Bloco quer proibir práticas de conversão

17 de Maio 2022

No dia internacional contra a homofobia, bifobia e transfobia, o Bloco de Esquerda entregou um projeto de lei para proibir as chamadas “terapias de conversão”. Joana Mortágua considera-as “um atentado aos direitos humanos, à dignidade e aos direitos de personalidade”. 

Pecados capitais II

Com a Saúde ligada às máquinas e a obra do novo hospital a dar água pela barba, o Secretário da tutela tem muito em que pensar e tem de definir prioridades. E isto de as pessoas quererem e precisarem de ter uma consulta ou de fazer um exame não parece ser uma delas. Elas que esperem!!

Sociedade

Mulheres juristas repudiam escolha de jurista antiaborto para o TC

17 de Maio 2022

Face às notícias que dão conta da possível escolha de um catedrático que justificou a sua posição antiaborto com experiências feitas em campos de concentração nazis, a associação alerta que o seu perfil não é "compatível com a defesa dos valores em que assenta a República".

Cultura

Memórias: Mario Benedetti

17 de Maio 2022

No dia 17 de maio de 2009, morreu Mario Benedetti. Foi um escritor uruguaio, que nunca deixou de acreditar na utopia. Por António José André.

Sociedade

Porto: Bandeira LGBTQIA+ hasteada em duas freguesias 

17 de Maio 2022

As juntas de freguesia do Bonfim e de Campanhã, no Porto, hastearam a bandeira LGBTQIA+. Foi também efetuada uma homenagem a Gisberta, mulher trans assassinada no Porto, em 2006. O vereador Sérgio Aires acompanhou estas iniciativas. 

Sociedade

Moradores de Azeitão vencem nova batalha judicial contra IHRU

17 de Maio 2022

O Tribunal da Relação confirmou a decisão do Tribunal do Comércio e reconhece os créditos às 41 famílias que pagaram as suas casas e se viram ameaçadas de despejo por dívidas que não contraíram. Moradores querem agora ver assegurada a propriedade das casas que pagaram.

Opiniões

Abortar o critério

O planeamento familiar e a saúde sexual, como todas as respostas que são dadas pelo SNS, podem e devem ser avaliadas. Confundir a liberdade individual com doença e fizer disso critério, porém, é inadmissível.

O crédito bonificado não é uma política de habitação (nem de esquerda)

Portugal desenvolveu um estado carente em habitação pública e excedente em propriedade privada construída com apoio público, o qual foi canalizado para a construção e para a banca: somos o país que tem mais habitação por mil habitantes da OCDE e temos, ao mesmo tempo, 12% desses fogos devolutos.

A continuação da desregulação no turismo

Desde a suspensão parcial do Plano de Ordenamento Turístico dos Açores, em 2010, que os Açores observaram um cenário de crescimento desregulado da oferta turística. Ora, esta desregulação velada só pode levar à insustentabilidade.

Internacional

Policia israelita ataca funeral de Shireen, concentração em Lisboa exige justiça

14 de Maio 2022

O corpo da jornalista assassinada pelas tropas da Israel passou por várias cidades antes de chegar a Jerusalém, num dos maiores funerais palestinianos das últimas décadas e que juntou cristãos e muçulmanos. Segunda-feira às 18h há concentração no Rossio, em Lisboa.

Os Cantos da Casa

Dulce Pontes n' Os Cantos da Casa

14 Maio

Dulce Pontes ― Perfil, 2022.

Azeitonas ― Acústico, 2021.

Fernando Tordo ― A ilha do canto, 1986.

Tiago Matias ― Cifras de viola, 2021.

Elisa ― No meu canto, 2021.

Edição nº 370, de 14 de maio de 2022

Taras Bilous numa manifestação com um cartaz a exigir o desmantelamento do Batalhão Azov. Foto do Twitter.
Internacional

Autodeterminação e a Guerra na Ucrânia

14 de Maio 2022

Não podemos saber o destino da Ucrânia após a guerra. Mas as consequências serão terríveis se a Rússia vencer. Por Taras Bilous, Dissent.

Alta Voz

Transnístria, a história da república separatista apoiada pela Rússia

17 Maio

A Rússia usou a república separatista para forçar a Moldávia a ficar na sua órbita, através do controlo sobre centrais elétricas, gasodutos, da fraude eleitoral recorrente a favor dos candidatos pró-russos, da constante pressão militar e do crime organizado explica Vlad Iaviță num artigo lido por Carlos Carujo.

Quatro e Vinte

Canábis medicinal: Farmácias só venderam duas embalagens por dia

4 Maio

Ùnico produto à venda nas farmácias portuguesas vendeu apenas 548 embalagens no primeiro ano. Ouça esta e outras notícias canábicas no podcast Quatro e Vinte.

Convocar a História

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974

13 Abril

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Dossier

No momento em que a inflação bate recordes das últimas décadas e o Governo se recusa a atualizar salários para evitar a perda do poder de compra, divulgamos aqui os conteúdos do relatório "Inflação: uma crítica de esquerda aos argumentos e medidas do Governo", apresentado pelo Bloco de Esquerda a 6 de maio de 2022.

Ler mais

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes.

Agenda

18 Maio

Mais informações
Trofa, Auditório Tomé Carvalho, 09h00 às 18h00

Mais informações
Loulé, Convento de Santo António, terça a sexta 09h30-17h30 e sábado 09h30-16h00

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Mais informações
Porto, Centro Português de Fotografia, terça a sexta 10h00-18h00, fins de semana e feriados 15h00-19h00. 

Braga, Casa dos Crivos, 10h00-13h00 e 15h00-18h00.

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Com David Card (Universidade da Califórnia, Berkeley, "Prémio Nobel de Economia" 2021" e Ana Rute Cardoso (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa). Comentários de Sérgio Monte (Secretário Geral Adjunto da UGT), Manuel Freitas (dirigente da FESETE / CGTP-IN) e Diogo Martins (economista, doutorando na Universidade de Massachussets Amherst). Mais informações
Online, 18h00

Com Carlos Vaz Marques, Francisco José Viegas e España Suárez Garrido. Mais informações
Lisboa, Instituto Cervantes, 18h30

Mais informações
Porto, Teatro do Campo Alegre, 18h30 e 21h30

Entrevista com o realizador. Mais informações
Lisboa, Cinema City Alvalade, 19h20
 

No âmbito do projeto "I Can’t Breathe". Direção Artística de Catarina Branco e encenação de Ricardo Paz. Mais informações
Beja, Teatro Municipal Pax Julia, 21h00

Subscrever Newsletter

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.