Novo Banco: “Quem paga tamanha irresponsabilidade?”

10 de Agosto 2020

Catarina Martins reagiu à notícia de que o Novo Banco vendeu uma seguradora a preço de saldo a um milionário corrupto, lembrando que as alternativas à venda do banco à Lone Star sempre foram chumbadas por PS, PSD e CDS e apresentando medidas imediatas para “conter custos e garantir transparência”.

Xeque ao Rei

Juan Carlos de Bourbon não é a maçã que apodreceu, é o exemplo maior de uma casta que deve ser combatida.

Pichagem xenófoba feita há semanas num ataque à sede do SOS Racismo, em Lisboa
Sociedade

SOS Racismo denuncia “parada Ku Klux Klan” em frente à sua sede

10 de Agosto 2020

No sábado passado, um grupo de “nacionalistas”, imitando os grupos criminosos racistas dos Estados Unidos Ku Klux Klan, fez uma marcha em frente à sede da associação, que vai apresentar queixa ao Ministério Público.

Trabalhadores dos bares dos comboios venceram e vão retomar trabalho na próxima quinta-feira
Sociedade

Trabalhadores dos bares dos comboios vencem luta e vão retomar o trabalho

10 de Agosto 2020

A Risto Rail e a CP comprometeram-se a reabrir os bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, a partir da próxima quinta-feira, depois de muita luta dos trabalhadores e das trabalhadoras dos bares que não podiam exercer e tinham os salários reduzidos.

Beirute, Mesquita Mohammed El Amin, 6 de setembro de 2013 – Foto de José Manuel Rosendo, publicada em meuMundominhaAldeia.blogspot.com
Blogosfera

O Acordo (de Taif) que pôs fim à guerra civil no Líbano pode ter os dias contados

10 de Agosto 2020

Foi necessário um enorme estrondo para que o Líbano merecesse atenção. Tem sempre de acontecer algo de terrível para que um determinado país, conflito ou situação fique debaixo dos holofotes. Artigo de José Manuel Rosendo publicado em meu Mundo minha Aldeia

Imagem da campanha para parar os robôs assassinos. Foto de stopkillerrobots.org.
Sociedade

Portugal não faz parte do grupo de países que querem proibir robôs assassinos

10 de Agosto 2020

Um relatório da Human Rights Watch revela que o nosso país tem apoiado negociações, mas nunca propôs explicitamente o fim do uso de armas completamente autonomizadas.

Convocar a História

A banalidade do mal

9 Agosto

Sem a cumplicidade de pessoas comuns que se limitaram a cumprir ordens ou a olhar para o lado, diz-nos Hannah Arendt, os episódios mais negros da história não teriam sido possíveis. Num tempo em que o debate sobre a «banalidade do mal» ganha renovada urgência, convidamos Viriato Soromenho Marques para uma conversa a partir de Eichmann em Jerusalém, obra em que Arendt desenvolve a questão.

Opiniões

O obreiro da tábua rasa

Na Assembleia Regional fomos o único partido que apresentou uma anteproposta de lei para alterar a lei do mar. Só depois disso o Governo Regional apresentou a sua anteproposta de lei. Agora, o PS fez tábua rasa do que o parlamento dos Açores tinha decidido.

O rei nómada ou o bom exílio

São muitos os casos em que uma das partes se unha e desunha para pôr fim à afinidade, sem sucesso. Mas nada que um agente privado nipónico não possa resolver, intrometendo-se como "affaire" ou verdadeiro agente de sabotagem.

Argentina: a coragem de dizer “não”

O presidente argentino Alberto Fernández fez uso de um pacote legislativo aprovado pelo congresso pouco tempo após a sua tomada de posse, para tentar fechar um acordo de renegociação da dívida soberana do país.

