O que respondeu o PS às propostas do Bloco?

23 de Outubro 2021

O Governo recusou as nove propostas apresentadas pelo Bloco para acordo no Orçamento do Estado para 2022. A reunião deste sábado de manhã com o primeiro-ministro não trouxe avanços à negociação.

A racionalidade e o bom senso

Muitas das reticências e desacordos entre o Governo e os partidos à esquerda radicam na submissão a uma agenda que não tem legitimidade democrática nem legal.

Internacional

Erdogan quer expulsar embaixadores de dez países

23 de Outubro 2021

Os embaixadores de países como Estados Unidos, França, Dinamarca e Alemanha são considerados personas non gratas por terem apoiado a libertação do filantropo Osman Kavala, crítico do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Parlamento
Política

UTAO: Sem PRR, investimento público cresce menos que em 2021

23 de Outubro 2021

A análise da Unidade Técnica de Apoio Orçamental à proposta do Governo conclui que o crescimento do investimento público fica 59 milhões de euros abaixo do Orçamento anterior se se excluir as verbas europeias do Plano de Recuperação e Resiliência.

Éric Zemmour
Internacional

De que é Zemmour o sintoma mórbido?

23 de Outubro 2021

Ignorar Zemmour não é infelizmente uma opção para os anti-capitalistas e movimentos sociais. Ele é agora um ator central de fascização, que temos imperativamente de combater como tal. O facto é que, como no caso de Trump ou Le Pen, "tudo menos Zemmour" é um beco sem saída. Artigo de Ugo Palheta.

Os bancos fizeram uma "instrumentalização de um expediente legal [o despedimento] para a aplicação de uma sanção a todos os que não aceitaram sair do banco por reforma ou rescisão por mútuo acordo". 
Sociedade

145 trabalhadores no Santander e 23 no BCP já receberam carta de despedimento

23 de Outubro 2021

A providência cautelar contra o despedimento no Santander vai ao Tribunal do Trabalho de Lisboa no dia 28. Enquanto se aguardam as decisões das providências cautelares, os despedimentos coletivos avançam. 

Opiniões

70% é muito ou 30% é pouco?

Várias promessas de apoios sociais feitas pelo Governo em 2020 não foram concretizadas, ou foram atrasadas, ou foram mergulhadas em teias burocráticas intransponíveis.

Cultura 0,25

Utilizado enquanto metáfora para a nulidade alheia, o termo é ofensivo e deve ser evitado, mas quando falamos de rubricas orçamentais reflete apenas a verdade matemática. Na corrida para o 1% do PIB, a cultura não sai da cepa torta. É esse o valor do zero à esquerda da vírgula.

O fator de sustentabilidade, o Governo e a política razoável

Há uma grande confusão sobre este tema e o “nome da coisa” não ajuda. O que é então, o “fator de sustentabilidade” que existe? Acabar com ele é razoável?

Política

Quais são as 9 propostas do Bloco para o Orçamento?

18 de Outubro 2021

Nas negociações com o Governo para o próximo Orçamento do Estado, o Bloco de Esquerda apresentou nove propostas nas áreas do reforço do SNS, Segurança Social e proteção laboral. O Esquerda.net publica aqui o documento entregue ao executivo.

Convocar a História

Abertura do Campo do Tarrafal

20 Outubro

Num momento em que passam 85 anos da abertura do Campo de Concentração do Tarrafal, convidámos o investigador Víctor Barros para nos falar das diferentes vidas de um local que se tornou símbolo da repressão, mas também da resistência, à ditadura e ao colonialismo. Conversa com Víctor Barros conduzida por Fernando Rosas e Miguel Cardina. 

Mais Esquerda

Sistemas agroflorestais e soberania alimentar, a PAC para quê e para quem?

21 Outubro

Sessão com Ricardo Vicente e Raul Jorge subordinada ao tema "Sistemas agroflorestais e soberania alimentar, a PAC para quê e para quem?", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Quatro e Vinte

Canábis no Parlamento: Grupo de trabalho já reuniu

20 Outubro

O deputado Moisés Ferreira conta como foi o arranque dos trabalhos do debate parlamentar da regulação da canábis na especialidade. Esta e outras notícias canábicas para ouvir no podcast Quatro e Vinte.

 

Política

A "Noite Sangrenta"

19 de Outubro 2021

A “Noite Sangrenta”, episódio ocorrido entre o dia 19 e a madrugada de 20 outubro de 1921, encheu de horror a opinião pública nacional e internacional e marcou o futuro da I República de forma irreversível. Por Luís Farinha.

Alta Voz

Jaime Rebelo e o anarquismo ibérico

19 Outubro

A história do anarquismo português está intimamente ligada à história do anarquismo espanhol desde as suas origens. Desde o início do movimento operário, as relações entre os anarquistas portugueses e espanhóis foram muito estreitas. 

Os Cantos da Casa

Helena Oliveira n' Os Cantos da Casa

16 Outubro

Helena Oliveira ― Helena cant'autores açorianos, 2007.

Maro ― Maro & Manel, 2018.

GNR ― Os homens não se querem bonitos, 1985.

Duo Raposo ― Pouca terra, 2019.

Trio Fado ― Com que voz, 2005.

Edição nº 355, de 16 de outubro de 2021

Cheias em Zhengzhou em julho de 2021.
Internacional

China, 2049

19 de Outubro 2021

Em 2049, a China será uma zona catastrófica climática, não uma superpotência militar, prevê neste artigo Michael T. Klare, professor emérito de Estudos sobre Paz e Segurança Mundial do Hampshire College.

Dossier

Nos seus cem anos de existência, a Seara Nova congregou expressões ideológicas diversas que, durante a ditadura, foram decisivas na oposição ao domínio fascista. Muitos dos princípios fundadores deste projeto político e cultural voltam hoje a ser ameaçados. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

OE 2022: Na saúde e no trabalho é preciso fazer mais | ESQUERDA.NET

entrevistas

As prioridades do Bloco para o Orçamento do Estado são bem claras: garantir investimento no Serviço Nacional de Saúde e proteger quem trabalha.

Agenda

24 Outubro

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

Inserido na programação do Outjazz. Mais informações
Lisboa, Auditório de Pedra na Tapada da Ajuda, 15h00

Ver cartaz
Porto, Teatro do Campo Alegre. 

Pelo Teatro do Vestido. Texto e direção de Joana Craveiro; cocriação e interpretação de David dos Santos, Estêvão Antunes, Francisco Madureira, Gustavo Vicente, Inês Minor, Inês Rosado, Simon Frankel, Tânia Guerreiro, Tozé Cunha e Violeta d'Ambrósio. Mais informações
Lisboa, Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, 16h00

A partir de Erasmo de Roterdão. Um espectáculo de Hélder Mateus da Costa e Maria do Céu Guerra pela companhia de teatro A Barraca. Mais informações
Lisboa, Largo de Santos 2, 17h00

Com Dinis Oliveira (acordeão), André David (viola) e Justine Joséphine (voz). Mais informações
Lisboa, espaço cultural Com Calma, 18h00

Com Celso Bento (flautas e gaita de foles), Eduardo Murta (baixo), Luísa Correia (guitarra acústica), Miguel Cardina (bateria), Pedro Damasceno (cavaquinho, bandolim, concertina e flautas) e Sara Vidal (voz e harpa). Mais informações
Óbidos, Cerca do Castelo, 19h30

Pelo Teatro da Didascália. Mais informações
Riba d'Ave, Antigo Quartel dos Bombeiros de Riba d’Ave em frente ao Teatro Narciso Ferreira, 21h00

Subscrever Newsletter