Bloco quer desdobramento de espaços e mais profissionais para que ano letivo arranque em segurança

1 hora 1 minuto atrás

Coordenadora do Bloco de Esquerda defende um trabalho de articulação entre o Ministério da Educação e autarquias para encontrar soluções que permitam que o próximo ano letivo aconteça com todas as garantias de segurança e respeito pelas normas sanitárias.

685501105619956

reportagens

Margarida Rocha vive em Peroselo e trabalha como empregada doméstica no Porto. No início da pandemia foi colocada em férias forçadas, sofreu ameaças e acabou despedida. Assim como as demais empregadas domésticas, Margarida não pôde entrar em lay-off e agora está sem qualquer tipo de apoio.

visto na net

Ennio Morricone (1928-2020)

1 hora atrás

Faleceu o compositor e maestro que marcou a história do cinema com centenas de bandas sonoras. Dos “western spaghettis” de Sergio Leone nos anos 1960 ao western de Tarantino que lhe valeu o segundo Óscar em 2016, Morricone despediu-se dos palcos no ano passado com uma digressão mundial que passou por Lisboa e teve Dulce Pontes (a voz no tema deste vídeo) como convidada.

A empreitada tem de estar concluída até ao final de 2023, sob pena de perder os fundos europeus.
Sociedade

Adjudicação da obra no Metro do Porto sob contestação

2 horas atrás

Apesar de ter os piores resultados na avaliação técnica, o consórcio Ferrovial/ACA venceu ambos os concursos para as linhas de expansão do metro do Porto. Restantes concorrentes falam em “dumping comercial” num concurso em que o preço vale 80% da avaliação.

Lixo eletrónico. Foto de JohnJMatlock/Flickr.
Ambiente

Bateu-se o recorde de criação de lixo eletrónico no mundo

4 horas atrás

Em 2019, produziram-se mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrónico. Apenas 17% deste lixo foi reciclado, mas os especialistas defendem que a totalidade deste montante poderia tê-lo sido.

Bolsonaro em pose de ditador: o "bluff" ficou exposto. Foto reprodução do Youtube.
Internacional

Brasil: O golpe não passava de um «bluff»

5 de Julho 2020

“Não estiquem a corda”, advertia Bolsonaro, apoiado pelos ministros militares do seu governo. Até que o Queiroz foi preso e tudo mudou numa frenética semana. Os militares do governo emudeceram e Bolsonaro entregou a cabeça do ministro da Educação ao Supremo Tribunal. Por Luis Leiria.

Opiniões

Fogo amigo

Os tempos que temos pela frente vão ser, aliás, já estão a ser, difíceis. Trazer a público as divergências com quem coordena a resposta de saúde pública não os vai simplificar e é uma tremenda irresponsabilidade.

A direita portuguesa é igual às outras

Em Portugal como em França, em Espanha, na Itália, na Áustria ou nos países nórdicos, a direita tradicional está a incorporar o essencial do programa da extrema direita.

O pântano

A “geringonça” já lá vai, parece cheirar a bloco central. É o pântano a instalar-se na política, o fim de um ciclo e o início de uma outra coisa.

Convocar a História

Fascismo e pós-fascismo

4 Julho

A História está a repetir-se? Que características distinguem a extrema-direita do século XXI dos fascismos do século XX, e que atributos irmanam estes fenómenos políticos? O historiador Manuel Loff aceitou o nosso repto para debatermos as origens e os velhos novos perigos desta nova extrema-direita.

Política

Orçamento: PSD e PS fizeram “jogo de sombras” ao longo da especialidade

3 de Julho 2020

Pedro Filipe Soares e Mariana Mortágua exortaram os partidos a assumirem as suas posições mas também os seus recuos e acusaram PSD e PS de impedirem alguns avanços, como é o caso da criação de um subsídio de desemprego extraordinário para trabalhadores informais.

viola campaniça
Os Cantos da Casa

Retrospetiva de 1984 (2ª parte) n' Os Cantos da Casa

3 Julho

Retrospetiva de 1984 (2ª parte)

Lopes Graça, Lena d'Água, GNR, Rão Kyao e outros.

Edição nº 324, de 1 de julho de 2020

Sociedade

A deserção à Guerra Colonial: história, memória e política

28 de Junho 2020

A extensão, natureza e impacto do fenómeno da deserção no quadro da guerra colonial (1961-1974) permanece ainda pouco explorado. Existindo ainda lacunas historiográficas, será já de evidenciar o número relativamente significativo de desertores e refratários. Excerto do artigo de Miguel Cardina, publicado na Revista de História das Ideias.

Alta Voz

Destemidas: mulheres que só fazem o que querem

6 Julho

Quem tem medo das mulheres sem medo? Marco Marques apresenta-nos o romance gráfico de Pénélope Bagieu num artigo lido por Carlos Carujo.

Mais Esquerda

Justiça Climática e saídas para as crises

24 Junho

O Bloco de Esquerda tem em preparação uma proposta de Lei de Bases do Clima com um conjunto de políticas e metas para essa resposta, com justiça social e climática e uma nova economia solidária. Levamos essas propostas a discussão online com Nelson Peralta, deputado do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, Francisco Ferreira, da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, e Joana Pereira Portugal, professora universitária.

Quatro e Vinte

A longa espera dos produtores de cânhamo pela regulamentação do setor em Portugal

20 Junho

Um vazio legal deixou os produtores de cânhamo sem forma de certificar as suas plantações em Portugal. Ao fim de duas colheitas perdidas, continuam à espera que o governo publique a nova regulamentação. O Quatro e Vinte falou com João Costa, da associação Cannacasa, sobre o impasse e as perspetivas do setor.

 

Dossier

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

6 Julho

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade, no âmbito do ciclo Intelectuais e Artistas da Resistência, associa-se às comemorações do centenário do nascimento de Bernardo Santareno, com uma mostra Biobibliográfica, que poderá ser vista, presencialmente, no 4.º piso do Museu do Aljube até 2 de agosto, ou online, no Facebook do Museu.

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes (Lisboa), Tiago Resende e Carlos Couto (Viseu), Carolina Gomes (Coimbra), Adriano Campos (Porto) e Rui Antunes (Braga).

Subscrever Newsletter