ou RSS.

Noticiário canábico quinzenal no Quatro e Vintesubscreve via iTunes, Spotify, Deezer ou RSS.

Sons de sessões públicas e conferências no Mais Esquerda: Subscreve via iTunes, Spotify, ou RSS.

visto na net

Transmissão em direto da sessão oganizada pela CULTRA e o Observatório da Extrema Direita, em colaboração com o Instituto de História Contemporânea e o Seminário Livre de História das Ideias.

Fotogaleria

Apresentação da candidatura de Joana Mortágua e José António Rocha. Fotos de Inez Rebello.

Dossier

Os fundos da resposta europeia foram anunciados como uma "bazuca". Mas muitos países temem que ela venha a ter um efeito de ricochete, ao fazer regressar a austeridade como receita para controlar a dívida que irão acumular. Dossier organizado por Luís Branco.

Distribuidor da Uber Eats

Espanha: Trabalhadores das plataformas de entregas conquistam vínculo laboral

12 de Maio 2021

A “lei Rider” resulta de um acordo entre sindicatos e patrões, contra a vontade das principais plataformas digitais, com o objetivo de acabar com a precariedade de quem trabalha nas entregas ao domicílio, garantindo um vínculo e direitos laborais.

17 Maio

Organização: Ephemera e CIES – ISCTE. Ver cartaz.
Lisboa, ISCTE – Sala de Exposições, Edifício II, 10h às 18h.

Oradores/as: Adriana Bebiano, Boaventura de Sousa Santos, Edvaldo Nogueira, José Manuel Ribeiro e Paula Mascarenhas. Moderadores/as: Giovanni Allegretti e Rodrigo Neves. A iniciativa tem início às 17h (GMT +01:00). Mais informações.

Organizações Promotoras: CGTP – CPPC – MPPM.
Lisboa: Largo Martim Moniz, 18h. Ver evento de facebook. O ponto de encontro para as e os militantes do Bloco de Esquerda está marcado para às 17h30 em frente à Sede Nacional do Bloco de Esquerda, sita à Rua da Palma 268.
Porto: Praça da Palestina (Rua Fernandes Tomas), 18h. Ver evento de facebook. O ponto de encontro para as e os militantes do Bloco de Esquerda está marcado para às 17h30 na Praça da Palestina  - R. Fernandes Tomás 783.

Com: Alexandra Vieira (deputada do Bloco  na Assembleia da República) e Mercedes Queixas Zás (deputada do BNG no Parlamento galego). Moderação: Alberte Paz (coordenador da Assembleia Local do BNG Portugal). A sessão será transmitida em direto a partir das 20:30h (Portugal) / 21:30h (Galiza) em: https://www.facebook.com/BNGportugal. Mais info: (+351) 965 151 136.

Subscrever Newsletter