Crime económico: Impunidade da elite tem de acabar

18 de Fevereiro 2020

Catarina Martins referiu-se à notícia sobre a previsível prescrição de mais de 16 milhões de euros de multas aplicadas a banqueiros e ainda sobre a possibilidade de “estar em curso uma operação de lavagem de dinheiro feita nas barbas do Banco de Portugal” no que concerne à venda do BIC por parte de Isabel dos Santos.

O abandono do dogma pelos bispos católicos portugueses

A proposta de referendo à aprovação da lei da morte assistida é, para os bispos, uma renúncia ao sagrado, além de ser um jogo político.

Direção sindical proporá extensão e agravamento da greve em plenário a realizar a 21 de fevereiro, sexta-feira
Sociedade

Estivadores de Lisboa em greve parcial a partir desta quarta-feira

18 de Fevereiro 2020

Os estivadores estarão em greve parcial de 19 de fevereiro a 9 de março e ameaçam agravá-la. Sindicato acusa empresa de trabalho portuário de querer que 34 estivadores regridam de efetivos para eventuais, reivindica cumprimento de acordos e exige pagamento atempado de salários.

Os arquivos, como as bibliotecas, materializam a memória colectiva - Arquivo Municipal de Lisboa
Cultura

Um arquivo é uma referência

18 de Fevereiro 2020

Os arquivos, como as bibliotecas, materializam a memória colectiva. A tónica para os arquivos consiste na recolha dos documentos que sustentam o poder enquanto nas bibliotecas a construção não assume essa responsabilidade. Artigo de Luísa Cabral

Política

Aeroporto do Montijo: “Pássaros não são estúpidos e é provável que se adaptem”

18 de Fevereiro 2020

A afirmação é do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, em defesa do aeroporto do Montijo. O deputado bloquista Nelson Peralta destaca que, “para lá da parte anedótica, o Secretário de Estado não diz quão provável é, nem os riscos para a conservação destas espécies”.

Multibanco
Política

Cortes nas comissões bancárias: iniciativa do Bloco soma apoios

18 de Fevereiro 2020

Depois do PCP e do PAN, também o PS correspondeu ao convite para apresentar propostas no debate agendado para a próxima semana pelo Bloco de Esquerda. As comissões cobradas pelos bancos aos clientes vão mesmo baixar.

Sociedade

Cuidados paliativos e morte assistida “não são antagónicos”

16 de Fevereiro 2020

Um estudo realizado na Bélgica e publicado em 2017 diz que as pessoas que solicitaram a morte assistida foram as que mais acesso tiveram a cuidados paliativos, desmentindo assim o suposto antagonismo entre as duas medidas.

 

Opiniões

Morte assistida, uma questão de dignidade

Não está em causa nenhum juízo de valor sobre uma série de opções que se colocam em diversas situações, mas sim a soberania de quem está próximo do fim e que deve ter direito à escolha.

Combater a morte má

Por estes dias, penso no testemunho de determinação e de diálogo do João Semedo. Sei que ele tinha toda a razão. E que esta quinta feira esse testemunho estará totalmente presente no que decidiremos.

Não!

Ontem ouviu-se um não, dito pelo jogador [Marega] alvo dos ultrajes. Dizer não. Parece coisa pouca. Mas não é. Dizer não permite-nos mostrar aos outros que existimos e estamos vivos. Um não vale mais que mil acrobacias diplomáticas. Não!

Bernie Sanders
Internacional

"Bernie é a verdadeira escolha feminista"

16 de Fevereiro 2020

Somos feministas e vamos votar em Bernie Sanders. Na verdade, apoiamos Sanders precisamente porque somos feministas. Por Nancy Fraser e Lisa Featherstone.

Sociedade

Onda de solidariedade com Marega cruzou fronteiras

17 de Fevereiro 2020

Clubes e jogadores de futebol de vários países divulgam mensagens de apoio ao jogador alvo de cânticos racistas. E também críticas a quem ficou em campo depois daquele ato vergonhoso.

Ocre Filipe Raposo
esquerda.radio

Filipe Raposo n' Os Cantos da Casa

7 Fevereiro

Companhia do Canto Popular ― Rebento, 2019.

Stereossauro ― Bairro da Ponte, 2019.

José Afonso ― Como se fora seu filho, 1983.

Filipe Raposo ― Ocre, 2019.

Rui David ― Contraluz, 2019.

Edição nº 320, de 7 de fevereiro de 2020

Quatro e Vinte

Ex-presidente do Infarmed soma empregos na indústria da canábis

4 Fevereiro

Em outubro, Eurico Castro Alves foi contratado para a direção da Symtomax. Esta semana foi contratado para o conselho consultivo da canadiana EXMCeuticals, a quem ajudou a conseguir a primeira licença concedida pelo Infarmed para investigação da canábis.

Alta Voz

"Traição", José Luís Peixoto

20 Janeiro

Ouve aqui o podcast do conto "Traição", de José Luís Peixoto, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

187827609244981

visto na net

Entrevista de José Saramago a Ana Sousa Dias para a RTP2 em que aborda a temática da eutanásia, a propósito do seu livro "Intermitências da Morte": "Ninguém tem o direito de dizer a uma pessoa que quer sair da vida 'você vai ter que ficar aí ligada aos tubos".

Fotogaleria

Dossier

Manifestação anti-fascista em Londres. Dezembro de 2018.

A nova vaga de partidos de extrema-direita tem aspeto e política económica diferentes das anteriores. Agora, grande parte, é descomplexadamente liberal no seu programa, servindo dessa forma os interesses dos mais poderosos economicamente. Como o prova o Chega em Portugal. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Ouve aqui o podcast do debate "Os refugiados estão a invadir-nos?", com Miguel Duarte (Hubb - Humans Before Borders), realizado a 10 de dezembro de 2019 no Com Calma - Espaço Cultural, Lisboa.

Agenda

19 Fevereiro

3º Laboratório | Instrumentos e Estratégias de Intervenção para a Igualdade. As inscrições encontram-se abertas até dia 4 de março de 2020. As inscrições são gratuitas e limitadas e preencha o formulário aqui. Mais informações.
Lisboa, CITE – Auditório - Rua Américo Durão, n.º 12-A – 1.º e 2.º , 10h-13h.

Inscrição obrigatória info@museudoaljube.pt ou telefone: 215 818535.
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade – Rua Augusto Rosa 42, 16h.

 

 

A primeira sessão da Biblioteca Karl Marx será dedicada aos 200 anos de Friedrich Engels e terá como orador Luís Fazenda. Ver evento de facebook.
Lisboa, Rua de São Bento 694, 19h.

Subscrever Newsletter