Bloco propõe alargamento da descida do IVA da eletricidade

5 horas 24 minutos atrás

Bloquistas vão propor baixar o IVA do contador até, pelo menos, aos 6,9kW, que é a potência de referência para a tarifa social da electricidade. Catarina Martins espera que não existam retrocessos no que respeita à energia, e que a factura da luz baixe, pelo menos, 5% em 2019 e outro tanto em 2020.

Enfrentar Macron e Salvini, defender uma Europa para as pessoas

Como forças progressistas emergentes, opomo-nos às soluções de uma União Europeia que sofre de uma grave falta de solidariedade e de respeito pelos direitos humanos.

Joana Mortágua, falando aos jornalistas, e Mário Nogueira, no final da reunião do Bloco de Esquerda com a Fenprof - Foto de Manuel de ALmeida/Lusa
Política

Bloco “não deixa os professores para trás”

1 hora atrás

Fenprof entregou petição no parlamento, para que conte todo o tempo de serviço em que as carreiras estiveram congeladas. À comunicação social, Joana Mortágua criticou a decisão do governo e reafirmou compromisso de levantar de novo a questão na AR. Relação de Lisboa considera ilegais serviços mínimos na greve dos professores.

Política

PS, PSD e CDS rejeitaram proposta do Bloco para apoiar "senhorios pobres"

10 horas atrás

A medida bloquista para que seja atribuído aos “senhorios pobres” um apoio ao rendimento foi sujeita a votação no âmbito do grupo de trabalho parlamentar da Habitação. PCP optou pela abstenção.

Sociedade

Declarações do Governo sobre o relatório da ECRI são inaceitáveis

5 horas atrás

SOS Racismo repudia as declarações do ministro da Administração Interna sobre o racismo e a violência nas forças de segurança e defende que o Governo não pode “assobiar para o lado perante a gravidade das acusações frequentes de organizações nacionais e internacionais em matéria de racismo e violência policial”.

Sociedade

Ex-dirigente das secretas diz que assaltou sede de partido de esquerda

6 horas atrás

O ex-diretor do SIED Silva Carvalho revela em livro que participou num assalto à sede do PSR em 1994 para retirar “fichas de inscrição de militantes”. Louçã classifica a operação de “ilegal e burlesca”, por tentar aceder a dados que já eram públicos.

Mariana Mortágua anunciou que a propina máxima no ensino superior passará a ser de 856 eurooto de Paulete Matos
Política

Reformas aos 60 anos e 40 de descontos vão deixar de ter penalização do fator de sustentabilidade em 2019

13 de Outubro 2018

Mariana Mortágua divulgou resultados das negociações entre o Bloco e o Governo sobre o OE2019, salientando as alterações em 2019 em relação às reformas antecipadas, que deixarão de ter penalização do fator de sustentabilidade, mas também que a propina máxima no ensino superior passará a ser de 856 euros. Anunciou ainda medidas em relação ao IVA, da energia e dos espetáculos.

Opiniões

Participação das pessoas com deficiência na atividade política é uma necessidade

As pessoas com deficiência, uma parte substancial da população, continuam a confrontar-se com inúmeros obstáculos sendo-lhes dificultado ou mesmo impedido o exercício de uma cidadania ativa.

O que precisa de saber sobre reformas antecipadas

Até ao início desta legislatura quem se quisesse reformar antecipadamente teria de suportar dois cortes na pensão. A alteração destas regras tem sido uma das maiores batalhas do Bloco de Esquerda nestes quatro anos.

Por uma Lei de Bases do Direito Humano a Alimentação Adequada

A insegurança alimentar e nutricional e todas as questões com ela relacionada estão, em primeira instância, vinculadas a uma conceção de Direitos Humanos.

Política

“A Europa de Merkel criou a Europa de Salvini”

14 de Outubro 2018

Catarina Martins interveio (leia a intervenção na íntegra) na Universidade de Outono do Podemos de Espanha e afirmou: “não há oposição real entre o programa neoliberal de austeridade e o programa da direita xenófoba”.

Mais Esquerda

Saúde: direito ou negócio? Lei de Bases para um SNS universal e gratuito

17 Outubro

Podcast da intervenção de Moisés Ferreira no Fórum Socialismo 2018.

