Bloco defende que nas áreas protegidas não haja exploração mineira

3 horas 1 minuto atrás

Catarina Martins anunciou, este domingo na Guarda, que o Bloco já pediu a apreciação do decreto do Governo que regulamenta a exploração mineira, “para não deixar que haja exploração nas áreas protegidas e para não deixar que as populações sejam confrontadas com factos consumados”.

Ecovia do Tejo: um caminho de esperança

A ONU instituiu o dia 3 de junho como Dia Mundial da Bicicleta. Foi este o dia escolhido pelo Bloco de Esquerda para divulgar a proposta legislativa que defende a criação da Grande Ecovia do Tejo: um percurso ciclável e pedestre, de Espanha a Lisboa, junto ao rio Tejo.

#ForaBolsonaro: mais de 80 pessoas na concentração em Braga
Sociedade

#ForaBolsonaro: mais de oitenta pessoas na concentração em Braga

1 hora atrás

Neste sábado, 19 de junho, mais de 80 pessoas estiveram no protesto contra o governo de Bolsonaro, em Braga. Uma concentração de “alegria porque estamos vivos e estamos na luta”, nas palavras do ator Bemvindo Sequeira, um dos organizadores. 

Manifestação no Chile em 2019. Foto de Vivian Morales C./Flickr.
Internacional

Das ruas à Constituinte: a reinvenção da ação coletiva no Chile

5 horas atrás

Para entender o sucesso do enfrentamento ao entulho autoritário da ditadura neoliberal de Pinochet, é fundamental olhar para o ciclo de lutas que envolveu protestos estudantis, indígenas e feministas. Por Talita São Thiago Tanscheit.

Grupo que colocou o Estado belga em tribunal numa manifestação em 2018. Foto do Facebook do Klimaatzaak.
Ambiente

Bélgica condenada por “negligência climática”

7 horas atrás

Um tribunal considerou que as autoridades belgas infringem a Convenção Europeia dos Direitos Humanos ao não tomarem todas as medidas ao seu alcance para lutar contra o aquecimento global. Contudo, a decisão não têm consequências práticas pelo que o grupo ambientalista que meteu o processo vai recorrer à justiça europeia.

O Bloco requereu a informação sobre o número de estágios em estruturas culturais financiados desde 2006 através do IEFP.
Cultura

Cultura: Bloco quer saber quantos estágios comparticipados resultaram em contratações efetivas

8 horas atrás

No requerimento enviado ao Ministério do Trabalho, relembram que, atualmente, não existem impedimentos à "substituição de estagiários por novos estagiários ano após ano" sem nunca serem contratados pelas instituições eneficiárias das verbas do Estado.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Parlamento: E agora?

20 Junho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz o balanço do debate parlamentar e explica quais os próximos passos para se poder chegar à aprovação da legalização da canábis em Portugal.

Opiniões

Caxias é a nova política de imigração?

A imigração não é uma questão de polícia, nem os imigrantes devem ser tratados como criminosos. Ter uma política humana de imigração é urgente para garantir que quem recebemos tenha o tratamento digno que merece.

A dura realidade de uma classe sem profissão

Na passada segunda-feira, investigadores científicos tornaram a manifestar-se contra a inação do ministro Manuel Heitor. Em causa está a prometida mas não cumprida medida de prorrogar todas as bolsas de investigação durante o período de confinamento.

Não é boa ideia deitar fora os jovens

Insistir no abuso do período experimental terá escassos efeitos práticos, mas tem um enorme poder de anúncio: mostra que nem a feijões o Governo abdica da regra da precarização.

Convocar a História

A deserção na guerra colonial

16 Junho

A história da guerra é também feita daqueles que a recusaram fazer. Fernando Cardeira conversará connosco sobre o seu percurso de deserção e sobre a importância do fenómeno no desgaste da legitimidade da guerra e da ditadura que a conduzia. Conversa com Fernando Cardeira, conduzida por Fernando Rosas e Miguel Cardina. 

