“É uma vergonha que Viseu não tenha um por cento sequer de oferta pública de habitação”

21 de Setembro 2021

A cabeça de lista do Bloco à Câmara de Viseu, Manuela Antunes. quer ver asseguradas “soluções de habitação que regulem o mercado e baixem os preços”. O regresso da ferrovia a Viseu e o investimento em transportes públicos são outras das prioridades da candidatura.

 

Em tempo de eleições Costa vem a Matosinhos chorar lágrimas de crocodilo

Esta campanha autárquica não precisava deste triste momento de aproveitamento eleitoralista, na ânsia da caça ao voto.

Mulher voto nas eleições legislativas russas. Foto de MAXIM SHIPENKOV/EPA/Lusa.
Comunidade

Partido de Putin recua mas continua esmagador, eleições contestadas pela oposição

21 de Setembro 2021

Com a maioria da comunicação social controlada ou “domesticada” pelo Kremlin e uma cada vez maior censura sobre a Internet, o partido do presidente russo perdeu votos mas teve uma vitória fácil. Em segundo lugar, ficou o Partido Comunista da Federação Russa que obteve importantes avanços. Por Jorge Martins.

Realizador Carlos Conceição premiado em Estrasburgo
Cultura

Realizador Carlos Conceição premiado em Estrasburgo

21 de Setembro 2021

A longa metragem “Um fio de baba escarlate”, do realizador português Carlos Conceição, recebeu o Méliès de Prata no Festival Europeu de Cinema Fantástico de Estrasburgo, em França. 

A ex-presidente do Banco Mundial, Kristalina Georgieva
Internacional

Banco Mundial ajudou a manipular ranking mundial do “ambiente de negócios”

21 de Setembro 2021

O favorecimento da China no ranking do relatório “Doing Business” não foi caso único. Juntam-se agora as conclusões de que o mesmo aconteceu em relação à Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Ao mesmo tempo que fazia o ranking, a instituição vendia serviços de consultoria para os países melhorarem a sua pontuação.

Regresso às aulas. Foto da Unesco.
Internacional

Mais de cem milhões de alunos continuam sem aulas

21 de Setembro 2021

A UNESCO insta os governos a criarem condições para um regresso seguro às aulas. “Quanto mais tempo permanecerem encerradas as escolas, mais graves e irreversíveis são as consequências para o bem-estar e a aprendizagem das crianças, em particular os mais vulneráveis e marginalizados”, avisa a organização.

Opiniões

O dia em que uma associação de pais mudou o país

Hoje é fácil aplaudir o Plano Nacional de Remoção do Amianto das escolas. O que muitos talvez não saibam é que a erradicação do amianto das escolas que vemos agora em velocidade de cruzeiro começou com uma pequena associação de pais e encarregados de educação.

Teletrabalho: um caminho feito, outros por fazer

Apesar do estado de negação de algumas declarações públicas de dirigentes do PS, há um indicador positivo. O PS aceitou que o teletrabalho não pode ficar dependente de regras facultativas e conseguiu-se que deitasse ao lixo algumas ideias perigosas que existiam na proposta apresentada em abril.

Faltam trabalhadores? Melhores salários!

Nos Açores, o PSD através do seu líder parlamentar, Pedro Nascimento Cabral, faz coro com os empresários, propondo a criação de programas de inserção profissional dos trabalhadores no mercado de trabalho. Ou seja, programas ocupacionais dirigidos para as empresas.

Alta Voz

A Internacional faz 150 anos

20 Setembro

O poema que se tornou símbolo universal das lutas dos trabalhadores foi escrito em 1871 por Eugène Pottier, participante destacado na Comuna de Paris. A música, da autoria de Pierre Degeyter, só foi criada em 1888. E a primeira tradução portuguesa é de 1909 feita pelo anarcosindicalista Neno Vasco. Uma história contada por Álvaro Arranja e lida por Carlos Carujo.

