Fuga ao fisco: PS rejeita ouvir presidente da Federação de Futebol, Bloco insiste

3 minutos 20 segundos atrás

Mariana Mortágua diz que o Bloco rejeita a interpretação “que acha que o futebol está acima de qualquer escrutínio” e que faz dele um tema “em que não se pode tocar”. O partido quer saber se o esquema de fuga ao fisco promovido para o pagamento da anterior equipa técnica continua com a nova.

Lila Tiago: a luta pela visibilidade é um grito pela vida?

visto na net

De Valentim de Barros, a Gisberta e ao palco do São Luiz: a disputa pelo lugar na arte é grito pela vida? Como ver com o que esteve sempre invisível? Como dar visibilidade sem fragmentar as tantas lutas da emancipação? Nesta edição do podcast Contra Regra, Catarina Martins conversa com Lila Tiago, vocalista das Fado Bicha.

Política

Patrão dos patrões despede-se com carta a atacar as propostas do Bloco nas leis laborais

31 de Janeiro 2023

Na carta enviada aos empresários, o líder da CIP aponta baterias às propostas que o Bloco conseguiu aprovar na discussão na especialidade da Agenda do Trabalho Digno. A irritação de António Saraiva "mostra que os patrões estão muito mal habituados pelo Governo", diz o deputado bloquista José Soeiro.

Piquete de greve do  National Education Union esta quarta-feira. Foto de DAM VAUGHAN/EPA/Lusa.

Maior greve numa década no Reino Unido

1 hora atrás

Esta quarta-feira, a onda grevista britânica dos últimos meses converge numa ação que envolve até meio milhão de trabalhadores. Luta-se por aumentos salariais numa altura em que a inflação aumenta uma perda de poder de compra que já ocorre há anos e contra a nova lei anti-greves do governo conservador.

Sede da Euronews em Lyon. Foto de Fred Romero/Flickr.
Sociedade

Trabalhadores da Euronews em greve por causa do fundo de investimento português

2 horas atrás

A Alpac Capital é um fundo de investimento de cujo capital se desconhece a origem. É gerida por Pedro David Vargas, filho do ex-eurodeputado do PSD, Mário David, e próximo do primeiro-ministro húngaro de extrema-direita Viktor Orbán. Em Portugal, comprou o Nascer do Sol e o Inevitável. Contamos aqui o que se sabe da sua história.

Professores em protesto em Portalegre. Foto da Fenprof.
Sociedade

“Os professores acordaram, habituem-se”: greve passou por Portalegre

31 de Janeiro 2023

Muitas escolas encerradas, outras com níveis de adesão à greve de perto de 100%, assim foi o dia em que a greve rotativa por distritos convocada por nove sindicatos docentes passou por Portalegre. Mas há muito mais pontos a conhecer aqui no mapa das lutas da educação esta terça-feira.

Opiniões

Transformar os transportes coletivos nos Açores

É fundamental promovermos o transporte coletivo como verdadeira alternativa ao transporte individual. Mas para isso é essencial tomar medidas que produzam uma profunda transformação no setor.

Precisas de habitação? O mercado (não) tem solução!

Enquanto não houver vontade e coragem política para tomar decisões que, de facto, façam a diferença e respondam aos problemas da Habitação, a máxima “tanta gente sem casa e tanta casa sem gente” continuará a imperar.

Palco a Francisco

O palco-altar para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, onde o Papa Francisco celebrará a missa final é um transtorno para os crentes, um absurdo para o Estado laico, um negócio como os outros para empreendedores e um disparate económico para todos.

Alta Voz

Aaron Swartz, guerrilheiro da internet livre

31 Janeiro

O programador genial e reconhecido ativista pelo acesso livre à internet foi encontrado morto há dez anos quando estava a ser processado por ter descarregado milhões de artigos científicos do JSTOR. Lembramos aqui o texto que então Rafael A. F. Zanatta escreveu em homenagem a quem via no conhecimento compartilhado um caminho para superar a mesquinhez capitalista. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Brasil: Conheça as engrenagens do golpe bolsonarista que falhou

24 de Janeiro 2023

Duas semanas passadas sobre o 8 de janeiro de 2023, ainda há muito que apurar sobre o que aconteceu e quais as responsabilidades dos diversos protagonistas. Mas já se pode afirmar que naquela data foi aplicado no terreno um plano golpista que vinha sendo preparado desde o final das eleições. Neste artigo, mostramos como se encaixam as peças da engrenagem montada pelos bolsonaristas. Por Luis Leiria.

