Manifesto Portugal denuncia: Bolsonaro Genocida

1 hora 37 minutos atrás

Com a participação de Celso Amorim, Beatriz Gomes Dias, Susana de Matos Viegas, Chico Diaz e a moderação de Paulo Markun, é lançado esta quarta-feira, 28 de julho às 18 horas de Lisboa, o manifesto “Portugal denuncia: Bolsonaro genocida”. O lançamento pode ser visto aqui.

Já se sentiu espiado pelo seu telemóvel?

Parece contraditório que sociedades que tanto prezam o segredo bancário e profissional, facilmente concebam a transformação de informações pessoais e políticas em produtos comerciais. A contradição é apenas aparente, já que tudo é, afinal, um negócio ao serviço dos grandes poderes.

Reunião com Observatório Técnico Independente sobre os Fogos Rurais. Foto de Andreia Quartau.
Política

O discurso climático do governo não corresponde às suas opções de investimento

4 horas atrás

Em reunião com o Observatório Técnico Independente sobre os Fogos Rurais, Catarina Martins defendeu que o dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência e da PAC deve servir para investimento na requalificação do território e da floresta e denunciou que as “verbas fundamentais estão a ser desviadas para latifundiários”.

Faixa com as palavras "Trabalhadores da MEO em luta Não Somos descartáveis" - Foto da CGTP
Sociedade

Tribunal considera ilícita suspensão de dez dias de trabalhador da MEO

2 horas atrás

O Tribunal do Trabalho de Matosinhos considerou ilícita a suspensão do trabalhador, que é membro da CT, e condenou a MEO a pagar-lhe as retribuições perdidas. Rui Moreira declarou ao esquerda.net: "está a valer a pena fazer este longo caminho porque está a fazer-se justiça, finalmente”.

Altice/PT - Foto da CGTP
Artigos dossier

Os 29 governantes que passaram pela PT/Altice

20 de Julho 2021

A intensidade e perenidade das ligações estabelecidas entre a administração da PT e ex-governantes revelam, para além de um padrão na escolha dos corpos dirigentes, um dos mais expressivos casos de portas-giratórias entre o poder político e o poder económico.

Catarina Martins fala à comunicação social, após a reunião com o Presidente da República – Foto de Miguel A. Lopes/Lusa
Política

É necessário levantar a restrição à atividade dos centros de saúde

27 de Julho 2021

Catarina Martins alerta que os médicos de família não estão a conseguir acompanhar as situações não covid e afirma que urge contratar equipas de saúde pública para os processos de vacinação, rastreio, contacto e testagem de forma a libertar os cuidados primários de saúde.

Opiniões

O leopardo na sala: a crise das regras europeias

Se as regras inscritas no PEC vão ser alteradas por serem consideradas inadequadas, que sentido tem repô-las antes da alteração estar concluída? E com base em que critérios irá a Comissão usar “toda a flexibilidade existente”?

A culpa de Merkel e a ganância espacial

Enquanto fogem nas suas naves espaciais, os mais ricos deixam para trás o resto da população, condenada a viver o fim dos seus dias num planeta exaurido. A ficção científica corre o risco de se tornar realidade.

Na morte de Otelo, um silêncio insuportável

Ainda em choque com a notícia da morte de Otelo, não encontro nenhum consolo. O silêncio oficial é ensurdecedor. Que governo é este?!

Convocar a História

Centenário Seara Nova

21 Julho

Mais do que a revista fundada em 1921, a Seara Nova foi uma corrente de pensamento, um movimento cultural e um espaço político. É sobre esta intervenção intelectual em tempos sombrios, as suas ambiguidades e contradições, que decorre a conversa com António Rafael Amaro, moderada por Fernando Rosas e Luís Trindade. 

Alta Voz

Cuba: um grito, por Leonardo Padura

26 Julho

O escritor cubano escreve sobre o que aconteceu em Cuba a 11 de julho de 2021 que considera ser "também o resultado do desespero de uma sociedade que atravessa não só uma longa crise económica e uma crise sanitária pontual mas também uma crise de confiança e uma perda de expectativas”. Um artigo lido por Belandina Vaz.

Podcast Cantos da Casa 350
Os Cantos da Casa

Rita Maria e Filipe Raposo n'Os Cantos da Casa

23 Julho

Homens do Sul ― Crónicas da flor da laranjeira, 2021.

Rita Maria & Filipe Raposo ― Live in Oslo, 2018.

Cantaril ― Por conta própria, 1985.

Paulo Tato Marinho ― Gaitas de fole em Portugal, 2017.

Cuca Roseta ― Meu, 2020.

Edição nº 350, de 23 de julho de 2021

Banco Santander Tota. Foto de Paulete Matos.
Entrevista

Despedimentos no Santander: depõem as vítimas de assédio laboral

11 de Julho 2021

O Santander Totta está a pressionar ilegitimamente e a assediar trabalhadores para impor o seu plano de despedimentos. Explicamos o que se passa e damos voz às vítimas deste processo.

Ricardo Vicente
Ambiente

“Nova PAC deve financiar transição ecológica para toda a produção agroflorestal”

11 de Julho 2021

Em plena discussão do Plano Estratégico nacional da Política Agrícola Comum, o deputado Ricardo Vicente diz ao Esquerda.net que o Governo quer continuar a política de privilégio aos grandes proprietários do sul em vez de mobilizar os fundos da PAC para desenvolver os territórios do interior com maior risco de incêndios.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Parlamento: E agora?

20 Junho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz o balanço do debate parlamentar e explica quais os próximos passos para se poder chegar à aprovação da legalização da canábis em Portugal.

Dossier

Dossier 333: Despedimentos na Altice

Na quarta-feira 21 de julho, os trabalhadores da Altice estiveram em greve contra o despedimento coletivo. A luta é pela sua dignidade e pelos seus direitos, e, no atual momento, é também a defesa dos direitos laborais e o combate à precariedade. É ainda uma batalha por uma empresa estratégica para o país.

Ler mais

O risco de giz: 7 días na Raia

visto na net

Divulgamos no esquerda.net um documentário sobre 7 dias de um lado e outro da fronteira entre a Galiza e Portugal. O canal de televisão galego Nos TV tem toda a sua programação em galego ou em português.

Agenda

28 Julho

Para participantes a partir dos dez anos. Mais informações
Braga, Parque de Merendas de Cambas, ao lado do campo de futebol do Este Futebol Clube, 9h00.

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

Mais informações
Lisboa, vários locais. 

Por Francisco Sousa. Mais informações
Lisboa, Com Calma - Espaço Cultural (Rua República da Bolívia nº5C), das 16h00 às 22h00

Com as participações do ex-chanceler brasileiro Celso Amorim, do ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, da deputada portuguesa Beatriz Dias e da antropóloga Susana de Matos Viegas. O ator brasileiro Chico Diaz fará a leitura do texto do manifesto e a apresentação será do jornalista Paulo Markun. Mais informações
Online, às 18h00

Mais informações
Porto, Casa das Artes, 19h30

Inserido na programação do Festival ao Largo. Mais informações
Lisboa, Largo do Teatro Nacional de São Carlos, 21h00

Mais informações
Viana do Castelo, Centro Cultural, 21h00

Organização do Cine Clube de Viseu. Mais informações
Viseu, Museu Nacional Grão Vasco, 21h30

Subscrever Newsletter