Autarquias vão poder aumentar endividamento para apoio social e combate à Covid-19

27 minutos 24 segundos atrás

O Bloco conseguiu fazer aprovar alterações que alargam o leque de despesas elegíveis no novo regime excecional de endividamento para despesas relacionadas com o combate à Covid-19 e o apoio social a quem precisa.

Vamos falar a sério de segurança?

Em todo o mundo, os neoliberais fazem fila para pedir a intervenção do Estado. A segurança só existe no depauperado e corajoso Serviço Nacional de Saúde.

Nova Iorque em quarentena. Foto: silvia chandra/Flickr
Internacional

Estados Unidos sofrem vaga de despedimentos sem precedentes, Europa opta pelo lay-off

9 minutos atrás

O número de pessoas que perdeu o emprego na Europa e nos EUA em duas semanas já igualou o total registado entre 2007 e 2009, no auge da última crise financeira. Perspetivas para o mercado de trabalho são pouco animadoras.

habitação
Política

Parlamento aprova suspensão da caducidade dos arrendamentos e moratória ao pagamento das rendas

3 horas atrás

Bloco propôs o alargamento dos prazos da moratória nas rendas privadas e insistiu na possibilidade de requisição de imóveis para cumprir o confinamento das populações especialmente vulneráveis.

Protesto contra a homofobia no Uganda.Nova Iorque, 2009. Foto de Kaytee Riek/Flickr.
Internacional

Polícia do Uganda usa Covid-19 como pretexto para deter 20 pessoas LGBT

1 hora atrás

Detenções ocorreram durante uma rusga a um abrigo para pessoas LGBT e com o pretexto de não estarem a ser cumpridas as regras de distanciamento social. Penas podem ir de dois a sete anos.

Tedros Ghebreyesus, presidente da OMS. Foto: UN Geneva/Flickr
Internacional

OMS, FMI e Banco Mundial pedem perdão de dívida a países em desenvolvimento

1 hora atrás

As três organizações internacionais defendem que os governos dos países em desenvolvimento não têm meios para proteger as populações e responder à crise económica provocada pela pandemia.

Opiniões

Uma repugnância atrás da outra

A crise económica provocada pela Covid-19 será longa e profunda. Para a enfrentar, o Estado terá de entrar em campo como poucas vezes vimos, para apoiar o emprego, as empresas e a produção.

Terceiro período, um teste para todos

O primeiro-ministro já o admitiu: considerando a evolução da pandemia em Portugal, é provável que as escolas não abram portas no terceiro período. O que fazer então para que este ano letivo acabe da melhor forma possível?

Quando o sol marcava a jornada de trabalho …

Na luta forte que ainda há a fazer pela redução, tão biologicamente necessária, da jornada de trabalho, conhecer a coragem e determinação dos operários e trabalhadores de há 170 anos, pode ser uma poderosa alavanca…

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 28 de março]

Sociedade

“Onda de despedimentos é caminho para miséria”, diz apelo contra a impunidade laboral

7 horas 41 minutos atrás

Dois antigos líderes da CGTP, Manuel Carvalho da Silva e Arménio Carlos, fazem apelo conjunto com fundador do movimento dos precários, Tiago Gillot, e personalidades do direito do trabalho, da economia, da cultura e da Igreja. Disponível para subscrição aqui.

Alta Voz

Dormir, dormir

22 Março

Uma canção de embalar é o mote para este conto pouco tranquilizador de Anton Tchékhov lido por António Capelo e que pode ser escutado aqui.

Quatro e Vinte

Dispensários de canábis declarados “serviços essenciais” na quarentena

20 Março

À semelhança das farmácias e dos supermercados, as lojas que vendem a canábis para uso medicinal em Nova Iorque, São Francisco e noutras cidades norte-americanas continuarão abertas durante a quarentena. Saiba mais no Quatro e Vinte, o podcast quinzenal da atualidade canábica em português.

esquerda.radio

Marta Hugon n' Os Cantos da Casa

14 Março

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

2947730808606278

País ligado | 1 Abril

Um tempo extraordinário

País ligado é isso mesmo: um país que, mantendo a distância física para travar o vírus, não desiste da proximidade social para travar as suas consequências.

Casas sim, despejos não!
Sociedade

Guia para #FicarComCasa - moratórias ao crédito à habitação, rendas, despejos

28 de Março 2020

Há mudanças relevantes e outras em preparação. Encontra aqui resposta às tuas dúvidas. O que está a mudar para garantir o direito à habitação na crise que chegou? Quem fica mais protegido e quem continua em apuros? As medidas são suficientes? [Artigo em permanente atualização]

Agenda

2 Abril

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

O link do filme ficará disponível das 12h de terça (31/03) às 12h de quinta (02/04) na Página de Facebook

De segunda a sexta-feira, sempre às 13h, Jorge Rodrigues conduz um programa de cerca de 30 minutos que narra algumas das estórias e da história do Teatro São Carlos. Muitos pretextos para ouvir a melhor música e saber mais sobre os quase 227 anos de vida de São Carlos.

A peça é transmitida aqui a partir das 16h.

O link do filme ficará disponível das 12h de quinta (02/04) às 12h de sábado (04/04) na Página de Facebook

Dossier

"Em cada esquina um amigo"

A pandemia do coronavirus provocou o colapso do turismo e a paralisação de muitos setores da economia. Para já, o importante é travar os despejos e assim evitar que as pessoas fiquem sem teto. Mas o regresso da crise global exige uma resposta que passa pela defesa do direito à habitação e pelo controlo dos preços especulativos. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter