Brasil: O golpe não passava de um «bluff»

5 de Julho 2020

“Não estiquem a corda”, advertia Bolsonaro, apoiado pelos ministros militares do seu governo. Até que o Queiroz foi preso e tudo mudou numa frenética semana. Os militares do governo emudeceram e Bolsonaro entregou a cabeça do ministro da Educação ao Supremo Tribunal. Por Luis Leiria.

685501105619956

reportagens

Margarida Rocha vive em Peroselo e trabalha como empregada doméstica no Porto. No início da pandemia foi colocada em férias forçadas, sofreu ameaças e acabou despedida. Assim como as demais empregadas domésticas, Margarida não pôde entrar em lay-off e agora está sem qualquer tipo de apoio.

Internacional

Corinna Larsen justifica com "gratidão e amor" transferência milionária de Juan Carlos I

5 de Julho 2020

No depoimento à justiça suíça, a empresária alemã com quem o rei emérito de Espanha manteve uma relação extraconjugal afirmou que os 65 milhões oferecidos em 2012 foram “por gratidão e amor” e “não para se desfazer deles”. Juan Carlos I está a ser investigado por  suspeitas de branqueamento de capitais e crime fiscal. 

 
 
Mais de 200 mil novos casos num dia
Internacional

OMS volta a registar mais de 200 mil novos casos de covid-19

5 de Julho 2020

Pelo segundo dia consecutivo, os números da OMS registam mais de 200 mil novos casos de covid-19 em 24 horas. A OMS também anunciou que vai descontinuar a aplicação de hidroxicloroquina aos doentes hospitalizados. 

 
Sinal de poluição sonora. Foto de Dark by 4:00/Flickr.
Política

Bloco questiona governo sobre incumprimento de diretivas europeias sobre ruído

5 de Julho 2020

Para o partido, o ruído é um problema ambiental e de saúde pública, afeta a qualidade de vida, causa doença cardíaca isquémica, perturba o sono, afeta o sistema cognitivo e produz stress. Por isso, quer saber porque não cumpriu obrigações e quando o vai fazer.

Sinalização bilingue em Inverness, Escócia. Foto de Alex Liivet, Flickr.
Cultura

O gaélico escocês poderá ser língua morta dentro de uma década

5 de Julho 2020

Um estudo recente mostra um declínio forte da língua que apenas continua a ser utilizada diariamente por um número pequeno de ilhéus, sobretudo idosos.

Opiniões

A direita portuguesa é igual às outras

Em Portugal como em França, em Espanha, na Itália, na Áustria ou nos países nórdicos, a direita tradicional está a incorporar o essencial do programa da extrema direita.

O pântano

A “geringonça” já lá vai, parece cheirar a bloco central. É o pântano a instalar-se na política, o fim de um ciclo e o início de uma outra coisa.

O vírus também apanha o autocarro

Nos últimos dias têm sido divulgadas imagens que denunciam a sobrelotação dos transportes coletivos na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Comboios cheios, autocarros a abarrotar. O distrito de Setúbal não é exceção.

Convocar a História

Fascismo e pós-fascismo

4 Julho

A História está a repetir-se? Que características distinguem a extrema-direita do século XXI dos fascismos do século XX, e que atributos irmanam estes fenómenos políticos? O historiador Manuel Loff aceitou o nosso repto para debatermos as origens e os velhos novos perigos desta nova extrema-direita.

Política

Orçamento: PSD e PS fizeram “jogo de sombras” ao longo da especialidade

3 de Julho 2020

Pedro Filipe Soares e Mariana Mortágua exortaram os partidos a assumirem as suas posições mas também os seus recuos e acusaram PSD e PS de impedirem alguns avanços, como é o caso da criação de um subsídio de desemprego extraordinário para trabalhadores informais.

viola campaniça
Os Cantos da Casa

Retrospetiva de 1984 (2ª parte) n' Os Cantos da Casa

3 Julho

Retrospetiva de 1984 (2ª parte)

Lopes Graça, Lena d'Água, GNR, Rão Kyao e outros.

Edição nº 324, de 1 de julho de 2020

Sociedade

A deserção à Guerra Colonial: história, memória e política

28 de Junho 2020

A extensão, natureza e impacto do fenómeno da deserção no quadro da guerra colonial (1961-1974) permanece ainda pouco explorado. Existindo ainda lacunas historiográficas, será já de evidenciar o número relativamente significativo de desertores e refratários. Excerto do artigo de Miguel Cardina, publicado na Revista de História das Ideias.

Alta Voz

Vêm aí os robots. Isso é mau?

29 Junho

Vão os robots roubar-nos o trabalho? Irão ficar com as tarefas mais duras libertando-nos? António Brandão Moniz reflete sobre estas e outras questões neste artigo lido por Carlos Carujo.

Mais Esquerda

Justiça Climática e saídas para as crises

24 Junho

O Bloco de Esquerda tem em preparação uma proposta de Lei de Bases do Clima com um conjunto de políticas e metas para essa resposta, com justiça social e climática e uma nova economia solidária. Levamos essas propostas a discussão online com Nelson Peralta, deputado do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, Francisco Ferreira, da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, e Joana Pereira Portugal, professora universitária.

Quatro e Vinte

A longa espera dos produtores de cânhamo pela regulamentação do setor em Portugal

20 Junho

Um vazio legal deixou os produtores de cânhamo sem forma de certificar as suas plantações em Portugal. Ao fim de duas colheitas perdidas, continuam à espera que o governo publique a nova regulamentação. O Quatro e Vinte falou com João Costa, da associação Cannacasa, sobre o impasse e as perspetivas do setor.

 

Dossier

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

6 Julho

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade, no âmbito do ciclo Intelectuais e Artistas da Resistência, associa-se às comemorações do centenário do nascimento de Bernardo Santareno, com uma mostra Biobibliográfica, que poderá ser vista, presencialmente, no 4.º piso do Museu do Aljube até 2 de agosto, ou online, no Facebook do Museu.

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes (Lisboa), Tiago Resende e Carlos Couto (Viseu), Carolina Gomes (Coimbra), Adriano Campos (Porto) e Rui Antunes (Braga).

Subscrever Newsletter