Perante recuo do governo, Catarina insiste no acesso universal a médico de família

21 de Maio 2022

No Encontro Nacional de Saúde a coordenadora bloquista elencou vários recuos da maioria absoluta. Centrou-se na defesa de quem “se sente abandonado à porta do centro de saúde” e de quem se sente frustrado pela ausência de carreiras, exigiu planeamento e explicou que a suborçamentação “é um frete aos grandes grupos económicos”.

EDA, afinal vamos mesmo falar

O parlamento dos Açores considerou por unanimidade que o governo regional deveria mesmo negociar com a EDA a taxa de juro aplicada a dívidas da região por atrasos de pagamento.

Internacional

EUA: quais as grandes empresas que financiam os políticos anti-aborto

21 de Maio 2022

A possibilidade de revogação do Supremo Tribunal dos EUA da decisão que protege as mulheres que abortem necessita de respaldo ao nível estadual. Desde 2016, a acumulação de poder por parte de políticos “anti-aborto” tem sido apoiada financeiramente por algumas das maiores empresas do país. Por Judd Legum e Rebecca Crosby.

"Fato Macaco". Imagem da Câmara Municipal de Setúbal.
Cultura

“Fato Macaco” um documentário que dá voz às vidas e lutas de bairros populares de Setúbal

21 de Maio 2022

Rui Paixão, o clown que foi estrela do Cirque du Soleil lançou-se no desafio de tornar as lutas e os moradores dos bairros dos Pescadores e Grito do Povo em protagonistas de um filme que terminou este semana as gravações.

Bolsonaro na cerimónia de graduação de militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Vila Militar em Deodoro, no Rio de Janeiro. Foto de Fernando Frazão/Agência Brasil
Internacional

Há risco de mais um golpe militar no Brasil?

21 de Maio 2022

Se Jair Bolsonaro tivesse apoio interno e internacional já teria dado um golpe e, como corre perigo de perder em outubro, vai tentar empastelar o processo eleitoral. Para que não tenhamos um Capitólio brasileiro, precisamos estar mobilizados para derrotá-lo nas ruas e nas urnas. Por Guilherme Boulos.

Israel continua também a expulsar palestinianos das suas casas. Nesta imagem, de sexta-feira, manifestantes palestianianos e israelitas são alvo de gás lacrimogéneo. Protestavam contra a expulsão de pessoas de aldeias em Yatta. Foto ABED AL HASHLAMOUN/EPA/Lusa.
Internacional

Palestina: Israel recusa investigar morte de jornalista, imagens desmentem a sua versão

21 de Maio 2022

Este sábado mais um adolescente foi morto e outro ficou gravemente ferido num raide israelita ao campo de refugiados de Jenin. Novas imagens mostram que não havia combates antes do assassinato de Shireen. 40 eurodeputados, entre os quais os bloquistas, exigem “investigação independente e imparcial”.

Opiniões

LGBTI mas “respeitáveis”

São cada vez mais as pessoas e as organizações que neste dia se colocam do lado dos direitos LGBTI. No entanto, não faltam exemplos de discriminação contra pessoas LGBTI, das formas mais explícitas, às mais implícitas.

A guerra refez a Europa, só não se sabe qual

Quanto mais emproados os discursos visionários, maior a incapacidade que mascaram. Mesmo que o suplemento de alma garantido pela autointoxicação macroniana seja simplesmente para esquecer.

Contra a inclusão de um juíz retrógrado noTribunal Constitucional

O manifesto afirma o que todas pensamos: não podemos aceitar para juiz do Tribunal Constitucional “que nos faz sentir a mesma vergonha que paira sobre o Supremo Tribunal dos EUA”.

Sociedade

Mulheres juristas repudiam escolha de jurista antiaborto para o TC

17 de Maio 2022

Face às notícias que dão conta da possível escolha de um catedrático que justificou a sua posição antiaborto com experiências feitas em campos de concentração nazis, a associação alerta que o seu perfil não é "compatível com a defesa dos valores em que assenta a República".

Quatro e Vinte

Lisboa acolhe primeira exposição internacional da canábis e cânhamo

20 Maio

Depois do sucesso dos últimos anos da Cannadouro no Porto, Lisboa acolhe a CannaPortugal 2022 a 18 e 19 de junho. Para ouvir esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Alta Voz

Transnístria, a história da república separatista apoiada pela Rússia

17 Maio

A Rússia usou a república separatista para forçar a Moldávia a ficar na sua órbita, através do controlo sobre centrais elétricas, gasodutos, da fraude eleitoral recorrente a favor dos candidatos pró-russos, da constante pressão militar e do crime organizado explica Vlad Iaviță num artigo lido por Carlos Carujo.

Taras Bilous numa manifestação com um cartaz a exigir o desmantelamento do Batalhão Azov. Foto do Twitter.
Internacional

Autodeterminação e a Guerra na Ucrânia

14 de Maio 2022

Não podemos saber o destino da Ucrânia após a guerra. Mas as consequências serão terríveis se a Rússia vencer. Por Taras Bilous, Dissent.

Os Cantos da Casa

Dulce Pontes n' Os Cantos da Casa

14 Maio

Dulce Pontes ― Perfil, 2022.

Azeitonas ― Acústico, 2021.

Fernando Tordo ― A ilha do canto, 1986.

Tiago Matias ― Cifras de viola, 2021.

Elisa ― No meu canto, 2021.

Edição nº 370, de 14 de maio de 2022

Convocar a História

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974

13 Abril

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Sociedade

#EmBomRigor: Portugal cada vez mais desigual

19 de Maio 2022

No primeiro de uma série de gráficos na rubrica #EmBomRigor, destacamos a evolução da desigualdade na distribuição dos rendimentos em Portugal.

Dossier

No momento em que a inflação bate recordes das últimas décadas e o Governo se recusa a atualizar salários para evitar a perda do poder de compra, divulgamos aqui os conteúdos do relatório "Inflação: uma crítica de esquerda aos argumentos e medidas do Governo", apresentado pelo Bloco de Esquerda a 6 de maio de 2022.

Ler mais

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes.

Agenda

22 Maio

Mais informações
Porto, Centro Português de Fotografia, terça a sexta 10h00-18h00, fins de semana e feriados 15h00-19h00. 

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Inserido na programação do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI). Mais informações
Porto, Teatro Nacional de São João, 16h00

Com Ana Deus. Mais informações
Porto, Biblioteca de Serralves, 16h00

Texto de Martin McDonagh, encenação de João Cardoso e interpretação de Benedita Pereira, João Castro, Filomena Gigante e Pedro Quiroga Cardoso. Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Casa das Artes, 17h00

No âmbito da programação da Index '22 - Bienal de arte e tecnologia. Mais informações
Braga, Theatro Circo, 17h00

Subscrever Newsletter

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.