Bloco defende direito das grávidas a um acompanhante no parto e consultas

6 horas 50 minutos atrás

Apesar de a OMS defender o oposto, desde o início da pandemia que vários hospitais portugueses estão a impedir que as mulheres grávidas tenham um acompanhante durante o parto e nas consultas de vigilância.

O Palácio de Cristal

Enquanto o Serviço Nacional de Saúde não der uma resposta adequada e as políticas de saúde mental provarem ser insuficientes e não existirem de forma acessível certas abordagens terapêuticas, o palácio de cristal de todos nós terá sempre vidros perigosos.

Países mais ricos já reservaram metade das doses de vacinas para a covid19
Internacional

Covid-19: Países mais ricos já reservaram metade das doses de vacinas

53 minutos atrás

Apesar de só representarem 13% da população mundial, os países mais ricos já reservaram metade das futuras doses da vacina para a covid-19. Ao mesmo tempo, a OMS só conseguiu reunir 10% dos fundos necessários para o programa de distribuição de vacinas nos países em desenvolvimento.

Cuidadores informais: Aprovada campanha de divulgação do estatuto proposta pelo Bloco
Política

Cuidadores informais: Aprovada campanha de divulgação do Estatuto proposta pelo Bloco

1 hora atrás

Num universo estimado de 800 mil cuidadores informais, uma semana depois da disponibilização do formulário de candidatura ao Estatuto, só 191 pessoas se tinham candidatado. Projeto de resolução do Bloco prevê uma campanha nacional de divulgação do Estatuto do Cuidador Informal.

Noam Chomsky
Internacional

Estamos a viver o período mais perigoso na história humana, alerta Chomsky

2 horas atrás

A convergência da crise climática, ameaça nuclear e avanço do autoritarismo tornam o atual momento histórico mais perigoso do que o dos anos 1930, alerta o intelectual norte-americano em entrevista à New Statesman.

"A única coisa que é apresentada em concreto é a extração de matérias-primas e a construção de centrais de biomassa. O interior merece mais do que isso", disse Maria Manuel Rola.
Ambiente

Plano de António Costa Silva sem visão estratégica para o interior

3 horas atrás

Em audição a António Costa Silva sobre o documento “Visão Estratégica para a recuperação económica”, o Bloco de Esquerda assinalou a omissão de uma visão para o interior que vá além da extração de matérias-primas e da construção de centrais de biomassa. 

Convocar a História

As Sociedades do Medo

16 Setembro

A partir de dois ensaios de Francisco Louçã publicados no Expresso, A Sociedade do Medo e A Estratégia do Bufão, o episódio desta semana tem como mote a instrumentalização do medo como estratégia política nos nossos dias. O medo, afirma Louçã, está hoje ao serviço do bufão.

Opiniões

Ensino de Português no Estrangeiro – uma modalidade em extinção?

Fica a dúvida se os filhos dos emigrantes portugueses são menos alunos que os alunos portugueses.

Ventura, a voz do dono

Fazer política é escolher que interesses se defende. André Ventura diz representar "o português comum", mas na verdade quer proteger os interesses dos ricos que querem pagar menos impostos.

Lampedusa, Alan Kurdi, Tragédia de Lesbos e tudo ficará na mesma

Ninguém abandona a sua casa e se aventura numa travessia que lhe pode custar a vida por capricho. Fazem-no porque não têm alternativa.

José Soeiro.
Política

“É um contrassenso que as atuais medidas de proteção social não permitam às pessoas escapar à pobreza”

15 de Setembro 2020

Em entrevista ao esquerda.net, o deputado bloquista José Soeiro diz que a criação de um Rendimento Social de Cidadania seria “o início de uma transformação em todo o sistema de proteção social”.

 

Os Cantos da Casa

El Sur n' Os Cantos da Casa

12 Setembro

El Sur ― Todas as sombras, 2020.
Castra Leuca Trio ― Primeiro andamento, 2019.
Rádio Macau ― Rádio Macau, 1984.
Desidério Lázaro ― Cérebro: Estado zero, 2013.
Allen Halloween ― Unplugueto, 2019.

Edição nº 329, de 11 de setembro de 2020

Política

Marisa Matias divulga lista inicial de apoiantes

16 de Setembro 2020

Entre os apoiantes da candidatura de Marisa Matias às eleições presidenciais de 2021 constam nomes como Sérgio Godinho, Pilar del Rio e Boaventura Sousa Santos. A atual eurodeputada pelo Bloco de Esquerda promete fazer uma "campanha contra o medo".

Mais Esquerda

Lições da Austeridade

15 Setembro

Ouve aqui o debate Lições da Austeridade com Mariana Esteves, Mariana Mortágua e Francisco Louçã, com moderação de André Francisquinho. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2020 do acampamento Liberdade, excecionalmente realizado à distância.

Alta Voz

O que esconde a posição da Holanda contra os países do Sul da Europa

7 Setembro

Não é verdade que a Holanda esteja a pagar a dívida dos países do sul da Europa. São os seus políticos que geram a nossa dívida para pagar as suas pensões, cada dia mais dependentes da dívida global e da especulação financeira, explica Juan Torres López neste artigo lido por Mariana Carneiro.

Quatro e Vinte

Canábis legal bate recorde de vendas nos EUA e Canadá

4 Setembro

O podcast das notícias canábicas está de volta com outros temas em destaque nesta edição: Madeira acolhe este sábado as PTMC Talks; Nova Zelândia dividida a um mês do referendo; Financiamento à investigação científica privilegia aspetos negativos sobre potencial da planta na medicina.

Vídeo

658784538397036

Nos 41 anos do SNS: Valorizar os Técnicos de Saúde de Diagnóstico (TSDT)

Nos 41 anos do Serviço Nacional de Saúde é importante recordar que ele é construído todos os dias pelos seus profissionais: médicos, enfermeiros, auxiliares e Técnicos de Saúde e Diagnóstico (TSDT).

Dossier

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

18 Setembro

Com espetáculos musicais, exposições e documentários dedicados à temática do exílio, e colóquios, sessões testemunhais e de canto livre em que estarão presentes figuras relacionadas com os universos de José Mário Branco e com a canção de protesto. Ver programa completo.
Grândola, a maior parte das iniciativas têm lugar no cinema Granadeiro.

Conversa com Alberto Carrillo Linares, da Universidade de Sevilha, sobre a aventura clandestina da recolha musical do grupo italiano CANTACRONACHE que em 1961 deu origem ao livro e ao álbum “Canti della resistenza spagnola 1939-1961”. Com a participação do Coro da Achada.
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete. Máximo de 2 bilhetes por pessoa. Levantamento de bilhete na bilheteira da Fundação Gulbenkian a partir do dia 10 de setembro às 10h. Mais informações.
Lisboa, Edifício Sede da Gulbenkian - Grande Auditório, 19h.

Subscrever Newsletter