Amélia Muge e Michales Loukovikas
esquerda.radio

Amélia Muge e Michales Loukovicas n' Os Cantos da Casa

11 Outubro

Amélia Muge ― ARCHiPELAGOS ― Passagens, 2017.
Azeitonas ― Banda sonora, 2018.
Pedro Caldeira Cabral ― Encontros, 1982.
João Paulo Rosado ― Sinopse, 2016.
Patinho Feio ― A verdade que convém, 2018.

Edição nº 289, de 11 de outubro de 2018

Alta Voz

"Uma grande família", trecho de "Os Donos de Portugal"

8 Outubro

Ouve aqui o texto "Uma grande família", do livro "Os Donos de Portugal - Cem anos de poder económico (1910-2010)", de Jorge Costa, Luís Fazenda, Cecília Honório, Francisco Louçã e Fernando Rosas.

Quatro e Vinte

Lisboa acolhe primeira conferência sobre canábis medicinal

4 Outubro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, pode ouvir as notícias da atualidade canábica em Portugal, Holanda, Estados Unidos e Uruguai.

Internacional

Eleições no Brasil (2): Uma história política conturbada

6 de Outubro 2018

Do período colonial à 6ª República, a segunda parte deste artigo descreve a evolução política do Brasil, marcada por uma estrutura social que se manteve quase intacta ao longo dos últimos 200 anos.

318362262309723

visto na net

Climáximo participou no Dia Internacional de Ação contra o Gás o Fracking (Global Gas Frackdown) com uma ação pelas ruas de Lisboa. “Sabemos que para manter o aumento de temperatura no planeta abaixo dos 1,5ºC, temos de cortar as emissões em mais de 40% até 2030”, alertam.

Fotogaleria

Mais de 500 pessoas protestaram contra a autorização do governo às dragagens que põem em causa a classificação ecológica do Estuário do Sado. Fotogaleria de Fernando Pinho.

Dossier

João Semedo (1951-2018) - Foto de Paulete Matos

Neste dossier, lembramos João Semedo, antigo coordenador do Bloco de Esquerda, através de artigos, opiniões, vídeos, fotogalerias que o esquerda.net publicou desde o seu falecimento, em 17 de julho passado.

Ler mais

Agenda

18 Outubro

Exposição de 241 fotografias do acervo pessoal de Frida Kahlo. Mais informação.
Porto, Centro Português de Fotografia, Largo Amor de Perdição, 10h-19h

O mote para uma exposição com duas componentes: o recuo histórico e pedagógico com sentido para um Museu como o do Aljube, mas também o alerta para o risco do esquecimento que a ruína e o abandono podem trazer. Inauguração e abertura ao público, seguidas de um debate Com Alfredo Caldeira, Filipa Raimundo e Silvestre Lacerda. Ver convite.
Lisboa, Museu do Aljube, 18h.

Conversa com: Joana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda e Luís Leiria, jornalista, Coletivo Andorinha - Frente Democrática Brasileira de Lisboa. Ver evento de facebook. Convocatória: Bloco de Esquerda - Distrital de Lisboa.
Lisboa, sede do Rato - R. S. Bento 694 (junto ao metro Rato), 19h

Lisboa, Casa do Coreto, em Carnide, 21h30.

O evento contará com as presenças de Mariana Mortágua e José Manuel Pureza. Ver cartaz.
Coimbra, Galeria Santa Clara, 21h30

20h30 Inauguração da Exposição: “Os Defensores das Nossas Liberdades – 30 Anos do Prémio Sakharov” em colaboração com o Parlamento Europeu; Cocktail Vinhos de Lisboa; 21h30 Sessão de Abertura; 23h00 Cocktail Cerveja MUSA. Sessão de Abertura:
The Waldheim Waltz | Waldheims Walzer. Com a presença da realizadora Ruth Beckermann. Ver evento de facebook.
Lisboa, Culturgest - Fundação CGD - Edifício-Sede da CGD - Rua Arco do Cego, 21h30.

Podcast de Jorge Costa sobre a comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas da energia.

 

Subscrever Newsletter