Governo escolhe presidente de petrolífera para “paraministro” de retoma económica

3 horas 51 minutos atrás

O primeiro-ministro escolheu António Costa Silva para negociar com ministros e fazer a ligação com parceiros e partidos. Catarina Martins garante que Bloco continuará a negociar com os membros do Governo e lembra que a existência de “paraministros” não é possível no nosso ordenamento. 

Política

Cordex não paga salários a trabalhadores e quer que seja a Segurança Social a pagar

1 hora atrás

Esta empresa têxtil de Ovar não pagou o salário referente ao período de 6 a 17 de abril àqueles que, residindo no concelho, continuaram a trabalhar.  Bloco já questionou o Governo e pede ação inspetiva.

Foto de Paulete Matos.
Sociedade

Governo exige “declaração irracional e insultuosa” para apoiar trabalhadores independentes

2 horas atrás

O formulário que permite a submissão dos pedidos para acesso ao Apoio extraordinário foi reativado este sábado, com um “lamentável” atraso de dez dias. Precários Inflexíveis denunciam que do documento consta uma nova frase na declaração sob compromisso de honra que é inadmissível.

Catarina Martins na Livraria Barata.
Política

“Livrarias independentes são autênticos centros culturais que não podemos dispensar”

2 horas atrás

Catarina Martins visitou este sábado a Livraria Barata, com uma história ligada à resistência antifascista. Terça-feira vai ser debatido no Parlamento o projeto do Bloco que visa um investimento extraordinário nas pequenas editoras e livrarias independentes.

Trabalhadores de Seattle em greve em 1919.
Internacional

Quando a Greve Geral de Seattle e a gripe espanhola colidiram

4 horas atrás

Os trabalhadores de Seattle transformaram um mundo de guerra, doença, morte e sofrimento numa grande celebração dos vivos, ainda que por apenas cinco dias. Por Carl Winslow.

Opiniões

Precisamos de desconfinar o Ministro do Ambiente

O discurso ambiental do governo e do ministro que tutela esta pasta salta pela janela assim que entram pela porta os lucros das multinacionais. É caso para dizer que, para combatermos a emergência climática, precisamos mesmo de desconfinar este ministro.

Há 100 anos a recusar vacinas

Todos os estudos desmentem os argumentos do movimento antivacinas, mas o dano causado pelo pânico é grave, com a diminuição das taxas de vacinação.

Açores: Um Governo que não cumpre a lei

O triste facto de o Governo Regional dos Açores ter o desplante de assumir de forma pública que não cumpre a lei, mostra o mal que faz a eternização das maiorias absolutas.

Política

Garantir salários "não será mais caro que salvar bancos”

25 de Maio 2020

Entrevistada esta segunda-feira à noite na TVI, Catarina Martins elencou como prioridades para o país a garantia do pagamento dos salários a 100% e a proteção dos trabalhadores precários. Sobre o Novo Banco, disse existir “uma divergência absoluta entre o Bloco de Esquerda e o Governo”. 

Alta Voz

Governança e conflito social em tempos de pandemia

25 Maio

Apesar de tudo, o tempo de confinamento foi de lutas, solidariedade e auto-organização. Um caminho que tem de continuar se quisermos que vá "ficar tudo bem". É o que dizem Cinzia Arruzza e Felice Mometti neste artigo lido por Carlos Carujo.

Numa parede em Havana, Cuba. Foto de Mariana Carneiro.
Internacional

O cerco de Trump a Cuba: Testemunho de um bloqueio criminoso

24 de Maio 2020

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Quatro e Vinte
Quatro e Vinte

Canábis em Portugal: do estigma ao “paradoxo do louro prensado”

20 Maio

Nesta edição, o podcast Quatro e Vinte destaca o debate canábico online promovido este mês pela Kosmicare com a participação do músico Manuel Cruz, os ativistas Dinis Dias, Ana Barbosa e Helena Valente, a psicóloga Purificação Anjos e o jurista João Taborda da Gama.

Mais Esquerda

Ao encontro: Que proteção e cuidados para os +60?

26 Maio

Ouve aqui o debate "Que proteção e cuidados para os +60?" com Berta Alves, do Grupo +60 do Bloco de Esquerda, Julio Machado Vaz, médico psiquiatra, e Maria Isaura Ribeiro, diretora de uma estrutura residencial para idosos. Esta conversa teve lugar no âmbito do "Ao Encontro", um ciclo de debates em direto na página de facebook do esquerda.net. 

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 13 de maio]

Dossier

Dossier 316: Crise global, vai ficar tudo bem?

A pandemia trouxe grandes mudanças à situação global política, social, económica, ambiental, cultural. A crise sanitária evolui para uma profunda crise económica, cujos traços importa analisar.

Ler mais
Bloco lança escolapublica.pt
Política

Bloco lança plataforma escolapublica.pt

25 de Maio 2020

O novo site vai recolher e partilhar testemunhos de professores e alunos sobre o que está a ser feito na Escola Pública.

Política

Covid-19: Guias atualizados sobre proteção laboral e social

10 de Maio 2020

Com o fim do estado de emergência, o governo produziu legislação que altera vários mecanismos de proteção aprovados em março e abril. Veja aqui o que mudou.

Agenda

30 Maio

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

Roteiro: uma seleção de poemas, uma roda de diálogo, uma presença de poeta e um momento de criação e partilha. A sessão, mediada por Danilo Cardoso, da EducAR, é realizada à distância através da aplicação Zoom das 16h às 18h. As inscrições devem ser retidas para o email: grpeducar@gmail.com. Depois de confirmada a inscrição, toda a informação e materiais serão enviados aos participantes. Organizado pelo Museu do Aljube e pela EduCAR.

Fotogaleria

Imagens do 1º de Maio de 1974. Compilação de Mariana Carneiro.

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Subscrever Newsletter