Catarina Martins elogia descida dos preços dos passes

20 de Janeiro 2019

A partir de abril, “não haverá passes acima de 40 euros” na Área Metropolitana de Lisboa salientou a coordenadora do Bloco, que apontou a necessidade de mais investimento público para que haja mais transportes.

E antes do adeus?

Com argumentos que não deixam nada a dever à narrativa da extrema-direita continental na xenofobia contra imigrantes, o Brexit é a cara do fracasso europeu.

Cultura

Anéis de Saturno: mais recentes do que se pensava e em perigo

20 de Janeiro 2019

Segundo dados obtidos pela nave espacial Cassini, os anéis de Saturno são relativamente recentes. E estão a desaparecer a um ritmo rápido.

Internacional

Stylos rouges: canetas vermelhas para além dos coletes amarelos

20 de Janeiro 2019

O movimento surgiu na internet depois de Macron ter falado à França na tentativa de desmobilizar os coletes amarelos. Agora querem sair dos espaços virtuais e ocupar a rua para defender a educação. Convocaram uma manifestação para dia 2 de fevereiro.

Ambiente

Ambientalistas querem parar dragagens no Sado

20 de Janeiro 2019

As associações ambientalistas Zero e Clube da Arrábida defendem a suspensão das dragagens em Setúbal. Consideram que há “incoerências e impactes” que “não permitem a sua viabilização”.

Marisa Matias entrevistou Martina Anderson no Socialismo 2018
Política

"Não podemos ter uma situação em que o Sul da Irlanda está na UE e o Norte não está"

20 de Janeiro 2019

Marisa Matias entrevistou Martina Anderson no Socialismo 2018. Nesta entrevista, a eurodeputada do Sinn Féin fala do Brexit e dos riscos que ele coloca, sublinhando que “a Irlanda é o único processo de paz bem sucedido que a UE tem”.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis: o que foi dito em São Bento

20 Janeiro

Esta edição do Quatro e Vinte marca o segundo aniversário do podcast e é inteiramente dedicada ao debate parlamentar que adiou mais uma vez a legalização da canábis em Portugal.

Opiniões

A onda das mulheres nos EUA

Ontem, a Marcha das Mulheres saiu à rua pelo terceiro ano consecutivo nos EUA e fez jus ao novo slogan: a onda das Mulheres. Em Nova Iorque, Alexandria Ocasio-Cortez apelou à construção de um caminho de mudança para as eleições de 2020.

Uma direita, duas estratégias

O estado catatónico a que chegou o PSD é a face direita do rosto português da implosão dos partidos do centro um pouco por toda a Europa.

O PSD entre a troika e o PS

Quem agradece as pretensões galvanizadoras de Montenegro é António Costa, que terá mais facilidade em ensaiar o discurso da bipolarização que justifica o pedido de maioria absoluta.

Marisa Matias é coautora do relatório sobre a igualdade de género e as políticas fiscais na União Europeia, aprovado nesta terça-feira pelo PE
Política

Parlamento Europeu aprova relatório sobre igualdade de género nas políticas fiscais

15 de Janeiro 2019

Marisa Matias é coautora do relatório aprovado nesta terça-feira pelo PE, em Estrasburgo. “Defender a igualdade de género não pode ser matéria de declarações de intenções, tem de ser parte integrante de todas as políticas”, afirma a eurodeputada.

Política

“Temos de continuar o caminho até à eliminação das propinas”

16 de Janeiro 2019

No Parlamento, Luís Monteiro falou na falta de eficácia na Ação Social no Ensino Superior e no valor muito elevado das propinas. Recordou ainda a proposta do Bloco para aumentar o número de bolseiros que mereceu oposição do PS e PSD.

Luísa Sobral foto
esquerda.radio

Luísa Sobral n' Os Cantos da Casa

10 Janeiro

Luísa Sobral ― Rosa, 2018.

Anaquim ― O quarto de Anaquim, 2018.

João Lóio ― Máscara, 1982.

Joana Gama ― Nocturno, 2017.

Márcia ― Vai e vem, 2018.

Edição nº 295, de 10 de janeiro de 2019

Alta Voz

Podcast: A internet vai acabar?

14 Janeiro

Ouve aqui o podcast do artigo "A internet vai acabar?" de Tiago Ivo Cruz.

2046662608788240

visto na net

Esta violência policial ocorreu neste domingo no Bairro da Jamaica, Seixal. O vídeo foi publicado na página de António Brito Guterres no facebook.

Dossier

A revolução alemã faz cem anos. E com ela o assassinato de Rosa Luxemburgo, de Karl Liebknecht e de tantas e tantos outros. Ocasião para revisitar a vida e obra de Rosa Luxemburgo. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Intervenção de João Carvalho na Audição Pública sobre a Legalização da Canábis.

Agenda

21 Janeiro

Uma hora semanal de leitura colectiva de obras literárias referidas n’A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, com paragens para comentários e projecção de imagens.
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

Subscrever Newsletter