1764732633702948

Pela eliminação da violência contra as mulheres

1 hora 28 minutos atrás

Dia 25 de novembro, dia pela eliminação da violência contra as mulheres. Obrigada a Todas por lutarem todos os dias. Vivas, Livre e Unidas, assim nos queremos!

“Face a todos os argumentos que têm sido utilizados contra a solução Portela+Montijo, e perante a ausência de medidas concretas sobre o futuro da gestão aeroportuária da região de Lisboa, o Governo não deve descartar os estudos que já foram aprovados e que continuam em vigor”, argumentam os deputados.
Política

Bloco exige alargamento da validade da avaliação ambiental do novo aeroporto de Lisboa

21 minutos atrás

A Declaração de Impacto Ambiental do campo de tiro de Alcochete caduca a 9 de dezembro. Por isso, o Bloco pretende que a sua validade seja prorrogada para permitir a instalação do novo aeroporto neste local.

Política

“Estamos longe de fazer o investimento necessário no SNS”

4 horas atrás

No Fórum TSF, Moisés Ferreira afirmou que “o PS preferiu o bluff às medidas concretas”. E reforçou que é preciso captar e fixar profissionais, necessários não só neste momento de pandemia, como também para fazer face às atividades que estão a ser adiadas.

Internacional

Violência de género: uma pandemia dentro da pandemia

3 horas atrás

ONU assinala que apenas um em cada oito países implementou medidas para proteger mulheres e crianças no contexto pandémico. O número de chamadas para linhas de apoio a vítimas de violência doméstica aumentou 500%. Nações Unidas pedem fundos, prevenção, resposta e recolha de dados.

Médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde criticam a decisão e denunciam as “desigualdades” - foto esquerda.net
Política

Governo limita atribuição do prémio para profissionais do SNS

6 horas atrás

O parlamento aprovou em julho um prémio para os profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia, mas afinal serão muito poucos a recebê-lo. Médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde criticam a decisão e denunciam as “desigualdades”.

Convocar a História

Engels e as origens da família, da propriedade privada e do estado

25 Novembro

A 28 de novembro assinalam-se os 200 anos do nascimento de Friedrich Engels, autor e coautor, com Karl Marx, de diversas obras fundadoras do pensamento socialista. Neste Convocar a História abordaremos A origem da família, da propriedade privada e do Estado, por ela representar um empreendimento intelectual notável, nomeadamente para os estudos feministas contemporâneos.

Opiniões

Bom senso e razoabilidade

“Nunca se ultrapassar o limite do bom senso e do que é razoável”. Assim fixou António Costa a orientação para o Orçamento de Estado para 2021. Acho sinceramente que tinha toda a razão. Falemos então de bom senso e razoabilidade.

A (pouca) ética do presidente amigo

Rio e Bolieiro cederam a um partido conhecido pela sua xenofobia, racismo, sexismo, homofobia, intolerante às minorias e com visões distantes da promoção dos direitos sociais e humanos.

Aumentar o IVA dos fertilizantes é penalizar os mais vulneráveis

A medida foi acordada entre o PAN, o PS e o Governo para o Orçamento do Estado 2021. Penaliza apenas a pequena agricultura que não consegue reaver o IVA no final do ano e em nada contribui para alterar o modelo de produção agrícola. O Bloco votou contra.

Alta Voz

As cinzas vivas do colonialismo português

23 Novembro

O lastro duradouro do lusotropicalismo e o peso da história colonial negada criam um caldo de imperiofilia que marca parte dos discursos sobre identidade nacional e história. É o que nos explica Miguel Cardina neste artigo lido por Carlos Carujo.

Estado de emergência. Controlo policial na estação do Rossio. Novembro de 2020. Foto de Tiago Petinga/Lusa.
Política

Aprovado novo estado de emergência: saiba aqui quais as novas regras

20 de Novembro 2020

O novo estado de emergência aprovado esta sexta-feira vai estar em vigor até 8 de dezembro. Renovam-se muitas das medidas em vigor e acrescenta-se a possibilidade de confinamento ou internamento obrigatório.