Mark Rutte, primeiro-ministro da Holanda, defensor acérrimo da economia parasitária financiarizada e membro do Alde Party, o partido europeu de direita de que faz parte a Iniciativa Liberal de Portugal – Foto extraída de aldeparty.eu/flickr
Política

O que esconde a posição da Holanda contra o sul da Europa

2 de Agosto 2020

Quando o governo holandês pede reformas no sistema espanhol de pensões está a fazer um discurso dirigido aos seus eleitores. Reclama que reformemos o nosso sistema de pensões para ocultar que é o sistema holandês que está em profunda crise. Por Juan Torres López.

Alta Voz

Curso rápido para diretor de campanha de José Luís Peixoto

10 Agosto

Quer ser um populista e não sabe como? Polarizar entre “nós” e “eles”, simplificar e provocar são algumas das manhas do ofício como explica José Luís Peixoto neste artigo lido por Carlos Carujo.

Uma multidão encheu o largo de São Domingos em homenagem a Bruno Candé. Foto de Miguel A. Lopes/Lusa.
Sociedade

Candé Presente!

31 de Julho 2020

Entre palmas e palavras de ordem anti-racistas, uma multidão encheu o Largo de São Domingos em Lisboa, homenageando o ator Bruno Candé. Uma concentração na qual a deputada Beatriz Dias disse que “o racismo continua a matar e nós não podemos continuar a negá-lo como uma dimensão que estrutura as relações da nossa sociedade”. Mais notícias: Racismo Mata

José Soeiro.
Política

“Empresas que beneficiam de apoios públicos deviam estar impedidas de despedir precários"

30 de Julho 2020

O Bloco defendeu esta quarta-feira a necessidade de criar contrapartidas mais exigentes para as empresas que beneficiam de apoios públicos. José Soeiro sublinhou que estas medidas devem permitir a manutenção do emprego dos trabalhadores precários e “garantir que nenhum desempregado fica sem apoio”.

Cristina Branco em Os Cantos da Casa
Os Cantos da Casa

Cristina Branco n' Os Cantos da Casa

1 Agosto

Cristina Branco ― Eva, 2020.

Bernardo Sassetti ― Solo, 2019.

António Variações ― Dar & receber, 1984.

Eurico Carrapatoso ― Canções sem palavras, 2019.

FolkMus ― Young musicians and old stories, 2014.

Edição nº 326, de 30 de Julho de 2020

Mais Esquerda

Economia Verde

28 Julho

Ouve aqui a conversa sobre economia verde com José Guilherme Gusmão, eurodeputado do Bloco de Esquerda. Esta apresentação teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

621568048563989

visto na net

Republicamos no esquerda.net o vídeo do “Brasil de Fato” no dia em que o país atinge os 100 mil mortos, menos de 5 meses após a primeira morte registada pela covid-19.

A PSG – Segurança Privada não está a pagar os salários atempadamente, havendo trabalhadores que a 5 de agosto, ainda não receberam o salário de julho
Sociedade

Empresa de segurança privada com contratos com o Estado não paga salários atempadamente

5 de Agosto 2020

Há trabalhadores da empresa PSG que nesta quarta-feira, 5 de agosto, ainda não receberam o salário de julho. Sindicato STAD e trabalhadores exigem o pagamento até ao último dia útil de cada mês, como estipula o Código de Trabalho.

Dossier

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

11 Agosto

Com curadoria de Clara Brito e Gu Zhenqing, é a nova exposição organizada pela Saco Azul e pelo Maus Hábitos. Mais informações.
Lisboa, Maus Hábitos, com horário de visita das 12h às 23h de terça à sábado e das 12h às 16h ao domingo.

Subscrever Newsletter

Um vazio legal deixou os produtores de cânhamo sem forma de certificar as suas plantações em Portugal. Ao fim de duas colheitas perdidas, continuam à espera que o governo publique a nova regulamentação. O Quatro e Vinte falou com João Costa, da associação Cannacasa, sobre o impasse e as perspetivas do setor.