Bloco entregou lista pelo círculo da Europa

59 minutos 20 segundos atrás

O Bloco apresentou os seus candidatos pelo círculo da Europa. Tiago Pinheiro, enfermeiro de 36 anos, encabeça a lista, que promete bater-se pela melhoria do acesso dos emigrantes às reformas, dos serviços consulares, do ensino da língua portuguesa, e pelos direitos dos lesados do BES.

O populismo também é incendiário

O populismo insinua-se na análise das causas para os incêndios rurais: simplifica o que é complexo, apontando uns quantos “culpados”, apregoa umas receitas de cartilha, elide os interesses em confronto e foge à definição concreta do conteúdo das “reformas” por fazer.

Foto: Proactiva/Open Arms.
Internacional

Open Arms: Salvini mantém impasse, desespero cresce a bordo

18 de Agosto 2019

O Open Arms mantém-se num impasse com mais de 100 migrantes a bordo ao largo de Lampedusa. Espanha criticou a conduta "inconcebível" de Salvini, que continua a bloquear desembarque. Migrantes desesperam a bordo e alguns tentaram chegar à costa a nado.

Foto: Mário Cruz/Lusa.
Política

Greve dos motoristas de matérias perigosas suspensa

18 de Agosto 2019

O Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas desconvocou ao fim da tarde deste domingo a greve que durava há uma semana. Volta à mesa de negociações na próxima terça-feira, mas ressalva que se a ANTRAM mantiver uma "postura intransigente", pode haver greve às horas extraordinárias.

Sinal de aproximação ao túnel do canal da Mancha.
Internacional

Falta de comida, medicamentos e combustível: as consequências prováveis do Brexit sem acordo

18 de Agosto 2019

Um relatório secreto a que o Sunday Times teve acesso detalha alguns dos problemas que decorrem da saída do Reino Unido da União sem acordo: falta de medicamentos, de alimentos e de combustível.

Pormenor do cartaz de Once upon a time in Hollywood de Quentin Tarantino.
Cultura

Era uma vez... um magnífico Tarantino

18 de Agosto 2019

Tarantino é a expressão máxima de como alguém com muita experiência, calo, paixão, e um olhar atento, crítico, sobre o mundo em que se insere se pode transformar num dos autores mais interessantes das últimas décadas. Análise do filme Era uma vez em... Holywood por Soraia Simões.

Entrevista

"O SNS tem de ser suficiente para oferecer cuidados universais e gratuitos a toda a população"

11 de Agosto 2019

O privado tornou-se num enorme monstro que onera e pesa sobre o serviço público, sendo preciso blindar o SNS a essa predação, afirma Bruno Maia. Em entrevista ao Esquerda.net, o candidato do Bloco pelo Porto reflete sobre as urgências do SNS.

Opiniões

Trabalho agrícola com direitos e qualificado

A ONU divulgou um relatório que identifica a necessidade de realizar mudanças no sistema alimentar. Em Portugal é necessário profissionalizar o trabalho agrícola, capacitar o ministério da agricultura e combater a precariedade.

O relógio suíço apressou-se demais

Talvez o relógio tenha sido forçado em demasia: não foi jogada inteligente fazer a requisição civil logo no primeiro dia. E muito menos pôr tropas a conduzir camiões logo passadas poucas horas.

Creches: as diferenças entre Lisboa e Porto

Para termos uma rede gratuita e universal para as crianças dos 0 aos 3 anos, precisamos que as creches saiam do âmbito da Segurança Social e passem para o Ministério da Educação, integrando o sistema educativo.

Beatriz Dias. Foto de Tota Alves.
Política

"Diversidade é uma enorme riqueza da sociedade portuguesa, mas não é reconhecida"

3 de Agosto 2019

Os afrodescendentes contribuem para a riqueza da sociedade mas falta reconhecimento ao seu contributo, afirma Beatriz Dias.

Alta Voz

Euro 20 anos

5 Agosto

Ouça aqui o artigo "Euro 20 anos", de Ricardo Cabral, lido por Hugo Evangelista.

José Afonso
esquerda.radio

José Afonso ao vivo n' Os Cantos da Casa

5 Agosto

José Afonso ― José Afonso ao vivo, 2019.

Rodrigo Serrão ― Trovador: As outras histórias, 2018.

Carlos Paredes ― Concerto em Frankfurt, 1983.

Courtney Miller & Minji Kwon ― Portuguese perspectives, 2019.

Bernardo Devlin ― Sic transit, 2012.

Edição nº 309, de 5 de agosto de 2019

Quatro e Vinte

Jorge Sampaio: “Conseguimos derrubar o mito de que a proibição funciona”

4 Julho

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Mais Esquerda

A queda de Salazar

29 Julho

No dia 2 de julho de 2019, foi apresentado no Museu do Aljube, em Lisboa, o livro “A queda de Salazar – O princípio do fim da Ditadura”, de José Pedro Castanheira, António Caeiro, Natal Vaz. Ouça aqui a apresentação de Fernando Rosas.

Fotogaleria

Fotografia de Ana Mendes
Este sábado, centenas de pessoas manifestaram-se em Lisboa contra o fascismo. O objetivo era "impedir a normalização do ódio".

TV.Esquerda

766305100465818

Veja aqui o tempo de antena do Bloco sobre as questões de trabalho.

Dossier

Ciclista de um serviço de entregas.

A uberização é a precariedade acima de todos, o desfazer dos vínculos contratuais e a anulação dos direitos dos trabalhadores. Analisamos o novo modelo de organização do trabalho imposto a quem é empregado nas plataformas de serviços online para transporte individual ou distribuição de bens e serviços. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Agenda

19 Agosto

Uma hora semanal de leitura colectiva de obras a partir d’A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, com paragens para comentários e projecção de imagens.
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

Filmes: Treblinka, de Sérgio Treffaut , e The Last Custumer, de Nanni Moretti.
Lisboa, Casa da Achada, 21h30.

Subscrever Newsletter

Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.