Bloco assinalou dois anos de mandato em Lisboa com proposta de 150 milhões para casas públicas

20 horas 37 minutos atrás

No comício de balanço da primeira metade do mandato da vereação em Lisboa, Manuel Grilo apresentou o trabalho feito para mudar a cidade e Catarina Martins anunciou que dará ao PS já neste Orçamento a oportunidade de cumprir a sua promessa eleitoral de investir 150 milhões por ano no parque habitacional público.

11 teses sobre a política no tempo das redes sociais

Na sociedade de informação do século XXI, democratizar os algoritmos é para a democracia o que foi a reivindicação do sufrágio do sufrágio universal no século XIX.

reportagens

Empregos pelo clima

22 minutos atrás

Ativistas pelo clima manifestaram-se hoje em frente ao Ministério das Finanças exigindo Empregos pelo Clima.

Trabalhadores bloqueiam a entrada no Louvre. Paris, janeiro de 2020.
Internacional

França: o Louvre fechou e a luta contra a reforma das pensões não pára

2 horas atrás

Esta sexta-feira, uma centena de manifestantes bloqueou a entrada do famoso museu parisiense. No dia anterior, centenas de milhares voltaram às ruas. Durante três dias, os portos têm estado bloqueados. A greve contra a reforma das pensões é a mobilização mais duradoura que o país conheceu nos últimos anos.

Sociedade

“Julgamento irá mostrar que Rui Pinto é um lançador de alerta excecional”

2 horas atrás

O autor das denúncias do ‘Football Leaks’ vai ser julgado em Portugal por 90 crimes. Para o seu advogado William Bourdon, ficou evidente que a justiça portuguesa prefere criminalizar Rui Pinto a perseguir “as redes criminosas portuguesas reveladas pelo Football Leaks”.

Política

“Orçamento não dá resposta aos problemas da escola”

3 horas atrás

A Fenprof fez um cordão humano em frente ao Parlamento para contestar a proposta do governo para o Orçamento. Para a deputada bloquista Joana Mortágua, o governo só está interessado em soluções de curto prazo.

Entrevista

“Empresas de Vigilância desautorizam Governo”

16 de Janeiro 2020

Em entrevista ao esquerda.net, Rui Tomé, vice-coordenador do STAD e responsável pelo setor da Vigilância Privada, explicou que o Governo tem contratado empresas que não cumprem a lei, descartam os trabalhadores e acabam por onerar o Estado, a quem cabe custear os subsídios de desemprego. Por Mariana Carneiro.

Opiniões

Celulose: uma taxa a não esquecer

O Ministro do Ambiente concordou com a inclusão de uma taxa sobre a indústria da celulose e da florestal intensiva. Essa simples resposta a uma pergunta minha gerou algumas críticas.

Um pavio curto não alumia

Apesar de a contragosto, o PS não se conseguiu limitar a discutir com o PCP, mais algum voto de oportunidade, foi forçado a tratar de questões orçamentais essenciais com outros partidos, incluindo aquele que queria excluir.

Desculpem, não é pessimismo, é mesmo real

O ano de 2020 começou da pior maneira. Desculpem não falar de coisas bonitas, fofinhas e com muitas cores no início do ano, mas a realidade é esta.

Política

No ensino superior, PREVPAP só serviu para contratar 15 investigadores

15 de Janeiro 2020

Na audição parlamentar desta terça-feira sobre o Orçamento, o ministro da Ciência admitiu que foram contratados menos de 10% dos investigadores integrados pelo PREVPAP. O deputado bloquista Luís Monteiro criticou a insuficiência das verbas para responder aos problemas do setor.

Cartaz de uma manifestação: “Vocês vão se confrontar com uma geração que vos conhece bem e que vocês desconhecem totalmente”. Foto Algeria Watch
Internacional

Argélia, claques de futebol e revolução

14 de Janeiro 2020

Hino do movimento popular contra o regime é um cântico da claque do USMA, clube de Argel. Experiência das organizações de adeptos, inclusive o anonimato e a decisão coletiva, foi absorvida pela revolução. Por Luis Leiria.

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata
esquerda.radio

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata n' Os Cantos da Casa

10 Janeiro

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata ― Do Natal aos Reis: Cantos da Galiza e Portugal, 2019.

Tiago Sousa ― Um piano nas barricadas, 2016.

Trovante ― Cais das Colinas, 1983.

Carlos Bica ― Carlos Bica + Matéria-Prima, 2010.

Cordel ― Cordel, 2019.

Edição nº 318, de 9 de janeiro de 2020

Alta Voz

Porque é que as pessoas saem do Facebook (e o que isso nos diz sobre o futuro das redes sociais)

13 Janeiro

Ouça aqui o artigo "Porque é que as pessoas saem do Facebook (e o que isso nos diz sobre o futuro das redes sociais)", de Mark Whitehead, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Quatro e Vinte

Canábis ficou de fora do acordo de governo em Espanha

6 Janeiro

Apesar de constar do programa do Unidas Podemos, a regulação dos clubes sociais de canábis não consta do acordo de governo com o PSOE. Saiba neste Quatro e Vinte qual o perfil dos sócios destes clubes em Barcelona.

Pedro Filipe Soares fez a intervenção do Bloco de encerramento do debate orçamental - Foto de Miguel A Lopes/Lusa
Política

"Eurogrupo pode ficar radiante com superavit, mas esse dinheiro faz falta ao país"

10 de Janeiro 2020

No encerramento do debate do Orçamento, Pedro Filipe Soares criticou a proposta do governo, que “se resume à palavra superavit”.

Ouve aqui o podcast da conversa com Marcelo Freixo, moderada por Francisco Louçã, na Fundação Saramago, no dia 9 de janeiro de 2020.

Dossier

Lembramos aqui alguns factos políticos importantes vividos no mundo no ano que agora finda. Alguns destes acontecimentos prolongam-se para o próximo e irão ser certamente importantes em 2020. Dossier organizado por Carlos Santos.

Ler mais

O ano está a chegar ao fim e é a altura de recordar alguns dos acontecimentos que marcaram a atualidade em Portugal ao longo de 2019. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Agenda

17 Janeiro

Com Demétrio Alves, Helena Amaro, Helena Roseta, Pedro Ventura e Susana Peralta.Ver evento de facebook. Organização: Morar em Lisboa.
Lisboa, Liceu Luís de Camões, 18h.

Com a participação do autor e de Diana Andringa. Entrada livre. Ver evento de facebook.
Lisboa, Tigre de Papel – Rua de Arroios, 25, 18h30.

Subscrever Newsletter