CGTP e Bloco preocupados com Orçamento que ignora desvalorização salarial

25 de Outubro 2021

Após reunião com Catarina Martins, a Secretária-Geral da CGTP, Isabel Camarinha, criticou o governo por “nem na Agenda do Trabalho Digno nem no Orçamento do Estado” haver avanços no reforço de salários, combate à precariedade ou defesa de direitos laborais. Catarina relembrou que o partido “apresentou propostas mínimas” para tentar o entendimento.

Nenhuma das propostas nas áreas da Saúde, Trabalho ou Segurança Social foi aceite pelo governo. Imagem de Manuel de Almeida, Lusa.
Política

O que respondeu o PS às propostas do Bloco?

23 de Outubro 2021

Governo recusou as nove propostas apresentadas pelo Bloco para acordo no Orçamento do Estado.

hospital
Sociedade

Doentes com covid longa “estão a aparecer em catadupa”, alertam médicos

25 de Outubro 2021

Pneumologistas avisam que os hospitais têm de se preparar para seguir mais de cem mil utentes com sintomas além dos três meses da infeção.

Sociedade

#MeToo: Denúncias de abuso sexual em escola de circo na Maia

25 de Outubro 2021

Alunas da Salto International Circus School, na Maia, acusam um professor de abuso sexual. A Federação Europeia de Escolas Profissionais de Circo suspendeu a instituição. A escola rejeita as acusações e está a criar um código de conduta. 

Maria Teresa Horta
Sociedade

“Escrever as Novas Cartas Portuguesas foi uma das coisas mais importantes da minha vida”

25 de Outubro 2020

A 25 de outubro de 1973 teve início o julgamento das “Três Marias”, autoras do livro Novas Cartas Portuguesas. Em entrevista ao Esquerda.net, Maria Teresa Horta falou sobre o processo de criação literária, a perseguição de que foram alvo e o movimento de solidariedade que atemorizou o regime fascista. Por Mariana Carneiro.

Estes aumentos ainda não estão a ter impacto nas contas de eletricidade, mas a continuarem serão “um risco claro”.
Sociedade

Crise da energia exige regulação e controlo dos preços

25 de Outubro 2021

O professor Carlos Farinha Rodrigues defende que a atual crise energética “pode ser a ponta do icebergue de vários problemas”. Por isso, é necessário regular os mercados, controlar os preços e apoiar as famílias.

Opiniões

Os troikistas que perderam a vergonha

Em nome do défice, o investimento deve reduzir-se, os salários devem ser condenados a perder poder de compra e o SNS deve continuar preso na impossibilidade de contratar médicos. Já vimos isto: chamou-se troika e prometeu que, se empobrecêssemos, seríamos mais felizes.

No Ensino Superior, o Governo não aprendeu nada

As condições objetivas dos jovens que pretendem ingressar no Ensino Superior mantêm-se inalteradas. Apesar dos sucessivos esforços da esquerda, a aliança ideológica entre o PS e a direita tem vindo a servir de travão a novas políticas transformadoras.

O que pensa o PS do Governo?

Se António Costa conta e o Governo confere, o PS duvida. Num regime presidencialista, não haveria contas a fazer, quando muito a ajustar.

Política

Quais são as 9 propostas do Bloco para o Orçamento?

18 de Outubro 2021

Nas negociações com o Governo para o próximo Orçamento do Estado, o Bloco de Esquerda apresentou nove propostas nas áreas do reforço do SNS, Segurança Social e proteção laboral. O Esquerda.net publica aqui o documento entregue ao executivo.

Convocar a História

Abertura do Campo do Tarrafal

20 Outubro

Num momento em que passam 85 anos da abertura do Campo de Concentração do Tarrafal, convidámos o investigador Víctor Barros para nos falar das diferentes vidas de um local que se tornou símbolo da repressão, mas também da resistência, à ditadura e ao colonialismo. Conversa com Víctor Barros conduzida por Fernando Rosas e Miguel Cardina. 

Éric Zemmour
Internacional

De que é Zemmour o sintoma mórbido?

23 de Outubro 2021

Ignorar Zemmour não é infelizmente uma opção para os anti-capitalistas e movimentos sociais. Ele é agora um ator central de fascização, que temos imperativamente de combater como tal. O facto é que, como no caso de Trump ou Le Pen, "tudo menos Zemmour" é um beco sem saída. Artigo de Ugo Palheta.

Mais Esquerda

Sistemas agroflorestais e soberania alimentar, a PAC para quê e para quem?

21 Outubro

Sessão com Ricardo Vicente e Raul Jorge subordinada ao tema "Sistemas agroflorestais e soberania alimentar, a PAC para quê e para quem?", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Quatro e Vinte

Canábis no Parlamento: Grupo de trabalho já reuniu

20 Outubro

O deputado Moisés Ferreira conta como foi o arranque dos trabalhos do debate parlamentar da regulação da canábis na especialidade. Esta e outras notícias canábicas para ouvir no podcast Quatro e Vinte.

 

Alta Voz

Jaime Rebelo e o anarquismo ibérico

19 Outubro

A história do anarquismo português está intimamente ligada à história do anarquismo espanhol desde as suas origens. Desde o início do movimento operário, as relações entre os anarquistas portugueses e espanhóis foram muito estreitas. 

Os Cantos da Casa

Helena Oliveira n' Os Cantos da Casa

16 Outubro

Helena Oliveira ― Helena cant'autores açorianos, 2007.

Maro ― Maro & Manel, 2018.

GNR ― Os homens não se querem bonitos, 1985.

Duo Raposo ― Pouca terra, 2019.

Trio Fado ― Com que voz, 2005.

Edição nº 355, de 16 de outubro de 2021

Cheias em Zhengzhou em julho de 2021.
Internacional

China, 2049

19 de Outubro 2021

Em 2049, a China será uma zona catastrófica climática, não uma superpotência militar, prevê neste artigo Michael T. Klare, professor emérito de Estudos sobre Paz e Segurança Mundial do Hampshire College.

1208658502977624

visto na net

A deputada apresenta aqui as 9 condições que o Bloco de Esquerda considera essenciais para viabilizar, de forma responsável, o Orçamento de Estado para 2022.

Dossier

Nos seus cem anos de existência, a Seara Nova congregou expressões ideológicas diversas que, durante a ditadura, foram decisivas na oposição ao domínio fascista. Muitos dos princípios fundadores deste projeto político e cultural voltam hoje a ser ameaçados. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

Agenda

26 Outubro

De Luís Barbosa e Peter Schulthess. Mais informações
Lisboa, Torre do Tombo, das 9h30 às 19h30

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Mais informações
Coimbra, Colégio da Graça na Rua da Sofia, das 10h00 às 17h00

Mais informações
Lisboa, Biblioteca de Marvila na Escola Secundária de Camões, a partir das 10h00

Acompanhada da exposição plástica "O vosso lápis não rasga o papel", de Jorge dos Reis. Mais informações
Lisboa, Biblioteca Municipal de Alcântara, das 10h00 às 18h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

Ver cartaz
Porto, Teatro do Campo Alegre. 

Mais informações
Lisboa, Espaço Cultural Com Calma, 19h00

Aulas gratuitas. Organização Swing da Porta Aberta. Mais informações
Braga, Setra (Rua São João 15), 21h30

Subscrever Newsletter