Os Cantos da Casa

Anaquim n' Os Cantos da Casa

22 Janeiro

Anaquim ― Amarras, 2022.

Orquestra Jazz de Leiria ― Dez, 2021.

Mafalda Veiga ― Pássaros do Sul, 1987.

Projecto Pouca Pena ― Largo da Memória, 2022.

Catarina Branco ― Vida plena, 2022.

Edição nº 388, de 21 de janeiro de 2023

Quatro e Vinte

Ressaca da indústria canábica já chegou a Portugal

20 Janeiro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para os sinais da crise no mercado legal da canábis ao ver frustradas as expetativas de mudanças rápidas nas leis federais dos EUA e também na Europa.

África: resistir à dominação neocolonial

15 de Janeiro 2023

Que a crise histórica do sistema neoliberal seja uma oportunidade para os povos do Sul de demolir os fundamentos da competição internacional e do crescimento a qualquer custo e para fazer valer os princípios de um alter-desenvolvimento, ao mesmo tempo afro-centrado e de dimensão universal. Por Martine Boudet e Claude Serfati.

Mais Esquerda

Cuidadores Informais, Respostas Sociais e Direito ao Cuidado

5 Novembro

Audição pública realizada a 4 de novembro de 2022 na Assembleia da República. Com intervenções de Maria Anjos Catapirra (Associação Nacional de Cuidadores Informais), Tainara Machado (Colectiva e Precários Inflexíveis), Valentina Perrota (membro do Conselho Consultivo dos Cuidados no Uruguai) e José Gusmão (eurodeputado do Bloco/The Left).

1 Fevereiro

Fotografias produzidas no âmbito do projeto “Espaço Emprego” da Solidariedade Imigrante – Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes. Mais informações
Lisboa, estações de metro de Baixa-Chiado, Odivelas, São Sebastião e Senhor Roubado, das 06h30 à 01h00.

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Fundação Cupertino de Miranda, 10h00 às 12h30 e 14h00 às 18h00.

Curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque, com colaboração de Arnaldo Saraiva. Mais informações
Porto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, 10h00-18h00.

Mais informações.
Porto, Espaço Mira Fórum, 15h00-19h00.

Mais informações
Porto, Livraria Gato Vadio, 16h00-23h00.

Dramaturgia e encenação de Ricardo Neves-Neves com Adriano Luz, António Ignês, Cristóvão Campos, Dennis Correia, Filipe Vargas, João Tempera, José Leite, Luís Aleluia, Manuel Marques, Marco Delgado, Rafael Gomes, Renato Godinho e Ruben Madureira. Mais informações
Lisboa, Teatro da Trindade, 21h00

Organizado pela Comissão Coordenadora Distrital de Bragança do Bloco de Esquerda. Mais informações
Bragança, sede distrital do Bloco de Esquerda, 21h15

Dossier

Um dos maiores espetáculos desportivos do mundo terá lugar num país onde os direitos humanos mais básicos são negados à esmagadora maioria da população. O regime bilionário tenta lavar a sua imagem com o apoio da FIFA num evento marcado desde o início por suspeitas de corrupção. Dossier organizado por Luís Branco.

Subscrever Newsletter

Sociedade

Convocar a História: as conversas da primeira série do podcast

20 de Maio 2022

Colonialismo, I República ou luta contra a ditadura são alguns dos muitos temas abordados ao longo dos 70 programas que integram a primeira edição do Podcast “Convocar a História”. “Foi um trabalho exaustivo e mesmo assim tanto ficou por falar e debater. Teremos pois de recomeçar após este intervalo para balanço” afirma Fernando Rosas.