Entrevista

“Fantasmas do Império é um contributo para trabalharmos a nossa memória”

16 de Junho 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, a realizadora Ariel de Bigault explica que o documentário luso-francês “Fantasmas do Império”, atualmente em exibição, é “um filme sobre as imagens produzidas pelo cinema no que respeita à história colonial”. Por Mariana Carneiro.

Sociedade

Dicionário da Invisibilidade: “Uma disputa para a memória”

13 de Junho 2021

O Esquerda.net falou com Ana Sofia Palma, José Falcão, Mamadou Ba e Txema Abaigar, que coordenam o livro lançado pela SOS Racismo, e com André Carrilho, responsável pela capa e ilustrações. Por Mariana Carneiro.

Os Cantos da Casa

Zeca Medeiros n'Os cantos da Casa

15 Junho

Zeca Medeiros ― A dúvida soberana, 2021.

Bugalhos ― Alvorário, 2021.

Raízes ― Diabo do belho!…, 1985.

João Mortágua ― Mirrors, 2017.

João Garcia Barreto ― Refúgio, 2014.

Edição nº 347, de 11 de junho de 2021

Alta Voz

Para onde foi a social-democracia?

14 Junho

Michel Husson reflete sobre as razões que levaram a social-democracia a abraçar o social-liberalismo desistindo de representar uma alternativa política num texto lido por Carlos Carujo.

Internacional

Cabo Delgado: “As mulheres são totalmente despojadas da sua dignidade”

12 de Junho 2021

Conceição Osório, responsável pela área de investigação na WLSA Moçambique, fala sobre as consequências da radicalização religiosa na vida das mulheres e explica por que é que o impacto da exploração dos recursos naturais as atinge de forma mais gravosa. Por Mariana Carneiro.

Cancelaram a Marcha, mas não a Luta e o Orgulho LGBT+

visto na net

Fabíola Cardoso, deputada do Bloco e histórica ativista pelos direitos das pessoas LGBTQIA+ organizou uma roda de fala sobre a origem da Marcha e a sua importância, com base em documentos originais da época.

Dossier

Num contexto em que as Plataformas Digitais de Trabalho se apresentam como os novos balões de ensaio para a precarização extrema do trabalho, afigura-se inadiável o debate sobre a regulação e regulamentação do setor e os desafios no que respeita à organização coletiva dos trabalhadores. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

Fotogaleria

Agenda

20 Junho

Organização: Ephemera e CIES – ISCTE. Ver cartaz.
Lisboa, ISCTE – Sala de Exposições, Edifício II, 10h00 às 18h00.

Uma iniciativa organizada em parceria com a Associação Cultural LANDRA e a Associação Porta-Jazz, dedicada a música tradicional, com atuações de Macadame, Phole, concerto de cordofones tradicionais, entre outras atividades. Mais informações
Paredes de Coura, várias localizações e horários. 

Mais informações
Porto, Parque do Covelo (Rua de Bolama), 15h00.

Pelo Teatro Art'Imagem. Mais informações
Maia, Quinta da Caverneira (Avenida Pastor Joaquim Eduardo Machado, Águas Santas), 16h00

Organizado em parceria com a Associação Porta Jazz. Mais informações
Maia, Parque Central da Maia (Rua Simão Bolívar), vários horários.  

Com Catarina Martins (Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda), Helena Pinto e Roberto Barata. Mais informações
Torres Novas, Jardim das Oliveiras (junto à rotunda da escola Artur Gonçalves), 18h30

Pelo Teatro do Vestido. Bilhetes à venda no Teatro São Luiz. Mais informações
Lisboa, LuxFrágil (Avenida Infante Dom Henrique, a Santa Apolónia), 20h00

Concerto da portuguesa Aldina Duarte e da húngara Mónika Lakatos. Mais informações
Évora, Jardim Público de Évora, 21h00.

Subscrever Newsletter