Canábis: “A ilegalidade, essa sim, é o paraíso dos traficantes”

17 de Janeiro 2019

Moisés Ferreira defendeu que “a legalidade, que é aquilo que o Bloco propõe, é a garantia da segurança e da saúde pública”. “Legalizar não é liberalizar. A liberalização é o que existe agora, onde se compra, vende e consome sem nenhum tipo de regras”, frisou.

Museus: Não Há Autonomia sem Financiamento

Durante o ano de 2018, o então Ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes, comunicou que era vontade do Governo abrir um dossier importante: o tão esperado regime de autonomia dos museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos.

Sociedade

Denunciante do “Football Leaks” recusa extradição para Portugal

17 de Janeiro 2019

Os advogados de Rui Pinto confirmam que o português é o denunciante dos documentos conhecidos por “Football Leaks”, que desencadearam investigações judiciais aos negócios em torno do futebol em vários países europeus.

Internacional

Goldman Sachs com lucros de 10 mil milhões

17 de Janeiro 2019

O banco norte-americano teve em 2018 lucros superiores a 10 mil milhões de dólares. Mas novos escândalos obrigam a provisões para enfrentar ações judiciais.

Internacional

Los Angeles: dezenas de milhares de professores em greve

17 de Janeiro 2019

Professores de Los Angeles reclamam diminuição de turmas, reforço de bibliotecas e outros serviços de apoio, aumentos salariais, e fim do desvio de recursos para escolas privadas. Arrastar das negociações por mais de um ano e meio levou à greve.

Internacional

Brasil: Juíza aplaude liberalização de armas e incita assassinato de Boulos

17 de Janeiro 2019

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), e ex-candidato à presidência do Brasil, Guilherme Boulos, já informou que irá processar a desembargadora Marília Castro Neves, por esta ter incitado ao seu assassinato nas redes sociais.

Opiniões

Montijo porque a Vinci quer

A Vinci ganhou a privatização da ANA - Aeroportos de Portugal e, com isso, o monopólio no setor. É a ANA quem manda onde se vai construir o novo aeroporto.

Médicos, católicos e mentirosos

Associação de Médicos Católicos diz que a legalização da cannabis “irá seguramente levar a um aumento do número de pessoas que consomem esta droga”. Isto não podia estar mais longe da verdade.

SRU’S, empresas municipais e outras coisas neoliberais

A ideia de que os órgãos municipais não são eficazes para resolverem os problemas dos munícipes e só uma entidade de caráter privado o pode fazer, radica na velha tese neoliberal de “menos Estado, melhor Estado”.

Marisa Matias é coautora do relatório sobre a igualdade de género e as políticas fiscais na União Europeia, aprovado nesta terça-feira pelo PE
Política

Parlamento Europeu aprova relatório sobre igualdade de género nas políticas fiscais

15 de Janeiro 2019

Marisa Matias é coautora do relatório aprovado nesta terça-feira pelo PE, em Estrasburgo. “Defender a igualdade de género não pode ser matéria de declarações de intenções, tem de ser parte integrante de todas as políticas”, afirma a eurodeputada.

Política

“Temos de continuar o caminho até à eliminação das propinas”

16 de Janeiro 2019

No Parlamento, Luís Monteiro falou na falta de eficácia na Ação Social no Ensino Superior e no valor muito elevado das propinas. Recordou ainda a proposta do Bloco para aumentar o número de bolseiros que mereceu oposição do PS e PSD.

Luísa Sobral foto
esquerda.radio

Luísa Sobral n' Os Cantos da Casa

10 Janeiro

Luísa Sobral ― Rosa, 2018.

Anaquim ― O quarto de Anaquim, 2018.

João Lóio ― Máscara, 1982.

Joana Gama ― Nocturno, 2017.

Márcia ― Vai e vem, 2018.

Edição nº 295, de 10 de janeiro de 2019

Alta Voz

Podcast: A internet vai acabar?

14 Janeiro

Ouve aqui o podcast do artigo "A internet vai acabar?" de Tiago Ivo Cruz.

Quatro e Vinte

2019, o ano da legalização

4 Janeiro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, destacamos o avanço da legalização da canábis nos estados norte-americanos, que este ano se fará sobretudo pela via legislativa e sem recurso a referendos.

Dossier

A revolução alemã faz cem anos. E com ela o assassinato de Rosa Luxemburgo, de Karl Liebknecht e de tantas e tantos outros. Ocasião para revisitar a vida e obra de Rosa Luxemburgo. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Vídeo

336899106916018

"É necessário garantir o bem-estar animal e a saúde pública"

No debate parlamentar sobre transporte de animais, denunciado pela PATAV e pelo Bloco de Esquerda pelas condições cruéis em que é realizado, a deputada Maria Manuel Rola exigiu alterações legislativas para garantir o bem-estar animal e a saúde pública.

Intervenção de Helena Valente na Audição Pública sobre a Legalização da Canábis.

Agenda

18 Janeiro

Painel: Pacheco Pereira (moderação), Fernando Cadiera, Luís Pessoa, Baptista Alves e Carlos Costa. Ver evento de facebook.
Lisboa, salão nobre do Instituto Superior Técnico - Av. Rovisco Pais, 1, 18h.

Ver evento de facebook.
Lisboa, Culturgest - Fundação CGD - Edifício-Sede da CGD - Rua Arco do Cego, 18h30.

O livro será apresentado por Diana Andringa e Eduardo Paz Ferreira. Ver convite.
Lisboa, sala do Âmbito Cultural (piso 6) do El Corte Inglés, 18h30.

Sessão com a presença do escritor Valter Hugo Mãe, da fisioterapeuta Cora Broere e da artista plástica e investigadora Leonor Parda. Convocatória: Rede 8 de Março. Ver evento de facebook.
Amarante, Hostel des Arts - Rua Cândido dos Reis, 53, 21h.

Com Heitor de Sousa (deputado na AR), Nuno Machado (deputado Municipal), Sesinando Araújo (deputado de Freguesia). Entrada Livre. Ver cartaz.
Marinha Grande, Sede do Bloco - Rua Pedro Viana, nº28 (Junto ao Café Cristal), 21h30.

Com as presenças de Moisés Ferreira (Deputado do Bloco), João Rodrigues (Médico), Fernando Gomes (Médico) e António Rodrigues (Médico), será moderado por Helena Loureiro. Ver cartaz.
Coimbra, Sala Francisco Sá Miranda da Casa Municipal da Cultura, 21h30.

Pelo Teatro Art'Imagem e o Teatro do Morcego–Laboratório Oficina.
Maia, Quinta da Caverneira - Aguas Santas, 21h30.

Com Júlio Pereira, Camané, Carlão, Sara Tavares, Teresa Coutinho e Teresa Salgueiro.
Viseu, Teatro Viriato, 21h30.

Subscrever Newsletter