"Contamos convosco para transformar Lisboa"

10 de Abril 2021

Beatriz Gomes Dias, professora, autarca, mulher negra e ativista pela igualdade, apresentou os eixos para "uma nova Lisboa” com um programa assente na resposta à crise social, o direito à habitação, a luta pelo clima e a mobilidade, o combate às desigualdades e o direito à criação e fruição cultural.

A fulgurante degradação da liderança europeia

Se se fizesse o que é necessário, teríamos cooperação reforçada na saúde e financiamento por emissão de dívida. Mas seria preciso sair do deprimentismo.

Política

Caso Sócrates: Bloco insiste na criminalização do enriquecimento injustificado

10 de Abril 2021

Catarina Martins frisa que a instrução da Operação Marquês levanta questões quanto aos prazos de prescrição de crimes de corrupção e “demonstra a urgência da criminalização do enriquecimento injustificado". Mariana Mortágua aponta, por sua vez, que a lei contraria a visão de Ivo Rosa sobre fuga ao fisco.

45 anos depois do assassinato de Max e Lurdes
Artigos dossier

45 anos depois do assassinato de Max e Lurdes

10 de Fevereiro 2021

Este artigo é um apelo. Certamente, muitos cidadãos vão assinalar os 45 anos da Constituição, também a 2 de abril. Antes disso, e até para isso, podemos recordar Max em homenagem nacional.

Sociedade

Almada: acusados de ocupação ilegal começam a ser julgados

10 de Abril 2021

Dezanove pessoas que ocuparam em situação de emergência habitações abandonadas pelo município da Amadora começaram a ser julgadas no Tribunal de Monsanto. Vasco Barata considera que “a rua não é opção para estas pessoas”.

Novo Banco perdeu 328 milhões a vender imóveis com o mercado em alta em 2019. Foto de Paulete Matos.
Sociedade

Novo Banco: auditoria confirma falhas na avaliação de conflitos de interesse

10 de Abril 2021

O processo de venda de ativos que resultaram em imparidades de 610 milhões de euros não incluiu a análise prévia de conflitos de interesse.

Opiniões

A fulgurante degradação da liderança europeia

Se se fizesse o que é necessário, teríamos cooperação reforçada na saúde e financiamento por emissão de dívida. Mas seria preciso sair do deprimentismo.

Para além da emergência

O recurso à política fiscal para financiar medidas de emergência social é uma solução aceitável, se não conduzir à perda de rendimento de um setor significativo da população e se for orientada por critérios de progressividade das taxas de imposto.

Conhecer o problema é começar a resolvê-lo. Ou não

Os prejuízos de quem viveu esta pandemia em idade escolar são irrecuperáveis, mas podem ser mitigados. As contas do Governo é que são outras: uma obcecada contenção orçamental que ninguém entende.

Os Cantos da Casa

Rogério Charraz n' Os Cantos da Casa

9 Abril

Rogério Charraz ― Coreto, 2021.

Cataventos ― Perfeito desconhecido, 2020.

Trovante ― Trovante 84, 1984.

Carlos Guedes & Orquestra Jazz de Matosinhos ― Unsolvable problems, 2019.

Mísia ― Pura vida (Banda sonora), 2019.

Edição nº 344, de 9 de abril de 2021

Convocar a História

Revolta das Ilhas Atlânticas em 1931

7 Abril

Entre 1926 e 1940, republicanos, socialistas e outros democratas (civis e militares) opuseram-se aos ditadores pela força das armas, numa guerra civil larvar e intermitente, dificultando-lhe a sua instalação. A Revolta da Madeira – que se estendeu aos Açores e tentou alargar-se ao Continente foi um desses momentos de afrontamento, iniciado em 4 de abril de 1931. Conversa com Célia Reis, conduzida por Fernando Rosas e Luís Farinha. 

Alta Voz

O assassinato do general Delgado

5 Abril

A 13 de fevereiro de 1965 uma brigada da PIDE assassinou Humberto Delgado junto à fronteira de Badajoz. A história da sinistra "Operação Outono" é-nos contada por Luís Farinha e lida por Mariana Carneiro.