Convocar a História

O Sahara Ocidental, última colónia de África

15 Setembro

O Sahara Ocidental, onde o povo saharaui continua a lutar pelo seu direito à autodeterminação e independência, é a última colónia de África, e está tão perto de nós, geograficamente falando. Mas continua longe do nosso pensamento, porque a nossa ignorância é imensa. Conversa com Luísa Teotónio Pereira, conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

Mais Esquerda

Streetfight: O futuro do clima decide-se nas ruas da cidade

19 Setembro

Sessão com Isabel Pires e Ricardo Moreira subordinada ao tema "Streetfight: o futuro do clima decide-se nas ruas da cidade", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Os Cantos da Casa

Ricardo Ribeiro n'Os Cantos da Casa

11 Setembro

Ricardo Ribeiro ― Respeitosa mente, 2019.

Bárbara Tinoco ― Desalinhados, 2021.

Luís Cília ― Sinais de Sena, 1985.

Athmos Sphere ― Athmos Sphere, 2017.

Roberto Leão & Breno Ruiz ― Alegria, 2020.

Edição nº 353, de 10 de setembro de 2021

Paulo Freire - Foto reproduzida de Brasil247
Cultura

Paulo Freire, educador do mundo

19 de Setembro 2021

Este domingo, Paulo Freire completaria 100 anos. Neste artigo, Urariano Mota acusa: “Paulo Freire sofre um segundo exílio post-mortem neste governo Bolsonaro. De Patrono da Educação Brasileira ele passou a ser perseguido de novo”.

Karole e Ernst Bloch em Korčula. Foto do arquivo da Praxis.
Cultura

Marx na praia: A história esquecida da escola rebelde comunista da Jugoslávia

18 de Setembro 2021

A escola de verão da Praxis, na costa de Korčula, defendia o marxismo e avisava contra uma emergente “burguesia comunista” de burocratas partidários. Durante alguns verões de liberdade escaldante foi um lugar de encontro para o pensamento esquerdista europeu. Até que as autoridades jugoslavas o fecharam. Por Jonathan Bousfield.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Parlamento: E agora?

20 Junho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz o balanço do debate parlamentar e explica quais os próximos passos para se poder chegar à aprovação da legalização da canábis em Portugal.

377314747181518

visto na net

O direito à habitação é uma das prioridades da campanha do Bloco no Porto. Sérgio Aires explica as propostas que traz ao debate e pretende ver aprovadas no executivo municipal enquanto vereador.

Fotogaleria

Fotos da arruada e comício do Bloco em Barcelos e do comício em Braga nas autárquicas de 2021. Fotos de Miguel Martins.

Dossier

A retirada das tropas ocupantes coincide com o aniversário das duas décadas do atentado que lhe serviu de pretexto. Neste dossier, olhamos para a situação do país que assiste ao regresso dos talibãs e para o que mudou ou ficou na mesma durante 20 anos de mais uma guerra fracassada dos EUA. Dossier organizado por Luís Branco.

 

Ler mais

Agenda

22 Setembro

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Organização do Centro Português de Fotografia. Terça a sexta entre as 10h00 e as 18h00; sábados, domingos e feriados entre as 15h00 e as 19h00. Mais informações
Porto, Antiga Cadeia da Relação, à Cordoaria. 

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

25ª edição do Festival Internacional de Cinema Queer. Mais informações
Lisboa, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa.

17ª edição do Festival de Curtas-Metragens de Évora. Mais informações
Évora

Com intervenções de Francisco Louçã, Fabíola Cardoso e Teresa
Nascimento. Mais informações
Santarém, Praceta Amarela, 18h30
 

Com Catarina Martins, Joana Mortágua, Pedro Filipe Soares, José António Rocha, Luís Filipe Pereira e Luísa Costa Gomes. Mais informações
Almada, Casa da Cerca, 21h00

Com Alexandra Vieira, candidata à Câmara Municipal. Mais informações
Porto Canal, 22h30

Subscrever Newsletter