Mais Esquerda

Lares e Apoio Domiciliário

24 Novembro

Ouve aqui o debate sobre lares e apoio domiciliário orientado por Maria Deolinda Martin, vereadora da Câmara Municipal da Amadora, e com a presença do deputado José Soeiro e da assistente social Teresa Salselas.

Quatro e Vinte

Albert Tió é o primeiro preso político canábico em Espanha

20 Novembro

Esgotados os vários recursos e sem resposta ao pedido de indulto, o ativista pró-legalização e um dos impulsionadores da lei de regulação dos clubes sociais na Catalunha entrou esta semana na cadeia para cumprir uma pena de cinco anos de prisão. Ouça esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Sociedade

Evasão fiscal: Portugal perdeu perto de 900 milhões de euros no ano passado

22 de Novembro 2020

A fuga ao fisco por parte das empresas, nomeadamente multinacionais, resultou num rombo de 417 milhões de euros no erário público. Relatório da Tax Justice Network apela à reprogramação do “sistema tributário mundial para priorizar a igualdade e não os desejos dos mais ricos”.

Os Cantos da Casa

DiscDiz n' Os Cantos da Casa

19 Novembro

Madalena Palmeirim ― Right as rain, 2019.

DiscDiz ― Do outro lado do monte, 2019.

Sétima Legião ― A um Deus desconhecido, 1984.

Anne Victorino d' Almeida ― Sombra dos sentidos, 2019.

S. Pedro ― Mais um, 2019.

Edição nº 334, de 19 de novembro de 2020

Sociedade

Teletrabalho: a galinha dos ovos de ouro dos patrões

23 de Novembro 2020

O teletrabalho veio para ficar? Em que condições e com que garantias para os trabalhadores? Em busca de respostas, ouvimos especialistas em Direito do Trabalho, representantes dos trabalhadores e um inspetor do trabalho aposentado. Por Mariana Carneiro.

Ilustração publicada na página do A L`Encontre.
Internacional

A originalidade absoluta da crise sanitária e económica mundial

21 de Novembro 2020

A crise atual não é comparável com a dos anos trinta porque um choque exógeno ao processo de acumulação de capital e às suas contradições causou o Grande Confinamento, que se aplicou a todo o mundo com efeitos imediatos e simultâneos. Por François Chesnais.

Agenda

25 Novembro

Dança, teatro, performance, conversas e debates constituem a programação da edição de 2020 do Festival Internacional de Artes Performativas, que em novembro inaugura um ciclo anual e reúne em Lisboa duas dezenas de artistas de várias proveniências disciplinares e culturais.O programa detalhado do Alkantara Festival 2020 pode ser consultado em alkantara.pt.
Lisboa, Centro Cultural de Belém · Culturgest · São Luiz Teatro Municipal · TBA no Lux · Teatro Nacional D. Maria II.

A edição deste ano do Fórum Europeu vai decorrer online entre 8 e 28 de novembro para discutir alternativas para a crise que a Europa enfrenta. Programa completo e artigo do Esquerda.net sobre o evento. Inscrições aqui.

Exposição audiovisual que exibe pela primeira vez ao público os registos recolhidos no âmbito dos projetos de investigação AFRO-PORT - AFRODESCENDÊNCIA EM PORTUGAL (Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento/ISEG) e DISCURSOS MEMORIALISTAS DA HISTÓRIA (Centro de Estudos Comparatistas/FLUL), além das fotografias de Herberto Smith da Festa de São Miguel Arcanjo do Bairro do Casal da Mira. Entrada Livre. Ver evento de facebook (link is external).
Lisboa, Espaço CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde, Rua São Bento, 640 2ªf a 6ªf, 10h às 17h.

Subscrever Newsletter