“É perigoso um Orçamento que diz que o SNS vai ter este ano menos dinheiro do que teve no ano passado”

1 hora 7 minutos atrás

Catarina Martins afirmou que este é um exemplo do que é um Orçamento do Estado que “não cumpre as intenções que são anunciadas” e defendeu que, “mais do que intenções, o SNS precisa de um orçamento e de uma organização que responda pelas pessoas”.

Pecados capitais II

Com a Saúde ligada às máquinas e a obra do novo hospital a dar água pela barba, o Secretário da tutela tem muito em que pensar e tem de definir prioridades. E isto de as pessoas quererem e precisarem de ter uma consulta ou de fazer um exame não parece ser uma delas. Elas que esperem!!

Sociedade

Carta aberta apela a consagração da violação como crime público

2 horas atrás

Proteger a vítima do seu próprio isolamento, evitar futuros crimes e lançar um aviso poderoso a todos os agressores sobre o trajeto para o fim da impunidade são alguns dos objetivos da proposta. A carta tem como promotoras Joana Mortágua e Maria Castello Branco e é subscrita por cerca de duas dezenas de mulheres de diferentes quadrantes políticos.

Manifestação de pescadores e trabalhadores do setor pesqueiro, em frente da embaixada espanhola em Lima, no Peru, em 15 de março de 2022 – Foto de Paolo Aguilar / Epa / Lusa
Ambiente

Peru processa Repsol em 4.500 milhões de dólares por derrame de petróleo

3 horas atrás

O derrame de 1,9 milhões de litros de petróleo a 15 de janeiro passado teve graves prejuízos ambientais e afetou mais de 700 mil pessoas. O governo do Peru considerou na altura que se tratou do “pior desastre ecológico” dos últimos anos.

Sociedade

FMI quer que Portugal promova ajustamento orçamental

4 horas atrás

Na sua avaliação anual, o Fundo Monetário Internacional sugere o regresso a receita da austeridade e das reformas liberalizadoras que no passado não evitaram a estagnação económica e a divergência face à Zona Euro.

Sociedade

Mulheres juristas repudiam escolha de jurista antiaborto para o TC

17 de Maio 2022

Face às notícias que dão conta da possível escolha de um catedrático que justificou a sua posição antiaborto com experiências feitas em campos de concentração nazis, a associação alerta que o seu perfil não é "compatível com a defesa dos valores em que assenta a República".

Opiniões

Abortar o critério

O planeamento familiar e a saúde sexual, como todas as respostas que são dadas pelo SNS, podem e devem ser avaliadas. Confundir a liberdade individual com doença e fizer disso critério, porém, é inadmissível.

O crédito bonificado não é uma política de habitação (nem de esquerda)

Portugal desenvolveu um estado carente em habitação pública e excedente em propriedade privada construída com apoio público, o qual foi canalizado para a construção e para a banca: somos o país que tem mais habitação por mil habitantes da OCDE e temos, ao mesmo tempo, 12% desses fogos devolutos.

A continuação da desregulação no turismo

Desde a suspensão parcial do Plano de Ordenamento Turístico dos Açores, em 2010, que os Açores observaram um cenário de crescimento desregulado da oferta turística. Ora, esta desregulação velada só pode levar à insustentabilidade.

Internacional

Policia israelita ataca funeral de Shireen, concentração em Lisboa exige justiça

14 de Maio 2022

O corpo da jornalista assassinada pelas tropas da Israel passou por várias cidades antes de chegar a Jerusalém, num dos maiores funerais palestinianos das últimas décadas e que juntou cristãos e muçulmanos. Segunda-feira às 18h há concentração no Rossio, em Lisboa.

Os Cantos da Casa

Dulce Pontes n' Os Cantos da Casa

14 Maio

Dulce Pontes ― Perfil, 2022.

Azeitonas ― Acústico, 2021.

Fernando Tordo ― A ilha do canto, 1986.

Tiago Matias ― Cifras de viola, 2021.

Elisa ― No meu canto, 2021.

Edição nº 370, de 14 de maio de 2022

Taras Bilous numa manifestação com um cartaz a exigir o desmantelamento do Batalhão Azov. Foto do Twitter.
Internacional

Autodeterminação e a Guerra na Ucrânia

14 de Maio 2022

Não podemos saber o destino da Ucrânia após a guerra. Mas as consequências serão terríveis se a Rússia vencer. Por Taras Bilous, Dissent.

Alta Voz

Transnístria, a história da república separatista apoiada pela Rússia

17 Maio

A Rússia usou a república separatista para forçar a Moldávia a ficar na sua órbita, através do controlo sobre centrais elétricas, gasodutos, da fraude eleitoral recorrente a favor dos candidatos pró-russos, da constante pressão militar e do crime organizado explica Vlad Iaviță num artigo lido por Carlos Carujo.

Quatro e Vinte

Canábis medicinal: Farmácias só venderam duas embalagens por dia

4 Maio

Ùnico produto à venda nas farmácias portuguesas vendeu apenas 548 embalagens no primeiro ano. Ouça esta e outras notícias canábicas no podcast Quatro e Vinte.

Convocar a História

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974

13 Abril

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Dossier

No momento em que a inflação bate recordes das últimas décadas e o Governo se recusa a atualizar salários para evitar a perda do poder de compra, divulgamos aqui os conteúdos do relatório "Inflação: uma crítica de esquerda aos argumentos e medidas do Governo", apresentado pelo Bloco de Esquerda a 6 de maio de 2022.

Ler mais

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes.

Agenda

18 Maio

Mais informações
Trofa, Auditório Tomé Carvalho, 09h00 às 18h00

Mais informações
Loulé, Convento de Santo António, terça a sexta 09h30-17h30 e sábado 09h30-16h00

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Mais informações
Porto, Centro Português de Fotografia, terça a sexta 10h00-18h00, fins de semana e feriados 15h00-19h00. 

Braga, Casa dos Crivos, 10h00-13h00 e 15h00-18h00.

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Com David Card (Universidade da Califórnia, Berkeley, "Prémio Nobel de Economia" 2021" e Ana Rute Cardoso (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa). Comentários de Sérgio Monte (Secretário Geral Adjunto da UGT), Manuel Freitas (dirigente da FESETE / CGTP-IN) e Diogo Martins (economista, doutorando na Universidade de Massachussets Amherst). Mais informações
Online, 18h00

Com Carlos Vaz Marques, Francisco José Viegas e España Suárez Garrido. Mais informações
Lisboa, Instituto Cervantes, 18h30

Mais informações
Porto, Teatro do Campo Alegre, 18h30 e 21h30

Entrevista com o realizador. Mais informações
Lisboa, Cinema City Alvalade, 19h20
 

No âmbito do projeto "I Can’t Breathe". Direção Artística de Catarina Branco e encenação de Ricardo Paz. Mais informações
Beja, Teatro Municipal Pax Julia, 21h00

Subscrever Newsletter

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.