Marisa critica proposta de fundo europeu "subfinanciado e sobrecondicionado”

27 de Maio 2020

A eurodeputada do Bloco reagiu ao anúncio do Fundo de Recuperação proposto por Bruxelas, considerando que “fica muito aquém dos montantes que necessitaríamos para responder à crise pandémica”.

Angola: sobre a verdade e a Justiça, que balanço?

Quando as palavras não se coadunam com os actos, o [atual] Presidente de Angola corre o risco de nada ter feito na procura da verdade e na observação da justiça, políticas reclamadas pelas vítimas do “27 de Maio de 1977”.

Internacional

Itália e Espanha querem mais negociação, Costa declara-se satisfeito

27 de Maio 2020

A Comissão Europeia apresentou o plano "Próxima Geração UE" para financiar a recuperação económica após contida a pandemia. A proposta prevê transferir 500 mil milhões sob a forma de subvenções. António Costa elogiou, mas Sánchez e Conte não deram por fechadas as negociações.

Política

Tarifa social da energia pode já chegar a quem perdeu rendimentos

27 de Maio 2020

O Governo anunciou esta quarta-feira que está a trabalhar no alargamento da tarifa social da energia aos trabalhadores em lay-off. No início de abril, o Bloco propôs o alargamento da tarifa social a todos os agregados com quebras de rendimento acima de 20%, mas o projeto-lei foi chumbado pelo PS e pelo PSD.

Avião da TAP.
Política

“Não precisamos que a TAP venha a ser o próximo Novo Banco”

27 de Maio 2020

Catarina Martins frisou que a proposta da TAP não serve os interesses do país e que é inaceitável “pagarmos todos para depois servirmos o interesse de curto prazo dos acionistas privados”. Projeto do Bloco para a nacionalização da empresa é discutido a 26 de junho.

Bairro de lata em Dhaka, no Bangladesh. Foto de Zoriah/Flickr.
Internacional

A pobreza gerada pela crise pode ceifar mais vidas do que a própria doença

27 de Maio 2020

É lógico que nos preocupemos com o impacto da covid-19 nos países mais desenvolvidos, mas não podemos esquecer que o efeito da pandemia nos mais pobres pode vir a ser devastador. Por Borja Santos Porras.

Opiniões

Desconfinemos mas com prudência e sem deixar ninguém para trás

Entramos numa nova fase do desconfinamento. O clima ajudou, com sol e calor parece que tudo se torna mais fácil. As lojas abriram, os cafés e restaurantes, as esplanadas, podemos ir à praia e passear, as famílias reencontram-se.

Equacionar a pandemia!

No apogeu da globalização a pandemia confinou o mundo. Tanta modernidade, tanta tecnologia, tanta inovação e afinal o impensável acontece de um modo tão prosaico.

O combate ao abandono escolar no Ensino Superior é agora

A pandemia da Covid-19 veio trazer uma sensação de novidade e receio a todos os estudantes universitários que viram a sua vida académica sujeita a grandes mudanças. Passados quase três meses, desde o início do ensino à distância, a incerteza face ao futuro académico é agora quotidiana.

Política

Garantir salários "não será mais caro que salvar bancos”

25 de Maio 2020

Entrevistada esta segunda-feira à noite na TVI, Catarina Martins elencou como prioridades para o país a garantia do pagamento dos salários a 100% e a proteção dos trabalhadores precários. Sobre o Novo Banco, disse existir “uma divergência absoluta entre o Bloco de Esquerda e o Governo”. 

Alta Voz

Governança e conflito social em tempos de pandemia

25 Maio

Apesar de tudo, o tempo de confinamento foi de lutas, solidariedade e auto-organização. Um caminho que tem de continuar se quisermos que vá "ficar tudo bem". É o que dizem Cinzia Arruzza e Felice Mometti neste artigo lido por Carlos Carujo.

Numa parede em Havana, Cuba. Foto de Mariana Carneiro.
Internacional

O cerco de Trump a Cuba: Testemunho de um bloqueio criminoso

24 de Maio 2020

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Quatro e Vinte
Quatro e Vinte

Canábis em Portugal: do estigma ao “paradoxo do louro prensado”

20 Maio

Nesta edição, o podcast Quatro e Vinte destaca o debate canábico online promovido este mês pela Kosmicare com a participação do músico Manuel Cruz, os ativistas Dinis Dias, Ana Barbosa e Helena Valente, a psicóloga Purificação Anjos e o jurista João Taborda da Gama.

Mais Esquerda

Ao encontro: Que proteção e cuidados para os +60?

26 Maio

Ouve aqui o debate "Que proteção e cuidados para os +60?" com Berta Alves, do Grupo +60 do Bloco de Esquerda, Julio Machado Vaz, médico psiquiatra, e Maria Isaura Ribeiro, diretora de uma estrutura residencial para idosos. Esta conversa teve lugar no âmbito do "Ao Encontro", um ciclo de debates em direto na página de facebook do esquerda.net. 

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 13 de maio]

Dossier

Dossier 316: Crise global, vai ficar tudo bem?

A pandemia trouxe grandes mudanças à situação global política, social, económica, ambiental, cultural. A crise sanitária evolui para uma profunda crise económica, cujos traços importa analisar.

Ler mais
Política

Covid-19: Guias atualizados sobre proteção laboral e social

10 de Maio 2020

Com o fim do estado de emergência, o governo produziu legislação que altera vários mecanismos de proteção aprovados em março e abril. Veja aqui o que mudou.

Agenda

28 Maio

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

Inserido no ciclo conversas@mesa:   intercâmbios   internacionais   sobre   o   sistema alimentar pós covid-19. Cada debate contará com a presença de convidados de vários países e de animadores da REALIMENTAR - Rede Portuguesa pela Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Ver cartaz/programa com indicação dos/das oradores/as. Organização: ACTUAR e parceiros do projeto Alimentação é Direito. Inscrições aqui. A iniciativa começa às 15h.

Com Paula Cruz, socióloga, do Departamento de Investigação e Projetos da EAPN Portugal. Organização: FLUP e Departamento De Sociologia Flup. Assista aqui a partir das 18h.

Fotogaleria

Imagens do 1º de Maio de 1974. Compilação de Mariana Carneiro.

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Subscrever Newsletter