Quatro e Vinte

Médicos já podem receitar canábis em Portugal

4 Abril

Desde o início de abril que a canábis medicinal já pode ser receitada e aviada nas farmácias portuguesas. Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica nesta edição do Quatro e Vinte.

Casas sim, despejos não!
Sociedade

Guia para #FicarComCasa - moratórias ao crédito à habitação, rendas, despejos

28 de Março 2020

[Artigo atualizado a 7 de abril de 2021]

Sergio Chichava
Internacional

Cabo Delgado: “O Al Shabaab aproveita-se de jovens em situação de desespero”

7 de Abril 2021

O Esquerda.net falou com Sergio Chichava, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Económicos de Moçambique, sobre a situação em Cabo Delgado, o surgimento do grupo terrorista no país, as suas motivações e fontes de recrutamento e as soluções para o conflito. Por Mariana Carneiro.

Protesto pela Síria em Bruxelas. Foto de Gwenael Piaser/Flickr.
Internacional

O “anti-imperialismo” dos imbecis: fazer desaparecer o povo sírio através da desinformação

31 de Março 2021

Quem se opôs ao regime de Assad, pagando um preço muito pesado, não o fez por causa de uma conspiração imperialista ocidental, mas porque décadas de sevícias, de brutalidade e de corrupção eram e continuam a ser intoleráveis, escrevem em carta aberta dezenas de militantes sírios.

Mais Esquerda

Gentrificação das cidades

16 Fevereiro

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Dossier

Dossier 328: 45 anos do assassinato do Padre Max e de Maria de Lurdes

No dia 2 de abril de 2021 passaram 45 anos da aprovação da Constituição de Abril e também do único crime político cometido pela extrema-direita do MDLP no pós 25 de Abril. Este conjunto de documentos procura lembrar e homenagear Max e Lurdes. Dossier organizado por Carlos Santos

Ler mais

465286618017971

parlamentos

O deputado bloquista José Maria Cardoso voltou a criticar as propostas do PS e PSD, aprovadas com abstenção de PCP e PAN, que limitam a participação das listas de cidadãos nas eleições autárquicas.

"O triunfo da morte" de Pieter Bruegel, o Velho, um quadro sobre a peste bubónica.
Internacional

Em centenas de anos, as pandemias remodelaram a forma como trabalhamos

2 de Abril 2021

Os resultados dos conflitos de classe ao longo da história foram influenciados pela forma como trabalhadores e governantes reagiram às pandemias. À medida que emergimos desta pandemia, a luta pela preservação da natureza e por regimes de trabalho mais justos é a nossa principal tarefa militante. Por Freg J. Stokes.

Silvia Federici. Foto de Despieces Blog/Flickr.
Sociedade

Silvia Federici: "Espero que o momento impulsione os movimentos feministas"

28 de Março 2021

Em entrevista à Agência Pública, a filósofa italiana fala sobre a acumulação de trabalho para as mulheres durante a pandemia e o novo feminismo que vê nascer.

Dr. Tiago Fleming Outeiro
Sociedade

Doxiciclina, uma nova esperança para os doentes de Parkinson

24 de Março 2021

Um medicamento existente há mais de 60 anos revelou, em testes laboratoriais, a capacidade de deter o progresso da Doença de Parkinson. O Esquerda.net ouviu um dos coordenadores deste estudo, o cientista português Tiago Fleming Outeiro, do Centro de Investigação sobre Doenças Neurodegenerativas da Universidade de Goettingen. Entrevista conduzida por Luis Leiria.

Política

Cinco moções candidatas à XII Convenção do Bloco

5 de Março 2021

Foram divulgadas as moções de orientação que estarão em debate no processo preparatório da próxima Convenção do Bloco, agendada para o fim de semana de 22 e 23 de maio no distrito do Porto.

Agenda

11 Abril

Decorre em quatro dias, das 20h às 23h (hora de Portugal), no canal de YouTube do Grupo Manuí. Promovido pelo Grupo Manuí (Brasil) e coordenado pela Tati Zalla e pelo Leandro Pfeifer

Subscrever Newsletter